REVITALIZAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E USO E REÚSO DA ÁGUA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
Advertisements

Eliani Mayerhofer Propostas PLDS 6% 7% 8% 4%
Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Federal de Santa Catarina Proteção Legal do Aqüífero Guarani na zona de recarga do mesmo no município de.
PROJETO LINHA ECOLÓGICA.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
EQUIPE CGE – Controle Social 2007 A 2009 DESENVOLVIMENTO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA 2010 (até julho) PALESTRAS E DIVULGAÇÃO DO PORTAL 2010 (a partir de.
PROGRAMA DE METAS AGENDA 2012
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
Clickarvore UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO CH3 - Saneamento
Pagamentos por Serviços Ambientais Governo do Estado de São Paulo
PESQUISA EM CONSERVAÇÃO DE FLORESTAS E DO MEIO AMBIENTE
São Bartolomeu Vivo.
10º Congresso Florestal Estadual
PROPONENTE NOME: Prefeitura Municipal de Lajeado PREFEITA: Carmen R. P
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Localização. Educação Ambiental para incentivar a Agricultura Orgânica nas APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos.
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
FÓRUM MUNDIAL DE SUSTANTABILIDADE
Rafael João Sampaio UFRRJ – Departamento de Ciência Ambientais
PROGERIRH / PRODHAM.
Diretrizes para a formulação do protocolo em defesa da recuperação da qualidade socioambiental da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - Cabeceiras.
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
Ministério da Integração Nacional (MIN) - Principais Ações 1 - Ação 1851 – Implantação de Obras Infraestrutura Hídrica : Execução de obras de Infraestrutura.
IF115 - Manejo de Bacias Hidrográficas
maior ilha marítima brasileira (346 Km2)
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
PERDAS DE SOLO E ÁGUA NA BACIA DO ALTO TAQUARI
DIAMANTINO. GARANTIR O USO ORDENADO DOS RECURSOS NATURAIS COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO COM QUALIDADE AMBIENTAL ESTRATÉGIAS (Propostas.
1997 à 2009 Palestrante: Nilton Broseghini. Reutilização de Sacola.
2004 ANO ESTADUAL DAS ÁGUAS.
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
12º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal Título da Iniciativa: MINIBIBLIOTECAS DA EMBRAPA Data de Início: Dezembro/2003 Área Temática: Outros: DEMOCRATIZAÇÃO.
Educação Ambiental e Saúde “Jovem educa jovem, mas educam também todos aqueles que têm mente e coração abertos, conscientes de que a mudança depende de.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
SABJV SABESP Sindmetal Cotia Integrada Calangos SAVIOLI SOS Manancial
“ Agricultura e Meio Ambiente” Botucatu, 29 de outubro de 2007 Engº Agrº Cláudio Antônio Baptistella Gerente Técnico – PEMH CATI/SAA.
Gerhard Valkinir Cabreira
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS E CONSELHEIROS DO SISNAMA EM SANTA CATARINA.
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO RIO URUGUAI
Escola Municipal de Tempo Integral João Beltrão Projeto.
Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia: turismo comunitário em territórios rurais Salão do Turismo 2009.
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
ÁREA AMBIENTAL Grupo Único. OBJETIVO ESTRATÉGICO 4 Garantir o uso ordenado dos Recursos Naturais com vistas ao desenvolvimento sócio-econômico com qualidade.
IF 128 – Pratica II Geovana Pereira Guimarães
Aluno-autor: Marcela Prado Silva, bolsista CNPq/PIBIC
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
PROJETO RENASCENTE DE ARAUCÁRIA
AÇÕES DO COMITÊ DE MEIO AMBIENTE DO SINDUSCON-SP
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
CAT.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul Auristela Silva dos Santos 09 de Dezembro de 2015 OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS GESTORES MUNICIPAIS DE MEIO.
PROGRAMA DE GESTÃO DE SOLO E ÁGUA EM MICROBACIAS
Maísa Guapyassú Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.
PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA
Programa de Educação Profissional e Colocação no Trabalho APAEs.
CENILDA MARIA MAZZUCCO Consultora do Programa SC/Rural Comitê da Bacia do Rio Urussanga.
Engº Marcos Rodolfo Schoene Diretor Presidente Seminário Estadual sobre Pagamento por S erviços A mbientais EXPERIÊNCIAS EM PSA PROGRAMA SOS NASCENTES.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL BANCO MUNDIAL PRAPEM/MICROBACIAS 2 SEMINÁRIO Manejo de.
CONSULTOR: Anja Meder Steinbach COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPOCU.
CONSULTORA: FRANCIELLE CRISTINA GAERTNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOINHAS.
Transcrição da apresentação:

REVITALIZAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E USO E REÚSO DA ÁGUA. PROJETO DE REVITALIZAÇÃO AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DOS CÓRREGOS CEDRO E CEDRINHO. REVITALIZAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E USO E REÚSO DA ÁGUA.

Conceito de Educação Ambiental A ciência ambiental, tanto no nível da reflexão quanto da prática empírica, é elevada à condição de referência para uma revisão das relações dos humanos consigo mesmos, das relações com os outros, e do meio ambiente físico propriamente dito. (Guattari, 1990) Ecologias: Mental / Social / Física.

POR QUE DA ESCOLHA? A eleição da Bacia Hidrográfica do CÓRREGO CEDRO, como projeto piloto para educação ambiental se deve à sua importância e condição de manancial para abastecimento público, logo protegido pela Lei Estadual nº. 9.866, de 28 de Novembro de 1997, atinge um território a ser alvo de recuperação ambiental de Área de Preservação Pernamente com 3.190,51 hectares. Destaca-se ainda, por sua importância sócio-econômica para a região, uma vez que por décadas foi responsável pelo abastecimento público de Presidente Prudente, e faz parte integrante da área prevista para recuperação pelo PLANO DE BACIAS DO CBH-PP.

JUSTIFICATIVA As áreas do Alto Curso do Rio Santo Anastácio bem como seu curso até a foz com o rio Paraná, está praticamente desprovida de vegetação natural e o uso do solo da bacia tem como finalidade a pastagem, no entanto observa-se a expansão da malha urbana na região e este manancial recebe uma grande carga de popuentes provenientes das áreas urbanas e rurais.

Localização do Alto Curso da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Anastácio

Municípios de ação do Projeto de 2009 a 2010 Presidente Prudente; Regente Feijó; Presidente Bernardes; Santo Anastácio Presidente Venceslau; Caiuá; Presidente Epitácio

PROPOSTA DE ATUAÇÃO COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SANTO ANASTÁCIO Adequar a exploração da terra à capacidade de seu uso do solo, Prevenir e controlar processos erosivos através de prática e vegetativas, Preservar matas remanescentes e estimular o processo de recuperação, Estimular práticas sustentáveis do uso dos recursos naturais, Implantar matas ciliares a as de interesse ambiental para a proteção de mananciais com auxílio da comunidade, Formação de gestores ambientais; Demais atividades estão contempladas na proposta de ações.

PROPOSTA DE ATUAÇÃO PARA A RECUPERAÇÃO DA BACIA Para a realização desta proposta, será necessário executar os trabalhos na área de influência da Bacia Hidrográfica do rio Santo Anastácio, ou seja, para uma área total de 3.190,51 hectares com início do programa de educação ambiental seguido de recuperação das APP, terraceamentos e adequação de estradas rurais, finalização dos planos de macrodrenagem, até tornar estas áreas em APRM.

Objetivos Técnicos Específicos Implementação de programas de recuperação e conservação do solo e da água, por meio de práticas conservacionistas com as populações urbanas e rural; Criação de uma campanha com revistas e figurinhas / colantes para ação com a comunidade estudantil até a sexta série do ensino fundamental; Plantio das mudas florestais nas margens dos córregos; Acompanhamento do desenvolvimento das mudas até atingirem três anos de idade, bem como o seu monitoramento; Fornecer aos alunos Universitários e Técnicos a oportunidade de realização de estágios; Monitoramento ambiental e conservacionistas dos trabalhos de campo a serem realizados.

Metodologia Empregada Organizar calendário de eventos das principais datas comemorativas: dia mundial da água, meio ambiente, semana do agricultor, dia Interamericano da água etc...; Reproduzir e distribuir, Cartilha: Meio Ambiente Direito e Cidadania; Cartilha: Água nossa de cada dia; confecção e reprodução de Cartilhas; Preparar cursos aos alunos de direito, agronomia, engenharia ambiental, meio ambiente, turismo, geografia e graduações afins, para formação de monitores na divulgação da Cartilha: Meio Ambiente Direito e Cidadania; Organizar e confeccionar Cartilha,. Desenvolver programas de educação ambiental aos moradores, sobre legislação, uso dos produtos poluentes, área de preservação permanente, queimada, uso adequado do solo, informações sobre disposição do lixo tóxico e doméstico; incentivo e orientação e capacitação de agricultores localizados nas áreas de intervenção do projeto, para a prática do cooperativismo e associativismo, produção orgânica; desenvolvimento econômico sustentado;

AÇÕES DE AGOSTO A DEZEMBRO DE 2010 Plantios TAC E TCRA: Empresas Reflorestamento 36.000 MUDAS D.E.R. 10.000 MUDAS SEMEA 3.000 MUDAS MATERIAL SABESP RECURSOS MINISTÉRIO PÚBLICO CERCAMENTO ÁREA 3 Campanha Educação Ambiental R$ 184.000,00 reais.

ROTARY CLUBS DE PRUDENTE Parceiros: PARCERIAS NAS ATIVIDADES DO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS CÓRREGOS DO CEDRO E CEDRINHO PROPONENTES: ROTARY CLUBS DE PRUDENTE Parceiros: SABESP; UNIESP; Município de Presidente Prudente – Secretaria de Meio Ambiente e Turismo e Secretaria de Educação; Fehidro: Fundo Estadual de Recursos Hídricos, através do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema; Comitê de Bacias Hidrográficas do Pontal do Paranapanema; Sociedade Civil; Promotoria de Meio Ambiente do Pontal do Paranapanema

Contato com a Equipe Técnica do Projeto Professor: Pedro Sérgio Mora Filho E-mail: pedro.mora@uniesp.edu.br Site:http://prudente.uniesp.edu.br/projetoambien tal Telefones – (18) 39184700 ramal 163