PERDOAI-VOS UNS AOS OUTROS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
Advertisements

JESUS ENCONTRA A SAMARITANA.
O que constrói e destrói relacionamentos?
DE NÃO SERMOS CONSUMIDOS...
A Oração.
O Servo malvado Mt 18,23-35.
V F 1. Todos os mortos ressuscitarão ao mesmo tempo, na 2ª vinda. 2. O milênio ocorrerá antes que Jesus volte. 3. No fim do milênio o diabo será.
“Vendo Ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor” (Mt 9:36).
BENEFÍCIOS DA EXPIAÇÃO Lição 11 para o dia 13 de Dezembro de 2008.
A a ordem dos slides pode ser alterada de acordo com sua preferência.
Lição 10 para o dia 6 de Dezembro de 2008
O SALVADOR COMPASSIVO Lição 6 para o dia 9 de agosto de 2008.
A promessa: descendencia e terra
MARCOS 13:24-37.
MARCOS
MARCOS A família de Jesus.
O EVANGELHO DE MARCOS 14:66-15:15.
As quatro grandes proclamações
O EVANGELHO DE MARCOS 2ª PARTE: 8:31-16:20 Café teológico – 20/03/2010.
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Como promover o crescimento mútuo?
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
Entendendo o perdão de Jesus
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
Introdução “Quando ouviram isso, ficaram aflitos em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: ‘Irmãos, que faremos?’ Pedro respondeu:
SENIB SENIB AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE? AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE?
O Evangelho Segundo o Espiritismo Amar o Próximo como a Si Mesmo
1) O que significa a oração para nós
Se não for esse, devemos nos humilhar? Por quê? E perante quem? Sofrimentos e sacrifícios. Será esse o caminho da humilhação que necessitamos para.
Quando Jesus esteve aqui na terra, Ele estabeleceu três pilares que são a base para a salvação de todo ser humano.
Vivendo na Santidade Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
Alcançando As Promessas
CONQUISTANDO A BÊNÇÃO DE DEUS
Sopre as Cinzas Números 4.13
Princípios bíblicos sobre finanças para uma vida cristã saudável
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Hebreus 7 A Aliança Superior
INTRODUÇÃO Páscoa (Pessach, Hebraico) = Passagem;
5. Aprenda a perdoar Nesta lição você vai aprender: O que é o perdão.
A LEI DE DEUS E A LEI DE CRISTO
Pr. Jaziel Rodrigues.
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
A volta do filho mais velho
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
VIDA DEVOCIONAL 3a aula Pr. Kenneth Eagleton.
Ser Quem Quer Quem Quer Ser Quem Quer Ser w Existem 3 ajudas:
Será que vou ser perdoado?
82 anos pregando as boas novas as boas novas 82 anos pregando as boas novas as boas novas.
PERDÃO.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
CARIDADE: QUEM PODE FAZER?
1-Salvação ”Senhor, deixe a Salvação florescer dentro dos meus filhos, para que eles obtenham a Salvação de Cristo Jesus, com glória eterna.” (2 Timóteo.
Jan Gottfridsson Igreja em Porto Alegre.
Porque acredito no compartilhamento ? 1ª Ministração
A partida e a volta do filho mais velho
Reorganizando as.
Querido(a)s: "Deus move o céu inteiro naquilo que o ser humano é incapaz de fazer. Mas não move uma palha naquilo que a capacidade humana pode resolver."
A MENSAGEM QUE PROCLAMAMOS
E, como não querem saber do verdadeiro conhecimento a respeito de Deus, ele entregou os seres humanos aos seus maus pensamentos, de modo que eles fazem.
Teus pecados estão perdoados
Série: Atos dos apóstolos Atos
CURSO BÍBLICO.
ESSENCIAIS DA IGREJA Engrenar.
Aprender o processo através do qual se toma posse da Salvação pessoalmente. Compreender o papel da fé em todo o processo de como somos.
LIBERDADE: MEU PRIMEIRO PASSO. LIBERDADE: MEU PRIMEIRO PASSO.
Aprenda a perdoar.
LIÇÃO 11 RELACIONAMENTO E PERDÃO
Mostrar a importância do batismo no Espírito Santo.
LIÇÃO 13 – O JOVEM E A LEI DO AMOR Prof. Lucas Neto.
Transcrição da apresentação:

PERDOAI-VOS UNS AOS OUTROS Lição 8

Introdução O que é perdão? A base do perdão? Como se dá o perdão? Obstáculos ao perdão. Conseqüências da escolha em não perdoar. Objetivo da aula: Possibilitar ao aluno uma reflexão cristã acerca do ato de perdoar e suas implicações que o habilite a buscar - em Deus - o exercício diário desta atitude!

O que é perdão? Perdão tem a ver com misericórdia e não com justiça própria. Perdão: é uma perda... GRANDE! O texto de Mateus 18. 21-35 nos ajudará a compreender...

Um rei reuniu seus servos para um acerto de contas. Um destes servos devia 10.000 talentos O talento era o mais alto valor monetário 01 talento = 6.000 denários. O servo devia – 60.000.000 de denários. Na época, o total ANUAL de impostos que Herodes recebia, de TODO o reino, era de 900 talentos – 5.400.000 denários. O SERVO DEVIA 60.000.000 denários.

Está claro que o servo não tinha como pagar. Ao ficar diante do Rei e ouvir o veredito, vs. 25, prostrou-se e pediu paciência. E como resposta, o que ele recebe? Vs. 27 – compaixão ou misericórdia! Tanto o servo como o seu Senhor sabiam que a dívida era impagável! Perdão...perda GRANDE! O que acontece porém depois?

Após ter sido perdoado de uma dívida astronômica de 60. 000 Após ter sido perdoado de uma dívida astronômica de 60.000.000 de denários por seu Rei, o servo encontra-se com seu conservo que lhe deve 100 denários. E o que ele passa a fazer? Vs. 28 E diante do mesmo pedido que há pouco fizera ao seu Rei, o servo faz uma escolha... Vs. 30. A escolha do servo está baseada na justiça própria e na não assimilação (do ato do Rei) e não na misericórdia.

Qual a base do perdão? Misericórdia (vs. 27): “compaixão suscitada pela miséria alheia.” “É tirar os olhos de nós mesmos, da nossa dor, da nossa auto-comiseração, e ver o ofensor em sua miséria e sentimento de culpa; É dar amor quando se espera ódio; É dar compreensão quando se espera raiva ou vingança; É dar liberação quando se espera punição; É não querer que a pessoa pague pelo seu pecado! (J.K.)

“A parábola do credor sem compaixão, ensina a Pedro o motivo pelo qual deve-se perdoar sem limites (vs. 21-22). Deus perdoou-nos tanta coisa ao nos conceder o dom gratuito da Salvação em Cristo, que qualquer ofensa que outro ser humano possa praticar contra nós, é irrisória, em comparação a isto. Perdoá-lo seria o mínimo que poderíamos fazer, refletindo, assim, algo da bondade divina que tem sido derramada em nossas vidas.” (R.S.)

Lucas 17.5, rogaram: “Aumenta-nos a fé!” Fé = grão de mostarda = milagres incríveis: a mais grave ofensa, a pior das humilhações, a calúnia mais absurda, a dor física ou emocional mais profunda que tenham infringido a nós... É possível perdoar! E é possível pedir perdão! 2 Cor. 5.18 e Prov. 16.7. Mais importante do que a quantidade de fé, é o objeto da fé – o grande e poderoso Deus!

Qual a base do perdão? MISERICÓRDIA, MISERICÓRDIA, MISERICÓRDIA, MISERICÓRDIA, MISERICÓRDIA, MISERICÓRDIA, MISERICÓRDIA, MISERICÓRDIA, MISERICÓRCIA, MISERICÓRDIA... ASSIM COMO DEUS TEVE CONOSCO! * Ex. Corrie Ten Boom.

Como se dá o perdão? Quem estava em débito, o Rei ou o servo? Quem fizera a dívida? Quem transgredira? Quem errou? Quem tomou a iniciativa de ajustar contas? De resolver o problema? A atitude do Rei leva o servo a reconhecer sua dívida, prostrar-se e propor soluções ao problema.

Em matéria de perdão é necessário haver ESVAZIAMENTO dos valores que temos e que compõem a nossa auto-estima – dignidade, honra, imagem, hombridade, caráter... Fil. 2.5-11 Seja para pedir perdão, seja para procurarmos nosso irmão transgressor para um diálogo que o possa levar à restauração, precisamos do esvaziamento destas características tão humanas e do enchimento do Espírito Santo. De fé! De graça! Mateus 18.15-17 – O valor do diálogo. (pg. 49)

Obstáculos ao perdão O tempo, o silêncio, ou a indiferença: Ignorar ou tapar uma ferida sem tratá-la pode causar grave infecção e até morte! Lev. 19.17-18 (prevenção ao pecar por reação): aborrecimento (desgostar, aversão, tédio, enfado, enfastio); desejo de vingança (justiça própria); ira; orgulho; Ressentimento, amargura. Pirraça, (ex. “A verdadeira Vitória”) PERDOAR É ESQUECER?

CONSEQÜÊNCIAS DA ESCOLHA DE NÃO PERDOAR 1ª) Tristeza e separação dos companheiros (vs. 30) 2ª) Indignação do Rei – Deus (vs. 34) – Tristeza ou o apagar do Espírito Santo. 3ª) Ausência de misericórdia de Deus para conosco (vs. 34) – Tiago 2.13 4ª) Entrega aos verdugos (vs. 34)* 2 Cor. 2.10-11 5ª) Amargura: Heb. 12.14; 1 Pedro 3.7; Mat. 6.12*;

“é fácil falar sobre perdão até que se tenha alguém para perdoar” (C.S.L.) Nosso modelo é Jesus Cristo que horas antes da crucificação lavou os pés dos discípulos, entre eles Pedro e Judas. Da própria cruz suplicou ao Pai que perdoasse aqueles que o crucificavam, sendo que sequer demonstravam o mínimo de arrependimento! A raiz do perdão é misericórdia e não a mudança do ofensor.

PERDOAI-VOS UNS AOS OUTROS 2 Tim. 2.15