SIMCA – PROGRAMA VIVÊNCIA E CONSCIÊNCIA – IV ANO

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Transcrição da apresentação:

SIMCA – PROGRAMA VIVÊNCIA E CONSCIÊNCIA – IV ANO 14/05/2011 A perversa face da mídia brasileira: como os meios de comunicação manipulam a população Prof. Cleber Castilhos

A sociedade do espetáculo - Guy Debord - INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA SOCIEDADE GERA: IMAGEM/REPRESENTAÇÃO ao realismo concreto APARÊNCIA ao ser ILUSÃO à realidade IMOBILIDADE à atividade de pensar e reagir com dinamismo Assim, o homem é levado à PASSIVIDADE

A REALIDADE PASSA A SER VIVIDA NO REINO DAS IMAGENS E NÃO NO PLANO DA PRÓPRIA REALIDADE.

A sociedade do espetáculo os indivíduos abdicam da dura realidade dos acontecimentos da vida e passam a viver em um mundo movido pelas aparências e pelo consumo permanente de fatos, notícias, produtos e mercadorias; isso se dá pela mediação das imagens e mensagens dos meios de comunicação de massa, que são a manifestação superficial mais esmagadora da sociedade do espetáculo.

E o que é o espetáculo? uma forma de manipulação em que os indivíduos são obrigados a contemplar e a consumir passivamente as imagens de tudo o que lhes falta em sua existência, num processo de “empobrecimento, submissão e negação da vida real”; esse consumo transmite uma sensação de permanente aventura, felicidade, grandiosidade e ousadia.

Espetáculo e Sociedade do Consumo “fetichismo da mercadoria”: a felicidade identifica-se ao consumo; tudo é consumido nessa sociedade que se relaciona pelo espetáculo. A droga, por exemplo, não é tratada em família, mas na novela.

Implicações do Espetáculo o espetáculo se constitui na realidade e a realidade no espetáculo. Já não existe limite definido para as coisas. o homem passa a viver uma vida sonhada e idealizada, na qual a ficção mistura-se à realidade e vice-versa. exemplo disso é o efeito-sanduíche realidade-ficção-realidade, pelo qual os jornais (reino da realidade) se organizam como melodramas (reino da ficção) e as novelas (reino da ficção) vão se alimentar no reino da realidade.

Implicações do Espetáculo a notícia bebe da ficção e vice-versa, produzindo um entendimento parcial, fragmentado e nunca pleno do mundo dos acontecimentos; frente a esse emaranhado da programação, o reino das emoções (raiva, felicidade, justiça, paz, solidariedade) é apresentado como espetáculo.

Implicações do Espetáculo nesse sentido, os meios de comunicação de massa apresentam uma realidade própria para que a sociedade crie novos critérios de julgamento e justiça, conforme seus conceitos manipuladores.

Implicações do espetáculo o critério de verdade e validade da realidade é tudo aquilo que foi noticiado; se a mídia não noticiou, não teve registro imagético, logo, as pessoas tornam-se céticas quanto à veracidade da informação; ou seja, se não apareceu em jornais, rádios e TV, não aconteceu; isso gera uma total desinformação da sociedade.

Desinformação da sociedade desinformação enquanto novo tipo de informação que contém uma certa parte da verdade, que será usada de forma manipulatória; ou seja, desinformação como “mau uso da verdade”. o desaparecimento de critérios de verdade e validade, que antes eram referenciados em atitudes e funções específicas desempenhadas no mundo do trabalho.

fonte: www.donosdamidia.com.br Em 2009 - 271 políticos eleitos era sócios ou donos de meios de comunicação no Brasil fonte: www.donosdamidia.com.br