Webcast Resultado do Quarto Trimestre de 2004 Apresentação:

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Resultados 4T de Fevereiro de DESTAQUES 4T13 2 O Volume de Vendas somou 29,9 mil toneladas, um crescimento de 20,2% em relação mesmo período.
Transcrição da apresentação:

Webcast Resultado do Quarto Trimestre de 2004 Apresentação: Paulo Penido Pinto Marques Diretor de Finanças e Relações com Investidores

Disclaimer “Declarações contidas nesta apresentação relativas às perspectivas dos negócios da Companhia, projeções de resultados operacionais e financeiros, e referências ao potencial de crescimento da Companhia, constituem meras previsões e foram baseadas nas expectativas da Administração em relação ao seu desempenho futuro. Estas expectativas são altamente dependentes do comportamento do mercado, da situação econômica do Brasil, da indústria e dos mercados internacionais, portanto estão sujeitas a mudanças.” 2

Setor Siderúrgico - Brasil Produção brasileira de aço bruto somou 8,3 milhões de toneladas no 4T04 e totalizou 32,9 milhões de toneladas em 2004, com expansão de 5,7% sobre o ano anterior. Demanda interna de laminados planos cresceu 13,7% e atingiu 10,5 milhões de toneladas em 2004. Reação do mercado brasileiro foi impulsionada em um primeiro momento pelos setores exportadores, e a partir do 2S04 pela recuperação dos setores mais dependentes do nível de investimentos e do consumo interno. 3

Setor Siderúrgico - Mundo Produção mundial de aço bruto: crescimento de 9% em relação a 2003. Preços: patamares históricos de alta ao longo do ano. Crescimento das principais economias mundiais, com destaque para a recuperação do mercado norte-americano e a China (alta demanda por aço). Elevação dos preços dos insumos utilizados no processo siderúrgico. 4

Resultado Consolidado - Trimestre 5

Resultado Consolidado - Ano 6

Usiminas - Vendas Sistema comercializou 2,2 MMt no 4T04 e 8,1 MMt no ano, 5% acima de 2003. As vendas no MI totalizaram 5,8 MMt em 2004, 8% acima de 2003. Mesmo com entrada de novos concorrentes, o Sistema encerrou o ano com market share de 55%. No ME, as vendas consolidadas acumularam 2,3 MMt, com retração de 4%. 7

Usiminas – Mix de Vendas por Produto Distribuição estável das vendas por produto, porém com expansão dos volumes. Chapas grossas representaram 21% das vendas físicas em 2004, com forte demanda e maior elevação dos preços médios dentre todos aços ofertados. 8

Usiminas - EBITDA 49% EBITDA atingiu R$ 1,8 bi no 4T04, com elevação de 138%. No ano, EBITDA cresceu 83% e ultrapassou R$ 5,6 bi 48% 46% 39% 42% 31% 36% 33% 889 1.602 1.816 760 1.285 660 763 921 1T03 2T03 3T03 4T03 1T04 2T04 3T04 4T04 EBITDA (R$ milhões) Margem EBITDA 9

Usiminas – Dívida Líquida Consolidada Em 2004, sólida geração de caixa permitiu reduzir o endividamento do Sistema em US$ 621 milhões. Sistema Usiminas finalizou o ano com caixa de US$ 717 milhões. 2,7 2,2 2,0 2,2 2,2 1,7 1,1 0,6 8,1 7,4 7,4 6,7 6,3 6,1 5,0 3,5 1T03 2T03 3T03 4T03 1T04 2T04 3T04 4T04 DLC (R$ bilhões) DLC/EBITDA 10

Usiminas – Dívida Total Consolidada 4T04: R$ 5,4 bilhões Por Indexador Por Prazo Moeda Nacional 29% IGP-M 6% Curto Prazo Outros 26% 12% US$ 38% TJLP 11% Swap CDI 33% Moeda Estrangeira Longo Prazo 71% 74% O perfil da dívida foi alongado. Compromissos de longo prazo passaram de 63% em dez/03 para 74% em dez/04. 11

Usiminas – Fluxo de Caixa Consolidado 4T04 (Legislação Societária) – R$ milhões 12

Desempenho Acionário em 2004 Valorização de Usiminas PNA (USIM5): 65,3% contra 17,8% do Ibovespa. Dividendos e juros sobre o capital próprio totalizaram R$ 1,1 bilhão, significando pay-out de 35% e dividend yield de 9,5%. Usiminas é a terceira empresa de maior peso no Ibovespa (4,78% do Índice). Companhia se prepara para listagem na Latibex.

Investimentos (R$ milhões) Nova fase de investimentos se inicia em 2005-2006 Usiminas: Nova coqueria, visando auto-suficiência na produção de coque Termoelétrica de 60 MW, para aumento da geração própria em Ipatinga Cosipa: Turbina de topo do alto forno, para aumento da geração própria em Cubatão Remodelação da linha de lingotamento contínuo

Perspectivas Economia brasileira tende a crescer cerca de 3,5% em 2005. Mercado brasileiro de aços planos deve se elevar em aproximadamente 9% em 2005, conforme IBS. Não são previstas reduções substanciais dos preços internacionais no médio prazo, em função da demanda aquecida e aumento dos custos das matérias-primas. Consequência desse cenário: sólida geração de caixa dos últimos trimestres deve persistir. 15

Metas do Sistema Usiminas em 2005 Manutenção do patamar de comercialização de 8 milhões de toneladas de produtos; Priorização do mercado doméstico = 75% das vendas, investindo na estabilidade das relações comerciais e manutenção da rentabilidade dos negócios. Manutenção do market share, com posição de liderança no mercado interno de laminados planos. Destinação prioritária da geração operacional de caixa para o plano de investimentos, manutenção da política de dividendos, e com prosseguimento da amortização da dívida. 16

Maiores Informações: Departamento de RI Bruno Seno Fusaro brunofusaro@usiminas.com.br Tel: (31) 3499-8710 Luciana Valadares dos Santos lsantos@usiminas.com.br Tel: (31) 3499-8619 Douglas Lee Arnold darnold@usiminas.com.br Tel: (31) 3499-8856 Matheus Perdigão Rosa mprosa@usiminas.com.br Tel: (31) 3499-8056 COSIPA - Gilson Rodrigues Bentes gilson@cosipa.com.br Tel: (11) 5070-8980 www.usiminas.com.br 17