Ambiente Colaborativo Aplicado à Medicina em Câncer Infantil André L. M. Rosa, Thiago T. Lopes, Adilson Y. Hira, Marcelo K. Zuffo Laboratório de Sistemas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programação de jogos MMO com DALua
Advertisements

Sistemas Distribuídos
Tecnologia em prol da sociedade
Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Sistemas distribuídos Metas de Projeto Prof. Diovani Milhorim
Sistemas Distribuídos
UNIPAC – ARAGUARI CAMPUS – IX PROF. EVERTON HIPÓLITO DE FREITAS
Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas
OS NOVOS MEIOS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Comunicação Distribuída
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
Interação Cliente Servidor
Sistema Web para Departamentos
Sistemas Distribuídos e Redes de Computadores
1 Comunicação Inter-Processos -> RMI -> RPC -> TCP -> UDP (Abstração de passagem de mensagem)
JADE Java Agent DEvelopment Framework
INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil
III – Aplicações – Teleconferência Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações.
Análise e Projeto de Sistemas
PROJETO INTEGRADO Paulo Roberto Bernardo
Thiago T. Lopes, Patrícia Trautenmüller,
Cristina F. F. Assunção Elderclei R. Reami Marcelo Knörich Zuffo
IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
Alexandre Murakami1, Luiz O. M
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 3 Fernanda Campos
Especificação e Projeto do sistema de gerência e manipulação de mídias para produção de aulas Mozart de Melo Alves Jr. Paulo Tenório.
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
Tecnologia de Informática
Informática na Construção - Gestão da documentação em obra David Manuel de Almeida Pinto 31/12/2001.
Sistemas Distribuídos
Gerencia de Redes Redes de Computadores II
7 Consistência e replicação capítulo Andrew S. Tanenbaum
Nova solução CRM da Riosoft
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
Sistemas Inteligentes no Apoio à Decisão em Medicina
Sistemas Distribuídos
Ferramentas de Gerenciamento Aula 02 Ricardo Donadel
AS TECNOLOGIAS AUXILIARES AO TELETRABALHO E SUAS APLICAÇÕES E SUAS APLICAÇÕES Mauro de Lima Coimbra Mauro de Lima Coimbra, Dr.
Mole: Um Sistema de Agentes Móveis Baseado em Java Curso de Ciência da Computação Departamento de Informática Disciplina de Tópicos Especiais em Computação.
Projeto de Bloco: Engenharia de Software
“Menos é Mais!” Apresentação Alunos:
Concorrência e thread Petrônio Júnior(pglj) Márcio Neves(mmn2)
RMI x C# Remote Emilena Specht – 1113/01/9 2004/01
Hospital São Paulo, HU da Universidade Federal de São Paulo SPDM – Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina IV Congresso Brasileiro de Hospitais.
WDS Technologies SA Imagens Médicas e Telemedicina.
Tutor Inteligente  Problemas:  Conteúdos para o aprendiz estudar sozinho.  Aprendizes com dificuldades de estudarem e aprenderem sozinhos.  Abandono.
O HOSPITAL VIRTUAL E PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS Recursos de Informação em Medicina e Saúde para a World Wide Web.
Renato M.E. Sabbatini, PhD
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS C Construção - PAS
RUP - Cap. 3 – Processo Dirigido por Caso de Uso
Telemedicina, Internet e Interatividade Digital Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática Biomédica UNICAMP Instituto Edumed.
Equipe ADA Recife, 2003 Projeto de Desenvolvimento de Software Profs. Hermano Perrelli e Jacques Robin MARCO ZERO Equipe ADA Francisco De A. M. Valadares.
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Introdução a Engenharia Elétrica
Sistema de Embalagens Inteligentes para auxílio de deficientes visuais
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica GRACO – Grupo de Controle e Automação Implementação de uma Interface.
1 Programação Distribuída em Java Aula Na aula de hoje veremos: Introdução Conceito de Rede Protocolos Modelo ISO/OSI Modelo TCP/IP Modelo Cliente/Servidor.
A Multilayer P2P Framework for Distributed Synchronous Collaboration Fernando Abrahão Afonso Leonardo Kunz Programação com Objetos Distribuídos Trabalho.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica _________________________________________________________________________________________________________________________.
1 Edgar Marçal de Barros Filho Orientador: Riverson Rios Co-Orientadora: Rossana Andrade Aprendizagem utilizando Dispositivos Móveis com Sistemas de Realidade.
Projeto Alcatruz – Oficina de Informática – 20h Internet A Internet, ou apenas a Net, é uma rede mundial de computadores ligados entre si.
Sistema Almirante Gabriel Junji Ito Giuliano Diego Barbarra.
Para cada acontecimento detectado no ambiente –Criar um evento para representar o acontecimento Enviar os eventos do dispositivo para o servidor de dados.
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo 03 de Outubro de 2008 PCS2050 – Projeto de Formatura II  Andre Romero Gonçales  Milton Yukio Godoy Saito.
Equipe ADA Recife, 2003 Projeto de Desenvolvimento de Software Profs. Hermano Perrelli e Jacques Robin MARCO ZERO Equipe ADA Francisco De A. M. Valadares.
Redes e Sistemas Distribuídos II – Cód Prof. MSc. Ronnison Reges Vidal.
Mail++.  Objetivo ◦ Adicionar novas funcionalidades a um servidor de  Servidor de JES ◦ Implementado em Java ◦ Apenas funcionalidades.
Transcrição da apresentação:

Ambiente Colaborativo Aplicado à Medicina em Câncer Infantil André L. M. Rosa, Thiago T. Lopes, Adilson Y. Hira, Marcelo K. Zuffo Laboratório de Sistemas Integráveis da EPUSP CBIS2004 – IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde

Introdução Este trabalho promove a colaboração entre profissionais de saúde, através diagnóstico à distância, segunda opinião médica e capacitação de médicos remotamente A ferramenta estará disponível no Projeto Oncopediatria de telemedicina

Objetivos Permitir que profissionais de saúde possam visualizar e discutir, de forma colaborativa através da Internet, imagens médicas digitalizadas; Permitir a conversação através de texto e vídeo-conferência entre os participantes da reunião.

Implementação Foram necessários: A especificação de um protocolo colaborativo; O desenvolvimento de dois módulos: Servidor Cliente Toda a implementação utiliza a linguagem de programação Java (Java RMI para o protocolo e JMF para a vídeo-conferência).

Implementação Arquitetura Centralizada:

Implementação - Protocolo Seção: Abstração lógica para diferenciar várias reuniões Assim pode permitir a existência de múltiplas reuniões Foram criadas duas classes de controle: CCA: Classe de Controle de Acesso; CCS: Classe de Controle de Seções.

Implementação - Protocolo CCA: Classe que controla uma seção. Possui proteção contra acessos simultâneos, garantindo sua consistência. CCS: Gerencia todas as CCA´s existentes no momento.

Implementação - Protocolo Diagrama de Classes: A CCS e as CCA são inteiramente localizadas no servidor para evitar inconsistências; Usuários mantém cópia local de sua respectiva CCA para visualização.

Implementação - Protocolo Mensagens de Controle: Mensagem de Seção; Mensagem de Log; Mensagem de Atualização; Mensagem de Notificação; Mensagem de Texto; Mensagem de Vídeo-Conferência.

Implementação – Aplicação Cliente Ambiente Colaborativo: Pincel, Borracha; Retângulo, Oval, Reta; Texto; Mover, Zoom; Distância, Ângulo; Efeitos na Imagem: Brilho, Contraste, Nitidez, Desfoque, Convolução.

Implementação – Aplicação Cliente

Implementação - Processamento Após cada modificação no AC, é gerada uma Mensagem de Atualização enviada ao Servidor; O Servidor envia uma Mensagem de Notificação aos usuários da Seção; Cada usuário atualiza sua CCA Local a partir da CCA do Servidor; Com isso, é feita a visualização.

Implementação - AC Para maior eficiência do protocolo, cada camada é binarizada e enviada de forma compactada para o Servidor; Os usuários devem descompactar a camada para poderem visualizarem.

Implementação – Vídeo- Conferência O módulo de vídeo-conferência utiliza qualquer webcam e microfone devidamente instalados no Sistema Operacional utilizado. Atualmente, o fluxo de vídeo-conferência é enviado diretamente aos usuários participantes.

Implementação – Vídeo- Conferência

Conclusão Pretende-se com este projeto auxiliar a execução de diagnósticos médicos, e possivelmente o ensino à distância, criando uma alternativa de comunicação eficiente e produtiva. O sistema encontra-se atualmente na fase de testes

Trabalhos Futuros Como o fluxo de um sistema de vídeo- conferência é muito grande, pretende-se utilizar um servidor auxiliar para diminuir o tráfego na rede. Pretende-se ampliar este projeto com a utilização da visualização tridimensional volumétrica, e permitir a colaboração sobre cada fatia do volume.

Contatos André L. M. Rosa, Thiago T. Lopes, Adilson Y. Hira, Marcelo K. Zuffo [amiranda, tognoli, ayhira, Núcleo de Telemedicina Laboratório de Sistemas Integráveis Departamento de Sistemas Eletrônicos Escola Politécnica da USP Telefone: (11)