Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Educação para a Sexualidade?
Ciências Naturais Prof. Teresa Marcelino
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
Matemática para todos Educação Básica
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
A Educação Sexual e os seus Contextos
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
Escola do Comportamento Humano
Escola E.B. 2/3 do Couto Mineiro
AS ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMAS POLÍTICOS
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
O que é ser rapaz no séc. XXI?
DESPERTAR DO HOMEM E DA MULHER
Os tipos de comportamento no meio social
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
A sexualidade trocada por miúdos
Traços da Personalidade
A sexualidade na Vida das Pessoas com deficiência
Educação sexual e sexualidade: Quo vadis?
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
A dinâmica do aconselhamento não-diretivo
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
CULTIVANDO A HONESTIDADE
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
ATLANTE – enfrentar o desafio das drogas, isto é, viver sem drogas.
Sexualidade, Orientação e Saúde
UMA QUESTÃO A SER PENSADA DENTRO DAS INSTITUIÕES
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Educação Sexual na Adolescência
Diretrizes de um programa de prevenção
Uma conversa de sentimentos!
O adolescente cristão e a sexualidade
Jovens.
Monique Estevam – PCNP de Ciências Data: 29/04/2014
Gravidez na Adolescencia
Projeto de Educação para a Saúde
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Por que estudar Psicologia?
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
EVANGELISMO PÚBLICO.
Entrevista.
Gabriela Ramalho Lopes
Papiloma Humano.
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
SEXUALIDADE ….
Como se desenvolve a sexualidade
O amor humano.
Educação Sexual A sexualidade sempre foi um tema de difícil discussão, sobretudo para adolescentes. A curiosidade, a descoberta das diferenças no próprio.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PERNES Coordenadora do Projecto: Vanessa Pereira ANO LECTIVO
Como Ensinar Saúde Sexual e Reprodutiva em um Projeto de Extensão
Unidade 2 TRANSMISSÃO DA VIDA
A família tem uma função humanizadora
Desafios da adolescência
TEMAS TRANSVERSAIS.
A Sexualidade e o Jovem Portador de Deficiência Curso de Formação Pedagógica inicial de Formadores Mindform Carolina Amado Vasco 2014.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Concordo / Discordo Sim / Não / Não sei Nada importante / Importante / Muito importante 1º O que penso sobre educação sexual? 9 questões 22 questões 12.
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
GISELE BALDRATI PSICOLOGA CRP 08/03264 SEXUALIDADE na ESCOLA.
O QUE A EDUCAÇÃO REQUER HOJE:. EDUCAR PARA SER FAZER CONVIVER CONHECER Aspectos Intrapessoais *Estima *Motivação *Analise *Crítica Interpessoal *Relações.
Transcrição da apresentação:

Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.

Definição de sexualidade “ É uma energia que motiva para encontrar amor, contacto, ternura, intimidade; integra-se no modo como nos sentimos, movemos tocamos e somos tocados; é ser-se sensual e ser-se sexual. A sexualidade influencia pensamentos e, por isso, influencia também a saúde física e mental.” ( OMS)

Educação sexual “Não é o ensinamento de técnicas e posições, mas antes a transmissão de valores, para que não se viva na ignorância e repressão sexual que muitos de nós vivemos. É dar-lhes conhecimentos que possibilitam atitudes conducentes ao desenvolvimento da sua personalidade em convívio com os outros.” (Pereira e Freitas, 2001)

Sexualidade em meio escolar “Todas as sociedades, com os seus recursos e instrumentos de socialização, procuram, de uma maneira formal ou informal, transmitir os seus valores fundamentais e as suas regras de conduta no campo da sexualidade. A Escola, enquanto espaço de grande importância na socialização das crianças e dos jovens, tem, portanto, um papel a desempenhar neste âmbito.” (in “ Educação sexual em meio Escolar”, 2000)

-- Artigo 7º A Educação sexual é matéria legislada pela: Enquadramento legal A Educação sexual é matéria legislada pela:  Lei nº 60/2009, 6 de Agosto -- Artigo 7º  Portaria nº 196 A/2010, 9 de Abril -- Artigo 4º pontos 1 e 2.

Regras básicas para o debate de ideias em Sexualidade Criar um clima seguro e de confiança mútua. Conhecer os seus alunos. Estabelecer regras com base no respeito mútuo. Saber ouvir. Respeitar as opiniões do grupo e de cada indivíduo. Considerar como pertinentes todas as questões. Convidar todos a participar no debate, mas permitir que só participe quem quiser.

Atitudes, valores e sentimentos a analisar Acho bem falar do meu corpo. Como encaro o meu crescimento. O que pensam de mim as pessoas que acho especiais e o que pensam elas de mim. Respeitar-me a mim próprio e aos outros. Lidar com a rejeição.

Competências a desenvolver nos alunos Falar com naturalidade da sexualidade. Descobrir coisas/assuntos desconhecidos. Dizer coisas simpáticas às pessoas que admira e também a outras. Lidar com provocações e críticas. Relacionamento com pessoas do mesmo sexo e do sexo oposto.

Conhecimento /informação a transmitir Compreensão ética da sexualidade humana. Compreensão e determinação do ciclo menstrual. Idade de início das relações sexuais, em Portugal e na EU. Taxas de gravidez e aborto em Portugal. Métodos contraceptivos disponíveis e utilizados. Segurança proporcionada por diferentes métodos.

Consequências físicas, psicológicas e sociais da maternidade e da paternidade de gravidez na adolescência e do aborto. Doenças e infecções sexualmente transmissíveis (como infecção por VIH e HPV) e suas consequências. Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas.

Temáticas Expressões emocionais “Amor”, “Amizade”, “Desejo”, “Enamoramento”, “Atracção”… Auto-estima. Orientação sexual … Comunicação e competências pessoais e sociais “Resolver conflitos”, “Dizer não”, “Tomar decisões”… Incesto e as suas consequências na família e na sociedade. Ideias, sentimentos e valores próprios e dos outros.

Mitos sobre a sexualidade. Aspectos culturais da sexualidade. Diversidade dos comportamentos sexuais ao longo da vida. Reconhecimento da importância dos sentimentos e da afectividade na vivência da sexualidade. Aceitação do direito a cada pessoa de decidir sobre o seu próprio corpo. Estereótipos /igualdade de género. A história da sexualidade humana. A evolução da educação sexual humana em termos legislativos. Mitos sobre a sexualidade. Aspectos culturais da sexualidade.

Metodologias possíveis Trabalho de Pesquisa Brainstorming ou tempestade de ideias Resolução de problemas Jogos de clarificação de valores Role Play Visita externa Produção de Cartazes Caixa de perguntas/Blog Exploração de vídeos…

Recursos Didácticos do Gabinete “Esta cena dava um filme…” “Eu e os outros” Kit Educação Sexual da APF