Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação Curso de Licenciatura em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Modalidade a Distância.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

A aula.
Formação em ação Segundo Semestre..
Utilização da Sala Informatizada EEB Prefeito Carlos Zipperer Sobrinho.
O Início da Comunicação
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Ultimamente: No início das suas pesquisas: Marceneiros, feirantes, meninos que vendem rebuçados nas ruas.
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
Autoridade se constrói
A História de José José é um aluno de 14 anos, que mudou da capital para viver com sua família no norte do Paraná. Na nova cidade, ingressou na 8ª serie.
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
BULLYNG
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia: Anos Iniciais do Ensino Fundamental Modalidade a Distância.
CONSIDERAÇÕES SOBRE APLICAÇÃO DO PROJETO “DESCOBRINDO PROFISSÕES”
JOYCE VALERIA STANGLER DE BÖER
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Capítulo 14 Encontros.
MINAS GERAIS Colégio Maria Imaculada - SP Feira das Nações 2012
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
SEJAM BEM-VINDOS! REUNIÃO DOS 3º ANOS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Mobilização da Comunidade Escolar
O nó de afeto.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PROFESSORAS Música da Escola Eixo 3
Psicologia Educacional
Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola
Podemos fazer a diferença...
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA - CEDERJ DISCIPLINA: SEMINÁRIO 7   Aluno:
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
Violação dos direitos da criança
A Marca de Amor.
Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Foi realizada uma visita na EMEEF Escola Municipal de Educação Especial Fundamental Dr. Edmundo Campanhã Burjato, situada a R. Thomaz Antônio Gonzaga,
O carro.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia - Modalidade a Distância Pólo Gravataí- Eixo V
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Inclusão que bicho é esse?
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Atividade pedagógica utilizando um recurso tecnológico
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
SITUAÇÕES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL- UFRGS. FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA - PEAD INTERDISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO.
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
PORTFÓLIO 2009/01 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA - PEAD.
PITO: Objeto de aprendizagem para apoio à reflexão pedagógica do professor. Alexandre R. Araújo, Ana Angélica P. Fernandes, Vânia Ben Premaor, Aline Vicharra.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA Profª.Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Como lidar com o problema das drogas? Deusimar Wanderley Guedes Escola / Família !!
EE PROF. JOSÉ ARANTES TERRA PROGRAMA “CUIDE-SE BEM” Diretora – Rosemeire Esteves PMEC – Isabel Moura.
A escola: reprodução da sociedade de classe
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
Um monstrinho no jardim…
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
Softwares Educacionais
O aluno perfeito Rubem Alves.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação Curso de Licenciatura em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Modalidade a Distância Pólo Gravataí Atividade em grupo Disciplina: Desenvolvimento da Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I Professor: Paulo Francisco Slomp Atividade: 6 (em grupo) Alunas: Cristina de Siqueira da Silva Andréa Kerschner Barcellos Ione Fernandes Ana Beatriz Lima da Silveira Data: 23/05/2007

Um olhar... Uma luz...

De segunda à sexta, sempre a tarde, em torna de 12:50, chegava à escola a professora Isabel. Muito querida e admirada por todos os alunos e pais de sua classe esbanjava alegria e carinho por onde passava. De segunda à sexta, sempre a tarde, em torna de 12:50, chegava à escola a professora Isabel. Muito querida e admirada por todos os alunos e pais de sua classe esbanjava alegria e carinho por onde passava.

Era comum em sua classe, os alunos lhe imitarem, a maioria das meninas utilizavam o mesmo penteado da professora. Quando saia de sua sala sempre tinha um aluno para levantar e se colocar em frente ao quadro e fazer os mesmos gestos e trejeitos de Isabel. Sempre muito interessada na aprendizagem de seus alunos, logo notou que uma das meninas apresentava dificuldades e seu comportamento era estranho. Era comum em sua classe, os alunos lhe imitarem, a maioria das meninas utilizavam o mesmo penteado da professora. Quando saia de sua sala sempre tinha um aluno para levantar e se colocar em frente ao quadro e fazer os mesmos gestos e trejeitos de Isabel. Sempre muito interessada na aprendizagem de seus alunos, logo notou que uma das meninas apresentava dificuldades e seu comportamento era estranho.

Esta menina nunca expressava emoções mesmo que elogiada pela professora. Em relação aos colegas, derrubava o material escolar, pisava propositalmente nas mochilas, negando sempre seus atos. Quando questionada pela professora afirmava chorando que não havia sido ela. Isabel muito preocupada logo chamou os pais e então conversaram. Esta menina nunca expressava emoções mesmo que elogiada pela professora. Em relação aos colegas, derrubava o material escolar, pisava propositalmente nas mochilas, negando sempre seus atos. Quando questionada pela professora afirmava chorando que não havia sido ela. Isabel muito preocupada logo chamou os pais e então conversaram.

Os pais contaram que esta menina era adotiva e possuía mais quatro irmãos adotados por famílias diferentes. Segundo o que o conselho tutelar informou aos pais adotivos: a menina vinha de uma família desestruturada, onde os pais eram dependentes químicos, injetavam drogas, mantinham relações sexuais em frente as crianças e que a menina havia sido abusada sexualmente pelo próprio pai sendo estes os motivos pelo qual foram retirados do convívio com os pais verdadeiros. Os pais contaram que esta menina era adotiva e possuía mais quatro irmãos adotados por famílias diferentes. Segundo o que o conselho tutelar informou aos pais adotivos: a menina vinha de uma família desestruturada, onde os pais eram dependentes químicos, injetavam drogas, mantinham relações sexuais em frente as crianças e que a menina havia sido abusada sexualmente pelo próprio pai sendo estes os motivos pelo qual foram retirados do convívio com os pais verdadeiros.

Após a conversa, os pais adotivos procuraram um especialista que iniciou um tratamento psicanalítico com a menina. Gradativamente a menina apresentou progresso em sua aprendizagem e relacionamento com os colegas e professora, demonstrando sucesso em seu tratamento. Após a conversa, os pais adotivos procuraram um especialista que iniciou um tratamento psicanalítico com a menina. Gradativamente a menina apresentou progresso em sua aprendizagem e relacionamento com os colegas e professora, demonstrando sucesso em seu tratamento.

A professora Isabel ficou muito feliz, pois através de seu olhar interessado pode ajudar uma aluna a transpor um trauma pelo qual havia passado. Um olhar... Uma luz... Isabel... A professora Isabel ficou muito feliz, pois através de seu olhar interessado pode ajudar uma aluna a transpor um trauma pelo qual havia passado. Um olhar... Uma luz... Isabel...