As relações internacionais entre os países

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA INTERNACIONAL
Advertisements

Transparência e auditoria das dívidas: condição para a Nova Arquitetura Financeira Internacional Simposio Internacional: "Construyendo una Nueva Arquitectura.
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Abismo fiscal nos EUA e os Riscos para 2013
(UFMS ) - A economia chinesa tem crescido em ritmo acelerado nas últimas décadas. O surto econômico da China tem-se baseado na produção de artigos.
Keynesianismo é a teoria econômica consolidada pelo economista inglês John Maynard Keynes em seu livro Teoria geral do emprego, do juro e da moeda (General.
Sistema Financeiro Internacional
Sistema de Desenvolvimento Internacional
Índice 1. Comercio internacional 1.1 Definição 1.2 Breve introdução
Agricultura e risco Roberto Rodrigues Coordenador do GV Agro.
Geografia – 8ª série Unidade de Trabalho 1 Prof°: Tiago
CENÁRIO ECONÔMICO Paulo Safady Simão – Presidente da CBIC Lima – Peru.
Fundamentos de Economia
Macroeconomia Global Contemporânea
Os Organismos Internacionais na Contemporaneidade
Tema: As Relações Internacionais na Contemporaneidade
BIRD Farid Saadi Nº04 Frederico Marquezini Nº07 Lucas Dias Nº12 Mathias Rapp Nº17 Victor Damião Nº27.
As Relações Internacionais na Contemporaneidade
As Relações Internacionais entre os países
Tema: As relações diplomáticas na contemporaneidade
As relações Internacionais na Contemporaneidade
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para os meses de outubro/novembro.
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para os meses de JULHO/AGÔSTO e.
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para os meses de agosto/setembro.
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para o ANO DE 2013.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA
O GOVERNO LULA ( hoje).
Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo
Capitalismo Concorrencial, Estado e Regulação
Da crise ao crescimento: a experiência do Brasil MINISTRO GUIDO MANTEGA Rio de Janeiro, 07 de julho de 2004 II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FUNDOS DE PENSÃO.
A CRISE E O ENDIVIDAMENTO NO CONTEXTO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS Brasília, 26 de fevereiro de 2009.
O PLANO DE METAS Expandir e diversificar a indústria
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
IMAGENS DO TIBETE. IMAGENS DO TIBETE REVOLUÇÃO DA CORÉIA.
As Políticas do Banco Mundial e as Reformas Educacionais
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
A CRISE DA DÍVIDA ARGENTINA
Articulação internacional por controle e transparência Maria João Kaizeler Especialista em Gerenciamento Financeiro Banco Mundial - Brasil 1.
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL Nelson Barbosa Secretário de Política Econômica 2 de.
Perspectivas econômicas para 2015
Problemas Urbanos Oficina Geografia 2° Semestre. Crescimento urbano, Verticalização dos espaços. São Paulo, capital do estado homônimo, é a maior cidade.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Atuação : Meios de Pagamento (Títulos Públicos e Taxas de Juros)  Muda o Custo e o nível de Oferta de Crédito  É executada.
Direito Internacional Econômico
Organizações Internacionais Mundiais
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
A CRISE DE 2008 – ORIGENS E CONSEQUÊNCIAS
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2003.
Organismos Financeiros Internacionais
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2002.
FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL
Economia Brasileira1 Política Econômica Externa e Industrialização:
FMI e Banco Mundial Fundação Armando Alvares Penteado
CRISE INTERNACIONAL NOS ANOS 1970
Organizações Internacionais
AULA 3 – INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR
CRISE ECONÔMICA DA ARGENTINA
Ajuste Fiscal e Dívida Pública
FMI Fundo Monetário Internacional
Déficit Público e Dívida Pública
INSTITUIÇÕES INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR
O mundo dividido na era da Globalização
A Corrupção e o Sistema da Dívida Pública
A nova regionalização do mundo
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
Crise Europeia Causas da crise: -Impacto da crise de Salvar bancos e empresas com dinheiro público -Dívidas públicas dos países europeus – gastos.
Criado a partir dos acordos de Bretton Woods, entra em operação em 1947; Principal instituição financeira internacional; Entre os objetivos, destacam-se.
Dívida Externa. O que é dívida externa  Soma de todos os seus débitos externos - Empréstimos e financiamentos obtidos no mercado internacional pro empresas.
Amaury Gremaud HEG II Sistema Monetário Internacional: conceitos e definições.
FMI e Banco Mundial (BIRD)
Aula 8 Instituições multilaterais: BIRD, FMI e OMC
Transcrição da apresentação:

As relações internacionais entre os países Ana Vitória Baraldi nº1 Carolina Ferreira nº5 3ºA Eduardo Cotta nº10 Nathália Prado nº21 Stephanie Pimenta nº26 Victória Giannattasio nº27

FMI E BIRD FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL E BANCO INTERNACIONAL PARA RECONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Diferenciar os órgãos financeiros; Estabelecer relações entre ambos; Evidenciar a importância desses órgãos perante a economia mundial.

Fundo Monetário Internacional; Garantia do sistema financeiro mundial; Histórico; Após a crise de 29 e a Segunda Grande Guerra; Desenvolvimento do comércio; Multilateralidade financeira.

http://en.wikipedia.org/wiki/File:IMF.png

http://www. valecomercio. com http://www.valecomercio.com.br/Imagens/Fotos/%7Bmdsc929lq0md46l2gbyx6bqga6sm31%7D_fmi.jpg

Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento; Assistência financeira aos países do sul e emergentes; Os países membros do BIRD tem que participar do FMI.

http://en.wikipedia.org/wiki/File:2005IBRD_loans_and_IDA_credits.PNG

http://notasaocafe.files.wordpress.com/2007/04/wb02.jpg

Os órgãos internacionais, FMI e BIRD foram fundados no ano de 1944, na Conferência de Bretton Woods. Ambas as organizações além de terem sido criados no mesmo contexto, atuam no suporte financeiro a países, entretanto, possuem uma diferença básica entre si. Enquanto o FMI regula o sistema financeiro mundial por meio da monitoração de taxas de câmbio e de balanços de pagamentos; o BIRD atua como uma instituição que realiza empréstimos não só à países mas à aos governos para realização de mudanças específicas, principalmente na infra-estrutura (educação, saneamento, transportes, entre outros). O BIRD e o FMI possuem uma semelhança de extrema importância: todas as decisões tomadas em relação empréstimos são definidas de acordo com o volume de contribuintes e colaborações. Ou seja, conforme maior a contribuição, maior o poder de decisão nas escolhas dos empréstimos. Além de diferenças e semelhanças, tanto o FMI como o BIRD recebem críticas a respeito de seu funcionamento. No caso do FMI as críticas estão ligadas principalmente à recessão e ao uso de planos de reconstrução iguais para países com economias diferentes, o que prejudica por muitas vezes os países a serem ajudados. Já à respeito do BIRD, as críticas se concentram em a falta de incentivo em áreas de desenvolvimento humano e ambiental.

De que forma vem ocorrendo a atuação da Organização perante a Comunidade Internacional?

O FMI e o BIRD foram criados com o objetivo de manter a economia mundial estável, entre outros objetivos, sendo assim evitando crises. Porém, as ações até então desencadeadas não conseguiram evitar uma das maiores crises já sofridas pela economia mundial. Para que as instituições consigam ajudar no cenário mundial atual, os países do norte (desenvolvidos) devem injetar capital nelas, dessa forma seria possível o empréstimo aos países do sul que correm o risco de entrar em colapso, o FMI e o BIRD só terão sua capacidade de ação e sua credibilidade recuperada quando os países emergentes forem colocados nos planos de ação e os interesses dos países desenvolvidos, principalmente os EUA, forem colocados em segundo plano e que as ideias de uma ação realmente mundial seja implementada, sendo assim salvando a economia do globo como um todo e não somente a dos países do norte.

Brasil entra no clube credor do FMI Adriana Fernandes, BRASÍLIA Sexta-Feira, 10 de Abril de 2009  http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090410/not_imp352748,0.php (O Estado de S. Paulo, acessado em :15/04/2009 às 16:56) Em 1 de maio de 2009, o Brasil se tornará membro credor do FMI; O Brasil está disposto a emprestar até 4,5 bilhões de dólares, sem afetar a reserva interna; O valor a ser aportado foi fixado em função do valor da cota destinada ao Brasil; O presidente Lula anunciou que está disposto a disponibilizar até 5% das reservas nacionais (10 bilhões de dólares), O acordo foi considerado importante, nas palavras do Ministro da Fazenda Guido Mantega por “ser formado por países de economia sólida e reservas”. O Ministro está preocupado com a alteração das reservas, pois houve muitas críticas a entrada do Brasil no FMI por muitos políticos e prefeitos que questionaram o porque este dinheiro não é aplicado para resolver a crise no Brasil.

http://www. tocadomorcego. blogger. com http://www.tocadomorcego.blogger.com.br/2005_04_01_okFMI_peladao_clayton.jpg

Governo de Minas assina convênio com o BIRD http://www.youtube.com/watch?v=qv_ZiZI88O0

Comentário - Vídeo Assinado em agosto de 2008; Cerca de 1 bilhão de reais; Destinados a educação, saúde, infra-estrutura, meio ambiente e contenção fiscal. Primeiro acordo do Banco Mundial com um estado federal; Não há troca de favores nesse acordo. O Banco Mundial emprestou o dinheiro, e o estado de Minas Gerais tem de mostrar os resultados dos setores que estão sendo privilegiados pelo acordo. Houve a redução de gastos na administração publica, sem a necessidade de aumento dos impostos.

http://www. brasilescola. com/geografia/fmiebancomundial http://www.brasilescola.com/geografia/fmiebancomundial.htm (09/04/2009) http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT363434-1655,00.html (09/04/09) http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_4/2009/04/01/em_noticia_interna,id_sessao=4&id_noticia=104915/em_noticia_interna.shtml (09/04/09)  http://web.worldbank.org/WBSITE/EXTERNAL/HOMEPORTUGUESE/EXTPAISES/EXTLACINPOR/BRAZILINPOREXTN/0,,contentMDK:21352466~menuPK:3817183~pagePK:1497618~piPK:217854~theSitePK:3817167,00.html (09/04/09)

http://www. estadao. com. br/estadaodehoje/20090410/not_imp352748,0 http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090410/not_imp352748,0.php http://areyouwatchingcarefully.com/tubes http://www.youtube.com/watch?v=qv_ZiZI88O0 http://web.worldbank.org/WBSITE/EXTERNAL/HOMEPORTUGUESE/EXTPAISES/EXTLACINPOR/BRAZILINPOREXTN/0,,contentMDK:21352466~menuPK:4082337~pagePK:141137~piPK:141127~theSitePK:3817167,00.html http://www.valecomercio.com.br/Imagens/Fotos/%7Bmdsc929lq0md46l2gbyx6bqga6sm31%7D_fmi.jpg http://www.tocadomorcego.blogger.com.br/2005_04_01_okFMI_peladao_clayton.jpg http://notasaocafe.files.wordpress.com/2007/04/wb02.jpg http://www.parana-online.com.br/editoria/economia/news/361695/ http://pt.shvoong.com/social-sciences/political-science/1800514-bird-banco-internacional-para-reconstru%C3%A7%C3%A3o/ http://www.notapositiva.com/dicionario_gestao/bird.htm