1 Felipe L. Severino Geração de Cenários para Desktop Computing Felipe L. Severino paralela e.

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Transcrição da apresentação:

1 Felipe L. Severino Geração de Cenários para Desktop Computing Felipe L. Severino paralela e

2 Geração de Cenários para Desktop Computing Felipe L. Severino PDP Sumário Desktop Computing; Objetivos; Plataforma; Disponibilidade; Considerações Finais.

3 Geração de Cenários para Desktop Computing Felipe L. Severino PDP Desktop Computing Computação voluntária; Utilização de ciclos idle de máquinas domésticas; Ambientes computacionais: Extremamente heterogêneos; Largamente distribuídos; Disponibilidade de hosts variável (estudos em andamento).

4 Geração de Cenários para Desktop Computing Felipe L. Severino PDP BOINC Berkeley Open Infrastructure for Network Computing; Plataforma para execução de Desktop Computing; Utilização de recursos computacionais ociosos; Utilizado em diversos projetos: Climateprediction.net;...

5 Geração de Cenários para Desktop Computing Felipe L. Severino PDP BOINC Existem diversos sites que disponibilizam dados estatísticos sobre os projetos BOINC; Para este trabalho foi utilizado o site: Considerando-se apenas o projeto

6 Geração de Cenários para Desktop Computing Felipe L. Severino PDP Um dos maiores projetos utilizando BOINC; Milhares de máquinas em todo o mundo; Capacidade computacional média de: GFLOPS

7 Geração de Cenários para Desktop Computing Felipe L. Severino PDP

8 Geração de Cenários para Desktop Computing Felipe L. Severino PDP Estudo realizado por Javadi monitorou hosts durante 1º de Abril de 2007 até 1º de Janeiro de 2009; O trabalho apresentado por Javadi teve foco no comportamento randômico dos hosts, analisando as disponibilidades destes hosts;

9 Geração de Cenários para Desktop Computing Felipe L. Severino PDP

10 Geração de Cenários para Desktop Computing Felipe L. Severino PDP Objetivos Utilizar os dados coletados para geração de cenários similares aos encontrados no projeto Estes cenários poderão ser utilizados em simulações ou testes de escalonamento;

11 Geração de Cenários para Desktop Computing Felipe L. Severino PDP Plataforma Para geração de plataforma foram considerados: Número de hosts ativos nos últimos 60 dias (gráfico mostrado anteriormente); Poder computacional médio ( GFLOPS); Dados da Intel sobre poder computacional de processadores; Devido a falta de dados foram desconsiderados: Largura de banda; Latência da rede;

12 Geração de Cenários para Desktop Computing Felipe L. Severino PDP Plataforma Poder computacional: Foi feita uma média de poder computacional dividindo-se o poder total pelo número de hosts; A partir desta média foi realizada uma distribuição Gaussiana considerando o poder computacional: Médio: 2604,13 – 2734,34 MFLOPS Mínimo: 100 MFLOPS (Intel Pentium 100 MHz) Máximo: MFLOPS (Pentium Xeon, i7) Resultado pode ser visto na figura seguinte considerando hosts;

13 Geração de Cenários para Desktop Computing Felipe L. Severino PDP Plataforma

14 Geração de Cenários para Desktop Computing Felipe L. Severino PDP Plataforma O programa gera um arquivo XML que segue os padrões de entrada do simulador SimGrid, que deverá ser utilizado por outros alunos;

15 Geração de Cenários para Desktop Computing Felipe L. Severino PDP Disponibilidade Para geração da disponibilidade foram utilizadas as análises apresentadas por Javadi (gráfico de disponibilidades); Segundo Javadi, 80% dos intervalos de disponibilidade contribuem para 10% da fração total; 20% contribuem para os demais 90%.

16 Geração de Cenários para Desktop Computing Felipe L. Severino PDP Disponibilidade Para a geração da disponibilidade foi estabelecido: Disponibilidade mínima: 30 segundos; Disponibilidade máxima: 200 horas; Quantidade de janelas de disponibilidade por host: 100. O resultado pode ser visto na figura seguinte, considerando 100 hosts (total de janelas de disponibilidade).

17 Geração de Cenários para Desktop Computing Felipe L. Severino PDP Disponibilidade

18 Geração de Cenários para Desktop Computing Felipe L. Severino PDP Disponibilidade O programa, utilizando os dados mostrados anteriormente, gera um histórico de comportamento para cada host; Os períodos de indisponibilidade seguem os mesmos limites que a disponibilidade, porém com uma distribuição uniforme entre as janelas.

19 Geração de Cenários para Desktop Computing Felipe L. Severino PDP Disponibilidade O programa gera um arquivo XML contendo os hosts e seus históricos de disponibilidade;

20 Geração de Cenários para Desktop Computing Felipe L. Severino PDP Tela principal

21 Geração de Cenários para Desktop Computing Felipe L. Severino PDP Considerações Finais O tempo de geração de cenários reais é longo devido ao método de gravação em arquivo (deve ser otimizado); Foi seguido o padrão XML por ser portável e facilmente manipulável;

22 Geração de Cenários para Desktop Computing Felipe L. Severino PDP Considerações Finais As análises estatísticas podem ser confirmadas com estudos de traços reais (BOINC traces); Alguns dados (p.e., desvio padrão de distribuições) foram utilizados sem um estudo prévio; Estes valores, porém, não devem influenciar em trabalhos como comparativos entre escalonadores (objetivo deste trabalho).

23 Felipe L. Severino Geração de Cenários para Desktop Computing Felipe L. Severino paralela e