O Desenvolvimento de um Departamento de Relações Internacionais: Desafios e oportunidades Clebio Garcia Superintendência Comercial e Marketing.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SBS - Hospital SírioLibanês
Advertisements

Oportunidades do segmento para o Brasil
Teleconferência - Resultados 2T08 e 1S08 Sexta-feira, 08 de agosto de 2008 Horário: 14h00 (horário de Brasília) 13h00 (horário US EDT) Tel: + 55 (11)
SUMÁRIO 1. CENÁRIO INTERNACIONAL 2. CENÁRIO NACIONAL
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
Plano Nacional de Turismo
O Futuro dos Engenheiros José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo 02 de Dezembro de 2008.
PLANO DE PATROCÍNIO INTERCÂMBIO.
PLANO NACIONAL DE TURISMO 2003/2007
Evangelina X. G. de Oliveira (IBGE)
Amaury Patrick Gremaud Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo.
Comissão de Desenvolvimento de Novas Aplicações para o Gás LP - Sindigás Aurélio Ferreira 13/12/2010.
TENDÊNCIAS MUNDIAIS DA PRODUÇÃO DE CAFÉ
1 Resultados 2T11 22 de Julho de 2011 Natura Resultados 3T11 28 de Outubro de 2011.
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
Resultado Consolidado Setembro/2007 – Julho/2008
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
O mercado de orgânicos no Brasil e no mundo.
Instruções aos autores: conteúdo e importância para a
Grandes eventos esportivos e marketing de destinos
Turismo Atualmente, o Turismo mostra-se uma atividade consolidada e rentável, sendo, 900 milhões de viagens no mundo, registradas em 2007(World Tourism.
Perspectivas para a Siderurgia Brasileira
Cenário da Construção Civil
Decolar Travel.
Em time que está ganhando se mexe...
Alex Galoro Médico patologista clínico – UNICAMP
Projeto Visita Técnica Nacional São Paulo - SP
LEGADO FÍSICO, INSTITUCIONAL, TECNOLÓGICO E SOCIAL DA COPA
SAÚDE TODA HORA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Reunião com diretores dos 11 hospitais/portas estratégicas, gestores estaduais e municipais Brasília, 26.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Agora é a nossa vez!. Agora é a nossa vez! Agora é a nossa vez!
A Experiência da Embratur na Segmentação do Turismo
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL E PERSPECTIVAS PARA 2010
Cursos da área da saúde - consonância com diretrizes curriculares, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva e capacitados a atuar pautados.

CÂMARA DE SAÚDE.
Economia Européia.
Julho de 2007.
Complexo Regulador Regional SUL - Itumbiara
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
APRESENTAM.
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: A VISÃO DE UM SISTEMA DE SAÚDE SEPACO
Turismo: planejamento, diálogo e futuro 10º Fórum Panrotas 13 de março de 2012.
Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul.
Apresentação Grupo CVC
E a Saúde no Brasil?.
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Oportunidades Regionais no Contexto de Saúde Internacional
Painel 3: PAIIPME-ABDI 14/06/11
UMA GRANDE UNIVERSIDADE CIDADE DE QUEBEC, CANADÁ 1.
Os BRICS e seus vizinhos investimento direto estrangeiro 10 de julho de 2014.
Congresso de Fortalecimento da Atenção Primária a Saúde no Estado de Minas Gerais.
Gerdau São Paulo INAUGURAÇÃO.
Objetivo da Campanha em 2012 Arrecadação de 1 milhão de reais para contribuir com o projeto de implantação do Instituto Avançado de Pesquisa do Câncer.
Educação básica de qualidade para todos
FICHA TÉCNICA 24ª Festimalha Evento de Moda Malha Tricot
Copa de 2014 Seminário Embarque no Turismo Brasília, 09 de junho de 2010.
Florestas Plantadas - Oportunidades de Crescimento no Brasil
1º OFICINA NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA CAMARA TÉCNICA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Rio de Janeiro 02 e 03 de setembro 2010.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Desafios brasileiros: saúde pública
Os objetivos da promoção internacional são: Contribuir para o sucesso da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Maximizar os resultados para o turismo brasileiro.
GRUPO DE TRABALHO AUGUSTO CLEOMENES REGINA.
A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DO TURISMO
TURISMO AULA 02.
XXII CONGRESSO PANAMERICANO DE EDUCAÇÃO TURÍSTICA – CONPEHT OS DESAFIO DA HOTELARIA DIANTE DOS MEGAEVENTOS.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
Transcrição da apresentação:

O Desenvolvimento de um Departamento de Relações Internacionais: Desafios e oportunidades Clebio Garcia Superintendência Comercial e Marketing

Turismo da Saúde (viagens médicas) Uma história que começou na Grécia antiga Na Grécia antiga peregrinos e doentes se deslocavam de todos os pontos do Mediterrâneo para Epidauro, o santuário de Esculápio; Na Roma antiga pacientes buscavam banhos de águas sulfurosas; No século XVIII pacientes viajavam da Alemanha até o rio Nilo em busca de banhos terapêuticos, os “spas”; Princesa Sissi com tuberculose mudou-se da Áustria para a Ilha de Corfú no Sul na Grécia; No século XXI com a redução dos custos de viagens internacionais, o turismo de saúde tornou-se um importante negócio para doentes e pessoas sadias também.

Turismo da Saúde (viagens médicas) Principais motivações Custos dos tratamentos - Transplante de Fígado: Estados Unidos: US$ 300,000 Taiwan ou Brasil: US$ 95,000 Demora para realização de procedimentos em países com sistemas socializados – Canadá (26 semanas para realizar uma prótese de quadril ou 16 semanas para uma cirurgia de catarata), Reino Unido (filas no sistema público e altos custos no sistema privado); Ausência de estrutura para procedimentos de alta complexidade em alguns países mas com extratos econômicos emergentes (Angola); Cirurgias estéticas e outras que também podem ser associadas a lazer (regiões tropicais, safaris na África do Sul e outros); Medicina Reprodutiva – países com maior flexibilidade legal / implante de embriões.

Turismo da Saúde (viagens médicas) Mercado Internacional 750.000 norte-americanos buscaram tratamentos externos em 2007, 1,5 milhões em 2008 e estima-se um aumento 10 vezes maior nesta década (Delloite Consulting); David Hancock “The Complete Medical Tourist” o mercado de Turismo Saúde deve superar US$ 40 bilhões a partir de 2010; A Índia hoje é o maior prestador de serviços médicos internacionais. Em Nova Delhi, existem centros médicos de qualidade onde 20% dos leitos são ocupados por norte-americanos.

Turismo da Saúde (viagens médicas) Principais destinos tradicionais Fonte: www.who.int.en Superintendência Comercial

Turismo de saúde no Brasil Principais especialidades e procedimentos demandados pelos pacientes internacionais Cirurgia Plástica Cirurgia Bariátrica Odontologia Medicina Reprodutiva Ortopedia Cardiologia Oftalmologia Oncologia

Turismo de saúde no Brasil Pontos positivos e dificuldades Ausência de “terrorismo”, terremotos e furacões; Belezas naturais, boa rede hoteleira e clima agradável; Medicina com tecnologia de ponta nos grandes centros e destaque de qualidade internacional em diversos procedimentos; Preços competitivos a nível internacional; Vários hospitais privados com acreditações internacionais (JCI) em diversos estados; Malha aérea deficiente; Dificuldades de visto de entrada – “reciprocidade”; Problemas de violência em algumas capitais; Poucos centros com estrutura de apoio preparada;

Turismo de saúde no Brasil São Paulo em números 19 milhões de habitantes (região metropolitana) Maior centro econômico do continente: 15% do PIB e 10% da população do Brasil Cerca de 700 mil m² em grandes espaços para realização  de eventos 1 evento a cada 6 minutos entre congressos, feiras, shows internacionais, num total de 90 mil por ano De 1740 eventos em 2010, 465 (26,7%) relativos a temas da Saúde (São Paulo Convention & Visitors Bureau) Maior parque hoteleiro do país: 410 hotéis e 42 mil apartamentos disponíveis 63% das empresas dos grupos internacionais que estão no Brasil tem sede na cidade Bolsa de Mercadoria e Futuros - BM&F (São Paulo), a sexta maior do mundo em volume de negócios Superintendência Comercial 8

Turismo de saúde no Brasil Cidade de São Paulo – um dos pólos da saúde 33% dos hospitais de todo o Brasil (14 em 43) ligados à ANAHP (Associação Nacional dos Hospitais Privados) estão em São Paulo; 53% dos hospitais brasileiros (9 em 17) acreditados pela Joint Comission International (JCI) no Brasil estão em São Paulo; 67% dos laboratórios de diagnóstico acreditados pelo College of American Pathologists (CAP) estão em São Paulo (8 em 12); 900 mil pessoas ao ano (50 mil estrangeiros) são atraídos por eventos de saúde ou tratamentos em São Paulo; Pessoas em busca de tratamento permanecem em média 3,3 dias na cidade – necessidade de resolutividade dos serviços; Em 2010, 0,6% dos turistas estrangeiros no Brasil vieram por finalidades médicas e grande parte passaram por São Paulo.

Hospitais da ANAHP e laboratórios acreditados e com estrutura de atendimento internacional em São Paulo

Turismo de saúde no Brasil Alguns hospitais paulistanos com estrutura de atendimento ao paciente internacional

Turismo de saúde no Brasil Alta tecnologia em saúde – a marca de São Paulo Dr. André Alexandre Osmo

Turismo de saúde no Brasil Hospitais Paulistanos investem no seu crescimento e na qualidade Nova torre Hospital Sírio-Libanês Abertura prevista - 2013

Turismo de saúde em São Paulo 1,5 milhão de estrangeiros por ano Tratamento médico – 4ª principal motivação das visitas

Turismo de saúde no Brasil Quem são os pacientes internacionais? Expatriados que residem temporariamente no país; Estrangeiros que viajam a lazer, estudos ou negócios; Pacientes que viajam a outros países em busca de procedimentos e/ou tratamentos médicos de qualidade, sejam pacientes críticos ou eletivos. Superintendência Comercial

Turismo de saúde no Brasil Porque os hospitais devem se preparar? Dificuldades do paciente Insegurança em relação aos serviços de saúde oferecidos num universo desconhecido; Barreira de comunicação em relação ao idioma; Necessidade de pessoas de referência para apoio; Dificuldade em compreender informações da apólice do seguro e de como utilizar seu plano internacional; Desembolso de valores para pagamento de despesas hospitalares e honorários médicos ou cobrança direta do plano de saúde; Pouco tempo e dificuldade para providenciar documentos para processos de reembolso. Superintendência Comercial

Turismo de saúde no Brasil Como os hospitais devem se preparar? Desenvolver relacionamento comercial junto aos financiadores internacionais Convênios internacionais “Brokers” Superintendência Comercial

Turismo de saúde no Brasil Como os hospitais devem se preparar? Call center bilíngue Case managers Enfermagem bilíngue Analistas comerciais familiarizados com planos internacionais Superintendência Comercial

Experiência do Hospital Sírio Libanês Superintendência Comercial

Origem dos pacientes internacionais - 2010 América do Sul 38% Europa 30% África 24% EUA 8%

Atendimento a pacientes estrangeiros 2006-2011 Principais demandas: Oncologia 50% Internações para elucidação diagnóstica e tratamentos 30% Exames especializados 20% 461% 526%

Previsão de turistas estrangeiros 2014-2020 Metas da Embratur com a Copa (2014) e a Olimpíada (2016) 500 mil turistas estrangeiros em 2014 (Copa do Mundo); 11,1 milhões de turistas até 2020, com o impulso da Copa e da Olimpíada; Entrada de US$ 17,6 bilhões em divisas até 2020; Consolidar o Brasil como líder do turismo sul-americano com 27% no conjunto do continente.

Obrigado. Clebio Garcia clebio.garcia@hsl.org.br 08/novembro/2011