Reunião de Início de Projeto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os projetos.
Advertisements

Engenharia de Software
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Natanael (njsj) Thiago (tan2) Rodrigo (rml2)
Engenharia de Software
Tópicos Motivação para teste Por que algumas empresas não testam
Rational Unified Process(RUP)
Analia Irigoyen Ferreiro Ferreira Roberta da Silva Cerqueira
Gerenciamento da Integração
Processo Desenvolvimento de Software Tradicional
Procedimentos Fábrica
Capacitação para o Gestor Setorial SIAD Gestão de Projetos
Reunião de Início de Projeto
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Análise e Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso Módulo 0 Sobre o Curso.
Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
RUPinho Qualidade de Software
Gestão de Projetos.
Estratégia de Planejamento do Projeto
Visão Geral PRO.NET.
Fundamentos de Engenharia de SW
Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Processos de Desenvolvimento de Software – Parte 2
Projeto: Capacitação em GP
Ciclo de Vida e Processos de Gerenciamento de Projetos
GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Gerência de Configuração - GC
PFC Projeto Final de Curso
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Plano de Manutenção <RedMan>
RUP - Cap. 5 – Processo Iterativo e Incremental
Interação entre grupos de processos
Aula 5 Transição do Serviço 1º Período – Tecnologia de Redes João Paulo Siqueira Rocha
Engenharia de Software
Gestão de defeitos.
Gerência de Configuração Autor: Silvio Cortez. Fluxos e papeis Escrever plano Definir ferramentas Escrever plano de gerência de configuração Gerente de.
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS C Construção - PAS
Fase de Concepção Levantamento de Requisitos, Organização de Requisitos, Planejamento dos Ciclos Iterativos.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Hukarz Open Source Process D01 Alan Kelon, Silvio Meira Recife, 01/12/2006.
Click to edit Master subtitle style 11/18/09 Gerenciamento de Congressos Carlos M., Daniel R., Rafael H. e Caio G. Desenvolvimento de Software III – 2010/1.
Planejamento e Gerência de Projeto Plácido Antonio de Souza Neto
APS Assessoria de Projetos e Soluções. Completar a etapa de testes identificando eventuais falhas(dentre os critérios de avaliação) e identificando possíveis.
Apresentação Fábrica IESolutions
Gestão de projetos de Software GTI-16
Integração.
Projeto e-Build. Apresentação FábricaEquipeProdutoMercado ProjetoEscopoMetodologiaCronograma ArtefatosPrincipais riscosArquiteturaLições aprendidas.
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS
Engenharia de Software
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
Processo de Gerência de Mudanças
Projeto Engenharia de Software e Técnicas de Programação Avançada
Prof. Paulo Fernando da Silva Infra TIC Capítulo 02 – ITIL.
Professora: Kelly de Paula Cunha
1 YPM – Easy Project Management. 2 Complemento Francisco Eriko Barreto Brito Project Management Professional (PMP®) MBA em TI PMP Number: PMI.
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
Dimitri de Almeida Malheiros Barbosa
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
@eltec Consultoria em Software. Produtos Consultoria em Software Análise Desenvolvimento de Software Manutenção de Sistemas.
Planejamento do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 11. Administração de Sistemas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

Reunião de Início de Projeto Daniel Mundim gerente de projetos dmundim@invit.com.br Nelson Ribeiro consultor nribeiro@invit.com.br Ricardo Nascimento unascimento@invit.com.br

Pauta O Processo de Engenharia de Software Interação entre Equipes Plano de Aceite do Produto Gestão de Configuração e Mudança Plano de Comunicação Matriz de responsabilidades Principais riscos Etapas e Artefatos Agenda de Reuniões

Processo de Engenharia de Software Todos os trabalhos são dirigidos por casos de uso, garantindo aderência do sistema ao negócio Centrado na arquitetura: priorização e diminuição de riscos Iterativo e Incremental: o projeto é dividido em mini-projetos executados no “modelo cascata”

Processo de Engenharia de Software

Interação entre Equipes Disponibilidade da equipe Agroinvest - BBV Atuação da equipe Agroinvest - BBV Disponibilidade de recursos de infra-estrutura Alterações na agenda de atividades em conjunto com o cliente Solicitação de informações Falhas (bugs) na plataforma básica Procedimentos de Quantificação Contagem de prazo acordados Documento de atraso de cronograma Resolução de divergências Comitê/CCB - Atividades em grupo possuem início e duração pré-definidos no cronograma do projeto. - Qualquer necessidade pela Operator/Trade de alteração das datas ou duração das atividades em grupo resulta em um atraso de projeto e, conseqüentemente, reflete em alterações no cronograma e custo do trabalho para a Trade. Esses atrasos serão formalizados através do documento de atraso de cronograma.

Plano de Aceite do Produto A cada iteração: Validação dos requisitos (funcionais e não funcionais) Validação do conjunto de testes de aceite Transição: Execução dos testes de aceite pré-aprovados Em caso de inconformidade: Correção e execução dos testes que falharam Entrega e aceite formal do produto Pós-transição: Bug: Garantia Novas características: Manutenção evolutiva - Atividades em grupo possuem início e duração pré-definidos no cronograma do projeto. - Qualquer necessidade pela Operator/Trade de alteração das datas ou duração das atividades em grupo resulta em um atraso de projeto e, conseqüentemente, reflete em alterações no cronograma e custo do trabalho para a Trade. Esses atrasos serão formalizados através do documento de atraso de cronograma.

Gestão de Configuração e Mudança

Plano de Comunicação Evento Audiência Responsável Análise de impacto de alteração Gerente do Projeto do cliente Gerente do Projeto da Invit Aprovação dos Casos de Teste Comunicado de atraso de cronograma Comunicado de pendências Relatório de Status Requisição de alteração Reunião de aceites formais Responsável do cliente pelo aceite Responsável da Invit pelo artefato Reunião de encerramento do projeto Equipe do cliente Reuniões de ponto de controle Equipe do cliente e Gerente do Projeto da Invit Solicitação de informações Pessoa de uma empresa Pessoa da outra empresa

Matriz de Responsabilidades Invit Agroinvest - BBV Gerência do projeto Mundim Marina Detalhamento dos requisitos e validações (escopo comercial) Ricardo Detalhamento dos requisitos e validações (escopo de produção) Takeo, Roberto Aprovação de Documento de Especificação de Requisitos Marina, Takeo, Roberto Requisição de alteração (requisitar avaliação de impactos) Aprovação de alteração e dos impactos - Receber atrasos de cronograma Aprovação de agenda Disponibilização de infra-estrutura Aprovação do Plano de Execução de Testes para aceite Aceite do produto

Principais Riscos Dificuldade em aprovar agenda Dificuldade em cumprir agenda Pouca importância atribuída ao detalhamento de requisitos

Etapas e Artefatos Requisitos Gerenciamento de Configuração e Mudança Detalhamento dos Requisitos Protótipo de Interface de Usuário (telas, páginas e relatórios) Análise e Projeto Modelo de Dados Físico Modelo de Análise (para casos de uso arquiteturais) Modelo de Projeto Implementação Modelo de Implementação Código Fonte e Executável Script de Criação do Bando de Dados Teste Plano de Teste Modelo de Teste (casos de teste documentados) Relatório de Avaliação de Teste Distribuição Plano de Distribuição (se aplicável) Unidade de Distribuição Artefatos de apoio ao usuário (manuais, help) Gerenciamento de Configuração e Mudança Plano de Gerenciamento de Configuração e Mudança Gerenciamento de Projetos Plano de Desenvolvimento de Software Plano da Iteração Plano de Gerenciamento de Riscos Plano de Resolução de Problemas Documento de Avaliação de Iteração Plano de Aceitação do Produto Plano de Garantia de Qualidade Relatório de Controle de Qualidade Ambiente Caso de desenvolvimento

Agenda de Reuniões

Comitê/CCB Invit Agroinvest - BBV Voltar Daniel Mundim Marina Kayano Márcio Moreira Takeo Nishiyama Ricardo Nascimento Roberto Rutigliano Nelson Ribeiro Flávio Franco Voltar

Reunião de Início de Projeto Daniel Mundim gerente de projetos dmundim@invit.com.br Nelson Ribeiro consultor nribeiro@invit.com.br Ricardo Nascimento unascimento@invit.com.br