V Encontro de professores Ferramentas Web no ensino Rui Isidro 17 de Março de 2004.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
PROJECTO KU TIVA (SABER, CONHECIMENTO) O Projecto KU TIVA, que em changana quer dizer saber, conhecimento, é o 1º Projecto da ISSO, Inovação Social e Solidária,
Conhecimento e Inovação com as TIC Coimbra, 21 Setembro.
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
Visão Global do Projecto
Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
Ferramentas Indispensáveis ao Professor
Serviços na Internet: Caracterização e Acesso
Pontifícia Universidade Católica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados
Conhecimento e Inovação com as TIC.
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
Centro de Competências TIC da ESE de Santarém
Willians Cerozzi Balan
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Manuel Santos Conteúdos para apoio à Utilização de Quadros Interactivos em Sala de Aula Manuel Santos Associação da Comunidade Educativa de Aveiro
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Professora: Úrsula Acadêmica: Deise Mesquita Pedroso Pascoa – 6ª fase Universidade Federal de Santa Catarina 2005.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Santarém Março a Julho de 2007
Construção de Sites com o Google Pages Creator Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Esc. Sec. com 3.º Ciclo Pedro.
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
Gestores de bases de dados de imagens   Gestores de comunicação
Licenciatura em Informática António Fonseca 2005.
Estratégias de actuação: Articulação curricular
7º Ano Prof: Lídia Henriques Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
Serviços básicos da Internet
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Ferramenta de ensino on-line. O que é o moodle? É um pacote de software para produzir disciplinas baseadas na Internet, e sítios Web, sendo possível disponibilizar.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
As TECNOLOGIAS na minha escola
Tecnologia na minha escola Ensinando e aprendendo com as tecnologias.
Princípios Pedagógicos da EaD na Contemporaneidade. Preparação adequada do instrutor, apoio e tutoria.
Combinando o Uso da Videoconferência e da Web na Ensino a Distância em Ciências da Saúde Aplicações e Perspectivas Renato M.E. Sabbatini, PhD UNICAMP e.
Projeto Alcatruz – Oficina de Informática – 20h Internet A Internet, ou apenas a Net, é uma rede mundial de computadores ligados entre si.
Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Vitor Gonçalves Abril, 2002 Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança Projecto.
Tecnologia na minha escola Ensinando e aprendendo com as tecnologias.
Escola Secundária de Monserrate
Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Vitor Barrigão Gonçalves Dep. Tecnologia Educativa e Gestão da Informação Maio, 2001 Escola Superior.
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON PROFESSORA: LEILA CRIVELLI.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
PROGETC:RONAN IVO DE SOUZA TEMA 25 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
Alfabetizando com informática
O uso das tecnologias na escola
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Minha escola As tecnologias disponíveis em minha escola são: data-show , retroprojetor, câmera digital, computares, aparelho de som, televisão, DVD,
Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão Conhecendo as tecnologia da escola! Tecnologia na Educação Aluna: Marinuzia Tutora: Deusiram.
Responsável Professor: Eduardo A tecnologia está como um recurso presente no dia-a- dia do indivíduo e que a cada momento está evoluindo de forma rápida,
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

V Encontro de professores Ferramentas Web no ensino Rui Isidro 17 de Março de 2004

O PmatE O PmatE centra a sua área de actuação no desenvolvimento de ferramentas e conteúdos dedicados ao ensino. Apostamos - claramente - no desenvolvimento de novos conteúdos a partir da experiencia adquirida pelos professores nas salas de aulas.

Utilização da Internet A utilização da Internet como veículo de comunicação permite a gestão centralizada dos conteúdos e uma constante actualização dos mesmos. A disponibilização de novos serviços torna-se também mais célere.

Utilização da Internet Centralização de informação Obtenção de resultados imediatos –Não só dos TOPs! Actualizações constantes –Sem necessidade de qualquer preocupação dos utilizadores Compatibilidade entre máquinas Ensino remoto

Internet nas escolas O Programa Internet nas Escolas consiste na ligação à Internet das bibliotecas de todas as escolas públicas, privadas e profissionais, do 5º ao 12º ano de escolaridade, através da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS). In Livro Verde para a Sociedade da Informação em Portugal

Programa Internet nas Escolas A infra-estrutura disponibilizada pelo PIE (Programa Internet Nas Escolas) permite o acesso RDIS (Rede Digital de Integração de Serviços) - inicialmente a 64kbps e posteriormente a 128kbps - a todas as escolas, sem encargos adicionais para as mesmas. site da Rede de Apoio à Rede Telemática Educativa

A Internet real nas escolas As ligações nas escolas não estão preparadas para uma utilização real. Tratam-se de ligações para 2 a 4 computadores. O que podemos observar das várias escolas envolvidas nos nossos projectos, nomeadamente do MINImat.

A Internet real nas escolas Sendo uma situação preocupante, temos o cuidado de desenvolver os nossos conteúdos recorrendo a tecnologias de ponta que minimizam – tanto quanto possível – este problema. Em média um ecrã de uma prova do PmatE tem cerca de 10KB.

A Internet real nas escolas A representação do texto matemático e de figuras vectoriais, recorrendo à MathML e ao SVG, permite excelente qualidade gráfica das fórmulas e imagens à custa de ficheiros pequenos. As várias aplicações do PmatE contém mecanismos que minimizam alguns problemas nas falhas de rede.

2003/2004 Aposta forte numa nova imagem –Primeira fase: comunicação –Segunda fase: aplicações Novos projectos (parte tecnológica) –MINImat –Disciplinas do Ensino Superior

Fim Rui Isidro 2004