SETORES DA ECONOMIA.

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Transcrição da apresentação:

SETORES DA ECONOMIA

ÁREA DE ATUAÇÃO Primeiramente devemos identificar o ramo que a empresa irá atuar, para podemos iniciar o planejamento. Setor Primário, Secundário e Terciário. Comércio, Industria e Serviços. Orientação ao futuro empresário sobre a área escolhida.

SETOR PRIMÁRIO Primeiro setor da economia. Responsável por extrair matéria-prima (recursos naturais minerais) para transformação. Agricultura, Avicultura, Pesca, Pecuária, Mineração, Florestal e etc..

SETOR SECUNDÁRIO Segundo setor da economia. Responsável por transformar a matéria – prima em produtos primários ou finais. Indústrias, Construção Civil, Empresas fornecimento de agua e esgoto, gás, energia elétrica e etc..

SETOR TERCIÁRIO Terceiro setor da economia. Responsável pela distribuição de produtos fornecidos pela indústria e serviços a população. Comércio Varejista, Atacadista, Prestadores de Serviços em Geral.

PRODUTOR RURAL Rural: Responsável pela extração de matéria – prima para fornecimento a indústria e consumo próprio ou de terceiros. Preços: Variam de acordo com a sazonalidade, mercado, tipo e quantidade de produção; Clientes: Pessoas Físicas e Jurídicas. Frutas e Verduras, Pesca, Pecuária, Aves e etc..

PRODUTOR RURAL Fornecimento de alimentos a sociedade servindo de intermediário ou fornecedor direto. Base importante para a cadeia de produção na economia, pela qualidade dos produtos. Incentivo do governo para um aumento de profissionais na área. Pode abrir uma empresa específica (CNPJ), ou trabalhar de forma autônoma.

INDÚSTRIA Industria: Responsável por transformar matéria – prima em produto. Preços: Mais baixos, produção em grande escala, por não haver intermediários dentro da cadeia econômica. Clientes: Distribuidores, Comércio Atacadista. Ambev, Brasil Foods, Frigol, GM, Fiat, VW e etc..

INDÚSTRIA Fornecer produtos mais específicos a sociedade com mais conforto, qualidade e preço baixo. (Bens) Setor de “resolução de problemas”, ou seja, sempre desenvolver algo inovador para atender as necessidades da população. Alta carga de impostos, obrigações e vantagens ao governo devido ao seu grande volume de recursos.

TIPOS DE INDÚSTRIA Extrativas: Tiram matéria – prima da natureza (animal, vegetal ou mineral) mas não alteram a sua natureza. Ex: Ind. Madeira, Petróleo, Minério e etc... Equipamentos: Transformar matéria – prima natural para estruturação das industriais de bens intermediários ou de uso final. Ex: Siderurgicas, Metalurgicas e etc..

TIPOS DE INDÚSTRIA Bens Intermediários: Responsável pela produção de máquinas e equipamentos que serão utilizados em vários seguimentos da economia inclusive na própria indústria Ex:, Autopeças, Máquinas, Computadores e etc... Bens de Consumo: Produção para a população em geral, ou seja, quem irá consumir o bem no final da cadeia produtiva. Ex: Roupas, Sapatos, Alimentos, Carros e etc...

TIPOS DE INDÚSTRIA Bens Duráveis: Fabricam mercadorias não perecíveis, segunda necessidade. Ex: Montadoras de Veículos, Móveis, Eletrônicos, Eletrodomésticos e etc.. Bens Não Duráveis: Fabricam mercadorias perecíveis, de primeira necessidade. Ex: Alimentos, Têxtil, Vestuário, medicamentos e etc...

COMÉRCIO Se baseia primeiramente na troca do produtos por outros produtos, serviços ou moeda. Comércio Formal= Dentro da legislação, pagando impostos, efetuando registros de suas atividades e regular com os órgãos governamentais e sociedade. Comércio Informal: Margem da economia, comerciantes de menor porte, não registram suas informações e não estão regulares perante aos órgãos públicos.

COMÉRCIO Setor de distribuição da economia sendo de empresa para empresa, como também de empresa para consumidor final. Relação básica: Compra x Venda de Mercadorias. Bilateral: Somente 2 parceiros de negociação. Multilateral: Vários parceiros de negociação.

COMÉRCIO Termo Mercado: Local onde se denomina a exposição e comercialização de todos os setores comercias da economia de um pais. OMC = Organização mundial do comércio, que regulamente as operações comerciais mundiais, como preço dentro do mercado, moeda, gerenciar acordos e etc... Surgiu no fim da 2ª Guerra Mundial.

COMÉRCIO Princípios da OMC: Discriminação: Se um pais concede um benefício a outro país, os demais tem o mesmo direito. Previsibilidade: Impedir a restrição ao comércio internacional por meio de regras, tarifas, leis e etc... Garantindo a previsibilidade das regras determinadas. Tratamento Especial: Evita que alguns países criem vantagens entre si para benefício próprio.

COMÉRCIO Princípios da OMC: Concorrência Leal: Lealdade na negociação, sem acordos injustos entre determinados países, ou entre governo e comerciante.( Ex: Governo fornece vantagens e recursos a agricultores para fornecimento de produtos mais baratos). Proibição Quantitativas: Impedir que alguns países imponham quotas e restrições a alguns produtos internacionais.

COMÉRCIO ATACADISTA Atacado: Grande volume de compras e vendas. Preços: Mais baixos devido ao grande giro das vendas Clientes: Comércio Varejista, Lojistas que fornecem para o consumidor final. Makro, Tenda, Spaipa.

COMÉRCIO VAREJISTA Varejo: Médio e Pequeno volume de compras e vendas. Preços: Mais elevados em função da baixa quantidade de vendas e por ser o ultimo intermediário econômico. Clientes: Consumidor final podendo ser pessoa física ou jurídica. Lojas Silva, Pernambucanas, Supermercados, Casas Bahia e etc..

RAMOS DO COMÉRCIO MAIS COMUNS Alimentos e Bebidas; Veículos e Autopeças; Móveis e Utensílios; Roupas e Calçados (Vestuário); Medicamentos; Informática; (Programas e Equipamentos); Material de Construção;

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Serviço: Atender as necessidades por intermédio de mão – de – obra, física ou intelectual. Preços: Variam de acordo com o grau de complexidade do serviço prestado. Clientes: Variam, podendo ser grandes empresas até consumidor final (PF).

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Pode ser acompanhado da venda de mercadorias (comércio). Setor que tem o maior potencial de crescimento devido a grande demanda e especificidade de alguns serviços. Mão – de – obra especializada e treinada para desenvolvimento de algumas tarefas.

TIPOS DE SERVIÇO Aluguel : Ceder algo a alguém e obter uma remuneração em troca disso. Ex: Locadoras de Veículos, Imóveis, Provedores de Internet e serviços de comunicação e etc.. Mão – de – Obra: Efetuar uma tarefa especializada com demanda de conhecimento e técnicas. (Reparo, Instalação e Manutenção) Ex: Mecânicas, Informática, Limpeza, Construção, Assesoria e etc...

TIPOS DE SERVIÇO Fretamento: Efetuar o transportes de cagas ou pessoas de um local a outro. (Fretes) Rodoviários, Aquáticos ou Aéreos. Ex: Empresas Ônibus, Caminhoneiros, Taxistas, Moto – Taxi, Aviação Comercial, Navios de Carga ou Passageiros (Cruzeiros) e etc...

RAMOS MAIS COMUNS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Limpeza especializada; Locações de bens móveis e imóveis; Transportadoras; Manutenção e Instalação de Equipamentos; Assessoria;