Tema: As Relações Internacionais na Contemporaneidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização das Nações Unidas
Advertisements

Por que estudar Geografia?
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
Fundação, objectivos e estrutura
Coréia do Norte.
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
ONU – ORIGEM E SEU PAPEL NA ATUALIDADE.
Socialismo.
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
XX Reunião Annual do Faubai
As relações Internacionais na Contemporaneidade
União Europeia.
Coreia do Norte.
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Ciência Geográfica.
A GUERRA FRIA (1945 / 1989) "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
GENERAL EURICO GASPAR DUTRA
Sujeitos de Direito Internacional Público ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Organizações Internacionais e Regionais
Jurisdição Internacional Protetiva
Guerra Fria Guerra Fria
ESTADOS.
Guerra Fria – Mod. 16 Origem das Nações Unidas Primeira tentativa 1917 Liga das Nações Segunda tentativa 1919 Sociedade das Nações Evitar os conflitos.
Direitos das Minorias © 2013
ONU ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
Criação da Organização das Nações Unidas (ONU)
A II Guerra Mundial e a Guerra Fria
Curso Direito à Memória e à Verdade
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
GUERRA DA CORÉIA ARTILHARIA EUA E CORÉIA DO SUL
G8 E OEA G8- Sustentado pelo aspecto econômico e político.
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
IMAGENS DO TIBETE. IMAGENS DO TIBETE REVOLUÇÃO DA CORÉIA.
Brasil de 1964 a 1985 Ditadura Militar. ATOS INSTITUCIONAIS.
RELAÇÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS NO ESPAÇO MUNDIAL
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
Organizações Internacionais Mundiais
Carta das Nações Unidas
 A ordem internacional que se inicia após a II Guerra Mundial  O sistema que se procurou edificar em 1945, na Conferência de S. Francisco, apresentava.
Declaração Universal dos Direitos Humanos mj. gov
Criada em estados-membros Estruturas centrais Assembleia Geral Composta por todos os estados- membros com reuniões anuais. Para a aprovação da.
 Criado em 11 de Dezembro de 1946  Primeira assembléia Geral das Nações Unidas  Período Pós-Guerra na Europa, Oriente-Médio e China  Em 1953 tornou-se.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
CARTA DAS NAÇÃOES UNIDAS
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
Organizações Internacionais
Organização das Nações Unidas.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
A UNICEF E A LUTA POR UM MUNDO MELHOR
G-20.
SOLUÇÕES PARA ATENUAR CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
O mundo dividido na era da Globalização
Organização das Nações Unidas ONU
BREVE HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO
S ISTEMAS I NTERNACIONAIS DE P ROTEÇÃO DE D IREITOS H UMANOS Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Curso: Serviço Social Disciplina: Direitos.
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Coreia do Norte e Bomba H No dia 6 janeiro de 2016, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou terremoto de 5,1 graus na escala Richter,
O PAPEL DA ONU NO MUNDO CAPÍTULO 2 - 9º ANO PROFESSORA: CARLA MENEZES.
Acordo nuclear muda o jogo no Oriente Médio Jornal Mundo – 3ª edição Reportagem de capa Páginas 6 a 9.
SUJEITO DE DIREITO INTERNACIONAL AULA 3 18/08/2014 Prof. Associado Wagner Menezes Salas 21 a 24 DIP I.
A GUERRA FRIA. DEFINIÇÃO: - Período da História que vai do final da II Guerra Mundial à Queda do Muro de Berlim (1945/1989) Conferência de Ialta Demolição.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS L'ORGANISATION DES NATIONS UNIES
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
Transcrição da apresentação:

Tema: As Relações Internacionais na Contemporaneidade http://www.estadao.com.br/fotos/pop1804-int.jpg SuBTEMA: ONU

Objetivos do traBAlho Conscientizar todos a função do órgão ONU; Explicar a atuação da ONU perante a comunidade internacional; Apresentar aquilo que for de maior importância para entender mecanismos do órgão.

O que é a onu? É uma organização internacional, fundada em 1945, após o fim da Segunda Guerra Mundial, que tem como objetivo garantir a paz e segurança mundial através de um bom relacionamento entre os países; Cinco países membros (direito de veto em ações e decisões da Onu): Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China; Dividida em seis orgãos principais: Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Secretariado, Conselho Socioeconômico, Tribunal Internacional de Justiça e Conselho de Tutela, além de outros programas e agências; Atualmente: missões de paz e programas econômicos, sociais e educacionais.

Objetivos da onu Manter a paz mundial; Possibilitar a segurança internacional; Defender os direitos humanos e progresso social; Estabelecer relações amistosas entre as nações com a autodeterminação dos povos; Solucionar problemas internacionais de ordem econômica, social, cultura e humanitária; Constituir um centro que busca ações com objetivos comuns.

Processo histórico Teve como antecessora a Liga das Nações, constituída no dia 28 de abril de 1919 na Conferência de Versalhes. A liga das Nações dissolveu-se formalmente em 18 de abril de 1946. Conferência de Dumbarton Oaks. Conferência de San Francisco Ocorrida em 25 de abril de 1945.

Brasil e onu A ONU no Brasil O Brasil na ONU Representação fixa desde 1950, com o trabalho da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a OIT ( Organização Internacional do Trabalho) no Brasil; Possui diversos organismos, como agências, fundos e programas instalados no país, que atuam de maneiras diferentes, de acordo com sua finalidade, com apoio do governo, por meio de Ongs e instituições de ensino; Assessoria e apoio ao governo e à sociedade civil.  O Brasil na ONU Um dos Estados fundadores e apresenta papel de destaque, 14º maior contribuinte da Onu; Já participou de 23 missões de paz criadas pelo Conselho de Segurança.

Conselho de segurança O QUE É? FUNÇÃO: Órgão político permanente Os membros irão apreender investigações e tentar fazer a intermediação desses conflitos, estabelecendo acordos a paz mundial por meio de representantes especiais nomeados pelo secretário geral. FUNÇÃO: Manter a paz e a segurança internacionais de acordo com os propósitos e princípios das Nações Unidas. Recomendar para Assembléia Geral a determinação do Secretário Geral, e junto com a Assembléia, eleger os magistrados para a Corte Internacional de Justiça.

CONSELHO de segurança MEMBROS Composto por 15 membros, sendo que cinco deles tem representação permanente e os outros dez são eleitos pela Assembléia Geral para um período de dois anos. Os membros permanentes são: Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, China e França. Os outros 10 membros atuais do são: Alemanha; Guiné; México ; Paquistão; Espanha; Síria; Angola; Bulgária; Camarões e Chile.

Conselho de segurança http://d.yimg.com/br.yimg.com/pi/news/afp/j/080217/isgekoa21170208230826photo00.jpg

charge http://4.bp.blogspot.com/_fOJD67rCP10/RswOTb20KAI/AAAAAAAAAY8/0kaLzY5zpO0/s400/Somalia-ONU.BMP

charge http://www.tocadomorcego.blogger.com.br/2004_09_23_lulalauebush_ONU_paixao.jpg

atualidades Coreia do Norte promete reagir contra qualquer condenação da ONU A Coreia do Norte afirmou nesta terça-feira que qualquer condenação por parte do Conselho de Segurança da ONU a respeito do lançamento de um foguete que supostamente carregaria um satélite, no último domingo, terá consequências "firmes". (...)"Se o Conselho de Segurança tomar qualquer medida, nós a consideraremos uma invasão de nossa soberania e medidas necessárias e firmes se seguirão", disse o diplomata a repórteres nesta terça-feira. Pak Tok-hun reafirmou ainda a posição norte-coreana de que o lançamento foi o teste de um satélite de telecomunicações, e não de um míssil de longo-alcance, como suspeitam Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão. (...) Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão argumentam que o lançamento viola a Resolução 1.718 do Conselho de Segurança da ONU, adotada em outubro de 2006 e que proíbe a Coreia do Norte de desenvolver atividades balísticas. http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/04/090407_coreiadonorte_cs_cq.shtml

ATUALIDADES Presidente de Ruanda acusa ONU de covardia no genocídio Em um discurso nesta terça-feira para marcar os 15 anos do genocídio de Ruanda, o presidente do país, Paul Kagame, acusou a ONU de ter culpa e de ter agido com covardia na época do incidente. (...) O discurso do presidente foi feito no bairro de Nyanza, onde cerca de cinco mil pessoas foram massacradas após as tropas de paz belgas da ONU terem deixado o local pouco depois de dez de seus homens terem sido mortos, no dia 7 de abril daquele ano. Nyanza se transformou em um símbolo do fracasso da ONU durante o genocídio. http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/04/090407_ruanda_rc.shtml

Vídeo Trailer do filme “Hotel Ruanda” http://www.youtube.com/watch?v=aUjawg5IZ4Q Em 1994, um conflito político que levou à morte quase um milhão de ruandeses, no decorrer de apenas cem dias. O mundo fechou os olhos para Ruanda, inclusive a Onu.

Como é a atuação do organismo ONU perante a comunidade internacional? Questionamento Como é a atuação do organismo ONU perante a comunidade internacional?

Conclusão A influência da ONU sobre os problemas mundiais variou durante os anos. Há diversos exemplos disso, como a Guerra Fria, em que a ONU não teve voz ativa, por conta de seus países membros ( EUA e URSS) serem inimigos e também havia missões de paz no conflito entre Irã-Iraque (1980-88). A ONU também procura promover a educação, combater a fome e as doenças, protegendo os animais e o meio-ambiente, além de promover os direitos humanos de forma que ajuda tanto em países em desenvolvimento, quanto países desenvolvidos. Consideramos o poder da ONU limitado, devido à falta de autoridade de alguns dos Estados membros, se vê que alguns países- membros não podem atuar, pois não são escutados quando declaram veto de alguma decisão, porém há a vantagem de muitos países cederem sua própria autoridade e seguir as ordens da ONU.

Bibliografia http://www.iped.com.br/colegio/historia/objetivos-da-onu http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=503 http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/estados-unidos/historia-da-onu.php http://www.onu-brasil.org.br/obrasilnaonu.php http://www.brasilescola.com/geografia/onu.htm http://www.infoescola.com/geografia/organizacao-das-nacoes-unidas-onu/ http://www.advogado.adv.br/artigos/2003/cleutonbarrachisilva/conselhodesegurancaonu.htm