VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO ª REUNIÃO TÉCNICA FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO 2009.
Advertisements

PROGRAMA VIVA A ESCOLA Diretoria de Políticas e
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Plano de Trabalho Docente
A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ.
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
“Feliz aquele que transfere o
PASSO A PASSO DA FICA NA ESCOLA 1- O Professor
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
EQUIPE MULTIDISICPLINAR
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Semana Pedagógica - Julho/2011
LIVRO REGISTRO DE CLASSE Documento legal que explicita como foi feito aquilo que foi planejado e, portanto, deve estar em consonância com os documentos.
PLANEJAMENTO 01/02/2012 SEMANA PEDAGÓGICA 02,03, 06 e 07/02/2012
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Sistema Estadual e Registro Escolar
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
Núcleo Regional de Educação - Londrina
INSTRUÇÃO N. 010/09 – SUED/SEED
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM
SEED – SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO SETOR DE RECURSOS HUMANOS Distribuição de aulas Prevista para acontecer.
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
Semana Pedagógica 1° Semestre 2014
Cadastro de Ações de Formação
Sistema Programa 808.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Resolução SE 2, de Dispõe sobre mecanismos de apoio escolar aos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual.
Projeto de Recuperação
PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO)
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM_MATEMÁTICA
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
CONVÊNIOS E TERMOS DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
INSERÇÃO DE ALUNOS NO SISTEMA - O número de alunos participantes das atividades do Programa Viva a Escola poderá ser ampliado, desde.
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
Gerenciamento Proposta de Trabalho do Prof. em STE Estrutura de pastas
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
SAA – SALAS DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA – NRE – UNIÃO DA VITÓRIA LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Nº DE ALUNOS ATENDIDOS Nº.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERMANENTES
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Escola Acessível – PDDE Estrutura
Melhor Gestão, Melhor Ensino
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente.
Termo de Terminalidade
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Transcrição da apresentação:

VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política pública as Atividades Pedagógicas de Complementação Curricular.

As atividades de Complementação Curricular e visam a investigação do conhecimento produzido historicamente, envolvendo professor, aluno e comunidade, bem como a socialização do conhecimento construído nas várias instâncias de divulgação, como exemplo o Fera Com Ciência.

Conforme instrução no 017/08 SUED/SEED o Programa Viva a Escola contempla: 17 atividades relativas aos possíveis recortes do conteúdo disciplinar, previstos no Projeto Político Pedagógico da escola que estão distribuídas e organizadas em quatro núcleos de conhecimento a saber.

Núcleos de Conhecimento - Expressivo Corporal; - Científico Cultural; - Apoio à Aprendizagem; - Integração Comunidade e Escola.

Núcleo Expressivo Corporal: - Esportes; - Brinquedos e Brincadeiras; - Ginásticas; - Lutas; - Jogos; - Teatros; - Danças.

Núcleo Científico Cultural: - História e memória; - Cultura regional; - Atividades literárias; - Artes visuais;

Núcleo Apoio e Aprendizagem: - CELEM; - Sala de apoio aprendizagem; - Ciclo básico de alfabetização; - Sala de recursos; - Sala de apoio da Educação Escolar Indígena.

Núcleo Integração Comunidade e Escola: - Fórum de estudos e discussões; - Preparatório para o vestibular.

OBJETIVOS: Dar condições para que os profissionais da educação, os alunos da Rede Pública Estadual e a comunidade escolar, desenvolvam diferentes atividades pedagógicas no estabelecimento de ensino ao qual estão vinculados, além do turno escolar.

- Viabilizar o acesso, permanência e participação dos alunos; - Possibilitar maior integração na comunidade escolar (colegas, professores e comunidade).

Quanto as Atividades: As atividades Pedagógicas deverão: - Estar em consonância com as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná:

- Contemplar a educação étnico-racial para o ensino da História e cultura Afro-brasileira e Africana;

- A educação nas escolas do Campo; - Educação indígena.

- Ocorrer no contra-turno; - “Poderão” ser desenvolvidas em outros locais públicos: - Municipal; - Estadual ; - Federal.

OBS: Desde que não ofereçam riscos a integridade física e moral do educandos.

- Ser submetida a avaliação e aprovação do conselho escolar lavrada em Ata; -Inscrita no portal dia-a-dia Educação pela direção da escola.

Login: RG Senha: a mesma do e-mail do expresso Tela do Sistema Online do Programa Viva a Escola para acesso dos técnicos do NRE, direção e equipe pedagógica das escolas Login: RG Senha: a mesma do e-mail do expresso

INSERÇÃO DE ALUNOS NO SISTEMA - O número de alunos participantes das atividades do Programa Viva a Escola poderá ser ampliado, desde que a escola tenha estrutura para atendê-los; OBS: O número de participantes em cada uma das propostas não poderá sofrer redução, conforme instrução com o mínio de 20 participantes.

PLANO DE TRABALHO DOCENTE O plano de trabalho docente será elaborado semestralmente pelo professor da atividade com acompanhamento da equipe pedagógica da escola, e assessorado pela equipe pedagógica do NRE.

PLANO DE TRABALHO DOCENTE: O plano de trabalho docente poderá sofrer adequação e atualização no decorrer do semestre conforme necessidade;

PLANO DE TRABALHO DOCENTE: O plano de trabalho docente poderá sofrer adequação no decorrer do ano conforme necessidade;

PLANO DE TRABALHO DOCENTE: O Plano de Trabalho Docente terá o mesmo formato indicado pelos textos da semana pedagógica de Fevereiro de 2009, encaminhado pelo CGE.

Registro e Freqüência na Escola: - A frequência dos alunos participantes se dará em livro registro de classe, para que se tenha o controle da sua participação e o registro das atividades envolvidas; OBS: Na atividade preparatório para o Vestibular e Fórum de Estudos e discussões os participantes da comunidade serão registrados no campo de Observação do Livro Registro de Classe.

MATRÍCULA SERE) - A participação do aluno inscrito nas atividades será registradas no SERE; - O SERE fará uma instrução específica para o registro dos alunos;

Registro e Freqüência - (SERE) - O aluno deverá ter uma frequência mínima de 75% nas atividades; - O aluno que tiver mais de 25% de falta na atividade será considerado desistente. E não terá registro da participação no seu histórico escolar.

Registro e Freqüência - (SERE) - O professor suprido na atividade a partir do dia 02.02.09 e que não tenha dado inicio as atividades, deverá fazer reposição das aulas do programa que estiverem em atraso. - O professor que tenha sido suprido após o início das atividades, fará o registro destas aulas registrando-as como aulas previstas e não dadas. Não havendo necessidade de fazer a reposição das mesmas.

Registro e acompanhamento da Equipe Pedagógica do NRE - Compete a equipe pedagógica do NRE o acompanhamento das atividades, de cada escola, pelo sistema online; - Deverá se necessário ocorrer a verificação da atividade na escola - Compete ao NRE a avaliação de cada etapa do processo de ocorrência das atividades enviado ao CIAC/DPPE/SEED;

Equipe Pedagógica do NRE - No final do primeiro semestre/2009 ocorrerá uma avaliação referente ao desenvolvimento das atividades, caberá a equipe do NRE preencher os pareceres online, DECIDINDO quanto a permanência ou cancelamento das atividades.

Equipe Pedagógica do NRE - Nas atividades de parecer de não continuidade, o Chefe do NRE deverá enviar ofício protocolado à DPPE-CIAC, solicitando o cancelamento da demanda, de acordo com o item 17.4 da Instrução no 017/08 – SUED/SEED.

Login: RG do Diretor Senha: a mesma do e-mail do expresso Tela do Sistema Online do Programa Viva a Escola para acesso das ESCOLAS Login: RG do Diretor Senha: a mesma do e-mail do expresso

Registro e acompanhamento da Equipe Pedagógica da Escola: - Compete a equipe pedagógica da escola acompanhar o desenvolvimento das atividades; - O acompanhamento da equipe pedagógica será feito online, em campos de preenchimentos obrigatórios.

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE O FUNCIONAMENTO D PROGRAMA VIVA A ESCOLA

- PTD (Plano de Trabalho Docente) - Inserção de alunos no sistema; -Atualização do cadastro dos novos diretores e professores que assumiram o programa; - Mudança de turno; - Merenda escolar; - Fundo Rotativo - Aplicação dos recursos; - Capacitações;