"REGULAMENTAÇÃO AMBIENTAL PARA VEÍCULOS PESADOS" Gabriel Murgel Branco São Paulo 12 de novembro de 2009
EMISSÃO - VEÍCULOS PESADOS 2000ppmS 500ppmS 50ppmS
COMPARAÇÃO DAS FROTAS DIESEL E OTTO - 2006 Como o óleo Diesel não tem a qualidade necessária, a emissão dos veículos diesel, por litro de combustível, é muito maior porque AINDA não puderam ter tecnologias limpas. COMPARAÇÃO DAS FROTAS DIESEL E OTTO - 2006 IMPACTO DIESEL .PPT
COMPARAÇÃO DAS FROTAS DIESEL E OTTO - 2006 PM _2,5 Nitrato secundário 1% Carbono 30% Poeira ressuspensa 5% Veículos 37% Queima biomassa 6% Queima ao ar livre Sulfato 20% COMPARAÇÃO DAS FROTAS DIESEL E OTTO - 2006 IMPACTO DIESEL .PPT
REQUISITOS DO COMBUSTÍVEL Baixo teor de enxofre para viabilizar sistemas de pós-tratamento; Melhor desempenho: Número de cetano no diesel; Número de octano na gasolina; Lubricidade; Pureza etc... COMO? Talvez com combustíveis alternativos !!!
Ethanol-Boosted Direct Injection (EBDI) (FLEX) Ricardo’s spark-ignited 3.2-L V6 can match the performance of 6.6-L V8 diesel; aftertreatment $3000-$5000 cheaper than a comparable diesel system; turbo’s performance changes with different types of fuel to take advantage of the octane of ethanol with a control strategy that alters the boost from the turbocharger; http://www.sae.org/mags/sohe/6890 índices atuais brasileiros consumo álcool/gasolina Urbano consumo álcool/gasolina Estrada máximo 0,71 P80 0,69 mediana 0,68 P20 0,67 0,66 mínimo 0,60 0,61