Portfólio de Matemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Politécnica de Pernambuco Departamento de Ensino Básico
Advertisements

3.
Professor Alisson de Souza
PROBABILIDADE Introdução
Aprendo a Dividir.
Escolhe a opção que julgues ser a correcta!
Então, vamos lá! Qual é esse conteúdo?
Estatística Aula 11 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
PROBABILIDADE → Para sabermos o que é probabilidade, temos que entender primeiro o que vem a ser um experimento aleatório. Vejamos: Um objeto lançado para.
ANÁLISE COMBINATÓRIA FATORIAL 5! = = 120 4! = = 24
Análise Combinatória Slides Fatorial Princípio fundamental da contagem
Decomposição em fatores primos
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Técnicas de Contagem.
Técnica de contagem.
Técnica de Contagem.
Estatística amintas paiva afonso.
Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia
Probabilidade.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Aula de Recuperação: Matemática
Introdução ao conceito de Multiplicação
Independência Estatística
DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES DE VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS
TRIÂNGULO DE PASCAL E CÁLCULO DE PROBABILIDADES
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Colégio Jardim São Paulo Prof. Mauricio Boni
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
INTRODUÇÃO À ANÁLISE COMBINATÓRIA
Probabilidade Experimento Aleatório Espaço Amostral
Independência Estatística
PROBABILIDADE.
PROFESSOR: SANDRO MURILO
PROBABILIDADE Exercícios
Introdução à Probabilidade.
Divisão Sonia Regina de Souza Guedes Vamos dividir Vamos dividir por 1 algarismo?
Campus de Caraguatatuba Matemática Discreta 2 – MD 2
PROBABILIDADE Dorta.
2 Probabilidade Albertazzi.Probabilidade. (2.1).
Aula 12: Probabilidade Prof. Diovani Milhorim
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
CONCEITOS BÁSICOS e REVISÃO 2º GRAU
CONDICIONAL, INDEPENDÊNCIA E TEORMA DE BAYES
INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE
Estatística Geral (Probabilidade Exercícios)
Introdução à Teoria das Probabilidades
Matemática e suas Tecnologias - Matemática PROBABILIDADE CONDICIONAL
Estatística Geral (Elementos de Probabilidade)
Prof. Ilydio Pereira de Sá
PROBABILIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE
Combinação Arranjo Prof.: Luciano Soares Pedroso.
Módulo 18 – Frente 4 – Apostila 2.  “...Shelly disse que a perspectiva ‘negativa’ para a nota, adotada em abril, indica que a probabilidade de rebaixamento.
Cálculo de Probabilidades Parte 2
Probabilidade Eduardo
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PROBABILIDADE
PROBABILIDADE.
Superintensivo 2014 – Matemática Kmara
Princípio Fundamental da Contagem (Regra do Produto) Exemplo
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ Noções de probabilidades Professor: Junir Antonio Lutinski
PROBABILIDADE Profa. Ana Clara Guedes.
Capítulo 9 Prof. Marcelo Lorio UCAM - Ipanema
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Probabilidade da intersecção de eventos
PROBABILIDADE - INTRODUÇÃO PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA
PRINCÍCPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Aulão de Matemática Análise Combinatória Professor: Mundico
Probabilidade Marcelo Pessoa.
A ULA 3 B IOESTATÍSTICA James Dean Oliveira dos Santos Júnior.
Transcrição da apresentação:

Portfólio de Matemática Orientador: Prof. Paulo Flores

O que é um Portfólio? portfólio sm (ingl) 1 Pasta para documentos ministeriais. 2 Pasta para guardar amostras, álbuns e folhetos fonte:Moderno Dicionário da Língua Portuguesa Michaelis. -> Neste portfólio, serão analisados três conteúdos diferentes: análise combinatória, probabilidade e permutação, com o objetivo de explicar e entender o conteúdo.

Análise combinatória É a análise das possibilidades e das combinações. Logo, os alicerces da analise combinatória (para poder utilizá-la), são: Principio multiplicativo, principio aditivo e fatorial.

Principio multiplicativo Exemplo: No cardápio de uma lanchonete tem quatro opções de sanduíche, três opções de salada e duas opções de sobremesa. Um cliente que come um sanduíche e uma salada pode escolher seu lanche de quantas formas diferentes?

ATENÇÃO AO LER O PROBLEMA! Resposta: Interpretando o problema você nota que sempre que houver a palavra “E” entre as opções, você usa o principio multiplicativo, sendo assim: 4 opções de sanduíche; 3 opções de salada, logo: 4x3=12 Obs.:a sobremesa não entra porque não foi perguntado sobre ela na questão.

Fatorial Seja n um número inteiro não negativo. Definimos o fatorial de n (indicado pelo símbolo n! ). Fatorial se usa quando os elementos se repetem.

Exemplo: Quantos são os anagramas possíveis com as letras da palavra: MATEMATICA. Resposta: MATEMATICA 10.9.8.7.6.5.4.3.2.1 = 10! = 3628800 = 151200 2!3!2! 2!3!2! 24 Porque?os fatoriais são a multiplicação de um número(até 10) a partir dele e assim retrocedendo. Exemplo: 10!=10x9x8x7x6x5x4x3x2x1= 3628800

Exemplo 2: Quantos são os anagramas possíveis para a palavra ULYSSES? Resposta: 7! É o número de letras, e o 3! Porque repete a letra S três vezes, logo: 7! = 7x6x5x4x3x2x1 = 5040 = 840 3! 3x2x1 6

Permutação Utiliza todas as possibilidades. P= n! Permutação basicamente é usado quando há muita repetição no problema, como o fatorial da analise combinatória (utilizado aqui também).

Exemplo: Escreva seu primeiro nome. Quantos anagramas dá para fazer com ele, nos seguintes casos: a) Que comece com vogal: IASMIN= 6 letras 2P5=5!=5x4x3x2x1=120x2=240 b)Que comece com consoante: 3P3=3!=3x2x1=6x3=18 c)Se você adicionar as letras W e Y: P8= 8!= 8x7x6x5x4x3x2x1=40320 porque são 6 letras do nome, mais duas letras a mais porque o nome não contem w e y se não seria diferente.

Probabilidade A teoria da probabilidade permite que se calcule a chance de ocorrência de um número em um experimento aleatório. Para isto, precisamos de 3 conceitos:experimento aleatório, espaço amostral e evento.

Experimento Aleatório Consideramos experimentos aleatórios os fenômenos que apresentam resultados imprevisíveis quando repetidos, mesmo que as condições sejam semelhantes. Exemplos: Lançar 2 moedas e observar as faces voltadas para cima; De uma urna contendo 4 bolas brancas e 5 vermelhas, retirar uma bola e observar a sua cor, etc.

Espaço Amostral Espaço amostral é o conjunto de todos os resultados possíveis de ocorrer num experimento aleatório. Esse conjunto será indicado pela letra S. Exemplo: Quando se lançam 2 moedas e se observam as faces voltadas para cima, sendo as faces da moeda cara ( C) e coroa (K), o espaço amostral do experimento é? S= {(C,C);(C,K);(K,C);(K,K)}, onde o número de elementos do espaço amostral n(S) é igual a 4.

Evento Evento (E) é qualquer subconjuntos de um espaço amostral (S). Muitas vezes um evento pode ser caracterizado. Exemplo: No lançamento de 2 moedas: E¹= aparecem as faces iguais. E¹= {(C,C);(K,K)} Portanto o número de elementos do evento E¹ é n(E¹)= 2 E²= aparece cara em pelo menos 1 face. E²= {(C,C);(C,K);(K,C)}, onde n(E²)= 3

Logo... Então concluímos que para se calcular a probabilidade, usamos: P(n)= número de elementos de A= n(A) número de elementos de S n (S) De uma maneira mais fácil de entender: tudo o que você quer que aconteça em cima, e tudo o que pode acontecer embaixo: p(n)= E U

Vejamos alguns exemplos: Sabendo que os números de telefones não começam com 0 nem com 1 e são formados sete algarismos, determine qual a probabilidade, escolhendo um número ao acaso, de que ele tenha todos os algarismos iguais: 8 10 10 10 10 10 10 8 = 1 8x1000000 1000000

Suponha que a probabilidade de uma pessoa ser do tipo sanguíneo O é 40%, ser A é 30%, e ser B é 20%. Suponha ainda que a probabilidade de RH+ é de 90% e que o fator RH independe do tipo sanguíneo. Nestas condições, qual é a probabilidade de uma pessoa tomada ao acaso da população ser: O, RH+? 36% porque.. 2 x 9 = 18 => 36% 5 10 50 AB, RH-?1% porque.. AB= 10% => 1 x 1 = 1 => 1% 10 10 100

Conclusão: Após a elaboração deste trabalho destaco que o objetivo foi atingido. A revisão das matérias de análise combinatória, permutação e probabilidade foram bem efetuadas, entendendo e explicando corretamente o conteúdo. Analisamos que em todos esses três conteúdos direciona sempre a idéia para o que pode ocorrer ( ou como já diz a probabilidade de certo fato).

Nome do aluno: Iasmin Marques Zen Número: 11 Turma: 202

Observações: Querido professor, quero ressaltar o quanto me esforcei para fazer este trabalho, me da uma nota boa ta? Se não for pedir muito :D E feliz natal e um ótimo ano novo para o senhor!