UNIVASF - 26 e 27 – nov Mesa Redonda:

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Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Transcrição da apresentação:

UNIVASF - 26 e 27 – nov - 2010 Mesa Redonda: Educação Científica na Região Nordeste Marcus Vale

Índice de Desenvolvimento Humano – IDH - (2010) Muito elevado Elevado Médio Baixo Sem dados IDH - medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" classificando em Países desenvolvidos (elevado DH) Países em desenvolvimento DH médio) Países subdesenvolvidos (DH baixo). País em desenvolvimento ou país emergente padrão de vida entre baixo e médio base industrial em desenvolvimento IDH entre médio e elevado

O IDH Referência de bem-estar da população Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), considera prosperidade econômica individual níveis de educação expectativa de vida O cálculo Média simples de : IDH Longevidade: medida pela esperança de vida ao nascer IDH Educação: * medido pela taxa de alfabetização de pessoas de 15 anos ou mais * taxa bruta de matrículas nos três níveis de ensino de 7 a 22 anos IDH Renda: medido pelo PIB real per capita em dólares,

Desenvolvimento humano muito elevado

Desenvolvimento humano elevado

Desenvolvimento humano médio

Desenvolvimento humano baixo

IDH Estados Brasileiros 0,800 – 0,900 (Elevado) 0,700 – 0,799 (Médio-alto) 0,600 – 0,699 (Médio-baixo) IDH Estados Brasileiros Situação em setembro de 2008 Fonte: Banco Central do Brasil com base em dados do PNAD realizado pelo IBGE.

IDH Estados Brasileiros

IDH Estados Brasileiros – comparação com outros países

IDH Educação Estados Brasileiros http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_estados_do_Brasil_por_IDH Os valores são baseados em dados do PNUD para o ano de 2005[nota 1] .Também são apresentadas o IDH dos anos de 2006 e 2007 calculado pelo Banco Central.[nota 2] IDH Educação Estados Brasileiros

IDH Esperança de Vida

IDH Renda

Programa Internacional de Avaliação de Alunos PISA Programa Internacional de Avaliação de Alunos Avaliação desenvolvida conjuntamente pelos países participantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), aplicada a alunos de 15 anos no ensino regular (7ª série em diante). Education at a Glance 2009: OECD Indicators

PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS PISA PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS (Programme for International Student Assessment) É uma avaliação padronizada internacionalmente que foi desenvolvido conjuntamente por países participantes e aplicada nas escolas a alunos com15 anos de idade Já foram realizadas 4 avaliações (em 2000, 2003, 2006 and 2009). Os dados da avaliação realizada em 2009 deverão ser publicados em dezembro de 2010. Os testes são aplicados para 4.500 a 10.000 estudantes em cada país

O PISA avalia competências científicas dos estudantes (letramento científico). Avalia se o aluno: • Possui conhecimento científico e utiliza esse conhecimento para identificar questões, adquirir novos conhecimentos, explicar fenômenos científicos e tirar conclusões baseadas em evidência científica sobre questões relacionadas a Ciências. • Compreende os traços característicos da Ciência como uma forma de conhecimento humano e investigação. • Demonstra consciência de como a Ciência e a Tecnologia moldam nosso ambiente material, intelectual e cultural. • Demonstra engajamento em questões relacionadas a Ciências como um cidadão consciente

Resultados do Desempenho em Ciências 2006 Pisa Resultados do Desempenho em Ciências 2006

PISA Resultados do Desempenho em Leitura

Pisa Resultados do Desempenho em Matemática

8ª maior economia do planeta, 5º em número de usuários da internet, Na economia, o Brasil apresenta-se bem: 8ª maior economia do planeta, 5º mercado mundial em telefonia celular, 5º em número de usuários da internet, 7º maior credor em reservas internacionais, 10º produtor mundial de energia elétrica

21,9% têm alguma educação pós-secundária 10% de analfabetos (são 2,3% na Argentina), 21,9% têm alguma educação pós-secundária (no Uruguai são 44,6%) 30% têm acesso ao ensino superior (no Panamá são 45%). Índices negativos 24% Abandono escolar (5,1% no Chile) 18,7% repetência no ensino fundamental (no Peru, são 7,2%). 23 alunos para cada professor, na Argentina são 14,8 Rendimento médio do professor brasileiro é de 44% do rendimento do professor europeu

5,2% do PIB brasileiro vai para a Educação, Austrália (4,7%) 2º IDH Alemanha (4,4%) 10º IDH 16% do total da despesa pública brasileira destina-se à Educação União Europeia (12,1%). Segundo a OCDE Gastamos com ensino superior proporcionalmente mais que a Itália e o Japão 73% dos recursos públicos para pagamento de professores da Educação básica Chile (89,2%) México (92,2%). 98% das crianças na escola, 7% do PIB para Educação (em discussão) Falta qualidade

13º. Em produção científica!!!!! Classificação do Brasil dentre 57 países: 52º em ciências, 54º em matemática 50º em leitura. 13º. Em produção científica!!!!!

Que o CNPq só conceda auxílio na dependência de haver no projeto http://www.youtube.com/watch?v=5dktEyghi08 Conferencia nicolelis Que o CNPq só conceda auxílio na dependência de haver no projeto Algo relativo a trabalho em educação básica e/ou divulgação científica Como contrapartida. (Contar a história da Física e o encontro de nanotecnologia/teatro Seara Ideias Artigos ou trabalhos com museus Contatos com escolas públicas – visitas, conferências, eventos – envolvendo estudantes de PG e IC

Manifesto da Ciência Tropical: um novo paradigma para o uso democrático da ciência como agente efetivo de transformação social e econômica no Brasil por Miguel Nicolelis 1) Massificação da educação científica infanto-juvenil por todo o território nacional 2) Criação de centros nacionais de formação de professores de Ciência 3) Criação da carreira de pesquisador científico em tempo integral nas universidades federais 4) Criação de 16 Institutos Brasileiros de Tecnologia espalhados pelo país 5) Criação de 16 Cidades da Ciência 6) Criação de um arco contínuo de Unidades de Conservação e Pesquisa da Biosfera da Amazônia 7) Criação de oito “Cidades Marítimas” ao longo da costa brasileira 8) Retomada e Expansão do Programa Espacial Brasileiro

Manifesto da Ciência Tropical: um novo paradigma para o uso democrático da ciência como agente efetivo de transformação social e econômica no Brasil por Miguel Nicolelis 9) Criação de um Programa Nacional de Iniciação Científica 10) Investimento de 4-5% do PIB em ações de ciência e tecnologia na próxima década 11) Reorganização das agências federais de fomento à pesquisa 12) Criação de joint ventures para produção de insumos e materiais de consumo para prática científica dentro do Brasil 13) Criação do Banco do Cérebro 14) Ampliação e incentivo a bolsas de doutorado e pós-doutorado dentro e fora do Brasil 15) Recrutamento de pesquisadores e professores estrangeiros dispostos a se radicar no Brasil

Museus e Centros de Ciência Brasileiros DA CIÊNCIA UFC S E A R A Ilha da Ciência Estação Ciência-PB Usina Ciência Museu de Ciência e Tecnologia Museu da Vida FioCruz Museu Exploratório

Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência Circo da Ciência

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA S E A R A DA CIÊNCIA UFC ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UFC

Órgão suplementar da UFC Divulgação científica S E A R A DA CIÊNCIA UFC UFC Órgão suplementar da UFC Divulgação científica Popularização da Ciência Auxílio ao ensino de ciências

Produção de peças teatrais e vídeos Orientação de estudantes S E A R A DA CIÊNCIA UFC ATIVIDADES Exposições Cursos e treinamentos Produção de peças teatrais e vídeos Orientação de estudantes Site internet

EXPOSIÇÕES INTERATIVAS S E A R A DA CIÊNCIA UFC EXPOSIÇÕES INTERATIVAS QUÍMICA Tabela periódica interativa Evolução da Química Nutrientes minerais nos vegetais Universo químico em movimento Digestão dos alimentos

S E A R A DA CIÊNCIA UFC Salão de Exposições Tabela Periódica

Universo Químico em Movimento Transformações de energia S E A R A DA CIÊNCIA UFC Salão de Exposições Universo Químico em Movimento Transformações de energia

EXPOSIÇÕES INTERATIVAS S E A R A DA CIÊNCIA UFC EXPOSIÇÕES INTERATIVAS FÍSICA Transformações de energia Máquinas simples - Roldanas Giroscópio e movimento de precessão Duplo cone e aparente gravidade Espelhos parabólicos Motor elétrico Máquina de raios Cuba giratória Polarização da luz Associação de espelhos Gerador eletrostático Anel saltitante

Salão de Exposições Espelhos Parabólicos Curva de Gauss Duplo cone S E A R A DA CIÊNCIA UFC Salão de Exposições Duplo cone Espelhos Parabólicos Curva de Gauss

Salão de Exposições Transformações de energia Máquinas Simples S E A R A DA CIÊNCIA UFC Salão de Exposições Máquinas Simples (roldanas)

S E A R A DA CIÊNCIA UFC Salão de Exposições

S E A R A DA CIÊNCIA UFC Cenário da Caatinga Salão de Exposições

(Fragmentos Pictóricos) S E A R A DA CIÊNCIA UFC HISTÓRIA DA MEDICINA (Fragmentos Pictóricos)

OS CIENTISTAS NA TERRA DA LUZ S E A R A DA CIÊNCIA UFC HISTÓRIA DA CIÊNCIA OS CIENTISTAS NA TERRA DA LUZ

Show de Química e Física S E A R A DA CIÊNCIA UFC A MAGIA DA CIÊNCIA Show de Química e Física Apresentações em escolas, feiras de ciências e outros eventos Explora fenômenos químicos e físicos com efeitos visuais interessantes Utiliza personagens populares do cinema e da televisão

Show de Química e Física S E A R A DA CIÊNCIA UFC A MAGIA DA CIÊNCIA Show de Química e Física

Show de Química e Física Show de Química e Física S E A R A DA CIÊNCIA UFC A MAGIA DA CIÊNCIA Show de Química e Física Show de Química e Física

S E A R A DA CIÊNCIA UFC A MAGIA DA CIÊNCIA

S E A R A DA CIÊNCIA UFC PROJETO ENERGIA

S E A R A DA CIÊNCIA UFC A MAGIA DA CIÊNCIA

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA S E A R A DA CIÊNCIA UFC SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SHOPPING BENFICA

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA S E A R A DA CIÊNCIA UFC SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SHOPPING BENFICA

ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS

GRUPO DE TEATRO Peças montadas: S E A R A DA CIÊNCIA UFC GRUPO DE TEATRO Peças montadas: Monólogos (Einstein, Darwin, Lavoisier) Odeio Insetos A Natureza da Luz Conversa sobre energia Bioquímica em Cena Deus e Darwin na Terra do Céu Cearense por opçãoÇ uma desbiografia de Rodolfo Teófiloo

S E A R A DA CIÊNCIA UFC Odeio Insetos A Natureza da Luz

Conversa sobre energia S E A R A DA CIÊNCIA UFC Conversa sobre energia

S E A R A DA CIÊNCIA UFC BIOQUÍMICA EM CENA

Teatro São João, Sobral-CE, outubro de 2005 S E A R A DA CIÊNCIA UFC BIOQUÍMICA EM CENA Teatro São João, Sobral-CE, outubro de 2005

Elenco do Festival de São Carlos-SP – Agosto 2007 S E A R A DA CIÊNCIA UFC BIOQUÍMICA EM CENA Elenco do Festival de São Carlos-SP – Agosto 2007

A Natureza da Luz De José Evangelista Moreira S E A R A DA CIÊNCIA UFC A Natureza da Luz De José Evangelista Moreira Natureza da Luz no Ciência em Cena – São Carlos

S E A R A DA CIÊNCIA UFC Einstein e Darwin

Deus e Darwin na terra do céu” de José Evangelista Moreira Grupo de Teatro Científico S E A R A DA CIÊNCIA UFC Deus e Darwin na terra do céu” de José Evangelista Moreira

ORIENTAÇÃO DE ESTUDANTES S E A R A DA CIÊNCIA UFC ORIENTAÇÃO DE ESTUDANTES ROTINA DE ATENDIMENTO ÀS ESCOLAS Apoio às Feiras de Ciências Apoio ao professor Orientação e suporte técnicos para trabalhos escolares OUTRAS ATIVIDADES SÉDE LOCAL DAS OLIMPÍADAS DE FÍSICA Administração Orientação aos participantes

CURSOS E TREINAMENTOS CURSOS BÁSICOS 330 vagas \ semestre QUÍMICA S E A R A DA CIÊNCIA UFC CURSOS E TREINAMENTOS QUÍMICA FÍSICA CURSOS BÁSICOS BIOLOGIA MATEMÁTICA Práticas laboratoriais Ofertados para escolas públicas 330 vagas \ semestre 30 horas aula

PROJETO BUSCA DE JOVENS TALENTOSOS Cursos de Férias e Estágios S E A R A DA CIÊNCIA UFC CURSOS E TREINAMENTOS PROJETO BUSCA DE JOVENS TALENTOSOS Cursos de Férias e Estágios Clientela Alunos e professores de escolas públicas Frequência Semestral Carga horária Estudantes – 40h Professores- 80h Apoio – Vitae Capes Finep

V Curso de Férias - 2005

V Curso de Férias - 2005

Peça – A Natureza da Luz

Futuro prédio da Seara da Ciência na entrada do Campus do Pici UFC Futuro prédio da Seara da Ciência na entrada do Campus do Pici

Cientistas homenageados: FCO. JOSÉ DE ABREU MATOS RODOLPHO THEOPHILO S E A R A DA CIÊNCIA UFC Cientistas homenageados: FCO. JOSÉ DE ABREU MATOS RODOLPHO THEOPHILO EXPEDITO PARENTE MARLÚCIA SANTIAGO MIGUEL CUNHA

S E A R A DA CIÊNCIA UFC 13 espetáculos 4 oficinas

4.500 VISITAS DIÁRIAS

S E A R A DA CIÊNCIA UFC

ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS

Para saber mais sobre a Seara da Ciência: UFC Para saber mais sobre a Seara da Ciência: Visite nosso site: www.seara.ufc.br Passe uma mensagem : seara@seara.ufc.br Fale conosco por telefone: (85) 3366.7375 (85) 3366.7376 (85) 3366.7882 Venha nos visitar: Rua Paulino Nogueira, 315 Bloco 1 - Térreo Benfica 60.020-270 - Fortaleza – Ceará