Sistema de Cadastramento de Obra - Módulo Prefeitura

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Transcrição da apresentação:

Sistema de Cadastramento de Obra - Módulo Prefeitura SisobraPref Sistema de Cadastramento de Obra - Módulo Prefeitura

Finalidade e Fundamentação Legal Desenvolvido pela SRP em parceria com a DATAPREV; Fornecido, sem ônus, para as Prefeituras Municipais; Utilizado para cadastramento de obras de construção civil, com emissão de Alvarás e Habite-se personalizados e do relatório mensal desses documentos;

Finalidade e Fundamentação Legal Auxilia o ente municipal no cumprimento da determinação legal contida no art. 50 da Lei No. 8.212/91, regulamentado pelo Decreto No. 3.048/99, que é de enviar, até o dia 10 do mês subsequente, o Relatório Mensal de Alvará e Habite-se expedido no mês para a RFB.

Finalidade e Fundamentação Legal O ente municipal que possuir sistema próprio de cadastramento de obras e emissão de Alvarás e Habite-se, não precisará adotar o sistema SisobraPref, mas terá, OBRIGATORIAMENTE que adequar-se seu sistema para gerar o Relatório de Alvará e Habite-se com o mesmo layout de arquivo especificado na Portaria INSS/DRP nº 53 de 22 de junho de 2004, republicado pela Portaria MPS/SRP nº 160 de 21 de junho de 2005 .

Finalidade e Fundamentação Legal A adequação do sistema no layout da citada Portaria tornará possível a transmissão do Relatório de Alvará e Habite-se através do aplicativo SisobraNet.

Finalidade e Fundamentação Legal O órgão municipal que não possuir acesso a Internet poderá solicitar a transmissão do relatório na Unidade de Atendimento da Receita Federal do Brasil que jurisdiciona o município. Para tanto deverá gravar o arquivo em disquete. Após a transmissão, solicitar a gravação do recibo de comprovação da transmissão na mesma mídia.

Vantagens do SisobraPref Com este sistema será possível a maioria dos Órgãos Municipais modernizar seus serviços informatizando seu cadastro de obras e mantendo o controle das obras de construção civil executadas em sua jurisdição,; Poderão através dele emitir os documentos de Alvarás e Habite-se de obra personalizados; 7

Vantagens do SisobraPref Criar um banco de dados dos contribuintes do IPTU; Aumentar a arrecadação de taxas de serviços; Aumentar a arrecadação municipal do IPTU; Possibilitar o controle e gerenciamento de obras; 8

Vantagens do SisobraPref Gerar de forma simples o Relatório de Alvará e Habite-se para envio à RFB mensalmente.; Encaminhar o Relatório via Internet; Realizar economia tributária evitando a multa pelo descumprimento da obrigação dentro do prazo e fora dos padrões da RFB; 9

Vantagens do SisobraPref Inclusão digital dos serviços do município, melhorando sua prestação e suas informações; e Possibilitar melhor planejamento urbano do município. 10

Vantagens do SisobraPref O SisobraPref será para o município, na área da construção civil, instrumento útil no planejamento dos serviços urbanos e de gestão territorial. Possibilitará o aumento da eficiência administrativa e fiscal, assegurando melhor aproveitamento do potencial arrecadatório. 11

Instalação do Sistema O programa pode ser obtido por download no site da Receita Federal do Brasil, http://www.receita.fazenda.gov.br/ => Em Download de Programas/ programas para empresas => Fornecimento de Programas Pessoa Jurídica => Sisobra-Pref - Sistema de Gerenciamento de Obras (Módulo Prefeitura)

Instalação do Sistema A instalação do sistema poderá ser feita como: Mono-Usuário Ambiente Cliente/Servidor Acesso inicial: Usuário= ADMIN Senha = ADMIN Maiores informações sobre a instalação poderá ser obtidas com Ignácio, fone: 085 3878.3270

Manutenção de Usuários O administrador do sistema deverá cadastrar os demais usuários atribuindo nível de acesso 1, 2  ou 3.   NÍVEIS DE ACESSO => Nível 1 –  Somente consulta, emissão de documentos e relatórios; => Nível 2 –  Cadastramentos + acesso do nível 1; => Nível 3 -  Administrador do Sistema , tem todos os acessos.

Utilizando o SisobraPref

Dados da Prefeitura Na aba Dados da Prefeitura/Administração Regional, deve-se preencher todos os campos dos dados cadastrais da Prefeitura e do Departamento / Secretaria de Obras do órgão. Os campos Último Alvara e Último Habite-se, servirão para a Prefeitura/Administração Regional, dá continuidade à numeração (controle) existente destes documentos antes da instalação do SisobraPref, os quais deverão ser selecionados, e informadas as últimas numerações expedidas, tanto de Alvará  quanto o de Habite-se.

Gabaritos e Marcadores A aba Gabarito e Marcadores servem para criar modelo de Alvará e Habite-se, de acordo com as especificidades de cada órgão. O sistema possui um modelo de Alvará e de Habite-se padrões, que poderão ser utilizados pelo Órgão Municipal. Para criar um modelo próprio, utiliza-se os Marcadores Disponíveis. Clica-se no ícone  de impressão para imprimir a lista global dos Marcadores disponíveis que facilitará a personalização do modelo de Alvará e do modelo de Habite-se, que o órgão irá utilizar.

Gabaritos e Marcadores O Gabarito personalizado deverá ser gerado em formato HTML, podendo ser criado através de qualquer editor que manipule este formato. Os Marcadores deverão ser incluídos no texto que serão substituídos durante o processamento, pelo conteúdo dos campos correspondentes. O sistema solicitará o caminho e os nomes dos gabaritos de Alvará e Habite-se.

Menu Ações

Menu Ações Cadastramento, Consultas e Emissão dos Documentos de Obras (Alvará e Habite-se): onde serão cadastrados os dados dos proprietários, da obra e do dono da obra, assim com as consultas e emissão dos Alvarás e dos Habite-se; Geração de Arquivo para Exportação: onde será gerado o arquivo com os dados dos Alvarás e Habite-se das obras de construção civil emitidos pela Prefeitura durante o mês, e que deverão ser exportados para a Base de Dados da Receita Federal.

Menu Ações - Cadastramento Tela inicial exibe todas as obras cadastradas de acordo com a seleção do usuário e permite o cadastramento da obra, do documento de Alvará e de Habite-se emitidos  pela Prefeitura Municipal. O usuário poderá personalizar a tela principal para excluir algum campo que julgar desnecessário aparecer na tela principal, ou incluir campos com informações que não aparecem na tela padrão do sistema acionando o Botão "Seletor de Campos", clicando sobre o item que se deseja incluir, arrastando-o para a barra principal; o procedimento inverso se desejar excluir.

Menu Ações - Cadastramento

Menu Ações - Cadastramento

Menu Ações - Cadastramento

Menu Ferramentas

Menu Ferramentas Cálculo do Dígito Verificador com transporte; Calculadora com transporte de valor; Executa o SisobraNet p/envio do arquivo mensal; Alteração de senha de acesso do Administrador; Manutenção de Usuários; Tabela de CEP: a última tabela da ECT; Configuração do Sistema; Manutenção do Banco de Dados: cópia e restauração

Ajuda do SisobraPref

Obrigada pela Atenção Valesca Urano