Karoline Lira Dantas da Costa, MsC - UFPB

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DISCIPLINA DE ANATOMIA PATOLÓGICA
Orientação – acesso ambiente virtual
A caminho de um modelo de apoio à Avaliação Contínua
Administração de Marketing 1
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
ANÁLISE DE SOFTWARES APLICÁVEIS A UNIDADES E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
PERSPECTIVA CONCEITUAL
Questionário de Avaliação Institucional
Registro Eletrônico para Acompanhamento Médico de Pacientes em uma UTI Rafael Charnovscki (1), Jacques R. Nascimento Filho (2,3) Giancarlo Bianchin.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Provas de Concursos Anteriores
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Objetivo da Apresentação
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
O Papel do Monitor.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Educação em Saúde na Internet Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso UNICAMP.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
União Educacional de Minas Gerais Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Juliene Vasconcelos Zeila Miranda Ferreira Curso Online A Importância da Pesquisa.
FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS DE MINAS CURSO: PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL TelEduc Desenvolvedor: Giovana R. Silva Professoras: Gilca.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Discentes: Rosana Valéria de Oliveira Vanessa.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc Renato M.E. Sabbatini UNICAMP.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Josy Aparecida Santos de Souza Marielle Vasconcelos Machado.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
Transcrição da apresentação:

Utilizando a Educação a Distância na Promoção da Educação Continuada em Telemedicina Karoline Lira Dantas da Costa, MsC - UFPB Lourdes Mattos Brasil, PhD - UCB Nilton Freire Santos, MsC - CEFET-PB

Apresentação Objetivos O TelEduc Metodologia Resultados Conclusões Roteiro Apresentação Objetivos O TelEduc Metodologia Resultados Conclusões

Apresentação Este trabalho apresenta a criação e análise de um curso de capacitação à distância em telemedicina, denominado TELEINFO, desenvolvido na Internet utilizando o TelEduc como ambiente virtual de aprendizagem.

Instituições Participantes

Objetivos Desenvolver um curso à distância para capacitação em Telemedicina, utilizando a Internet, para promover a atualização e a educação continuada de estudantes e profissionais de saúde; Proporcionar o conhecimento e a interação dos participantes com um ambiente virtual de aprendizagem.

O TelEduc - Características Um software colocado em um servidor ligado à Internet, que simula o ambiente de sala de aula, permitindo: administração do processo de autoria; disponibilização de material didático; interação entre alunos e professores; avaliação online; relatórios de acompanhamento; gerenciamento acadêmico.

O TelEduc - Características Facilidade e rapidez de uso com interface amigável. O TelEduc foi desenvolvido no NIED/UNICAMP para servidores Linux e os usuários devem utilizar um browser para navegação na Internet. Atualmente encontra-se na versão 3.3.2. http://teleduc.nied.unicamp.br/teleduc/

O TelEduc - Arquitetura Mural Fóruns de Discussão Bate-Papo Correio Grupos Perfil Diário de Bordo Portfólio Acessos Estrutura Dinâmica Agenda InterMap Leituras Material de Apoio Perguntas Freqüentes Parada Obrigatória Avaliações Atividades Exercícios Administração Suporte

Perfil dos alunos Estudantes e profissionais da área de saúde; Possuir conhecimentos básicos em informática e Internet; Ter acesso a um computador com Internet.

Objetivo da Aprendizagem No final do curso, os alunos deverão estar familiarizados com o ambiente de aprendizagem TelEduc, conhecer os principais aspectos da telemedicina, suas modalidades e os principais projetos existentes no Brasil.

Informações Gerais Título: TELEINFO – Um Curso à Distância Utilizando a Internet para Capacitação em Telemedicina; Ementa: Roteiro do ambiente TelEduc, aspectos gerais da telemedicina, modalidades da telemedicina e principais projetos em telemedicina no Brasil; Duração do curso: quinze dias. Número de participantes: 20 alunos e 4 formadores, com tutoria de 1 formador para cada 5 alunos..

Apresentação do Projeto Informações Gerais Atividades: Foram disponibilizadas semanalmente duas aulas expositivas e três horários alternativos de bate-papo, devendo cada aluno participar de pelo menos um deles. Avaliação: diagnóstica, no início do curso; formativa, com atribuição de tarefas no final de cada atividade; através da participação nas atividades interativas. Apresentação do Projeto

Apresentação do Projeto Informações Gerais Requisitos de Participação: Saber utilizar o Windows, Internet, editor de textos e os softwares Winzip e Acrobat Reader; Ter acesso à Internet e possuir uma conta de email; Ter disponibilidade de tempo em torno de 1 hora por dia para realizar as atividades propostas e participar das sessões de bate-papo. Material de Apoio: Todo o material (textos, manuais, slides e programas) foram disponibilizados no próprio ambiente do curso. Apresentação do Projeto

Estratégias Metodológicas As aulas foram disponibilizadas no ambiente TelEduc de acordo com o calendário estabelecido; Cada aula foi apresentada através de um roteiro de atividades, contendo o conteúdo das atividades da aula, sugestões de leituras e material de apoio; A cada aula correspondeu uma atividade avaliativa individual, cujos resultados foram discutidos dentro de um ambiente de interação e colaboração. Cada aula foi programada para ser acessada pelos alunos em qualquer horário do dia. Apresentação do Projeto

Estratégias Metodológicas Recomendou-se que as atividades fossem realizadas no prazo estabelecido para o bom andamento do curso. Foram utilizadas ferramentas de comunicação (síncronas e assíncronas) para os alunos interagirem com os colegas e tirarem suas dúvidas com os formadores. Cada aluno deveria participar de, pelo menos, um bate- papo semanal dentre os 3 agendados para cada semana. Houve, no final do curso, uma avaliação através de questionário com o objetivo de conhecer o nível de satisfação com o curso. Apresentação do Projeto

TELEINFO

Agenda

Atividades

Atividades

Material de Apoio

Leituras

Fóruns de Discussão

Bate-Papo

Perfil

Perfil

Acessos

Acessos

Resultados O curso foi executado no período previsto, com uma tolerância de cinco dias para os participantes que tiveram problemas em concluírem suas atividades; O TELEINFO foi oferecido aos estudantes e profissionais de saúde, mas além desses, outros profissionais de ciências exatas e tecnologia também se interessaram e foram inscritos no curso.

Resultados Perfil dos Profissionais: Analista de Sistemas Assistente Social Biólogo Enfermeiro Engenheiro Biomédico Engenheiro Civil Estudante de Biomedicina Estudante de Farmácia Farmacêutico Médico Psicólogo

Resultados Instituições participantes: IMIP-PE CEFET-MT UCB-DF Unicamp-SP, Unimed-SP, Unesp-SP Hospital Garcia de Orta-Portugal Universidade Federal Fluminense-RJ Universidade São Francisco-SP Universidade Tiradentes-SE Facisa-PB CEFET-PB, UFPB

Resultados Inicialmente foram oferecidas 20 vagas, mas devido a grande procura foram inscritos 28 alunos, dos quais apenas 4 abandonaram o curso (14%). Um questionário de avaliação do curso foi aplicado com os alunos através das ferramentas do TelEduc. Dos 24 alunos que participaram do curso, 18 (75%) responderam o questionário no período solicitado.

Você já conhecia Educação a Distância? Discussão Você já conhecia Educação a Distância?

Você já havia feito algum curso a distância? Discussão Você já havia feito algum curso a distância?

Como você considera a sua participação neste curso? Discussão Como você considera a sua participação neste curso?

De uma forma geral o curso: Discussão De uma forma geral o curso:

O material didático estava adequado ao tema e ao objetivo do curso? Discussão O material didático estava adequado ao tema e ao objetivo do curso?

A utilização do ambiente de aprendizagem (TelEduc) foi fácil? Discussão A utilização do ambiente de aprendizagem (TelEduc) foi fácil?

A metodologia utilizada no curso foi? Discussão A metodologia utilizada no curso foi?

Discussão A interatividade entre os participantes através das ferramentas de comunicação foi:

Os formadores estavam sempre presentes quando precisou deles? Discussão Os formadores estavam sempre presentes quando precisou deles?

Você recomenda este curso para outras pessoas? Discussão Você recomenda este curso para outras pessoas?

Conclusão O TELEINFO foi planejado e executado com êxito; O curso ofereceu aos estudantes e profissionais de saúde, a oportunidade de conhecer a telemedicina, proporcionando a atualização e educação continuada;

Conclusão Além dos profissionais da área de saúde, outros profissionais de ciências exatas e tecnologia também se interessaram pelo curso; O conhecimento e a utilização do TelEduc como ambiente virtual de aprendizagem, atendeu plenamente às necessidades e objetivos do curso;

Conclusão O ambiente de aprendizagem foi avaliado como simples e de fácil utilização e a metodologia do curso foi considerada adequada. O curso foi considerado um sucesso, sendo 100% recomendado para outras pessoas, apresentando conteúdo confiável com textos simples e objetivos.

Sugestões de Trabalhos Futuros Oferecer o TELEINFO para um curso de Pós- Graduação em Serviços de Saúde Pública como complementação da disciplina Informática em Saúde; Utilizar o TELEINFO como modelo para a implantação da Educação à Distância no CEFET-PB.

Obrigada! kalira@terra.com.br