SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

Acompanhamento e Gerenciamento em Ambiente Wiki 1.
As Novas Diretrizes para a utilização das mídias tecnológicas na escola: O professor coordenador não ficará mais na sala de tecnologia, e sim junto com.
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA ATRIBUIÇÕES GERAIS
EE SEN. FILINTO MULLER ANGÉLICA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
EE DRº JOSÉ M. F. FRAGELLI ANGÉLICA - MS
IMPRESS: AUXILIANDO NOS PLANOS DE AULA DOS PROFESSORES
EE BRAZ SINIGÁGLIA BATAYPORÃ - MS
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Angelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
EE LUIZ SOARES ANDRADE NOVA ANDRADINA - MS
CONTEXTO ATUAL. CONTEXTO ATUAL DESAFIOS Qual é o nosso papel, como professor (a) em uma sociedade em constantes transformações? 3.
EE GUAICURU ANAURILÂNDIA - MS
EE MARIA JOSÉ ANAURILÂNDIA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
EE EZEQUIEL BALBINO ANAURILÂNDIA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
MOMENTO DE REFLEXÃO.
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ensinando através de jogos
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Secretaria da Educação e Cultura
Dispõe sobre estudos de recuperação na rede estadual de ensino
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
1.
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O ORIENTADOR DE APRENDIZAGEM
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
I Encontro Professores Coordenadores Portal Educacional Clickidéia
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
DIÁLOGO E DEMOCRACIA.
NOVA ANDRADINA. CONTEXTO ATUAL NOVA ANDRADINA DESAFIOSDESAFIOS •Qual é o nosso papel, como professor (a) em uma sociedade em constantes transformações?
Núcleo de Tecnologias Educacionais de Campo Grande Coordenadoria de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado de Educação - MS Coordenadora:
Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul Maria Nilene Badeca da Costa Superintendente de Planejamento e Apoio à Educação – SUPAE Angela Maria.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Ismael Silvério Júnior Naiguiel Alventino da Silva
Ações Integradas do Proinfo RN SEEC – UNDIME APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DAS AÇÕES ESPECÍFICAS Maria Aparecida Inácio de Araújo Coordenadora do ProInfo.
STE-EECCB/2012 ESCOLA ESTADUAL CARLOS DE CASTRO BRASIL PROFª. MA. ELIZABETH DE LIMA GERENCIADORA DA STE.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Gerenciamento Proposta de Trabalho do Prof. em STE Estrutura de pastas
"Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos a escolher?"
XXXI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação – CODISE Boa Vista/RR.
Pacto pelo Fortalecimento REM/Ensino Médio
DECRETO Nº /2011 – PUBLICADO EM 19/07/2011
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Angelo Furtado.
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
GESTÃO PARA A APRENDIZAGEM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES VAGAS PARA CONSULTORES/FORMADORES Iniciamos o processo de seleção externa de Formadores de.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GERENCIANDO E INTEGRANDO AS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
TV ESCOLA.
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
NTE/Dourados/ DIRETRIZES DE TRABALHO PARA SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL NTE/Dourados/2009.
2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente.
2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente.
Questões dos diretores das escolas rede municipal de Betim.
1º ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PNLD E PNBE DO MS 2016.
Transcrição da apresentação:

SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL CAMPO GRANDE CAPITAL Tânia Rute Ossuna de Souza Diretora

SALA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Núcleo de Tecnologia Educacional – Campo Grande Capital SALA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROFESSOR GERENCIADOR DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E RECURSOS MIDIÁTICOS O professor gerenciador de tecnologias educacionais deverá ter o horário/dia dos planejamentos dos professores regentes para fomentar junto a coordenação pedagógica a integração dos recursos tecnológicos existentes na escola no seu planejamento. O professor gerenciador de tecnologias educacionais deverá desenvolver seus trabalhos, integrado aos coordenadores pedagógicos/áreas da unidade escolar. Horário da STE – será de acordo com a realidade da escola: fixo/agendamento. O professor gerenciador deverá fomentar e acompanhar a utilização da STE de maneira que a mesma não fique ociosa. Na ausência do professor gerenciador na escola, o coordenador pedagógico e o diretor disponibilizarão a STE e os demais recursos midiáticos assumindo a responsabilidade pelos mesmos.

ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR Núcleo de Tecnologia Educacional – Campo Grande Capital Características necessárias ao professor gerenciador de tecnologias educacionais e recursos midiáticos: Ter dominio das tecnologias e de sua utilização nas diversas áreas e disciplinas do currículo; Manter um bom relacionamento interpessoal; Ser dinâmico, criativo e proativo. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR

Núcleo de Tecnologia Educacional – Campo Grande Capital RESOLUÇÃO/SED n. 2.491,de 8 de dezembro de 2011. Dispõe sobre o Projeto de Implementação das Salas de Tecnologias Educacionais - STEs e a utilização das diversas tecnologias midiáticas nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino e dá outras providências. Art. 14. Caberá ao professor responsável pelo gerenciamento das tecnologias educacionais e recursos midiáticos nas unidades escolares: I – auxiliar os professores regentes no planejamento e desenvolvimento das atividades pedagógicas no uso das tecnologias educacionais; - com base no guia norteador; - através de vídeos da TV Escola; - portal do professor; - dominio publico; sites educativos;

Núcleo de Tecnologia Educacional – Campo Grande Capital II- ministrar formação continuada aos professores regentes,coordenadores pedagógicos, coordenadores de área e diretores da escola no pedagógico uso das tecnologias educacionais e recursos midiáticos; - junto com o NTE propiciar oficinas pedagógicas aos professores regente /coordenação pedagógica/direção que contemple a utilização das tecnologias educacionais e recursos midiáticos. III – responsabilizar-se pelo gerenciamento das tecnologias educacionais e recursos midiáticos, juntamente com a direção e coordenação pedagógica da unidade escolar, em conformidade com o Projeto Político-Pedagógico, Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino; - o professor gerenciador deverá conhecer o Projeto Político-Pedagógico da unidade escolar; - conhecer e ter sempre em mãos o Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino.

Núcleo de Tecnologia Educacional – Campo Grande Capital IV – apresentar aos professores regentes sugestões do uso das tecnologias e mídias para a melhoria do processo ensino e aprendizagem; criar um mural restrito as tecnologias educacionais; disponibilizar textos, informativos referentes as tecnologias; criar acervos de vídeo/material impresso; propor e desenvolver projetos interdisciplinares com a utilização das tecnologias disponíveis na escola. V – participar efetivamente dos cursos de formação continuada oferecidos pela Secretaria de Estado de Educação; - o professor gerenciador de tecnologia educacionais deverá participar constantemente de formações continuadas sem desistência. VI – cumprir a carga horária destinada ao planejamento pedagógico; será de acordo com o numero de turmas, ou seja, será distribuído igualmente entre as turmas. - será de acordo com o numero de turmas, ou seja, será distribuído igualmente entre as turmas.

Núcleo de Tecnologia Educacional – Campo Grande Capital VII – encaminhar, mensalmente, ao NTE relatórios de atividades pedagógicas e dos trabalhos desenvolvido nas unidades escolares; VIII – manter atualizados os registros das atividades executadas nas STEs e arquivados em mídias externas de armazenamentos; através do diário da STE; - criar pastas no servidor: aluno/professor; - deixar na STE para os professores regentes e alunos instruções de como compartilhar/salvar as atividades. IX – zelar pela utilização e preservação da STE, procedendo à conferência e limpeza periódica dos equipamentos; - o professor gerenciador deverá ser responsável pela conservação e limpeza dos equipamentos. X - monitorar para que nenhum equipamento seja retirado da Sala de Tecnologia sem autorização do NTE/COTEC/SUPED/SED.

Os professores gerenciadores de tecnologias educacionais e recursos midiáticos deverão realizar um retrato da STE, em documento a ser enviado pelo NTE, promovendo uma nova investigação sobre os equipamentos existentes na STE e a necessidade de novos materiais. Deve-se levar em conta a necessidade de computadores na STE e na secretaria. Realizar um levantamento de todos os recursos tecnológicos e midiáticos que possam ser utilizados como ferramenta pedagógica.

Formações Proinfo Acontecerá uma nova formação (Educação Digital) no segundo semestre. No primeiro semestre irão acontecer os mesmo cursos oferecidos no ano anterior: TICs, Linux e Projetos. Com prioridade para o Linux. Os formadores do Proinfo serão professores multiplicadores dos NTEs e, no caso de Campo Grande, técnicos da COTEC. Está sendo encaminhada para todas as unidades escolares uma CI informando sobre a abertura dos novos cursos, junto a uma ficha de inscrição. Os professores gerenciadores deverão fomentar junto aos professores regentes a inscrição nos referidos cursos. Os professores gerenciadores que não possuem os referidos cursos deverão obrigatoriamente se inscrever.

Planejamento Online Todas as escolas terão planejamento online dos professores regentes. O sistema já está pronto, falta somente alguns acertos. O NTE receberá uma capacitação, em seguida capacitará os gerenciadores de recursos midiáticos e este capacitará, com ajuda dos NTEs, os professores regentes e coordenadores.

LIVRO DIDÁTICO Núcleo de Tecnologia Educacional – Campo Grande Capital Conforme a CI n. 014/2011 de 7 de novembro de 2011 referente ao PNLD na escola, cabe Coordenador Pedagógico: conferir; organizar o recebimento; distribuição dos livros e acompanhar o remanejamento dos livros do PNLD no decorrer do ano. Campanha do Livro Didático Objetivo: Promover ações de incentivo à utilização consciente e conservação do livro didático. Previsão para início: março/2012.