1 Relatório de participação no ICMC 2004 Nelson Posse Lago dezembro 2004.

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PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 8ª (9º ANO) DISCIPLINA: FÍSICA.
Transcrição da apresentação:

1 Relatório de participação no ICMC 2004 Nelson Posse Lago dezembro 2004

2 Computação musical no IME ● Grupo de pesquisa em computação musical no IME ● 3 professores e alguns alunos ● Disciplina oferecida para a graduação e a pós ● Participação no projecto ACMUS ● Publicações no SBCM 2003 e preparação do SBCM 2005 ● 2 mestrados produzidos recentemente ● 2 Publicações na ICMC 2004: – The quest for low latency – Andante: composition and performance with mobile musical agents

3 The quest for low latency ● DLADSPA: sistema distribuído para processamento de áudio em tempo real ● Baixo custo ● Competitividade com sistemas baseados em hardware dedicado ● Incentivo ao software livre ● Middleware e outras mídias ● Interatividade e latência

4 O que é baixa latência? ● Em sistemas interativos, depende da percepção humana ● O artigo é um levantamento da bibliografia sobre o assunto ● Conclusão: a precisão da percepção temporal pode ser bastante alta (chegando a 4ms), mas é capaz de se adaptar a latências relativamente grandes (provavelmente pelo menos até 30ms)

5 Latência no ICMC ● Simulation of networked ensemble performance with varying time delays: characterization of ensemble accuracy – Problema: performance distribuída – Latência ótima entre instrumentistas em torno de 11ms ● Latency tolerance for gesture controlled continuous sound instrument without tactile feedback – Problema: instrumentos virtuais em um espaço virtual – JND no uso de um theremin é de 30ms ● Audio and gesture latency measurements on Linux and OSX; an in-depth analysis of real-time MIDI performance – Medições da latência do hardware e software ● The technophobe and the madman: an Internet2 distributed musical

6 Andante ● Agentes móveis são um tópico recente de pesquisas ● Exploração das possibilidades abertas pelo uso de agentes móveis na composição e na performance musicais ● Ambiente para a criação de agentes móveis musicais: – Palco (oferece um pulso e um dispositivo de E/S de áudio) – Agentes (realizam música, interagem entre si e com o usuário e migram) – Proxy (interface de controle para um agente móvel) ● Além do ambiente, exemplos de aplicações – NoiseWeaver (criação e manipulação de agentes NoiseAgent) – Maestro (criação, manipulação e automação de quaisquer agentes)

7 Agentes e composição algorítmica no ICMC ● Khorwa: a musical experience with autonomous agents – Formalização musical na forma de agentes que interagem entre si para a criação musical ● Adding machine cognition to a web-based interactive composition – Interatividade entre usuários e com agentes não apenas reativos ● Interactive paths through tree music – Instalação multimídia que responde a alterações no ambiente ● Rock music: granular and stochastic synthesis based on the Matanuska glacier – Apropriação de dados geológicos como material estocástico ● Vários trabalhos sobre autômatos celulares

8 Outros trabalhos sobre percepção ● Pitch perception of time-varying notched noise – A associação de uma altura a um ruído é influenciada pela variação na freqüência de uma região filtrada ● Timbre representation of a single musical instrument – Determinação do espaço sonoro do timbre do clarinete – Análise como mecanismo de classificação – Síntese como mecanismo de verificação ● Loudness scaling in a digital synthesis library – Síntese de loudnesses pré-definidas através do cálculo da intensidade de cada parcial em síntese aditiva ● ATS: a system for sound analysis transformation and synthesis based on a sinusoidal plus critical-band noise model and psychoacoustics – Aplicação de psicoacústica para modelagem de síntese

9 Sistemas interativos e novos instrumentos ● MEDIATE: key sonic developments in an interactive installation for children with autism – Análise e classificação quanto à relevância de áudio em tempo real é usada como parâmetro para síntese ● Digitizing north indian performance – Controladores eletrôncos baseados em 3 instrumentos indianos típicos: a tabla, o dholak e o citar ● The shamanic object as a model for new multimedia computer performance objects – Uso de objetos rituais como controladores para síntese via captura e análise de sinais de vídeo ou via sensores embutidos ● A new beatbug: revisions, simplifications, and new directions – Um controlador percussivo

10 Outros tópicos abordados ● Recuperação de informação musical (MIR) – Query by humming ● Análise musical e análise sonora ● Espacialização ● Computação ubíqua – Eduardo Miranda ● Linux ● Concertos de música eletroacústica

11 Conclusão ● Há uma comunidade coesa ● ICMA ● Há muitas áreas de pesquisa ● O evento é realmente interdisciplinar, embora com ênfase em computação ● O evento é longo (e caro) ● A próxima ICMC será na Espanha