ÍNDICE 1 Índice 2 Apresentação do Voleibol 3 Identificação do Jogo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS
Advertisements

Voleibol Inês Brás.
Histórico O basquetebol é uma modalidade esportiva coletiva, que foi idealizada nos Estados Unidos da América pelo canadense James Naismith no ano de 1891.
Escola E.B. 2 Pêro da Covilhã
Escola E. B. 2º Ciclo Pêro da Covilhã
ANDEBOL.
HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS
VÔLEI DE QUADRA Tratado por vôlei de quadra para diferençar do vôlei de praia esta modalidade de esporte é jogada em uma quadra, dividida por uma rede.
VÔLEI DE PISCINA (BIRIBOL)
Jogos desportivos coletivos:
REGULAMENTO TÉCNICO - DI
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
O FUTSAL.
REGRAS DE F U T S A L.
HANDEBOL Profª. Bia Colégio INEDI
Voleibol Professor:Leandro..
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
VOLEIBOL – REGRAS PROF. BIA
Erros na área de serviço Faltas Repetições
UNIDADE DE TREINO Seniores/Juniores “ Mais e Melhor Andebol” Nº 3
Reunião AAFSM 05Jan Nordeste. Quais as condições que devem estar presentes para que uma infração seja considerada uma falta? a)Ser cometida por.
1º e 2º SET 25 pontos À melhor de JOGO 3 SETS 3º SET 15 pontos Diferença de 2 pontos 2 tempos de 30 seg por set 3º SET 15 pontos EQUIPA Mínimo 10.
REGRAS BÁSICAS DO voleibol.
por Sandy Steel Presidente da Comissão de Leis do Jogo da FIVB
QUIMBOL: histórico, regras, principais competições, características fisiológicas decorrentes da prática Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de.
Voleibol.
FORMAÇÃO DE JUÍZES/ÁRBITROS ESCOLARES
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 7º ANO.
UNIDADE DE TREINO Iniciados Nº 8 Mais e Melhor Andebol Mais e Melhor Andebol Miguel Orlando Pinto Ribeiro Duração: 90.
Prof. João Moreira Turma: 8C
JOGOS TRADICIONAIS.
UNIDADE DE TREINO Seniores/Juniores “ Mais e Melhor Andebol” Nº 6
ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS
Basquete.
Unidade de Treino 4 Treino de Guarda-Redes (Seniores/Juniores)
UNIDADE DE TREINO Seniores/Juniores “ Mais e Melhor Andebol” Nº 5
UNIDADE DE TREINO Minis
Voleibol Curso Profissional Técnico de Multimédia Educação Física
UNIDADE DE TREINO Seniores/Juniores “ Mais e Melhor Andebol” Nº 2
UNIDADE DE TREINO Iniciados Nº 4 “ Mais e Melhor Andebol” Miguel Orlando Pinto Ribeiro Duração: 85’
Regras Básicas do Voleibol
Trabalho realizado por: Miguel Vilela Nº8 Turma: CEF IOSI
As regras do jogo Basquetebol por Pedro Trigo Araújo.
O ANDEBOL O Andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cada uma delas constituída por sete jogadores mais cinco suplentes. O campo.
METODOLOGIA DE ENSINO DO HANDEBOL I
Regras de jogo de Andebol
Pedro trigo araújo Futebol.
TÉCNICAS DE ARBITRAGEM
BASQUETEBOL.
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
Regras de Basquetebol E.B. 2,3 Caldas das Taipas.
Regras de Badminton.
Profª. Maria Helena Carvalho
Trabalho Realizado por: - Jessica Morgado -Miguel Pratas
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Princípios e Fundamentos Técnicos.
VOLEIBOL.
Escola Marcelino Mesquita
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior Sorocaba
Voleibol.
Escola Básica de Canidelo
Corfebol 1902 – Nasceu, na Holanda, o Corfebol, inventado pelo professor holandês Nico Broekhuyesen – Fundou-se a Associação Holandesa de Corfebol.
FUTSAL.
Voleibol.
História da modalidade
TÉNIS.
Transcrição da apresentação:

ÍNDICE 1 Índice 2 Apresentação do Voleibol 3 Identificação do Jogo 4 Objectivo do Jogo 5 Duração do Jogo/ Resultado 6 Campo de Voleibol 7 Equipa de Arbitragem 8 Regulamento Específico 9 Autor do trabalho 10 Apresentação do Trabalho Corrido 11Testes (1), (2) 12 Palavras Cruzadas

Voleibol Voleibol

IDENTIFICAÇÃO DO JOGO O Voleibol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cada uma composta por seis jogadores efectivos e, no máximo, seis suplentes, podendo um destes desempenhar a função de ”libero”.

Objectivo do Jogo O objectivo do jogo é enviar a bola por cima da rede para o campo adversário, fazendo com que caia neste, e evitar que caia no da própria equipa, no cumprimento do regulamento específico.

Duração do Jogo/ Resultado Não há tempo de jogo definido e ganha o jogo a primeira equipa que conseguir vencer três “sets”. Ganha um “set” a primeira equipa que chegar aos 25 pontos, com dois pontos de vantagem. Em caso de empate em “sets” a 2-2, o quinto parcial é disputado só até aos 15 pontos, sendo aqui também necessário a diferença de dois pontos. Em ambos os casos não existe limite pontual, caso a vantagem de dois pontos não se verifique.

O CAMPO DE VOLEIBOL O campo e dividido por uma rede a uma altura variável conforme o sexo e categoria (exemplo dos seniores e juniores: masculinos 2,43 m; femininos-2,24 m). Cada Equipa é composta por: A três metros da linha central, de ambos os lados existem as linhas de ataque É delimitado por duas linhas laterais com 18 metros O jogo realiza-se num campo rectangular É dividido ao meio por uma linha central E duas linhas finais com 9 metros cada 18 metros 9 metros Linhas laterais 6 jogadores de campo Linhas finais 3 metros 6 jogadores de suplentes Linha Central Linhas do Ataque Rede

Equipa de Arbitragem Um encontro é dirigido por uma equipa de arbitragem constituída por um (árbitro principal), um 2º arbitro, quatro juízes de um marcador. 1º Arbitro 2º Arbitro 4 juizes de linha Marcador

Regulamento Especifico 1- Inicio e recomeço do jogo Nos restantes parciais, as equipas voltam a alternar, com excepção do quinto “set”, onde se realiza novo sorteio e as equipas trocam de campo aos oito pontos. Antes do início do jogo, o sorteio com os dois capitães de equipa. O vencedor pode escolher entre serviço/recepção ou campo A/campo B em que vão começar a jogar. No início do segundo parcial, as equipas trocam de campo e a que recebeu no primeiro “set” inicia o jogo. 2- Duração e interrupção de jogos regulamentares O Jogo não tem duração determinada. Cada equipa tem direito a pedir um tempo máximo de dois tempos mortos de 30 segundos por “sets.” Os intervalos entre “sets” duram três minutos e nos jogos de categoria seniores existem, em cada um dos quatro primeiros parciais, dois tempos técnicos de um minuto de duração, aos 8 e 16 pontos. 3- Sistema de pontuação 4- Bola fora de jogo/ Reposição da bola em jogo Uma equipa conquista um ponto cada vez que ganha uma jogada. Se uma equipa serve e ganha a jogada, o mesmo jogador volta a servir. Se a equipa que ganha a jogada tiver recebido, os seus mesmos tem que rodar no sentido do ponteiro do relógio e o jogador que se encontrava na posição 2 vai executar o serviço. Se um jogador comete falta, a equipa adversária ganha um ponto e tem direito a servir. Se uma equipa for sancionada com bola fora, a equipa adversária ganha um ponto e tem direito a servir. Se um jogador cometer falta, a equipa adversária ganha um ponto e tem direito a servir. Se cair dentro (as linhas limites estão incluídas) do campo adversário, a equipa que conseguiu colocar ganha um ponto e tem direito a servir. A bola é considerada fora quando cai no chão ou quando toca em qualquer objecto (varetas, postes, tecto) ou pessoas (suplentes, treinadores, árbitros) fora dos limites do campo. 5- Substituição Só é permitido uma vez por “set” a reentrar para o lugar do colega que o substituiu. Existem ainda as trocas do “libero”, abordadas num ponto específico mais à frente. O actos de substituições só pode ocorrer com o jogo parado e com autorização prévia da equipa de arbitragem. O jogador só pode entrar no terreno de jogo após a saída do jogador a substituir. São permitidas seis substituições por equipa e por “set”.

Trabalho realizado por: Alexandre Miguel da Silveira Serra Campos No âmbito da acção: “A utilização das TIC no processo de ensino aprendizagem” Esposende, Maio de 2007