POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO EM

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Transcrição da apresentação:

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL Professor Roberval Angelo Furtado Superintendente de Políticas de Educação/SED/MS

REDE ESTADUAL DE MS Escolas – 362 Centro de Educação Infantil – 03 Unidades escolares com ensino fundamental – 335 Unidades escolares com ensino médio – 302 Unidades escolares com ensino fundamental e médio – 284 Unidades escolares com período integral – 3.000 estudantes - Ensino fundamental – 12 escolas - Ensino médio – 09 escolas Educação Profissional - 36 escolas - 26 municípios - 22 cursos distintos

MATRÍCULA POR ETAPA E MODALIDADE DE ENSINO DEPENDÊNCIA TOTAL GERAL EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO MÉDIO EDUCAÇÃO ESPECIAL EDUC. DE JOVENS E ADULTOS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / MÉDIO MÉDIO INTEGRADO NORMAL/ MAGISTÉRIO EXCLUSIVA-MENTE ESPECIALIZA-DA CLASSE ESPECIAL LOCALIZAÇÃO CRECHE PRÉ ESCOLA 8 ANOS 9 ANOS FUND. PROEJA CONCOMI-TANTE SUBSE-QUENTE M A T O G R O S S O D O S U L 677.111 36.380 50.695 427.034 97.125 1.014 890 4.571 126 28.328 23.309 93 553 6.993 TOTAL URBANA 614.731 36.141 47.172 376.592 92.364 656 26.217 22.826 63 185 6.928 TOTAL RURAL 62.380 239 3.523 50.442 4.761 358 2.111 483 30 368 65 F E D E R A L 1.378 703 552 1.255 123 E S T A D U A L 281.939 199 132 154.830 84.665 628 99 27 17.678 20.610 85 2.033 267.070 145.942 80.208 16.625 20.139 14.869 8.888 4.457 1.053 471 M U N I C I P A L 314.391 28.862 40.121 234.951 17 88 98 10.100 154 268.540 28.636 36.614 193.999 9.046 147 45.851 226 3.507 40.952 1.054 7 P R I V A D A 79.403 7.319 10.442 36.550 11.891 205 4.472 1 550 2.545 468 4.960 77.866 7.306 10.426 35.948 11.604 28 546 2.540 100 4.895 1.537 13 16 602 287 177 4 5 OBS: DADOS OFICIAIS DE 2010.

MISSÃO “Garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem nas escolas da Rede Estadual de Ensino, fortalecendo-as e respeitando a diversidade do cidadão sul-mato-grossense”

OBJETIVOS 1 - APRIMORAR A GESTÃO DA SED; 2 - MELHORAR O DESEMPENHO DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO; 3. FORTALECER A GESTÃO ESCOLAR; 4. AMPLIAR A OPORTUNIDADE DE ACESSO E PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE NO ENSINO; 5. ESTABELECER REGIME DE COLABORAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS; 6. INVESTIR NA VALORIZAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS DA EDUCAÇÃO.

1 - APRIMORAR A GESTÃO DA SED - Planejamento estratégico; - Adequação; - Formação dos administrativos – Profuncionário; - Matrícula digital. 2 - MELHORAR O DESEMPENHO DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO - Formação Continuada: - Referências curriculares; - Formação em foco; - Projeto Além das Palavras: 211 escolas 48 mil estudantes 61 municípios 1.778 professores 371 coordenadores - 12 Núcleos de Tecnologias Educacionais

3 - FORTALECER A GESTÃO ESCOLAR Avaliação de Competências dos Gestores Cursos de Especialização: - Mídias na Educação – UFMS - Tecnologias na Educação – PUC/Rio - Escola de Gestores – UFMS - Curso Formação para Escola Monitoramento; Repasse financeiro; Descentralização da alimentação escolar; Repasse de recursos via PDDE.

4 - AMPLIAR A OPORTUNIDADE DE ACESSO E PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE NO ENSINO - Período integral; - Alimentação escolar; - Transporte escolar; - Uniforme: 640 mil; - Kit escolar: 320 mil; - Construção, ampliação e reformas: - 16 unidades escolares construídas; - 60 salas de aula ampliadas; - 126 escolas reformadas; - Quadras de esportes: 128 - Jogos Escolares e Mostra Cultural: - 60 municípios; - 14 mil estudantes.

- Educação Inclusiva - 6.400 estudantes - Núcleos de Educação Especial; - Acessibilidade; - Brinquedotecas; - Programa de Educação Profissional e inserção no mercado de trabalho; - Curso de Libras; - Professores itinerantes – 185 - Professores domiciliares – 352 - Classe hospitalar – 07 - Intérpretes – 364

- Núcleo de Altas Habilidades / Superdotação - NAAHS; - Centro de Atendimento Pedagógico ao Deficiente Visual - CAP/DV; - Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS; - Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva – CEESPI; - Sala de Recursos Multifuncionais – 213; - Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação – CEADA – 99 estudantes; - Professores cedidos para escolas especiais – 651; - Formação Continuada.

- Educação Indígena: - Formação: - Construção de 11 escolas; - Centro de Formação Indígena; - Escolas Estaduais Indígenas – 13; 2.243 estudantes em área indígena. - Formação: - Curso Normal em Nível Médio; - Região Grande Dourados: Ara Verá - Guarani/Kaiowa; - 13 municípios - Outras etnias: Povos do Pantanal – Atikum, Guató, Kadwéu, Kinikinow, Ofoié e Terena; - Licenciatura UFMS / UFGD.

- Educação do Campo - Educação Prisional - Escolas rurais – 12 - Extensões de escolas urbanas – 36 - Educação Prisional - Unidades Educacionais de Internação – UNEIs - 316 estudantes - 6 municípios - Presídios - 1.060 estudantes - 16 municípios

Educação Profissional - Cursos Técnicos Nível Médio 36 escolas 26 municípios 22 cursos distintos - Curso Normal Médio 18 unidades escolares 15 municípios Em 2011: 5.715 novas vagas.

Curso Estadual Preparatório para o Vestibular – CEPV Profuncionário - Técnico em Alimentação Escolar; - Técnico em Infraestrutura Escolar; - Técnico em Multimeios Didáticos; - Técnico em Secretaria Escolar; - 3.016 técnicos formados; - 660 cursando. Curso Estadual Preparatório para o Vestibular – CEPV 36 municípios 5.300 estudantes por semestre

5 - Estabelecer regime de colaboração com os municípios - Transporte Escolar; - Curso de Libras; - Educação Indígena; - Espaço Escolar; - Pró-Infantil; - Formação; 6 - Investir na valorização dos Recursos Humanos - Profuncionário; - Formação Continuada; - Especializações; - Concurso Público.

PAR – PLANO DE METAS/MEC CENTRADO EM 4 GRANDES DIMENSÕES: Gestão Escolar; Formação docente e dos profissionais de serviço e apoio escolar; Práticas pedagógicas e avaliação; Infraestrutura e recursos pedagógicos.

“ A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”. (Paulo Freire)