ORIENTAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DE BIBLIOTECAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Edna Maria Barbosa Arrebola
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Ministério da Educação
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Essa é minha escola.
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
BIBLIOTECAS TIPOS E FUNÇÕES
Perfil do Profissional
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Profa. Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
II Orientação Técnica PCAGP.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Promovendo Soluções Sociais
A Função do Professor Articulador
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
Projeto Aleitamento Materno na Escola Educando para a Vida
Conferência Municipal de Educação
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Plano Municipal do Livro e da Leitura.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Laboratório de Ensino a Distância
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
VISITA MEC NA IES Bibliotecária: Rose Cristiani Franco Seco Liston
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Plano de Gestão da Escola
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS ESCOLARES
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
O papel pedagógico do órgão gestor
Termo de Terminalidade
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
1º ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PNLD E PNBE DO MS 2016.
Transcrição da apresentação:

ORIENTAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DE BIBLIOTECAS ROSILDA RAMOS DE SANTANA Bibliotecária

ORIENTAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DE BIBLIOTECAS INTRODUÇÃO Os três ambientes prioritários para o desenvolvimento da leitura são a família, a escola e a biblioteca. Ultimamente o Governo Federal vem desenvolvendo políticas para democratizar o acesso ao livro, fomentar a leitura e fortalecer a cadeia produtiva do livro.

ORIENTAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DE BIBLIOTECAS O QUE É BIBLIOTECA? De acordo com a UNESCO, biblioteca é uma coleção organizada de documentos de vários tipos, aliada a um conjunto de serviços destinados a facilitar a utilização desses documentos, com a finalidade de oferecer informações, propiciar a pesquisa e concorrer para educação e o lazer.

ORIENTAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DE BIBLIOTECAS TIPOS DE BIBLIOTECAS Públicas (nacionais, estaduais, municipais e comunitárias) Biblioteca pública é a que tem por finalidade servir às massas, atendendo gratuitamente uma coletividade local ou regional, como um centro de educação para o povo, embora isso não signifique que outros tipos de bibliotecas não possam, também, dar acesso ao público.

ORIENTAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DE BIBLIOTECAS Acadêmicas (escolares, universitárias e de institutos) A finalidade precípua deste tipo de biblioteca é servir professores e alunos, ampliar e completar conhecimentos do currículo, contribuindo para o desenvolvimento do programa de estudo, para o qual dirige a seleção e organização de seu acervo. A Biblioteca Acadêmica é instrumento indispensável como apoio educacional, didático-pedagógico e cultural. Ela é o elemento de ligação entre professor e aluno na elaboração das leituras e pesquisas, buscando sempre uma melhor metodologia de transmissão do conhecimento, incentivando a leitura e tornando o aluno mais crítico.

ORIENTAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DE BIBLIOTECAS Particulares (pertencentes a associações ou a empresas e pessoas físicas). Como o próprio nome diz, as Bibliotecas Particulares são de uso restrito, com acervo formado pelos próprios donos. Escritores e intelectuais usualmente possuem grandes bibliotecas, geralmente incorporadas a universidades ou bibliotecas, após a morte dos donos.

ORIENTAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DE BIBLIOTECAS Administração da biblioteca A administração da biblioteca é feita geralmente por um profissional com formação superior em Biblioteconomia. Este é chamado de bibliotecário ou bibliotecária. Capaz de gerenciar todo espaço ao qual a biblioteca se encontra, esse profissional é o responsável direto pelo acervo, tem a formação adequada para organizar e coordenar um grupo de organizadores de documentos ou técnicos auxiliares em organização da informação.

ORIENTAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DE BIBLIOTECAS Diretrizes para o funcionamento da Biblioteca. Diagnose Seleção, aquisição e descarte do acervo Preparação técnica do acervo Organização do acervo na estante Empréstimo de livros Orientação a pesquisa Elaboração do projeto pedagógico

ORIENTAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DE BIBLIOTECAS Projeto Pedagógico Tratando-se de projetos específicos para as bibliotecas escolares, o bibliotecário ou o profissional responsável pelo trabalho com a leitura, na escola, precisarão também compreender a problemática da realidade da escola onde atuam, assim como, o desejo e dificuldades de sua clientela, para a partir daí planejar, construir, propor e executar projetos de dinamização da biblioteca escolar;

ORIENTAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DE BIBLIOTECAS Elaboração do Projeto para Dinamização da Biblioteca Escolar. Sugestão do Roteiro: Nome da Escola; Nome do Projeto; Nível de Ensino (Infantil, fundamental, médio); Justificativa (é o espaço para o marketing do projeto, apresentando as vantagens decorrentes da implantação do projeto);

ORIENTAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DE BIBLIOTECAS Objetivos Geral (indica de forma abrangente o que se pretende conseguir com a execução do projeto); Específicos (referem-se a resultados parciais a serem alcançados); Período de Execução (é o período que vai da sua implantação até o processo de avaliação e reprogramação); Metodologia (Elencar atividades e estratégias previstas para o desenvolvimento das ações pertinentes ao alcance dos objetivos traçados);

ORIENTAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DE BIBLIOTECAS Recursos: Físico (área física necessária à implantação do projeto) Humanos (pessoal necessário ao desenvolvimento do projeto) Materiais (consumo e permanente) Financeiro (previsão de custo); Cronograma de Execução (visa situar as etapas no tempo, são os fluxos de trabalhos em termos descritivos ou gráficos. Demonstra a sucessão dos eventos); Resultados esperados para a Comunidade Escolar;

ORIENTAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DE BIBLIOTECAS Acompanhamento, avaliação e controle (consiste na definição de mecanismos e informações necessárias ao acompanhamento, avaliação e controle do processo de execução e dos resultados).

ORIENTAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DE BIBLIOTECAS Sugestão de Atividades Lúdicas para Biblioteca Escolar: Jogos, concursos literários; Oficinas de criação em torno do livro; Leituras dramáticas; Sarau de poesias; Gincanas culturais; Sessões litero-musicais; Encontro com escritores;

ORIENTAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DE BIBLIOTECAS Exposições de livros artesanais produzidos na escola pelos alunos; Exposição de trabalhos artísticos culturais: pintura, desenho, letras de musicas (paródias) etc... Roda de leitura; Organização de álbuns de trovas e cantigas de origem folclórica; Audições musicais; Teatro de fantoches;

ORIENTAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DE BIBLIOTECAS Cantar poemas musicados; Leitura em coro de trechos escolhidos de poemas; Elaboração de receitas; etc...

ORIENTAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DE BIBLIOTECAS Mediadores de Leitura É aquele que, através de atividades programadas ou não, consegue despertar o ‘bichinho’ da leitura que todos temos, mas que por vezes está adormecido. Não basta querermos ser mediadores de leitura, antes de mais nada temos de acreditar nos efeitos de uma boa leitura. Temos que acreditar que o livro é uma terapia para o corpo e para a alma. Antes os jovens liam porque era uma forma de entretenimento, hoje em dia há tantos divertimentos, que para alguns é necessário existir uma razão muito boa para ler. Portanto, devemos envolvê-los no mundo fantástico de magia e aventura em que eles, por uma razão ou por outra, não tiveram oportunidade de viver.

ORIENTAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DE BIBLIOTECAS Contatos: rosildabibliotecaria@gmail.com (91) 99918722 – 92118135 - 32672407