Biotecnologia no tratamento da água no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ÁGUA.
Advertisements

Poluição Aquática Ciências Naturais Turma A 8º Ano Autores:
Água: importância, onde é encontrada e preservação do recurso
Bioprocessos Programa de Graduação em Biotecnologia 2013/1.
Biotecnologia Prof.
BIOTECNOLOGIA Professora: IVAnéa.
BIOTECNOLOGIA Professora: IVAnéa.
Poluição causada pelo petróleo
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Sumário Análise crítica de dois artigos referentes à sobre produção de alimentos com recurso à biotecnologia e o problema da fome no mundo. A produção.
CAPÍTULO 03 - O MEIO AQUÁTICO
Ciclos Biogeoquímicos
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Biotecnologia ambiental
Microrganismos do solo e o ciclo do carbono
Microorganismos úteis na tecnologia de alimentos
Águas residuais urbanas e Sistemas de tratamento
Poluição do solo.
Recursos hídricos Ciências Naturais.
Transformação e utilização de energia pelos seres vivos
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
QUANDO PENSAMOS EM BIOTECNOLOGIA, O QUE SURGE EM NOSSA MENTE???
A ÁGUA: UM TESOURO A PRESERVAR
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
A água e a biodiversidade
BIOTECNOLOGIA.
Introdução a Bioprocessos
POLUIÇÃO DAS ÁGUAS E DOÊNÇAS TRANSMITIDAS
Biotecnologia Clube de Ciência e Arte
Unidade 3 — Fluxos de energia e ciclos de matéria
Caso 6 - Aplicações ambientais
RESÍDUOS SÓLIDOS DECOMPOSIÇÃO BIOLOGICA
Técnicas de Remediação
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Aula 6 – Sistema de Tratamento de Esgoto
Formação: Higiene e Segurança Alimentar
Trabalho realizado por: Duarte Rodrigues
Quantidade de água disponível
GENÉTICA Aula 7: Fundamentos das Tecnologias do DNA Recombinante
Professor Carlos Eduardo Nicoletti Camillo
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
A SOLUÇÃO LIMPA PARA CATÁSTROFES COMO A DO VAZAMENTO DE PETRÓLEO NO GOLFO.
ALIMENTOS ORGÂNICOS.
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
EUTROFIZAÇÃO.
Nomes: Carolina de Oliveira
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
Introdução à Engenharia Bioquímica
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
Biotecnologia ambiental
Gestão Sustentável dos Recursos
Tecnologia no Tratamento de Água
Introdução à Agroindústria
Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos.
Poluição do Solo.
Década de 90 Ênfase na integração de fatores biológicos nos sistemas de produção; bases do segundo paradigma da fertilidade do solo. Novo paradigma alcançar.
Subsistema hidrosfera
Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
REMEDIAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS ALTERNATIVAS DE USO DO CALCÁRIO M. Sc
Bruna Pacheco Keldmy Obrownick
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
ACIDIFICAÇÃO E PERDAS DE NUTRIENTES DO SOLO
Água – fundamental para vida.
BIOTECNOLOGIA.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Recursos hídricos Professora Vera Sanches
SetoresBens e Serviços Agricultura Adubo composto, pesticidas, silagem, mudas de plantas ou de árvores, plantas com propriedades novas etc. Alimentação.
Poluição dos Recursos Hídricos
Prof: Ana Margarida S. Belo
Transcrição da apresentação:

Biotecnologia no tratamento da água no Brasil Biologia 12º A Andreia Oliveira Maria Rodrigues Marina Soares Marta Pinto Vânia Bernardino

BIOTECNOLOGIA A biotecnologia é um processo tecnológico que permite a utilização de material biológico de plantas e animais para fins industriais. Engenharia Genética é o termo usado para descrever algumas técnicas modernas em biologia molecular que vêm revolucionado o antigo processo da biotecnologia. É o conjunto de técnicas que permitem implantar processos de tratamento de resíduos, controlo de poluição, produção de penicilina e outros antibióticos, produção de alimentos, purificação da água, etc. Possui o conhecimento nas áreas de microbiologia, bioquímica, genética, engenharia, química, informática. Tendo como agentes biológicos os microrganismos, células e moléculas (enzimas, anticorpos, DNA, etc.), resultando em bens, como alimentos, bebidas, produtos químicos, energia, produtos farmacêuticos, pesticidas, etc.

Produtos e Benefícios Agricultura - adubo composto, pesticidas, silagem, mudas de plantas ou de árvores, plantas transgénicas, etc. Alimentação - pães, queijos, picles, cerveja, vinho, proteína unicelular, aditivos, etc. Química - butanol, acetona, glicerol, ácidos, enzimas, metais, etc. Electrónica - biosensores Energia - etanol, biogás Meio Ambiente - recuperação de petróleo, tratamento do lixo, purificação da água Pecuária - embriões Saúde - antibióticos, hormônios e outros produtos farmacêuticos, vacinas, reagentes e testes para diagnóstico, etc.

BIOSSEGURANÇA Controlo e a minimização de riscos advindos da prática de diferentes tecnologias, seja em laboratório ou quando aplicadas ao meio ambiente. - é regulada em vários países no mundo por um conjunto de leis, procedimentos ou directivas específicas. -O fundamento básico é estudar, entender e tomar medidas para prevenir os efeitos adversos da moderna biotecnologia, sendo prioritário proteger a saúde humana, animal e o meio ambiente, para assegurar o avanço dos processos tecnológicos.

Biotecnologia no tratamento da água no Brasil O Brasil é uma das maiores reservas de água doce do mundo para o consumo humano, o equivalente a 12%. Mas, 80% dessa reserva está na Amazónia. É nela que se encontra a maior bacia fluvial do mundo. Só o Rio Amazonas representa 16% de todas as águas dos rios mundiais. O governo brasileiro tem gerido mal os seus recursos hídricos, diante do desperdício, tendo uma taxa de 40%; dos depósitos de lixo implantados em rios, lagos e a contaminação por agrotóxicos, metais pesados, petróleo e esgotos.

BIORREMEDIAÇÃO Tecnologia que utiliza agentes biológicos, particularmente os microrganismos, para remover poluentes tóxicos do ambiente, principalmente do solo e da água. Os poluentes são decompostos em substancias atóxicas por meio do metabolismos microbiano.

Três aspectos devem ser considerados: - A existência de microorganismos com capacidade catabólica para degradar o contaminante. - O contaminante tem que estar disponível ou acessível ao ataque microbiano ou enzimático. - Condições ambientais adequadas para o crescimento e actividade do agente biorremediador. Existem dois tipos de biorremediação: Bio estimulação - que fornece nutrientes às populações de microorganismos, aumentando a sua população, promovendo o crescimento e consequentemente o aumento da actividade metabólica na degradação de contaminantes. Bio aumento - que introduz misturas específicas de microorganismos num ambiente contaminado ou num biorreactor para iniciar o processo da biorremediação.

Vantagens da biorremediação em relação aos métodos mais antigos: - Mais barato (biorremediação custa em torno de 200,00 dólares e o bombeamento e o tratamento convencionais chegam a custar milhões de dólares). - Não utiliza água natural tratada, não se remove os compostos atóxicos da água, procedimentos necessários no tratamento convencional de superfície. - Não interfere nas operações que já estão a ser realizadas, podendo ser utilizado em locais de difícil acesso. - Pode ser usada em conjunto com o bombeamento (remediação convencional), reduzindo possibilidades de contaminação para os trabalhadores. - Microorganismos agem na redução dos contaminantes de petróleo transformando-os em subprodutos menos nocivos ao meio.

Porém, a biorremediação apresenta algumas limitações, como por exemplo: - Não é uma solução imediata; Os locais a serem tratados devem estar preparados para suportar a acção dos microorganismos e as condições que favorecem a actividade microbiana : - Para cada tipo de contaminante, indicam-se espécies diferentes de microorganismos para o processo de biorremediação. No Brasil, a disposição inadequada de resíduos domésticos e industriais, principalmente resíduos perigosos, implica a contaminação do solo, ar e recursos hídricos superficiais e subterrâneos.

A técnica de biorremediação anteriormente descrita é baseada na lixiviação microbiana, particularmente no princípio da decomposição que pode ser dividido em duas fases: - Inicialmente, as bactérias acidófilas e acetogénicas, são utilizadas para produzir ácido acético e outros ácidos a partir da matéria orgânica, solubilizando a carga orgânica e metais pesados presente nos resíduos. - Em seguida, bactérias metanogénicas e acetotróficas são usadas para consumir a carga de ácidos, produzindo o biogás e um composto biogénico. Após a fase metanogénica, em função das reacções bioquímicas e da mudança do pH, os metais pesados são precipitados e encapsulados, ou seja, é levado as formas mais estáveis, menos solúveis, finalizando assim o tratamento biológico e físico-químico dos resíduos líquidos.

Curiosidades: A ONU estima que haja cerca de 1,4 bilhão de pessoas sem acesso à água potável no mundo e que 2,4 biliões não dispõem de serviços de purificação. Na América Latina, na Ásia e na Oceânia mais de 20% das casas ainda não tem água canalizada. Na África, o número sobe para quase 60% das residências.

Fim