Síndrome dos edifícios doentes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ÁGUA.
Advertisements

Circulação de matéria e fluxo de energia nos ecossistemas
POLUIÇÃO DO AR.
AMBIENTE INTERIOR E PATOLOGIA RESPIRATÓRIA
Os Fatos sobre o tabaco.
ESTUDO E ANÁLISE DO TRABALHO
Conforto Térmico em Ambientes Climatizados
Reino Monera Prof. Valéria
RESPIRE LIVREMENTE PLANO DE COMO DEIXAR DE FUMAR
METABOLISMO ENERGÉTICO
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS
Recursos.
Alimentação Equilibrada
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
COMPOSIÇÃO DO AR O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases nobres).
Conservação de Energia em Sistemas de Condicionamento Ambiental Conforto Térmico em Ambientes Climatizados Adaptado de material originalmente criado pelo.
ÓXIDOS São compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o OXIGÊNIO (O). Alguns.
CÂNCER DE PULMÃO O que é? O câncer de pulmão é o mais comum dos tumores malignos, apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidência mundial. A.
Humanidade e Meio Ambiente. Situação atual: Situação atual: Crescimento populacional A Terra está superpovoada? crescimento exponencial 2050: 9,2 bi pessoas.
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
SISTEMA URINÁRIO FUNÇÕES: A principal função do sistema urinário é auxiliar na homeostase (equilíbrio do organismo) controlando a composição e o.
Eric Zompero Revista Food Express – março/2001
POLUIÇÃO.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
Ciclos Biogeoquímicos
Qualidade do Ar Interior Legislação e Normatização ANVISA
Ç.
O SuperSAN foi desenvolvido pela SUPERBAC, multinacional brasileira que possui a última geração em soluções biotecnológicas e conta com a experiência de.
PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle.
30/03/2017.
FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM
QUALIDADE DO AR INTERIOR
Promovendo a saúde em ambientes de uso coletivo
UFCD - STC6 - Urbanismo e Mobilidade
Biomassa.
A obtenção de energia pela célula
Condomínio Ecológico A R.A. Park Way encontra-se inserida na Área de Proteção Ambiental das bacias do Gama e Cabeça de Veado e, portanto, com o intuito.
O estudo das células. O estudo das células A composição química de um ser vivo: Orgânica As substâncias orgânicas possuem, obrigatoriamente, o elemento carbono em.
A chuva é, naturalmente, um pouco ácida!
Neutralização do Carbono
Reciclagem de Embalagens.
POR QUE AS PESSOAS FUMAM?
Meningite.
Estagiárias: Ana Gabriela Andréa Mônica
05/04/2017.
Ex-pesquisador da Nasa ensina como se livrar da poluição em ambientes internos Por Cristina Almeida Especial para o UOL Ciência e Saúde.
Smog Fotoquímico Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi
Fluxos de Energia e ciclos da matéria nos ecossistemas
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Ar condicionado.
QUÍMICA NO COTIDIANO: ambiente I
Características dos Seres Vivos
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Aula 5: ECOSSISTEMAS TERRESTRES
QUESTÕES AMBIENTAIS E URBANÍSTICAS
TI VERDE: SUSTENTABILIDADE NA ÁREA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
History of work-related accident - Industrial Revolution
Guilherme Zanini, Jordana Wendling e Leonardo Staggemeier
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
FUXO DE ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS
Química Ambiental Água Professor: Francisco Frederico P. Arantes.
Papel do Azoto e dos micro organismos na Agricultura
INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA HUMANA
Bruna Pacheco Keldmy Obrownick
Aconselhamento em Dependência Química Profª. Carla Eloá Ferraz
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Biologia 2º Bimestre Base Molecular da Vida
SETOR PÚBLICO SETOR COMERCIAL  SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO ◦ Refrigerar materiais e produtos, como alimentos e bebidas, química, etc. ◦ Uso de tecnologias.
Transcrição da apresentação:

Síndrome dos edifícios doentes Franciéle de Moraes Angélica de Moraes Marcio

O que é?

Essa síndrome está relacionada a avanços tecnológicos nos últimos anos, principalmente edifícios projetados com muito vidro, todos fechados.

Causas principais limpeza interna inadequada falta de manutenção dos equipamentos de ar, má conservação dos dutos,

Caracteriza-se quando mais de 20% dos ocupantes de um edifício são afetados por:

astenia/fadiga cefaleias dificuldade de concentração hipersensibilidade a odores irritação ocular, nasal e/ou faríngea náuseas e tonturas/vertigens prurido cutâneo e/ou pele seca tosse seca

Tipos de contaminação

Biológica : como fungos, algas, protozoários, bactérias e ácaros, cuja proliferação é favorecida pela limpeza inadequada de carpetes, tapetes e cortinas,

Química: como o monóxido e o dióxido de carbono (CO e CO2), amônia, dióxido de enxofre e formaldeído, produzidos no interior dos estabelecimentos a partir de materiais de construção, materiais de limpeza, fumaça de cigarro, fotocopiadoras e pelo próprio metabolismo humano.

Histórico Em 1982, a Organização Mundial de Saúde – OMS reconheceu a existência da Síndrome do Edifício Doente quando comprovou-se que a contaminação do ar interno de um hotel na Filadélfia foi responsável por 182 casos de pneumonia e pela morte de 29 pessoas.

No Brasil, a necessidade de se combater a SED tornou-se evidente quando, em abril de 1998, o então Ministro das Comunicações, Sérgio Motta, faleceu após ter seu quadro clínico agravado em função de fungos alojados em dutos do sistema de climatização.

Em agosto de 1998, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, publica a Portaria nº 3.523, estabelecendo, para todos os ambientes climatizados artificialmente de uso público e coletivo, a obrigatoriedade de elaborar e manter um plano de manutenção, operação e controle dos sistemas de condicionamento de ar.

Fatores que afetam o meio ambiente Ar Condicionado por si só já gasta muita energia. Nesses prédios eles são o único meio de climatização , já que não existem janelas, ou seja ,são usados diariamente durante varias horas gerando um consumo excessivo de energia .

Vale a pena lembrar que uma árvore isolada pode transpirar, em média, 400 litros de água por dia, produzindo um efeito refrescante equivalente a 5 condicionadores de ar com capacidade de 2.500 kcal cada e funcionando 20 horas por dia

Portanto, é de extrema importância avaliar muito bem quais são as vantagens de se viver em um ambiente “fresquinho” porém, artificial.