1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ÍNDIA DO PERÍODO VÉDICO
Advertisements

AS CIVILIZAÇÕES NO ESPAÇO MUNDIAL. AS CIVILIZAÇÕES NO ESPAÇO MUNDIAL.
OS PERSAS “ UM GRANDE IMPÉRIO ”.
Revisão para a 1ª prova do III trimestre
Os grandes espaços religiosos
A Civilização Árabe.
Navegadores fenícios e conquistadores persas
O império Persa.
TRABALHO DE HISTÓRIA ASTECAS MAIAS E INCAS
Conflitos na ásia Nomes:Daniela Nunes eAnaGabriela
Qual foi a contribuição da África?
O Império Romano.
A antiga civilização indiana
Hinduísmo Escola: EB2/3 do Couto Mineiro do Pejão
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Trabalho de História Geral
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE I OBJETIVOS RELACIONAR.
O mundo do ponto de vista de Moscou
ÍNDIA O POVO HINDU.
Índia.
MICRO PROJETO DE ENSINO
AS GRANDE CIVILIZAÇÕES ANTIGAS
Unificador do Oriente Próximo.
Egito – terra dos deuses
ORIENTE MÉDIO: NACIONALISMO E FUNDAMENTALISMO
Prof. Everton da Silva Correa
ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
A Expansão Muçulmana Os Muçulmanos na Península Ibérica
MESOPOTÂMIA.
Lara Eufémia Gonçalves Fernandes Mikaela Cristina Santos Silva
Como se FORMA e se MANTÉM um IMPÉRIO?
Antiguidade Oriental.
Colégio Da Polícia Militar Trabalho Apresentado ao professor Arthur e Ailton na Disciplina de Historia e Geografia. Trabalho Apresentado ao professor Arthur.
Colégio da Policia Militar 1° ano Aula: Historia e Geografia
Colégio da Polícia Militar – Cruz Azul Eduarda Damascena nº3 1º ano
Grécia Revista Eletrônica Nome:Isabelle Sobral Professor: Arthur Costa
Grécia principais características
Aluna: Alice Santos Gonçalves Disciplina: Historia e Geografia
Os Filhos de Abrão ou Abrãao
Professor Edley A partir de 359 a.C., o rei macedônio Filipe II, aproveitando-se do enfraquecimento das pólis em razão dos.
Grécia. Principais Características: *Período Homérico *Período Arcaico
Períodos da Grécia Trabalho a ser apresentado ao profº. Arthur de História e Ailton de Geografia Victória Melo nº. 31.
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
Períodos Clássicos da História Colégio da PM Nome: Nycolas Sesztak Gonçalves Série: 1°AM N°22 Prof° Arthur – História Prof° Ailton – Geografia.
Luiz Henrique Silva de Freitas Nº17 1ºAM Profsº Arthur e Ailton
CIVILIZAÇÕES DO EXTREMO ORIENTE
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
Professor Edley
Roma História – Prof. Lisi 1° ano / 2014.
Colégio da Policia Militar 1°Ano Jenifer Rodrigues Ferreira nº11
Persas Ciro, O Grande.
O Império Macedônico Grupo 6 – Capítulo 16
Os persas: Um dos maiores Impérios da Antiguidade
ANTIGUIDADE ORIENTAL.
Sociedades nativas da América
Grécia Antiga.
Fenícios e persas.
Professor Romildo Tavares
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
O Império Romano.
COMO SE FORMA E SE MANTÉM UM IMPÉRIO
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
ÍNDIA ANTIGA Pesquisas mostram que a região é habitada há pelo 30 mil anos. Pouco se sabe como viviam, pois ainda os historiadores.
História e Fontes Históricas.  Trata de feitos e aventuras de um imaginário já perdido no tempo, longe do nosso dia-a-dia tecnológico.  Estabelecer.
A EXPANSÃO MUÇULMANA A RELIGIÃO ISLÂMICA
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
DA CIDADE DE ROMA À FORMAÇÃO DE UM IMPÉRIO
OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
Transcrição da apresentação:

1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA ÍNDIA ANTIGA

O RIO DAS CIDADES DRAVIDIANAS A trajetória da civilização indiana tem início em 3300 a.C., período em que se encontram vestígios de um dos mais antigos centros urbanos formados nas proximidades do Rio Indu.

No século XVI a.C., o território indiano foi alvo da ocupação de uma série de tribos nômades provenientes da região do atual Irã, comumente conhecidas como árias. Entre outras regiões, os árias controlaram porções do território onde a civilização hindu fixou marcantes traços da cultura indiana. 

Esse período de ocupação marcou o início do Período Védico, que vai de 1500 a.C. até 500 a.C.. 

O HINDUÍSMO Depois da invasão, os árias, Passaram a viver como sedentários e incorporaram muitas palavras de línguas dravidicas a seu indioma. As crenças religiosas também se misturaram, dando origem ao hinduismo, conjunto de doutrinas e práticas religiosas que passou a reger, praticamente, todos os aspectos da vida cotidiana dessa população.

Os fundamentos do hinduismo estão registrados no Rig Veda, ou “livros do conhecimento”, coletanea de 1028 hinos que acabaria por dar nome a todo o período em que a Índia esteve sob o dominio dos árias: época védica.

SOCIEDADE VÉDICA Inicialmente, os árias organizavam-se em tribos subordinadas a um chefe – o rajá – e a um sacerdote – o purohita. Afirmando conversar com os deuses, os sacerdotes conquistaram enorme poder junto à população e perante o próprio rajá.

O SISTEMA DE CASTAS Castas são grupos sociais fechados, compostos de pessoas que exercem a mesma profissão. No sistema de castas não se pode passar de uma casta para outra.

Entre os séculos VII e VI a. C Entre os séculos VII e VI a.C., já no fim da era védica, governantes, comerciantes e mesmo a população pobre passaram a questionar os privilégios dos sacerdotes. Surgiu assim o budismo e o jainismo.

O IMPÉRIO MAURIA Ao mesmo tempo que enfrentava mudanças religiosas, a Índia passava por transformações também na esfera política. Em 521 a.C. tropas do imperador persa Dario conquistaram a região do vale do Indo. A região passou para o poder dos macedônios de Alexandre, o Grande.

Em 312 a.C. o guerreiro Chandragupta Maurya, após derrotar os macedônios funda o Império Mauria.

Entretanto, seria com Ashoka, neto de Chandragupta, que o império viveu seu apogeu. Foram construídos hospitais, clínicas veterinárias, estradas, estabeleceu relações comerciais com outras civilizações. A Índia entrou em um período de paz que perdurou até 232 a.C., ano em que Ashoka morreu.

Em 711, os árabes conquistaram a região do Sind no delta do Indu e levaram o islamismo a Índia. No século XVIII, os ingleses assumiram o controle da região, que só recuperou sua independência em 1947.

SUGESTÃO DE FILME Quem quer ser um milionário?

Avaliando os Conhecimentos

1- Quem eram os arianos e como foi o contato desse povo com os dravidianos?

2- O bramanismo é uma corrente religiosa do hinduismo 2- O bramanismo é uma corrente religiosa do hinduismo. Elabore um texto sobre a importância dos sacerdotes brâmanes na sociedade védica.

3- Como funciona o sistema de castas na sociedade indiana?

4- Hoje, cerca de 75% dos indianos seguem o islamismo 4- Hoje, cerca de 75% dos indianos seguem o islamismo. Explique por que essa religião teve grande penetração na sociedade indiana a partir do século VIII.