XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede de saúde em português
Advertisements

APRESENTAÇÃO SOBE A COMUNIDADE VIRTUAL DE CÚPULAS (CVC)
Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
Um Novo Conceito Tecnológico SLTI/MP
1.
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
O desenvolvimento da BVS no Brasil Ilma Noronha CICT/FIOCRUZ IV Reunião Regional de Coordenação da BVS Setembro/2005, Salvador.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
21/09/2004 O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos Breve histórico.
SISTEMA ESPECIALIZADO NA
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho.
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
FORO DE ECONOMIA SOLIDARIA Y COMERCIO JUSTO
Planejamento Estratégico
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - ODONTOLOGIA
Biblioteca Virtual de Saúde - Enfermagem:
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
Biblioteca Virtual em Saúde:
BVS – Homeopatia Brasil Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB - APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Fidelis Brambilla 09 de Maio/2008.
Como a UFRN coopera na ReBAP
CRIAÇÃO E GESTÃO DAS ASSESSORIAS INTERNACIONAIS
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Ministério da Cultura.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS)
Encontro Regional Norte
àPrimeiros contatos àInaugurada em março àObjetivo : acesso online eficiente, universal e eqüitativo à informação técnica e científica relevante.
Metodologia para textos completos
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Histórico do FBES Sebastiana Almire de Jesus – FEES-MS
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
CNM Internacional CNM INTERNACIONAL Abril / 2006 – Nova diretoria da CNM decide ampliar a atuação na área internacional. Maio / 2006 – CNM apóia o evento.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
Reunião da CPDS Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz Responsáveis pela apresentação: Rubens Born Rodrigo Garcez Marcelo.
Rede Interamericana De Fundações e Ações Empresariais para o Desenvolvimento de Base.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
 .
Centros de Educação em Direitos Humanos
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Economia Social e Solidária Inovação social no mundo do trabalho de 27 a 31 de julho de 2015, Joanesburgo, África do Sul.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
Rede Internacional de Formação de Técnicos em Saúde — RETS —
AAI ECOs e CoPs HotSites Destacados Newsletter BVS Boletim Interno PSI TV Plasma e-alerts Mural Histórico Projetos em Rede Murais Informativos Eventos.
Sonia Mendes – Analista de Organização e Métodos MS/ DATASUS/BVS RIPSA 26ª Oficina Interagencial de Trabalho da RIPSA (OTI), Brasília, 05 de Junho de 2013.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Fluxo de Avaliação e Critérios de Certificação de instâncias da BVS Cláudia Guzzo PFI / Monitoramento das Instâncias e Projetos BVS BIREME/OPS/OMS II Reunião.
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
10 ANOS DE BVS: FORTALECENDO A PSICOLOGIA BRASILEIRA E LATINOAMERICANA MARIA IMACULADA CARDOSO SAMPAIO III Reunião do Comitê Técnico da Brasil.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
ForçasFraquezas Existe vontade política para instalação do BVS ( Lançamento oficial previsto para Novembro), Existe financiamento para aquisição dos materiais.
7º Termo de Ajuste ao 50º Termo de Cooperação entre o Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan- Americana da Saúde Ações de cooperação para o.
BVS Brasil: Panorama da Rede Avanços do Espaço Colaborativo Cláudia Guzzo, Coordenadora Bárbara Uehara, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião do Comitê.
BVS-PSI Maria Imaculada Cardoso Sampaio BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - PSICOLOGIA BVS-PSI I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
Transcrição da apresentação:

XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação da BVS Brasil A BVS-PSI COMO MODELO DE GESTÃO PARA A BVS DA UNIÃO LATINO-AMERICANA DE PSICOLOGIA Maria Imaculada Cardoso Sampaio Natal, outubro de 2004

XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação da BVS Brasil A pedra fundamental da BVS ULAPSI foi posta durante o VI Congresso ao Encontro da Psicologia Mexicana e II Congresso Latino- americano de Alternativas em Psicologia, realizado na Cidade de Puebla, México, em novembro de Natal, outubro de 2004

XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação da BVS Brasil ULAPSI - DENOMINAÇÃO E OBJETO SOCIAL Com a denominação de União Latino-americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI), foi constituída, em 23 de novembro de 2002, em Puebla, México, e por um tempo indefinido, uma rede de articulação científica, profissional e acadêmica, sem fins lucrativos e comprometida com a problemática social latino-americana, integrada por entidades de Psicologia da América Latina. A ULAPSI, através das suas entidades membros, se compromete a seguir os princípios da Declaração de Puebla, que fazem parte dos estatutos. As entidades de Psicologia membros da ULAPSI aceitam respeitar e obedecer aos estatutos. Por sua vez os estatutos respeitam os direitos das entidades membros para que conservem sua autonomia. Os idiomas oficiais da ULAPSI são o espanhol e o português. Natal, outubro de 2004

XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação da BVS Brasil Principios da ULAPSI Colaborar com o crescimento e construção da democracia e soberania dos países da América Latina. Promover a tolerância, eqüidade, liberdade, pluralidade, responsabilidade e a solidaridade social. Contribuir para o reconhecimento e defesa dos direitos humanos. Solidaridade e respeito aos povos e a cada uma das entidades de Psicologia que a integram, como também ao espírito democrático que garanta o funcionamento da rede.

XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação da BVS Brasil Principios da ULAPSI Fomentar o desenvolvimento e a intervenção de práticas psicológicas éticas. Incentivar uma Psicologia que compreenda a realidade dos processos culturais próprios destes paises e responda aos requerimentos específicos de suas realidades. Buscar uma Psicologia plural, em diálogo interno e externo que contribua significativamente para a integração latino-americana. Garantir relações de intercâmbio caracterizadas por respeito, cooperação e reconhecimento mútuo entre os psicólogos e as entidades de Psicologia. Garantir um espírito democrático para o funcionamento da ULAPSI. Promover estruturas organizativas horizontais nas organizacões de Psicologia. (Fonte: Declaración de principios - Unión Latinoamericana de Psicología - Secretaria Ejecutiva – Natal, outubro de 2004

XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação da BVS Brasil Definida a necessidade e a urgência da criação da BVS ULAPSI foi convocado um grupo de trabalho para idealizar um plano de ação capaz de iniciar o projeto da BVS ULAPSI. O grupo de trabalho organizou e realizou a I Reunião do Grupo de Trabalho - Psicologia, em maio de 2003, em Puebla, México. A reunião foi parte integrante da III Reunião de Coordenação Regional da BVS, promovida pela BIREME/OPS. Natal, outubro de 2004

XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação da BVS Brasil Os participantes do grupo de trabalho afirmaram a necessidade urgente da criação da BVS ULAPSI, solicitando uma efetiva articulação entre os membros da ULAPSI, a fim de incentivar e fomentar a promoção da BVS-Psi nos países da América Latina. Natal, outubro de 2004

XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação da BVS Brasil Objetivo da BVS ULAPSI O objetivo maior da BVS ULAPSI é promover o acesso em linha eficiente, universal e equitativo às fontes de informação técnicas e científicas disponíveis nas BVS-Psi nacionais. Este acesso poderá ser em todas as BVS-Psi ao mesmo tempo, através de um motor de busca que integrará todas as BVS-Psi, ou em uma única biblioteca virtual de Psicologia. Natal, outubro de 2004

XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação da BVS Brasil O Comitê Consultivo para América Latina O Comitê Consultivo foi eleito durante a I Reunião do Comitê Consultivo da BVS ULAPSI, realizada em Lima, Perú, em julho de 2003, como parte integrante da Assembléia da ULAPSI. A existencia de um Comitê Consultivo ativo que reúna os principais representantes de instituições integrantes da ULAPSI é muito importante para o desennvolvimento eficiente e sustentável da BVS ULAPSI. Cada país deverá encarregar-se de garantir um representante junto ao Comitê Consultivo. Deve representar seu pais a instituição que se destacar em infra-estrutura, recursos humanos e liderança na área de Psicología. Natal, outubro de 2004

XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação da BVS Brasil Funções do Comitê Consultivo Latino-americano Representar a BVS ULAPSI e responsabilizar-se por seu conteúdo. Orientar o desenvolvimento da BVS ULAPSI, definindo prioridades, estratégias e procedimentos que possam ser adotados por todas as BVS- Psi nacionais. Estabelecer os controles de qualidade e definir critérios de seleção para as fontes de informação disponíveis nas BVS-Psi nacionais; Apoiar e colaborar na captação de recursos financieros para o desenvolvimento das BVS-Psi nacionais. Promover e divulgar a BVS ULAPSI nos eventos e outros fóruns nacionais e internacionais. Natal, outubro de 2004

XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação da BVS Brasil O Comitê Consultivo Nacional A primeira medida dos paises latino-americanos que estão aptos a empreender o projeto de construção da BVS-Psi é o estabelecimento do Comitê Consultivo Nacional. O Comitê Nacional terá as mesmas responsabilidades atribuídas ao Comitê Consultivo da BVS ULAPSI. Natal, outubro de 2004

XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação da BVS Brasil A estratégia para a implantação das BVS-Psi nacionais se apoiam em projetos específicos orientados aos diferentes produtos e serviços de informação. Como metas a serem alcançadas para a implantação da BVS-Psi pode-se observar as fontes de informação disponíveis na BVS-Psi. Natal, outubro de 2004

XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação da BVS Brasil Com base na estratégia de implantação e na arquitetura das fontes de informação da BVS-Psi (Brasil), foi elaborado um guia que é uma lista preliminar de indicadores para o desenvolvimento das BVS-Psi em âmbito nacional, como por exemplo: Comité Consultivo estabelecido e operando Institução (ões) coordenadora (s) Plano de desenvolvimento Matriz de responsabilidades Página principal Fontes de informações operando de modo atualizado Infra-estrutura e recursos tecnológicos Natal, outubro de 2004

XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação da BVS Brasil BVS-PSI NACIONAIS EM DESENVOLVIMENTO Colombia México Perú Lançamento previsto: abril de 2005, durante o I Congresso da ULAPSI, no Brasil. Natal, outubro de 2004

XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação da BVS Brasil Considerações finais As BVS-Psi demandam uma radical renovação no funcionamento dos sistemas nacionais de informação técnico-científica. Esta renovação implica a operação e a ampliação das alianças entre instituições nacionais e internacionais. A BVS-Psi facilitará aos paises da América Latina o domínio de tecnologias essenciais para a promoção e a eqüidade de acesso a informação em Psicologia. Natal, outubro de 2004