Referenciais Teóricos Principal fonte: LIMA, Venício A. de Mídia: teoria e política São Paulo: Perseu Abramo, 2001.
Theorein – Ver, olhar atento Conjunto de conceitos para compreender os processos de comunicação. Teoria nas ciências da natureza: problema, hipótese, experimentação, generalização. Ciências Sociais: sociologia, antropologia Comunicação como Ciência Social Aplicada Crise das Teorias. www.compos.org.br
Communicare Substantivo: Communicationem -tornar comum Adjetivo: Communis (pertencer a todos) Verbo: Communicare Tornar comum e/ou fazer saber Compartilhar e/ou transmitir Revista Communicare: www.facasper.com.br
Medium e Media Medium – o meio em latim Media – os meios em latim Media – os meios em Portugal “Mídia” – pronúncia britânica da palavra Media Teoria dos Media (preferível) Teorias da Mídia (uso comum) Mass Media
Comunicação: transformações Convergência tecnológica Concentração da propriedade Passagem entre velha mídia e nova mídia Velha mídia Unidirecionalidade e massificação Nova mídia Bidirecionalidade, interação e segmentação
Multidisciplinaridade / Teoria Social “As instituições e relações comunicativas definem e constroem o social; elas ajudam a constituir o político; elas medeiam as relações econômicas produtivas.... Definem a própria tecnologia... Dominam o cultural..” Stuart Hall (teórico dos Cultural Studies)
Oito modelos: 1, 2 e 3 Funcionalismo Teoria Funcionalista Norte-americana 1. Comunicação como manipulação 2. Comunicação como persuasão 3. Comunicação como função Funcionalismo: descrição dos processos Perspectiva behaviorista (estímulo/resposta)
Funcionalismo - Modelos 1, 2 e 3 Paradigma de Lasswell Quem? Emissor Análise de Controle Diz o quê? Mensagem Análise de Conteúdo Em que canal? Meio Análise dos meios Para quem? Receptor Análise de audiência Com que efeito? Efeito Análise de efeitos
4 - Teoria da Informação 1949 – Claude Shannon (da Bell Telephone) Conceito: informação como grandeza estatística Relação informação / incerteza / estatística Contexto: engenharia, transmissão Fonte, aparelho emissor, canal, aparelho receptor, e destinatário. Desafio: superar ruídos Sistema linear Ciências Humanas: Modelo da Comunicação Verbal 1963: Ensaio de Lingüística Geral de Jakobson
5- Teorias das Linguagem Signo e Significação Interpretante Ícones, índices e símbolos Semiótica – Charles Sanders Peirce - EUA Semiologia – Saussure e Barthes – França Semiótica da Cultura – Lotman - Rússia Os textos culturais e a semiosfera
6. Teoria Crítica da Comunicação Escola de Frankfurt Crítica da Comunicação como Mercadoria Cultura de Massa? Indústria Cultural
7. Teorias da Cultura Cultural Studies – Estudos Culturais Britânicos Stuart Hall Teoria das Mediações Estudos da Recepção na A.L. Jesús Martín-Barbero e Guillermo Orozco Sujeito: o lado oculto do receptor Paradigma das mediações
8. Teorias dialógicas Eu e Tu – Martin Buber Processos dialógicos – Paulo Freire Teoria do agir comunicativo – Habermas Rádios comunitárias e potencialidades das tecnologias interativas LIMA, Venício A. de. Mídia. Teoria e Política. São Paulo: Perseu Abramo, 2001.
Leituras complementares Melvin DeFleur e Sandra Ball-Rokeach Teorias da Comunicação de Massa Armand Mattelart e Michèle Mattelart História das Teorias da Comunicação Bernard Miège O Pensamento Comunicacional Mauro Wolf Teorias da Comunicação
Proposta transdisciplinar Homo Somaticus e Homo Ludens Homo Sapiens e Homo Volens Homo Loquens e Homo Faber Homo Socialis e Symbolicum Homo Demens (instabilidade, incerteza...) Homo Sapiens Demens Fonte: MORIN, Edgar. O Enigma do Homem
Teoria dos Media de Harry Pross Mídia primária: o corpo e suas linguagens Mídia secundária Corpo + aparato ........ Corpo Mídia terciária (eletrônica) Corpo + aparato ......... Corpo + aparato Fonte: http://www.cisc.org.br/portal/biblioteca/tempolento.pdf BAITELLO, Norval – A era da iconofagia
Etnografia da Comunicação Exercício de descer a campo - Palo Alto 1. Escolher um campo 2. Observação passível de sistematização 3. Usar teoria para ver mais e mais longe Observar ordem interacional e ordem social. As funções do diário de campo 1. Função emotiva 2. Função empírica 3. Função reflexiva e analítica Fonte: WINKIN, Yves. A nova comunicação.