PROPONENTE NOME: Prefeitura Municipal de Lajeado PREFEITA: Carmen R. P

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O GHS E A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Advertisements

Programa de Plantas Medicinais: a Fitoterapia na Casa do Adolescente
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
RESTAURAÇÃO AMBIENTAL
Desenvolvimento Regional Sustentável Grupo de Ensino e Pesquisa 1) Álvaro Fernandez Gomes - UNIFEB 2) Cássia Cristina Queiroz Monteiro – SENAC.
André Ferreira Dos Santos Agricultor Familiar Canguçu /RS.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades
O uso sustentável das florestas: o caso Klabin
EVOLUÇÃO DA PECUÁRIA DE MATO GROSSO
CIÊNCIAS E TECNOLOGIA.
Localização. Educação Ambiental para incentivar a Agricultura Orgânica nas APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos.
CENTRO DE PESQUISA AGROFLORESTAL DO ACRE
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
Atividades do campo.
PROGERIRH / PRODHAM.
PLENÁRIA FINAL.
A certificação de sistemas e produtos rurais usando emergia
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
Introdução a Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo
DIAMANTINO. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA MATO-GROSSENSE, FORTALECENDO A COMPETITIVIDADE, A DIVERSIFICAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NOS MERCADOS.
DIAMANTINO Econômico Consolidado. Propostas de projetos por estratégia 1. Investir na formação profissional continuada, permitindo ao trabalhador sua.
Perfil Profissional do Técnico em Fruticultura
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral 2012.
Inserção do Estado do Amazonas ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel Maria do Rosário Lobato Rodrigues DEAPI/SECT-AM Manaus Março/2005.
Estruturação e implantação de um Centro Vocacional Tecnológico junto ao APL de Gemas e Joias do Rio Grande do Sul: sucesso em soluções ambientais, tecnológicas.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
Financiamento do BNDES para instalação da fábrica;
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
WS Final Resultados e Recomendações
Autoavaliação Institucional e a CPA
É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas.
PLANO DE METAS PARA A AGROPECUÁRIA E PESCA DO ESTADO DA PARAIBA
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Pequeno e Médio Proprietários Rurais
CTR Nova Iguaçu.
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Relatório de Dados Secundários
CHAMADA MDA/MCT/CNPq/BNB JUNHO/2008
Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari Novembro 2014
Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares
I Curso de Nivelamento em Manejo de Sementes Florestais Encontro da Rede de Sementes da Amazônia.
MATUPÁ. FÓRUNS REGIONAIS DO PPA PÓLO DE MATUPÁ (Peixoto de Azevedo, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte e Guarantã do Norte)
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
Cultura Cafeeira e economia brasileira
PDBFF: formação contínua de uma rede de profissionais comprometidos com conservação e manejo de recursos naturais na Amazônia Domingos Macedo Coordenador.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
João Elves da Silva Santana Nayara Franzini Lopes Thuany Araújo Silva Reserva de Desenvolvimento Sustentável MAMIRAUÁ.
Severino Ribeiro Aurélio Padovezi Ludmila Pugliese.
Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e à Transferência de Tecnologia - PROETA Banco Interamericano de.
Termo de Terminalidade
AGRONEGÓCIO DE FLORES E PLANTAS ORNAMENTAIS Silvia van Rooijen.
Resultados O principais resultados encontrados foram: 16 propriedades que trabalhavam com a produção de plantas medicinais. Área total de cultivo de, aproximadamente,
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

PROJETO: CENTRO VOCACIONAL DE SILVICULTURA VALE DO TAQUARI, RIO GRANDE DO SUL

PROPONENTE NOME: Prefeitura Municipal de Lajeado PREFEITA: Carmen R. P PROPONENTE NOME: Prefeitura Municipal de Lajeado PREFEITA: Carmen R. P. Cardoso ELABORAÇÃO: Cláudia A. Schneider - Bióloga Elisete M. de Freitas - Bióloga Centro Universitário UNIVATES

Beneficiados * AFLOVAT – Associação dos Produtores e Comerciantes de Flores e Plantas Ornamentais do Vale do Taquari Atuação: Fornecimento de mudas para cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais. * Prefeitura Municipal de Arvorezinha Atuação: Produção de mudas de Erva-mate para cultivo, beneficiamento e posterior exploração comercial. * Uniplant Atuação: Produção e comercialização de mudas de espécies florestais nativas ou exóticas.

Beneficiados * Prefeitura Municipal de Santa Clara do Sul Atuação: Fornecimento de mudas para cultivo de flores em estufa e posterior comercialização. * Prefeitura Municipal de Taquari Atuação: Fornecimento de mudas de espécies florestais nativas ou exóticas. * Prefeitura Municipal de Roca Sales Atuação: Fornecimento de mudas para cultivo de flores em estufa e posterior comercialização.

OBJETIVO GERAL - Avaliar, estimular e profissionalizar a produção ambientalmente correta de produtos silviculturais, madeiráveis ou não, * através da implantação de um Centro Vocacional de Silvicultura (CVS), * visando promover o desenvolvimento social e econômico sustentável de pequenas propriedades rurais, bem como, o incremento do abastecimento do mercado, regional, nacional e internacional.

Objetivos Específicos/Metas: - Construção do Centro Vocacional de Silvicultura (CVS) para a difusão e aplicação de técnicas ambientalmente corretas para a produção de mudas de espécies vegetais silviculturais, madeiráveis ou não;

Objetivos Específicos/Metas - Possibilitar o acesso dos pequenos produtores da região à mudas de qualidade, possibilitando a implantação de atividades econômicas alternativas (produção de espécies nativas e exóticas de flores, plantas medicinais, plantas condimentares e de erva-mate); - Estabelecer protocolos para a micropropagação de espécies madeiráveis ou não, nativas e exóticas de interesse comercial;

Objetivos Específicos/Metas - Produzir mudas de qualidade que garantam o aumento da produtividade em menor período de tempo, adaptadas às condições climáticas da região e geradoras de baixo impacto ambiental (técnicas de micropropagação)

Objetivos Específicos/Metas: - Possibilitar aos pequenos produtores rurais da região e do Estado, o acesso às tecnologias de produção silvicultural, com alta viabilidade ambiental e econômica; - Reduzir o avanço da ação antrópica sobre os fragmentos de floresta nativa na região, garantindo a sua preservação.

Objetivos Específicos/Metas - Estabelecer normas de manejo adequado para áreas florestadas, incentivando os produtores a adotarem técnicas inovadoras de produção silvicultural de espécies madeiráveis ou não;

Objetivos Específicos/Metas: - Treinar, formar e reciclar mão-de-obra na área de manejo vegetal; - Formação de áreas demonstrativas de plantios estimulando a disseminação e o uso sustentável de cultivos de espécies vegetais nativas e plantadas.

Justificativa * Inúmeras propriedades rurais do Estado e do país encontram-se inativas – no Vale do Taquari, 10.000 propriedades rurais estão inativas. * No Vale do Taquari, a atividade da silvicultura (florestas comerciais, erva-mate, floricultura) vem crescendo, sendo praticada por pequenos agricultores.

Justificativa * O Vale do Taquari conta com livre estrutura de transporte, favorecida pelas rodovias que a atravessam e pelo rio Taquari, além da experiência com a exportação. * Desigualdade na produção de madeira - grandes empresas são detentoras das tecnologias de produção de mudas de qualidade.

Justificativa * O pequeno produtor realiza o plantio de mudas de menor valor e qualidade, o que reduz a produção e a possibilidade de qualificar a sua produção. * Necessidade de buscar alternativas para aumentar a produção do pequeno produtor. * A clonagem possibilita a produção em massa de plantas com as características selecionadas e assegura maior rendimento do processo de produção em todas as suas etapas. * No entanto, uma minoria de produtores têm acesso a estas mudas e por preços elevados.

Justificativa * Crescimento acentuado do comércio de flores, erva-mate e o surgimento de um novo mercado centrado na extração de essências vegetais, tanto para a indústria farmacêutica, como alimentícia e de cosméticos. * Produção de erva-mate (nativa) na região do Vale do Taquari não atende a demanda do mercado. * Possibilidade de passar a utilizar espécies nativas para a exploração madeireira, para a produção de flores e para a extração de essências.

Metodologia O CVS servirá de centro de reunião e difusão de metodologias relacionadas à produção de mudas diversas por técnicas de micropropagação; Desenvolvimento de experimentos para a definição das técnicas de micropropagação adequadas para o cultivo de diferentes espécies (nativas e exóticas, madeiráveis ou não) Divulgação dos resultados obtidos nos experimentos em cursos e participação em eventos; Parceria com outras instituições de ensino e pesquisa.

Interação do Centro Vocacional O CVS terá duas funções básicas a cumprir: * Produção de mudas das espécies selecionadas através da realização de experimentos em laboratório; * A capacitação dos produtores rurais da Região para a adoção de formas inovadoras de produção.

Interação do Centro Vocacional Entre a Academia e produtores rurais: - Participação de pesquisadores, bolsistas, estagiários e de alunos dos cursos de áreas afins no desenvolvimento de experimentos; - Atividades de capacitação a serem oferecidas aos produtores rurais e outros interessados.

Capacitação - Treinamentos na forma de cursos e seminários para trabalhadores do campo, técnicos de nível médio, profissionais e graduandos de áreas afins. Estágios supervisionados (alunos de graduação das áreas afins inclusive de outras instituições de ensino e pesquisa).

Resultados esperados - Capacitar trabalhadores/profissionais; - Gerar empregos; - Otimizar o processo de produção de mudas de espécies madeiráveis ou não; - Promover a inclusão social; - Promover a auto-sustentabilidade de propriedades rurais do Vale; - Aumentar o valor agregado dos produtos produzidos; - Implantar novas alternativas econômicas.

OBRIGADA!!!