Usando tecnicas de Marketing e Vendas para ganhar eleicoes

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Transcrição da apresentação:

Usando tecnicas de Marketing e Vendas para ganhar eleicoes Como Vencer Eleicoes Usando tecnicas de Marketing e Vendas para ganhar eleicoes Flavio Ortigao

OBJETIVO Determinar uma estrategia de Marketing eleitoral Determinar uma tatica de obtencao de votos

Receita para ganhar eleicoes Descubra o que os eleitores querem Ofereca isso a eles

1. O que querem os eleitores?

Quais Temas Interessam aos Eleitores? Seguranca Saude Emprego Transporte Educacao

O Problema eh que os eleitores nao sao homogeneos Segundo o TSE, os brasileiros (metade sao mulheres) dividem-se em tres categorias de escolaridade: Primaria 63.2% Media 30.5% Superior 6.2%

Duas Categorias Se Opoem Superior Completo Nao completou o ensino medio Homen, jovem, morador do Sudeste ou Sul e de uma Capital de Estado Mulher, idosa, moradora do Nordeste e do interior Contra o jeitinho brasileiro A favor do jeitinho brasileiro Contra o “voce sabe com quem esta falando” A favor do “voce sabe com quem esta falando” Contra tratar a coisa publica como privada A favor de tratar a coisa publica como privada Antifatalista, nao acredita ou da pouca importancia ao destino Fatalista, tende a acreditar e dar muita importancia ao destino A favor da colaboracao com o Governo Contra a colaboracao com o Governo Confia mais nos amigos Nao confia nos amigos Contra a “Lei de Taliao” A favor da “Lei de Taliao” Sexualmente tolerante Sexualmente intolerante Contra a Internvencao do Estado na economia A favor da intervencao do Estado na Economia Contra a Censura A favor da Censura Fonte: A Cabeca do Brasileiro, A.C. Almeida, Ed. Record (2007)

P M S Seguranca Saude Emprego Transporte Educacao Segmento Segmentacao Educacional e Propostas Politicas Poder Acquisitivo P M S Seguranca Respeito, pronta-acao 190 Saude Seguro basico de Saude Liberdade de Escolha Emprego Desburocratizacao Flexibilizacao Apoio a pequena e micro empresa Empreendimento Transporte Transporte publico acessivel Ciclovias Transporte publico acessivel, transporte individual Transporte diferenciado de Qualidade Educacao Educacao Basica de 9 anos para todos Ninguem abandonado Aprendizagem profissional CEFET Apoio a Super Dotados Apoio a Inovacao Segmento 63,2% 30,5% 6,2% Dependencia

1. Conclusao Um politico para ter sucesso tem que ter propostas claras e diferenciadas para estes 3 segmentos se quizer apoio entre eles.

2. Como oferecer uma proposta politica?

Fatores que determinam a escolha A avaliacao do governo A identidade dos candidatos O nivel de reconhecimento Competencia O potencial de crescimento

O processo de venda vs. eleitoral Crie uma imagem publica Desenvolva contatos Desenvolva relacoes com seus contatos Interesse o comprador Venda Entrege o que vendeu Mantenha seu cliente Crie uma imagem publica Desenvolva contatos Desenvolva relacoes com seus contatos Interesse o eleitor Ganhe o voto Entrege o que prometeu Mantenha seu eleitor

As 5 fases do processo de vendas Vender As 5 fases do processo de vendas Ouca Pergunte Pense Aja Controle

1. Ouvir Preste atencao ao interlocutor Demonstre interesse Nao interrompa Repita o que entendeu

Dois cenarios O cliente ja decidiu comprar o produto O cliente diz NAO. Venda comeca quando o cliente diz nao!

2. Perguntar Quais os motivos da rejeicao? Se essa questao for resolvida, entao… Alem dessa questao existem outras que impedem que voce compre o produto?

Esvaziando o balde… pergunte pelas objecoes afora essas objecoes, haveria outras razoes para voce nao comprar? O que esta impedindo voce de comprar o produto? Se eu resolver essas questoes, entao voce comprara?

3. Pense A importancia do cliente Sua verdadeira intencao Potencial futuro

4. Acao Apresente a proposta Peca o negocio Posso contar com o seu voto?

5. Controle Certifique-se Mantenha o contato

2. Conclusao O processo de venda eh similar ao processo eleitoral Quanto mais voce vende, mais voce vende Eh um jogo de numeros