25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 1 O que é o Design / Design Industrial Uma visão Pessoal para aplicação no Projecto 1.

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O que é Marketing? Para a American Marketing Association, marketing é o processo de planejamento e execução quanto a concepção, preço, promoção e distribuição.
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25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 1 O que é o Design / Design Industrial Uma visão Pessoal para aplicação no Projecto 1

25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 2 O que é o Design / Design Industrial À medida que a competição se intensifica, o design oferece uma forma potente para diferenciar e posicionar os produtos e serviços das empresas... O Design é o conjunto de particularidades que afectam a forma e a imagem de um produto, bem como as suas funções para satisfazer os requisitos dos consumidores. O Design é particularmente importante na concepção, elaboração e marketing de equipamento duradouro, aparelhos, serviços de venda e embalagem de produtos/ packaging.… In Philip Kotler, Marketing Management, Cap.10, pp. 29, Prentice Hall, 2000 Para a empresa, um produto de bom design é aquele que tem fácil manufacturação e distribuição. Para o cliente/ consumidor, um produto de bom design é aquele que é agradável para contemplar, abrir, manusear, instalar, usar, reparar e dispor. O designer deverá ter em consideração todos estes factores.

25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 3 O que é o Design / Design Industrial

25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 4 O que é o Design / Design Industrial Segundo o ICSID (International Council of Societies of Industrial Design, 1961), o Design Industrial é a actividade que dá forma a um indivíduo técnico (Simondon, 1958), coordenando, integrando e articulando os factores que a constituem, relativos ao uso, ao usufruto e ao consumo individual ou social do produto (factores funcionais, simbólicos ou culturais) e aos relativos à sua produção (factores técnico-económicos, técnico-construtivos, técnico- sistemáticos, técnico-produtivos e factores técnico- distributivo) (Tomás Maldonado, 1991)

25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 5 O que é o Design / Design Industrial A etimologia de Design remonta ao Latim de+ signare e significa fazer algo, distingui-lo através de um sinal, atribuir-lhe significado, determinar a sua relação com outras coisas/ objectos, proprietários, utilizadores ou consumidores. Com base nesta definição original, pode-se afirmar que o design é fazer sentido (das coisas)/ making sense (of things). Klaus Kippendorf

25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 6 O que é o Design / Design Industrial

25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 7 O que é o Design / Design Industrial

25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 8 Culturas do Design

25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 9 Cultura do Design

25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 10 Culturas do Design – O que mudou e está a mudar Mais pequeno Mais rápido Mais tecnológico Mais high tech Mais bits... Mais capacidade...

25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 11 Culturas do Design – O que mudou e está a mudar A normalidade é o caminho para o Nada… Se apenas desejar-mos ser (be) como os outros, passamos a ver como os outros, ouvir o mesmo que os outros, contrata-mos pessoas iguais e no fim temos as mesmas ideias e os mesmos proveitos ou serviços, caímos na mar da Normalidade… Uma empresa Normal s.a. é o caminho da banca rota… A nova realidade é sobre o prazer, o divertimento, a estimulação total da parte direita do cortex, parte do cerebro que estimula o prazer no acto da compra. Isto leva-nos a um território mais dificil de falar – a que se chama a economia da alma, poesia das vendas, a emoção da forma, o design poético, ou seja, a EM-Tech Revolution. Um conceito aplicável quer nas componentes tecnologicas quer de serviços do processo de Marketing e de Design que devem conter um factor emocional, factor fundamental para chegar ao consumidor na nova geração… Funny business- El Talento muove el capital, Ridderstoke and Nordstromb

25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 12 Culturas do Design – O que mudou e está a mudar

25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 13 Cultural de Projecto User centered Design

25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 14 Cultura de projecto – User centered Design

25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 15 Cultura de Projecto – User centered Design

25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 16 Design / Inovação O papel do Design como motor da Inovação

25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 17 Cultura de Projecto – User centered Design

25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 18 Cultura de Projecto – Modelo elaborado pelo Docente

25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 19 Cultura de Projecto – Modelo elaborado pelo Docente

25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 20 Metodologia de aplicação ao Projecto 1 Research – Formas de sentar Emergentes

25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 21 Projecto 1 – Objectivação da Pesquisa

25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 22 Projecto 1 – materializaçao

25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 23 Projecto 1 – materializaçao do Observação

25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 24 Mensagem aos Discentes Acredito que o verdadeiro desafio será o valor das ideias e a correcta adequação do problema ás tecnologias disponíveis para as soluções de projecto. Acredito na criatividade como motor das revoluções que os mercados competitivos tanto necessitam! Vale a pena viver o Design com Paixão…