A Ecovec: É uma empresa de Biotecnologia, especializada na pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços de inteligência e suas aplicações para o monitoramento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DENGUE – Orientações para a participação Social
Advertisements

Controle Vetorial durante o Período Epidêmico de Dengue: Ijuí – 2010:
e vistoria das armadilhas
INTEGRAÇÃO ASA/ACE E ACS NA VIGILÂNCIA À SAÚDE –
1 Fonte das imagens em 18/02/ FORMATAÇÃO E PESQUISA: PROFESSOR PEDRO TRINCAUS COLÉGIO ESTADUAL.
Aluna: Gabriela Cristina de Carvalho
João Emanuel Santos de Araújo
Identificação de Áreas de Maior Vulnerabilidade para Ocorrência e Dengue na Estação de Transmissão 2010/2011 com vistas a subsidiar a intensificação das.
João Emanuel Santos de Araújo GTDENGUE/DIVEP/ SESAB
Levantamento Rápido de Indices do
Brasília, Agosto de 2010.
GT Ampliado Dengue/SESAB
Proposta para Atualização Planos de Contingência 2012/2013
Seminário Estadual de Avaliação do Programa de Controle da Dengue
Boletim Epidemiológico Dinâmico
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO DAS SUBPREFEITURAS
O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes.
Núcleo Municipal de Mobilização Social:
BIOLOGIA DO VETOR AEDES AEGYPTI.
Atribuições dos Agentes de Controle de Endemias (ACE)
Identificação dos mosquitos capturados
LOCAL: ASSOCIAÇÃO COMUNITARIA SETOR NH-5
DENGUE Prof Edilson Soares
Dengue é uma virose transmitida através da saliva do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito da Dengue tem hábitos diurnos (pica durante o dia) e está sempre.
Cartilha de Dengue.
Saúde: Utilidade Pública
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
Contingência para prevenção e controle de surtos e epidemias de dengue no Estado da Bahia Dra. Alcina Marta Andrade Superintendente da Suvisa/SESAB 1.
O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito.
A MELHOR PREVENÇÃO É A INFORMAÇÃO
FASE 1 Notificação, investigação e encerramento dos casos realizados semanalmente. Mapeamento dos casos: geocodificação e georeferenciamento. Busca ativa.
Drº. SERGIAN VIANNA CARDOZO
Desde 2003, o engenheiro agrônomo Reinado José Rodella coordenou, em Piracicaba, uma série de pesquisas usando o vinagre diluído na água contaminada.
DENGUE ABRIL 2008.
Programa de Controle da Dengue
DENGUE Proteja sua família, evite que o mosquito da dengue
SITUAÇÃO DA DENGUE NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE
Programa Nacional de Controle da Malária Reunião da CAMS
Secretaria Municipal de Saúde
Vigilância Epidemiológica
Salvador, 15 a 17 de outubro de 2014
Informativo Epidemiológico Dengue 30/04/2010.
DIVULGANDO A PESQUISA. PROJETO LEITURA FONTE DE CONHECIMENTO
Juntos podemos impedir a dengue! Evite água parada.
Indicadores de avaliação de densidade larvária [aedes aegypti] 2005 Eduardo S. Ponce Maranhão-médico,clínica médica[MSF]-MS,medicina social,epidemiologista,sanitarista-
PROPOSTA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO das AÇÕES de CONTROLE da DENGUE NO BRASIL Haroldo Sérgio da Silva Bezerra Secretaria de Vigilância em Saúde.
Dengue.
O que é Dengue? Dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
RELATO DE EXPERIÊNCIA Projeto de Informatização da Política Municipal de Assistência Social do Município de Schroeder - SC.
SITUAÇÃO ENTOMOLÓGICA E MONITORAMENTO DO VETOR EM PORTO ALEGRE
Vigilância epidemiológica /controle vetorial da dengue no município de Belo Horizonte JOSÉ EDUARDO MARQUES PESSANHA
Combate à Dengue na Escola
CEJLL-NAVE Biologia Prof: Aline Lima
Vigilância Epidemiológica
Situação Epidemiológica
Aedes: criadouros e soluções
Controle aedes na ufrgs
Fevereiro de 2016 Ação Emergencial de Controle do Aedes aegypti.
Apresentação da Plataforma Portable Research®. SOBRE A EMPRESA A ORACUS® é uma empresa especializada no mercado de tecnologia em mobilidade de informação,
Ministério da Saúde Sala Nacional de Coordenação e Controle e Secretaria de Vigilância em Saúde 19 de maio de 2016 Saneamento e a prevenção de doenças.
ESTUDO DO EFEITO LARVICIDA DE SUBSTÂNCIAS A PARTIR DE Eugenia uniflora (Myrtaceae) L. FRENTE AO MOSQUITO Aedes aegypti L. Aluna 1: Danielle E. Matos –
DENGUEZIKA CHIKUNGUNYA Aedes aegypti Superintendência de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador Belo Horizonte, 29 de fevereiro de.
Geoprocessamento de Indicadores Entomológicos na Identificação de Áreas, Imóveis e Recipientes chaves no Controle do Aedes aegypti. Autor: Marcos Thadeu.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Gerência em Saúde Ambiental (GESAM) APLICAÇÃO DAS LEGISLAÇÕES ESTADUAIS REFERENTE A DENGUE.
Medida Provisória nº /03/2016 Amanda Borges.
Dr.Antônio Carlos Nardi Secretaria de Saúde de Maringá Diretoria de Vigilância em Saúde Programa Municipal de Controle da Dengue 3º LIRA
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Raquel Descrever aqui o modelo amostral seus problemas para nossos propósitos. (1 dia)‏
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle.
Dengue Chikungunya Zika
Transcrição da apresentação:

A Ecovec: É uma empresa de Biotecnologia, especializada na pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços de inteligência e suas aplicações para o monitoramento e gestão em saúde.

Metodologias atuais do PNCD: LI e LIRAa Procura minuciosa de criadouros e coleta de larvas e pupas de Aedes sp. Índice Predial (Connor & Monroe, 1923) Índice de Breteau (Breteau, 1956)

O MI Dengue: É um sistema que utiliza armadilhas que capturam fêmeas adultas do vetor; Permite a identificação imediata a cada vistoria realizada; Informações coletadas criam mapas dinâmicos que indicam áreas de risco com maior concentração de mosquitos.

Sistema de Inteligência Ferramentas: Armadilha e atraente desenvolvidos para captura da fêmea grávida do Aedes sp. MosquiTRAP® Utilizado para transmissão imediata dos dados de captura das armadilhas. Aparelho Celular Sistema de processamento de dados permite acesso online. Sistema de Inteligência

Duração do ciclo = 7 a 15 dias Ciclo de vida do mosquito: Duração do ciclo = 7 a 15 dias Informações rápidas e precisas durante as 52 semanas epidemiológicas do ano.

Características dos métodos: LI e LIRAa: Procura e coleta de larvas e pupas; Levantamento de criadouros existentes; Identificação de larvas e pupas em laboratório; Transposição manual das informações de visita; Índices disponíveis entre 7 a 10 dias. MI Dengue: Captura de mosquitos adultos; Armadilhas simulam criadouros; Identificação do mosquito em campo em tempo real; Coleta de dados por celular com transposição imediata e segura das informações de visita; Índices disponíveis em tempo real.

Monitoramento Inteligente da Dengue: IMPLANTAÇÃO: Diagnóstico da área Instalação das armadilhas Georreferenciamento VISTORIA SEMANAL: Contagem de capturas Utiliza telefones celulares Envio em tempo real SISTEMA ONLINE: Banco de Dados Índices entomológicos Mapas e tabelas O MI Dengue agiliza o envio e publicação das informações, apontando áreas de risco.

Vistoria de armadilhas: As vistorias envolvem a leitura dos cartões com a identificação e quantificação dos mosquitos capturados. A cada seis meses de vistorias, os mosquitos devem ser coletados por duas semanas e enviados ao Laboratório de Entomologia em Belo Horizonte para se confirmar a identificação no campo.

Vistoria de armadilhas: As armadilhas são inspecionadas semanalmente pelos agentes de campo: Durante a inspeção o agente deverá identificar e quantificar os mosquitos capturados pelas armadilhas e registrar no aparelho celular. A água das armadilhas deverá ser trocada em cada vistoria; Não descarte a água da armadilha em pias, despeje no chão sem formar poças. Lavar a base da armadilha somente com água e escova; Siga os prazos para troca dos atraentes (45 dias) e dos cartões adesivos (60 dias)

Conclusão: A tecnologia MI Dengue traz uma nova ferramenta, complementar aos métodos existentes, que possibilita a execução de ações de controle do Aedes aegypti com direcionamento por meio de informações em tempo real.

MI Dengue em Araguari - 349 armadilhas instaladas na área urbana do município; - 1 agente é capaz de vistoriar, em média, 90 armadilhas; - Número de agentes necessários em Araguari: 4 titulares e 1 reserva; - Número de agentes, atualmente: 3 titulares e 0 reserva.