PROF: Elias Junior Aula; 06

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MATERIAIS São classificados em: Metálicos Cerâmicos Poliméricos
Advertisements

Flávia Spitale Jacques Poggiali
Soldagem do aço Inoxidável
Ligas Metálicas Uma liga é uma solução sólida composta por dois ou mais metais, ou por um metal ou metais e um ou mais não-metais.
Tecnologia da Soldagem
PROTEÇÃO FACIAL- ESCUDOS
AULA 02 Materiais não ferrosos PROF: Elias Junior
SOLDA MIG E MAG PROF: ELIAS JUNIOR.
Tecnologia da Soldagem
CORROSÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil
UPE- UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO ESCOLA POLITÉCNICA
LIGAÇÕES QUÍMICAS A união entre átomos é chamada de ligação química, podendo ocorrer de três formas: Ligação iônica Ligação Covalente Ligação metálica.
Fundição Prof. Hélio Padilha.
MÉTODOS DE COMB. A CORROSÃO
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Aula Complementos de Solda Oxiacetilênica
Aula 27 Processos de soldagem Oxigás
Aula 4 Shell Molding Cera Perdida Molde metálico
Aula 14 Técnicas de Manutenção Recuperação por Solda
Aula 29 Processos de soldagem Terminologias, juntas, chanfros
Aula 14 Processos de soldagem - Noções
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Aula 6 Fundição de Precisão Cera Perdida e Molde Metálico
Aula 7 – Parâmetros de Usinagem Ferramentas de corte
APRESENTAÇÃO MÁQUINAS SOLDA MIG MAG
METAIS INTRODUÇÃO: A ULTILIZAÇÃO DE METAIS PELO HOMEM TEVE INÍCIO NO PERIODO COMPREENDIDO ENTRE 5000 e 4000 anos a.C. COM DESTAQUE PARA O OURO E O COBRE.
Aula 34 Processos de soldagem Oxigás
Ciências da Natureza Enem 2012
As substâncias puras podem ser classificadas em: SIMPLES e COMPOSTA
Professora Rafaela Ferreira dos Santos
Definição de metal. É um elemento, substância ou liga metálica caracterizado por sua boa condutividade eléctrica e de calor, geralmente apresentando cor.
OPERADOR DE MÁQUINA DE SOLDA
Processo Oxi-Gás Prof. Hélio Padilha
Matérias primas: pós metálicos.
Aula 5 Fundição de Precisão Cera Perdida e Molde Metálico
Aula 3 – Parâmetros de Usinagem
PRF AULA 09 SOLDA OXIACETILÊNICA Prof: Elias Junior.
Metais e Metalurgia Eric Alexsander Poscidônio de Souza Cléderson Vinícios Rosa
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
O problema com sulfetos
O MAÇARICO.
Cobre Aula 12.
Estanho Aula 13.
Tecnologia da Soldagem
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
ADSORVEDORES Prof. Marcelo José Raiol Souza
INTRODUÇÃO À QUÍMICA 2º BIMESTRE.
O QUE É FOGO ? É a conseqüência da reação química entre 4 componentes , os quais formam o chamado “Tetraedro” do fogo , são eles :
LEIS PONDERAIS ESTEQUIOMETRIA
Aula 12 – Soldagem com Eletrodo Revestido
Aula 13 – Ligas não ferrosas
Para ter acesso a esse material acesse:
Ligações Químicas. Page 01 Luciana Melo Almeida Teoria do Octeto -Formulada por G. Lewis e W. Kossel (1916) -Apenas os gases nobres são estáveis, apresentando.
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Avançada
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Avançada
Soldagem MIG / MAG Fundamentos Introdução ao assunto
Processo Oxi-Gás Prof. Hélio Padilha
Introdução Classificação dos processos de fabricação.
Aula 07 – Fundição em casca
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Aula 10 – Aços carbono e baixa liga
Processo de Brasagem e Oxi-Corte Prof. Hélio Padilha
Para ter acesso a esse material acesse:
Propriedades dos elementos químicos
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
Aula 16 – Ligas não ferrosas
CHAMA OXIACETILÊNICA A chama oxi-combustível tem a função de aquecimento do metal. A combustão do acetileno produz uma chama primária conhecida como dardo.
Transcrição da apresentação:

PROF: Elias Junior Aula; 06 SOLDA PROF: Elias Junior Aula; 06

Conceito Solda é o processo de união entre duas superfícies, com ou sem a adição de material constitutivo ou aditivo, de modo a formar uma junção O processo de solda por agentes gasosos usado no pais quase sempre, é a oxi-acetilênica, em que são misturados oxigênio (comburente) e acetileno (combustível)

SOLDA POR FUSÃO - AUTOGENA As superfícies a serem soldadas são aquecidas pela chama até a fusão das bordas contínuas, formando uma poça de fusão, que estabelece a interação entre as duas peças.

SOLDA POR ADSORÇÃO - BRASAGEM Fixação de moléculas de uma substância (o adsorvato) na superfície de outra substância (o adsorvente). Nesse processo, há sempre a adição de metal não ferroso, que se funde na região de soldagem, que estará aquecida a uma temperatura conveniente. Assim, a união é feita, aquecendo-se o material, sem fundi-lo, até temperaturas correspondentes à fluidez do material de adição.

TIPOS DE CHAMA Os tipos de chamas variam em conseqüência das proporções de Oxigênio e Acetileno que produzem. Basicamente existem 3 tipos: neutra, carburante ou redutora ou oxidante.

Chama neutra ou normal Esta chama é resultante da mistura de Acetileno e Oxigênio em partes iguais, daí o seu nome de "neutra". Apresenta duas zonas bem definidas que são o cone e o envoltório. Esta chama poderá atingir temperaturas da ordem de 3100ºC. É utilizada para soldas de ferros fundidos, aços, alguns bronzes, cobre, latão,níquel,enchimentos e revestimentos com bronze.

CHAMA NEUTRA Neutra: contém volumes aproximadamente iguais de acetileno e oxigênio. Nestas condições não há adição ou retirada de elementos da poça de fusão. O penacho Praticamente desaparece.

Chama redutora ou carburante É a chama resultante da mistura de Acetileno com Oxigênio com um excesso de Acetileno. Nesta chama as três regiões apresentam-se bem distintas: cone, envoltório e o véu. O véu apresenta-se muito brilhante e este brilho é devido a partículas de carbono incandescentes em alta temperatura. Esta chama é utilizada para solda de aços liga ao cromo e ao níquel, alumínio e magnésio. Atinge a temperatura de 3020ºC, e pode ser também empregada para depósitos de materiais duros como "Stellite". Esta chama não é recomendada para a soldagem de aços carbono pois causará juntas porosas e quebradiças.

CARBURANTE OU REDUTORA Carburante: a partir da chama acetilênica, aumentando-se a vazão de acetileno, a região próxima ao maçarico se torna luminosa, formando-se uma região brilhante (penacho) com um cone interno com comprimento de duas a três vezes inferior

CHAMA OXIDANTE É a chama resultante da mistura de Acetileno com Oxigênio com um excesso de Oxigênio. esta chama pode atingir temperatura na ordem de 3150ºC. Apresenta em seu visual duas zonas bem distintas que são o cone e o envoltório. Uma outra característica deste tipo de chama é o som sibilante emitido pelo bico. É utilizada principalmente para soldagem de materiais que contenham zinco em sua composição química como por exemplo o latão.

OXIDANTE Oxidante: possui leve excesso de oxigênio em relação ao acetileno. É a chama que produz mais alta temperatura (aproximadamente 3280 °C). Possui efeito oxidante sobre o metal da poça de fusão.