UNA - CIÊNCIAS GERENCIAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas de Governo: Presidencialismo Parlamentarismo
Advertisements

VOTO FACULTATIVO Aprenda a votar sempre no melhor
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Teoria do Estado Contemporâneo Prof°:
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Sistemas Eleitorais Comparados
Professor – Dejalma Cremonese
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS - UNA DISCIPLINA: ESTUDO DAS ESTRUTURAS DE PODER UNIDADE: ELEMENTOS PARA ANÁLISE DA POLÍTICA BRASILEIRA PROF.
UNA - CIÊNCIAS GERENCIAIS CURSO SEQUENCIAL DE CERIMONIAL E ETIQUETA DISCIPLINA: ESTUDO DAS ESTRUTU- RAS DE PODER UNIDADE III: OS PROJETOS EM DISPUTA: SOCIALISMO.
UNA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS CURSO SEQUENCIAL DE CERIMONIAL E ETIQUETA DISCIPLINA: ESTUDO DAS ESTRUTURAS DE PODER (LIBERALISMO) PROF.
Sistemas Eleitorais Jairo Nicolau.
UNA - CIÊNCIAS GERENCIAIS
DEJ - Departamento de Estudos Jurídicos Curso de Direito Componente Curricular de Ciência Política e Teoria do Estado Elaboração e revisão : Dr. Dejalma.
UNA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS
UNA - CIÊNCIAS GERENCIAIS
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul História EaD Teoria do Estado Contemporâneo Professor: Dejalma Cremonese Aluno:
Algumas coisas que precisamos saber sobre as eleições
LÓGICA MATEMÁTICA TAUTOLOGIAS, CONTRADIÇÕES E CONTINGÊNCIAS
DEMOCRACIA REPRESENTATIVA
REVISÃO DE PROVA PARA O SEGUNDO COLEGIAL
O Comércio multilateral e os blocos regionais Antonio Neto
REGIMES POLÍTICOS E SISTEMAS ELEITORAIS
FORMAS DE GOVERNO MONARQUIA, DEMOCRACIA E AUTORITARISMO
UNA – CENTRO UNIVERSITÁRIO
Os Sistemas Eleitorais
Propostas para a Reforma Política Deputado Ronaldo Caiado
Sistemas Partidários e Sistemas Eleitorais
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Reitoria 1 Curitiba, novembro de 2010 Formas de Votação para os Docentes e Técnicos-Administrativos Eleições.
UNA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS
DIREITO CONSTITUCIONAL 2 Aula 07 - Poder Legislativo
Uma proposta de mudança
CONCEITOS BÁSICOS.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ TEORIA DO ESTADO COMTEMPORÂNEO Professor: Dejalma Cremonese Nome: ROCHELI BLANKE.
A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS ELEITORAIS
SISTEMAS ELEITORAIS E REFORMA POLÍTICA
Legislação.
SUGESTÃO DE PROJETO DE LEI DE INICIATIVA DAS INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL SOBRE A REFORMA POLÍTICA A SER APRESENTADA NA COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA.
Observação Eleitoral Internacional Jacques Drouin 8 de setembro de 2011.
Mais uma vez, o mundo se curva e o Brasil toma a dianteira na
DIREITO ELEITORAL.
Sistema eleitoral Frederico Medeiros, Helena Isaac, Marina Melemendjian, Thiago Pellicciari.
O mandato dos Deputados Federais é de quatro anos.
Eu quero segundo turno! Falam as pesquisas que o cidadão está retraído! Que em vários estados a tendência é a da eleição ou reeleição em primeiro turno,
Sistema Representativo
C ONCEITOS Um auxílio para aulas de história. E STADO N ACIONAL Estado: Nacional Independente Autônomo Sempre é Tributário: Trabalho Produtos Espécie($)
Institucionalismo de Escolha Racional
DIREITO CONSTITUCIONAL
TEORIA DO ESTADO PARTE II
Novembro de 2006 Orçamento e Reforma Política. 2 I - Crescimento, Investimentos e Situação Fiscal.
Governo Eletrônico Profª Kátia Brasil. Conceito de Governo Eletrônico (e-government) uso da tecnologia da informação e da comunicação para promover maior.
Sistema Representativo
Prof. Ricardo Justo.
DIREITO ELEITORAL.
TEORIA GERAL DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA
Aula 2: Fontes primárias
Sistemas Maioritários Sistemas Preferenciais
Parlamento Jovem 2010 Estudo de casos RESÍDUOS SÓLIDOS Gerência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - GGCT / ALMG - março de 2010.
Qbbadvocacia. qbbadvocacia LEGISLAÇÃO ELEITORAL Código Eleitoral – Lei n , de 15 de julho de 1965; Lei dos Partidos Políticos – Lei n ,
PARTIDOS POLÍTICOS. Participação política  Essência da democracia é pautada em dois princípios: 1. Participação política 2. Liberdade de escolha  Desse.
Partidos Políticos e Eleições Partidos Políticos - Associação política baseada em um programa de ação voltado para a disputa pelo poder do Estado e na.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
REPRESENTAÇÃO E SISTEMAS PARTIDÁRIOS REPRESENTAÇÃO POLÍTICA - Formas de representação política, sistemas eleitorais e de partido: constituem os objetos.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Organização Política do Brasil Constituição Promulgada em 5 de outubro de 1988: República Federativa do Brasil; República Federativa do Brasil; Composta.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Profa. Daniele G. de Moura.  Poder Legislativo: Composição, funcionamento e atribuições do Congresso Nacional, prerrogativas e direitos. Tribunais de.
COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 352, DE 2013.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
Aula 4: A democracia contemporânea: Sistemas Eleitorais e Partidários
Calendário Eleitoral E suas principais mudanças para 2016
Transcrição da apresentação:

UNA - CIÊNCIAS GERENCIAIS CURSO SEQUENCIAL DE CERIMONIAL E ETIQUETA ESTUDO DAS ESTRUTURAS DE PODER UNIDADE: SISTEMAS ELEITORAIS PROF. OSWALDO DEHON ROQUE REIS

SISTEMAS ELEITORAIS: CONCEITO: MECANISMOS QUE TRANSFOR-MAM VOTOS EM MANDATOS (LEGISLATIVOS OU EXECUTIVOS). TIPOLOGIA: .SISTEMAS MAJORITÁRIOS: BUSCA GARAN-TIR ELEIÇÃO DO CANDIDATO COM MAIOR CONTINGENTE DE VOTOS. SISTEMAS PROPORCIONAIS: DISTRIBUI OS POSTOS DE MANEIRA EQUÂNIME À VOTAÇÃO OBTIDA PELOS CANDIDATOS

SISTEMA MAJORITÁRIO: . MAIORIA SIMPLES: ELEIÇÃO PELO CANDIDATO COM MAIOR NÚMERO DE VOTOS, INDEPENDENTE SE RECEBE 50% DOS VOTOS DOS ELEITORES. EX: EUA, CANADÁ, INGLATERRA, ÍNDIA. . SISTEMAS DE DOIS TURNOS: BUSCA MAIOR REPRESENTATIVIDADE, AO CONFERIR MANDATOS APENAS COM MAIORIA DE MAIS DE 50%, COM DISPUTA ENTRE DOIS CANDIDATOS.

SISTEMAS PROPORCIONAIS: . BUSCA ASSEGURAR A DIVERSIDADE DA SOCIEDADE NO PARLAMENTO/MANDATOS E A EQUIDADE MATEMÁTICA ENTRE VOTOS E REPRESENTAÇÃO. . SISTEMA DE VOTO ÚNICO TRANSFERÍVEL: VOTOS EM CANDIDATOS E PARTIDOS COM ORDENAMENTO PELO ELEITOR E TRANFE-RÊNCIA. EX: IRLANDA.

. REPRESENTAÇÃO PROPORCIONAL DE LISTA: PARTIDOS APRESENTAM LISTA E OS MANDATOS SÃO CONFERIDOS PELOS VOTOS NOS PARTIDOS. EX: ALEMANHA, SUIÇA, ITÁLIA. . LISTA ABERTA: OS ELEITORES DEFINEM QUAIS CANDIDATOS OCUPARÃO AS VAGAS. EX: BRASIL.