TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 02.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TÉCNICAS DE REGISTRO DO ESTUDO DOS MÉTODOS
Advertisements

Shaístha Thianna da Silva. HIPERTEXTO A proposta da inserção de um hipertexto no contexto da informática assemelha-se a inserção da transdisciplinaridade.
Maria da Conceição Reis Teixeira
Apresentando.
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos.
Portfólio de Matemática
Engenharia de Software
SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade
Formas de representação de algoritmos
A ciência é uma metamorfose do senso comum....
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface do usuário, linhas de comando e menus Interface do usuário Linhas de comando Menus.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 01.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL I Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 01
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 15
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
Internet Principais conceitos.
Aula 3 - Coleta de dados métodos observacionais
Tecnologias para Internet
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
Aplicação de mapas conceituais na educação
Jornalismo Multiplataformas Tecnologias, Redes e Convergência
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Rodrigo Cristiano Silva
Professor Andre Moura Hipermídia Professor Andre Moura
Vivendo em um mundo centrado em redes
Informações sobre o Teleduc
Ana Duarte e Ana Marques 8ºB Nº1 e Nº2
Hardware Aula 03.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
Area Software. Mundo Conectado Mundo Conectado com Multiplicidade de Dispositivos.
Tutor Inteligente  Problemas:  Conteúdos para o aprendiz estudar sozinho.  Aprendizes com dificuldades de estudarem e aprenderem sozinhos.  Abandono.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
IUM Aula 09.
Ferramental Pedagógico na Conversão de Conteúdo ConteúdoCursoPresencialConteúdoCursoPresencial Conteúdo Curso a Distância Equipe de Conversão Pedagógica.
UNIDADE 4: Processamento de texto
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Objetivos do Capítulo Identificar os principais tipos, tendências e usos de microcomputadores, computadores de médio porte e mainframes. Caracterizar as.
Unidade VI Técnicas de Documentação: Manuais Administrativos
Multimídia Digital em Medicina e Odontologia
Tópicos de Sistemas de Informação A Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação.
Sistemas Multimídia Fabricio de Sousa.
Fluxograma Juliana Borges
“CMAPTOOLS: CRIANDO MAPAS CONCEITUAIS”
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
PROGESTÃO.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aurenivia dos Reis Mendes Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa.
Projeto Operador de Computador
Narrativas visuais A fotografia como memória
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Por que o jornal na escola?
Professora: Kelly de Paula Cunha
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
Educação e Mídias na Educação Matemática
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Tecnologia da Inteligência Pierre Lèvy Por Adja Andrade.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Web Design: algumas considerações IPCA / EST Abril 2013.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Ciberespaço e leitura:
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 02
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 02

HIPERMÍDIA Interação com o usuário Possibilidade de exame rápido do conteúdo Acesso não linear e seletivo ao texto Segmentação do saber em módulos Conexões múltiplas a uma infinidade de outros livros

HIPERMÍDIA Interação com o usuário Novos dispositivos de entrada estão sendo constantemente desenvolvidos: - Reconhecimento e compreensão de voz - Acompanhador de movimentos de olhos e cabeça - Reconhecimento de gestos A mente humana é capaz de processar informações através dos diversos canais sensitivos. O aprendizado de novos conceitos e a memória associativa são também características da mente humana.

HIPERMÍDIA Interação com o usuário Hardwares e softwares, compatíveis com os processos de pensamento humano. A mente humana é capaz de processar informações através dos diversos canais sensitivos. O aprendizado de novos conceitos e a memória associativa são também características da mente humana.

HIPERMÍDIA Interação X Interface Interação - inclui todos os aspectos do meio ambiente, tais como: a prática do trabalho, o layout do escritório, etc. Interface - é somente uma parte do sistema com o qual o usuário entra em contato por meio do plano físico e perceptivo.

Segundo LÉVY (1993): Das diversas formas de conectividade, a visualização gráfica ou diagramática é a forma mais intuitiva. Os esquemas, mapas ou diagramas interativos estão entre as interfaces mais importantes das tecnologias intelectuais de suporte informático. HIPERMÍDIA Mapas interativos

SISTEMA DE ZOOM O sistema de zoom é uma forma de focalizar detalhadamente a informação mais importante em determinado momento, representando em pontilhado ou em escala menor a informação marginal. Com a possibilidade de utilizar um subconjunto do hipertexto, dando ao usuário a impressão de estar percorrendo a sua sub-rede privada, e não a grande rede geral.

HIPERMÍDIA Atividade de browsing A capacidade do browse é geralmente considerada como uma das mais importantes razões para usar hipermídia. O browsing como a atividade de folhear, despreocupadamente, livros, revistas e jornais à procura de informações interessantes. O browsing é o termo usado para descrever a navegação entre nós de informação organizados numa estrutura de rede. O browsing requer um modo de tomada de decisão que geralmente não ocorre nos livros que são lidos em ordem seqüencial. Na "leitura" hipermídia tem-se que escolher a ordem, ou o caminho pelo qual se obtém as informações. Coloca o usuário numa posição ativa e de maior responsabilidade, na medida em que ele tem que estar atento à estrutura do aplicativo