Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação Curso de Licenciatura em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Modalidade a Distância Pólo Gravataí Atividade em grupo Disciplina: Desenvolvimento da Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I Professor: Paulo Francisco Slomp Atividade: 6 (em grupo) Alunas: Cristina de Siqueira da Silva Andréa Kerschner Barcellos Ione Fernandes Ana Beatriz Lima da Silveira Data: 23/05/2007
Um olhar... Uma luz...
De segunda à sexta, sempre a tarde, em torna de 12:50, chegava à escola a professora Isabel. Muito querida e admirada por todos os alunos e pais de sua classe esbanjava alegria e carinho por onde passava. De segunda à sexta, sempre a tarde, em torna de 12:50, chegava à escola a professora Isabel. Muito querida e admirada por todos os alunos e pais de sua classe esbanjava alegria e carinho por onde passava.
Era comum em sua classe, os alunos lhe imitarem, a maioria das meninas utilizavam o mesmo penteado da professora. Quando saia de sua sala sempre tinha um aluno para levantar e se colocar em frente ao quadro e fazer os mesmos gestos e trejeitos de Isabel. Sempre muito interessada na aprendizagem de seus alunos, logo notou que uma das meninas apresentava dificuldades e seu comportamento era estranho. Era comum em sua classe, os alunos lhe imitarem, a maioria das meninas utilizavam o mesmo penteado da professora. Quando saia de sua sala sempre tinha um aluno para levantar e se colocar em frente ao quadro e fazer os mesmos gestos e trejeitos de Isabel. Sempre muito interessada na aprendizagem de seus alunos, logo notou que uma das meninas apresentava dificuldades e seu comportamento era estranho.
Esta menina nunca expressava emoções mesmo que elogiada pela professora. Em relação aos colegas, derrubava o material escolar, pisava propositalmente nas mochilas, negando sempre seus atos. Quando questionada pela professora afirmava chorando que não havia sido ela. Isabel muito preocupada logo chamou os pais e então conversaram. Esta menina nunca expressava emoções mesmo que elogiada pela professora. Em relação aos colegas, derrubava o material escolar, pisava propositalmente nas mochilas, negando sempre seus atos. Quando questionada pela professora afirmava chorando que não havia sido ela. Isabel muito preocupada logo chamou os pais e então conversaram.
Os pais contaram que esta menina era adotiva e possuía mais quatro irmãos adotados por famílias diferentes. Segundo o que o conselho tutelar informou aos pais adotivos: a menina vinha de uma família desestruturada, onde os pais eram dependentes químicos, injetavam drogas, mantinham relações sexuais em frente as crianças e que a menina havia sido abusada sexualmente pelo próprio pai sendo estes os motivos pelo qual foram retirados do convívio com os pais verdadeiros. Os pais contaram que esta menina era adotiva e possuía mais quatro irmãos adotados por famílias diferentes. Segundo o que o conselho tutelar informou aos pais adotivos: a menina vinha de uma família desestruturada, onde os pais eram dependentes químicos, injetavam drogas, mantinham relações sexuais em frente as crianças e que a menina havia sido abusada sexualmente pelo próprio pai sendo estes os motivos pelo qual foram retirados do convívio com os pais verdadeiros.
Após a conversa, os pais adotivos procuraram um especialista que iniciou um tratamento psicanalítico com a menina. Gradativamente a menina apresentou progresso em sua aprendizagem e relacionamento com os colegas e professora, demonstrando sucesso em seu tratamento. Após a conversa, os pais adotivos procuraram um especialista que iniciou um tratamento psicanalítico com a menina. Gradativamente a menina apresentou progresso em sua aprendizagem e relacionamento com os colegas e professora, demonstrando sucesso em seu tratamento.
A professora Isabel ficou muito feliz, pois através de seu olhar interessado pode ajudar uma aluna a transpor um trauma pelo qual havia passado. Um olhar... Uma luz... Isabel... A professora Isabel ficou muito feliz, pois através de seu olhar interessado pode ajudar uma aluna a transpor um trauma pelo qual havia passado. Um olhar... Uma luz... Isabel...