Uma Arquitetura para Suporte ao Compartilhamento do Conhecimento Clínico em Sistemas PEP Integrados a Sistemas SAD Daniel Facciolo Pires Faculdades COC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ana Karina P. Barbosa1, Magdala de A
Advertisements

Universidade Federal do Rio de Janeiro Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação PORTAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNIDADES VIRTUAIS.
Consultoria e Produtos metas, planejamento e resultados
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
O Impacto da Internet: O que esperar (então)?
#pshare: compartilhando preços de produtos na web Dárlinton B. F. Carvalho Março de 2010.
Técnicas eTipos de Requisitos
Capítulo 11: SAD baseado na WEB e Inter-organizacional
PROCESSO DE ENFERMAGEM VERDADES E DESAFIOS: NA ASSISTÊNCIA
MONITORAMENTO E CRIAÇÃO DE HISTORICOS DENSOS DE PACIENTES CLINICOS ATRAVÉS DE UMA APLICAÇÃO NAS NUVENS Aluno: Pedro Walter Lages da Silva Palhares Orientador:
Algoritmos de escalonamento (com e sem o
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
Aluno: Julio César Barbieri Gonzalez de Almeida
Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes
Grupo de Trabalho Colaborativo para o Desenvolvimento do Sistema de Apoio à Decisão Médica Lepidus R2 André L. F. Furloni1, Marcelo Ponciano2, Pedro.
Cristina F. F. Assunção Elderclei R. Reami Marcelo Knörich Zuffo
Registro Eletrônico para Acompanhamento Médico de Pacientes em uma UTI Rafael Charnovscki (1), Jacques R. Nascimento Filho (2,3) Giancarlo Bianchin.
A. Rezende, V. Cavicchioli Neto, B. Berardo,
Ambiente Colaborativo Aplicado à Medicina em Câncer Infantil André L. M. Rosa, Thiago T. Lopes, Adilson Y. Hira, Marcelo K. Zuffo Laboratório de Sistemas.
Ivan Torres Pisa1, Paulo Roberto de Lima Lopes2,
Alexandre Murakami1, Luiz O. M
Projeto desenvolvido pelo Grupo IV para crédito da disciplina Engenharia de Software para Software Livre 2.
Projeto desenvolvido pelo Grupo IV para crédito da disciplina Engenharia de Software para Software Livre 2.
Gabriel Silva Bornia Prof. Dr. Roberto Tom Price Orientador
Alunos: Erick Butler Poletto Ricardo Alexandre Fiorelli Orientadores: Prof. Paulo Cugnasca (Brasil) Prof. ssa. Chiara Francalanci (Itália)
A Enfermagem na Era da Informática
Eng. Luiz Francisco Bozo
Cicília Raquel Maia Leite –
Engenharia de Software para Sistemas de Apoio a Decisão
Desafios do Design Instrucional na Educação Corporativa
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
Portal Corporativo: Conceitos e Características
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Adriano S. Castro. Soluções para problemas recorrentes no desenvolvimento de software; Orientação a objetos; Facilitam a reutilização; Vocabulário comum;
Um estudo exploratório da aplicação da engenharia de software orientada a agentes para o desenvolvimento de ferramentas de suporte a comunidades online.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
Lições Aprendidas.
Tema Gestão do Conhecimento:.
WEBSAÚDE Controle de Consultas Um novo conceito em Saúde Pública
Apresentação Corporativa. Fundada em 2008 através da parceria entre profissionais da área de TecnoIogia e Gestão Hospitalar de duas grandes instituições,
Sistemas Inteligentes no Apoio à Decisão em Medicina
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
FLUXO DO ATENDIMENTO ORTOPÉDICO NO DEPARTAMENTO DE EMERGÊNCIA.
IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-RS Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Uma Ferramenta para Geração de Casos de Testes para.
Renato M.E. Sabbatini, PhD
Testes Baseados Em Riscos: Uma revisão do Estado-da- Arte Nielson Pontes Outubro, 2010.
Equipe Telemedicina: LES/PUC-Rio, HUAP/UFF & IME
GENESE – Sistema de Apoio para a Educação a Distância Alfredo Lanari de Aragão.
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Atualmente, aproximadamente 70% da produção nacional de óleo é proveniente de poços operados por injeção contínua de gás (gas-lift).
Capítulo 8: Implementando SAD orientado a grupo
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Agenda  Apresentação  Objetivos  Motivação  Principais casos de uso  Arquitetura  Desenvolvimento  Tecnologias  Protótipo  Conclusão.
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.
UCB – Universidade Católica de Brasília Bacharelado em Ciência da Computação e Sistemas de Informação Trabalho de Conclusão de Curso JMBLogView ferramenta.
2.REVISÃO DA LITERATURA _______________________________________________________________ 2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO  Considera-se um sistema um conjunto.
Ciclo de Aperfeiçoamento da Prática Profissional
Uma Avaliação Experimental Sobre Técnicas de Indexação em Banco de Dados Orientados a Objetos Eduardo Ogasawara & Marta L. Q. Mattoso
MP Compliance & Governance PROJETO EMPRESÁRIO SOLIDÁRIO.
Introdução A Comissão Setorial de Arquivos (CSArq/FCM), com apoio da Diretoria da FCM, promovem desde 2006, planejamentos para realização de ações para.
TIC e a Formação de Recursos Humanos Bacharelado em Informática Biomédica Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques FMRP – USP – Ribeirão Preto.
"O Novo Portal Minas e a metodologia de apuração da satisfação dos usuários". Marconi Laia Brasília - Dezembro de 2005.
Mconf Mconf Plataforma do serviço de Conferência Web da RNP Thiago Borges de Oliveira
Síntese do Negócio ONTOWEB. Ontoweb – Nova Geração de Ferramenta de Busca Possui comportamento inteligente que auxilia o usuário a organizar e compartilhar.
Transcrição da apresentação:

Uma Arquitetura para Suporte ao Compartilhamento do Conhecimento Clínico em Sistemas PEP Integrados a Sistemas SAD Daniel Facciolo Pires Faculdades COC DFM-USP-Ribeirão Preto

Considerações Iniciais Telemedicina Sistemas de Prontuário Eletrônico de Paciente (PEP) Sistemas de Auxílio na tomada de decisão Diagnóstica (SAD) Sistemas PEP integrados a sistemas SAD Sistemas Colaborativos Suportados por Computador (CSCW)

Motivação Problema: muitas vezes, informações de um PEP permanecem isoladas localmente Criação de um ambiente colaborativo para apoiar o compartilhamento do conhecimento clínico dos prontuários com toda a comunidade médica Melhorar a precisão diagnóstica

Objetivos Projetar uma arquitetura para suporte a um ambiente colaborativo para compartilhamento de casos e conhecimentos clínicos em PEPs integrados a SADs através da Internet Construir uma aplicação suportada pela arquitetura Inicialmente, um PEP para médico anotar um conjunto de sinais e sintomas relacionado a dor abdominal aguda Inicialmente, um SAD para obter diagnósticos segundo uma base de casos local ou importada

A Arquitetura Proposta

Cenários presentes no dia-a-dia do médico Cenário 1: Começar a vida profissional a partir do conhecimento de profissionais experientes Cenário 2: Construção da própria base de conhecimento clínico Cenário 3: Obtendo base de conhecimento de outros profissionais Cenário 4: compartilhando casos clínicos com outros profissionais através do sistema gerenciador

Implementação Inicial Caso clínico: Dor Abdominal Aguda 28 sinais e sintomas 11 possíveis diagnósticos Técnica de Aprendizado de Máquina Árvore de Decisão Classificador C4.5 API Weka

Implementação Inicial

Resultados Iniciais Técnica de validação: 10-fold cross-validation 1o teste: 211 casos de situação reais experimentadas 98,58% dos casos de teste foram corretamente classificados 2o teste: 26 casos clínicos de dor abdominal obtidos em SH Clínicas 97,55% dos casos de teste foram corretamente classificados

Trabalhos Relacionados Eich et al. (2000) propõe um servidor central para suporte a decisão clínica Apenas dor abdominal aguda Não aborda compartilhamento de conhecimento Renske et al. (2004) propõe a ferramenta OpenSDE para modelar quadros clínicos com entrada estruturada de dados (formulários) Formato proprietário Impossibilidade de compartilhar casos Não suporta conhecimento clínico

Trabalhos Presentes e Futuros Presente Aumento no números de sinais/sintomas/diagnósticos Construção dos Serviços Web do SAD no Sist. Gerenciador Definir os módulos cliente e servidor para o quadro Dor Abdominal Aguda Futuro Abstrair a aplicação de modo a servir para qualquer quadro clínico Construção dos Serviços Web do Moderador Medir os resultados obtidos com métricas na literatura

Obrigado ! ! ! Agradecimentos Ricardo Halah (médico especialista) Renato Tinós Adriano Holanda Evandro Eduardo Seron Ruiz (orientador)