Especificação de Requisitos de Software

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EBSCOhost Estilo guiado de pesquisa avançada
Advertisements

Modelo de Casos de Uso Diagrama de Casos de Uso
Pesquisa Avançada, Tutorial de Estilo Orientado
Tutorial de Pesquisa Básica de Bibliotecas Acadêmicas
Funcionalidades do Menu Superior – Tabelas, Operações em Lote
APSOO Aula 03.
EBSCOhost Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas
Desenvolvimento de Sistemas Baseado na Transformação de Modelos
SISCAN – Solicitação de Exames
(Linguagem de Modelagem Unificada)
dbConsult Informática
Tutorial de utilização do
Tutorial de utilização do
Engenharia de Requisitos Requisito – sistema Caso de uso - usuário
Diagrama de Classes Sistema Ksibo
Selma Shin Shimizu Melnikoff 2006
PCS Laboratório de Engenharia de Software I Especificação de Requisitos de Software Apresentação Final – Parte 1 Sistema Ksibo Geovandro Firmino.
Especificação de Requisitos de Software
SIGISS Emissor Net Sistema Integrado de Gerenciamento do I.S.S.
Gerenciamento de Frota de Veículos
Conheça o iManager Apresenta a interface do iManager, mostrando
Projeto Gestão da Mudança Frente: Comercial Curso: Portal SAP Distribuidores Instrutora interna: Juliana Belló.
Prontuário Eletrônico do Paciente
Group Shopping On-line
DAC – Departamento de Atendimento ao Cliente
WHITE LABEL SHOPPING CENTER
Gerenciamento de Controle de Combustível
Fórum Digital análise e projeto de sistemas – IF718
Para criação dos instrumentos de avaliação (questionários) é necessário seguir os seguintes procedimentos: Acessar o Portal SIGA com o perfil de Gerente.
Automação da sua equipe de vendas. Controle em tempo real.
BIBLIOTECAS SPEI Curitiba/PR.
CAPACITAÇÃO SME-SP.
Projeto de casos de uso RUP + Projeto de serviços SOA
SGE Sistema de Gerenciamento de Estabelecimentos
Manual - Bikesys Versão 1.0 – Beta Março 2013.
Expansão dos Casos de Uso
Solução Completa de Pagamento Eletrônico
Conheça o PDV Apresenta as principais ferramentas e
SISTEMA DE PROJETOS ProPPEC Instruções para Cadastro de Projetos Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura – ProPPEC Gerência de Pesquisa.
DEMONSTRAÇÃO BANCA LIGHT
Gerenciador Financeiro
Tutorial Aulanet Mundo Verde Manual do Aluno.
Engenharia de Software e Sistemas Danilo Veras e Rebeka Gomes.
Objetivo Ao final deste treinamento serão capazes de:
TELA DE ENTRADA No momento que o usuário executar o sistema será pedido a sua identificação, para que somente pessoas cadastrados possam acessar o sistema,
Banco de Dados 4P/SI – 2010/02 Prof. Carlos Alberto Seixas.
SAD Gestor RT.
Análise Orientada Objeto
INICIO RECEPÇÃO.
Laboratório de Programação
Aon Affinity Unis: Módulo Pendências – Manual do Usuário.
Introdução/Pesquisar/Alterar Etapa1 Vamos começar o acompanhamento do módulo pelo menu "Acesso Rápido"-> Atendimento. Clique no icone "Atendimento".
Casos de Uso Tarciane Andrade
Tarciane Andrade Análise de Casos de Uso Tarciane Andrade
InAction Team. Projeto AKADEMIE - Gerenciando o Bem Estar InAction Team Desenvolvimento de projeto para a disciplina de Engenharia de Software e Sistemas.
Análise de Casos de Uso Rafael Duarte Alexandre Mota [rmd,
02/09/2014 Treinamento Mídias Online. Instruções -Campanhas devem conter valor, caso contrário não irão aparecer na Simulação de Plano de Custo. -Para.
Solicitar o seu nome de usuário e senha pela sua ADO Envie um para sua ADO (sua organização de custódia) pelo endereço de que você registrou.
SobPressão Anderson Jun Kodama Eduardo Barasal Morales
DEVOLUÇÃO DE MERCADORIAS
PORTAL DO AGENTE Guia de acesso rápido.
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
Personal Cred Análise Protótipo Sistema e Funcionalidades.
APRESENTAÇÃO PORTAL CITI CONTA CORRENTE
Sistema de Gerenciamento de Conferências Tecnológicas Descrição de Casos de Uso e Plano de Projeto Grupo 2 Andre Esteve Henrique Baggio Rafael Cano Victor.
Financeiro - Boleto : Remessa e Retorno
Sistema de Gerenciamento Acadêmico Francieli Zanardi – Luis Henrique Forchesatto – Marcelo Garbin.
Cotação Eletrônica Orientações para o FORNECEDOR Versão 1.0.
Matrícula Objetivo Permitir efetuar a inscrição ou matrícula dos alunos e candidatos nas escolas da rede de ensino. Obs.: Os números de matrícula e de.
Manual de Utilização. TELA INICIAL: Ao acessar o MonitoraSUS, você tem a tela inicial dos Eixos. No primeiro acesso você não terá nenhum eixo cadastrado,
Transcrição da apresentação:

Especificação de Requisitos de Software Apresentação Final – Parte 1 Sistema Ksibo Geovandro Firmino Pereira Pedro Henrique Gomes Ricardo Alexandre Fiorelli Ricardo Henrique Gracini Guiraldelli

Especificação de Requisitos de Software Vamos falar sobre: Enunciado do problema: Sistema de Circulação de Revistas Apresentação dos modelos Modelo de Casos de Uso Modelo de Classes Modelo Dinâmico Diagrama de Seqüência Diagrama de Estados Visão Crítica do processo de desenvolvimento

Especificação de Requisitos de Software Levantamento de requisitos Estado atual Revistas circuladas internamente Depende dos funcionários (esquecem de devolver)‏ Processo Manual

Especificação de Requisitos de Software Levantamento de requisitos Estado futuro Revistas circuladas internamente Depende dos funcionários Sistema garante a manipulação segura das revistas. Processo Automático

Modelo de Casos de Uso Atores Bibliotecária Cuida da locação e do gerenciamento de revistas. É um administrador do sistema; com isso, faz o gerenciamento de usuários e de revistas. Funcionário Realiza a locação e a devolução das revistas ("dá baixa" no sistema). Cadastra-se na fila de espera de uma revista específica.

Modelo de Casos de Uso

Modelo de Casos de Uso Gerenciamento de Revistas Inclui Revista Consulta Revista Altera Revista Exclui Revista Exibe Revistas Locadas Loca Revista

Modelo de Casos de Uso 1.1 Inclui Revistas Descrição: Ao chegarem novas revistas para a empresa, a bibliotecária deve cadastrá-las no sistema (no servidor neste caso). Evento Iniciador: Requisição de inclusão de uma nova revista no sistema. Ator: Bibliotecária. Pré-Condições: A bibliotecária está logada no sistema e sistema está exibindo a tela de inclusão de novas revistas.

Modelo de Casos de Uso 1.1 Inclui Revistas Seqüência de Eventos: 1. Sistema exibe formulário para inclusão de dados da revista. 2. Bibliotecária adiciona o(s) dado(s) da(s) revista(s) a ser(em) inserida(s). 3. Bibliotecária clica no botão de inclusão das revistas. 4. Revista já existe. Sistema emite mensagem e volta ao passo 1. 5. Sistema exibe dados da inclusão e aguarda confirmação. 6. Bibliotecária cancela inclusão. Sistema emite mensagem e volta ao passo 1 para inclusão de nova revista. 7. Bibliotecária confirma inclusão. 8. Sistema exibe uma mensagem de sucesso da operação.

Modelo de Casos de Uso 1.1 Inclui Revistas Pós-Condição: As revistas foram adicionadas no banco e sistema exibe todas as revistas cadastradas. Inclusão: Não se aplica. Exceções: Passos 4 e 6.

Modelo de Casos de Uso 1.2 Consulta Revistas Descrição: A bibliotecária pode consultar as revistas existentes no banco, bem como seu status, ou seja, e está disponível ou se está emprestada para algum funcionário. Além disso, pode-se visualizar todas as outras informações relativas à essa revista. Evento Iniciador: Requisição de Consulta de determinada(s) revista(s). Ator: Bibliotecária Pré-Condições: Exibição da tela de consulta.

Modelo de Casos de Uso 1.2 Consulta Revistas Seqüência de Eventos: 1. Bibliotecária escolhe um filtro por nome para fazer a consulta de revistas. 2. Sistema exibe as revistas e os campos referentes ao filtro escolhido. Pós-Condição: Revistas que se aplicam aquele filtro têm seus dados impressos na tela. Inclusão: Não se aplica. Exceções: Passo 1: filtro pode ser feito por nº edição.

Modelo de Casos de Uso 1.3 Altera Revistas Descrição: A bibliotecária pode querer alterar algum campo referente a alguma revista. Para isso ela deve carregar na tela a revista desejada usando o caso de uso Consulta Revistas. Evento Iniciador: Requisição de alteração de revistas. Ator: Bibliotecária Pré-Condições: a(s) revista(s) a ser(em) alterada(s) está sendo exibida na tela de alteração de revistas.

Modelo de Casos de Uso 1.3 Altera Revistas Seqüência de Eventos: 1. Bibliotecária seleciona a revista desejada na tela. 2. Bibliotecária escolhe o campo da revista selecionada a ser alterado. 3. Bibliotecária entra com o novo campo 4. Sistema exibe uma tela de confirmação de alteração 5. Bibliotecária confirma a alteração 6.Sistema exibe mensagem de sucesso na alteração Pós-Condição: As revistas foram alteradas e o sistema exibe todas as revistas cadastradas novamente. Inclusão: Não se aplica. Extensão: Não se aplica.

Modelo de Casos de Uso 1.4 Exclui Revistas Descrição: Caso seja necessária a remoção de uma revista, a bibliotecária deve excluí-la do sistema. Novamente a bibliotecária consulta a revista desejada e requisita ao sistema sua deleção. Evento Iniciador: Requisição de exclusão de uma revista no sistema. Ator: Bibliotecária. Pré-Condições: A bibliotecária está logada no sistema e sistema está exibindo a tela de consulta de revistas.

Modelo de Casos de Uso 1.4 Exclui Revistas Seqüência de Eventos: 1. Bibliotecária clica no botão excluir referente à(s) revista(s) que desejada excluir. 2. Sistema exibe uma janela de confirmação de exclusão. 3. Bibliotecária confirma a exclusão. 4. Sistema exibe uma mensagem de sucesso da exclusão dos dados da revista. Pós-Condição: Revista(s) excluída(s) do banco e o sistema exibe a tela de revistas. Inclusão: Não se aplica. Extensão: Passo 4: Caso de uso "Notifica Usuário".

Modelo de Casos de Uso 1.5 Consulta Revistas Locadas Descrição: Funcionário verifica as revistas em posse e datas de recebimento e devolução. Evento Iniciador: Não se aplica. Atores: Funcionário Pré-Condição: Tela principal exibida. Seqüência de Eventos: 1. Funcionário atualiza a lista de livros locados. 2. Aplicativo exibe as informações sobre as revistas locadas para aquele usuário. Pós-Condição: Todas revistas locadas pelo Funcionário são exibidas. Extensões: Não se aplica. Inclusões: Não se aplica.

Modelo de Casos de Uso 1.6 Loca Revistas Descrição: Este caso de uso descreve o ato de alugar uma revista. Evento iniciador: Escolha de uma revista. Atores: Funcionário. Pré-condição: Existência da revista requerida pelo funcionário.

Modelo de Casos de Uso 1.6 Loca Revistas Seqüência de eventos: 1. Funcionário seleciona, através de pesquisa das revistas existentes, qual delas deseja alugar. 2. Sistema exibe quantas pessoas estão na lista de espera (na frente dele, segundo a prioridade). E pergunta se deseja confirmar a entrada na fila. 3. Funcionário confirma desejo de locação. 4. Sistema apresenta confirmação, com o tempo máximo previsto de espera. 5. Sistema atualiza o BD. 6. Sistema atualiza histórico. Pós-condição: Funcionário estar na lista de espera de acordo com sua prioridade. Extensões: não contém extensões. Inclusões: Passo 5: Caso de uso "Gera/Atualiza Relatório".

Modelo de Casos de Uso Gerenciamento de Funcionários Inclui Funcionários Consulta Funcionários Altera Funcionários Exclui Funcionários Exibe Funcionários Locadas Loca Funcionários

Modelo de Casos de Uso 2.1 Cadastro de Funcionários Descrição: Este caso de uso descreve o cadastro de um funcionário, que já é funcionário da empresa, no programa de empréstimo de revistas. Evento iniciador: Solicitação de inclusão no projeto Atores: Bibliotecária Pré-condições: Bibliotecária logada como administradora do sistema

Modelo de Casos de Uso 2.1 Cadastro de Funcionários Seqüência de eventos: 1. Bibliotecária insere os dados do funcionário. 2. Bibliotecária clica no botão de inclusão do funcionário. 3. Sistema exibe uma mensagem de confirmação. 4. Bibliotecária confirma inclusão. 5. Sistema exibe uma mensagem de sucesso da operação e atualiza o BD. Pós-condição: Funcionário cadastrado no programa de empréstimo. Inclusões: Não se aplica. Extensões: Passo 5: Funcionário a ser cadastrado já existe: sistema apresenta mensagem ao administrador.

Modelo de Casos de Uso 2.2 Cadastro de Funcionários Descrição: Este caso de uso descreve o cadastro de um funcionário, que já é funcionário da empresa, no programa de empréstimo de revistas. Evento iniciador: Solicitação de inclusão no projeto Atores: Bibliotecária Pré-condições: Bibliotecária logada como administradora do sistema

Modelo de Casos de Uso 2.2 Cadastro de Funcionários Seqüência de eventos: 1. Bibliotecária insere os dados do funcionário. 2. Bibliotecária clica no botão de inclusão do funcionário. 3. Sistema exibe uma mensagem de confirmação. 4. Bibliotecária confirma inclusão. 5. Sistema exibe uma mensagem de sucesso da operação e atualiza o BD. Pós-condição: Funcionário cadastrado no programa de empréstimo. Inclusões: Não se aplica. Extensões: Passo 5: Funcionário a ser cadastrado já existe: sistema apresenta mensagem ao administrador.

Modelo de Casos de Uso 2.3 Suspende Funcionário Descrição: Suspende o funcionário do programa de empréstimo. Evento iniciador: Solicitação de suspensão. Atores: Bibliotecária. Pré-condição: Bibliotecária logada no sistema e o sistema estar exibindo a tela de consulta de funcionários.

Modelo de Casos de Uso 2.3 Suspende Funcionário Seqüência de eventos: 1. Bibliotecária seleciona o funcionário a ser suspenso; 2. Sistema requere os dados da suspensão(permanente ou provisória e a data de termino da mesma). 3. Bibliotecária confirma a suspensão; 4. Sistema atualiza o BD; Pós-condição: Funcionário suspenso do programa de empréstimo. Extensões: Não se aplica. Inclusões: 1. [ Passo 3.1] Geração de mensagem de confirmação de suspensão.

Modelo de Casos de Uso 2.4 Altera Funcionário Descrição: Altera os dados do funcionário relativo programa de empréstimo. Evento iniciador: Solicitação de alteração de funcionário. Atores: Bibliotecária. Pré-condição: Bibliotecária logada no sistema e o sistema exibindo tela de consulta de funcionário.

Modelo de Casos de Uso 2.4 Altera Funcionário Seqüência de Eventos: 1. Bibliotecária seleciona o funcionário a ser alterado; 2. Sistema retorna os dados relativos a este funcionário (prioridade etc.); 3. Bibliotecária insere os novos dados; 4. Sistema conclui a alteração e atualiza o BD Pós-condição: Funcionário com dados alterados. Extensões: Não se aplica. Inclusões: 1. [Passo 3.1] Mensagem de confirmação de alteração.

Modelo de Casos de Uso 2.5 Consulta de Funcionário Descrição: A bibliotecária pode consultar os funcionários existentes no banco, bem como seu status, ou seja, se está disponível ou se está emprestada para algum funcionário. Além disso, pode-se visualizar todas as outras informações relativas à essa revista. Evento Iniciador: Requisição de Consulta de determinada(s) funcionário(s). Ator: Bibliotecária Pré-Condições: Exibição da tela de consulta.

Modelo de Casos de Uso 2.5 Consulta de Funcionário Seqüência de Eventos: 1. Bibliotecária escolhe um filtro para fazer a consulta de funcionários. 2. Sistema exibe as revistas e os campos referentes ao filtro escolhido. Pós-Condição: funcionários que se aplicam aquele filtro têm seus dados impressos na tela. Extensões: Não se aplica. Inclusões: Não se aplica.

Modelo de Casos de Uso 2.6 Devolve Revista Descrição: Funcionário aciona sistema, informando a devolução da revista que estava em posse. Evento Iniciador: Seleção das revistas a serem devolvidas. Atores: Funcionário Pré-Condição: A tela principal, onde estão as revistas a serem devolvidas, é exibida.

Modelo de Casos de Uso 2.6 Devolve Revista Seqüência de Eventos: 1. Funcionário seleciona as revistas a serem devolvidas. 2. Aplicativo exibe tela de confirmação, com dados da(s) revista(s) a ser(em) devolvida(s); 3. Funcionário confirma a(s) devolução(ões); 4. Alerta é exibido, informando que a(s) devolução(ões) foi(ram) efetuada(s). Pós-Condição: Funcionário tem sua data de entrega atualizada, seu nome removido da fila e o aplicativo retorna à tela principal. Extensões: Não se aplica. Exceção: 1. [Passo 1.1] Funcionário em atraso: notificação de multa por atraso é exibida para o usuário, penalizando-no; Inclusões: 1. Caso de uso "Notifica Funcionário". 2. Atualiza/Gera histórico.

Modelo de Casos de Uso 3 Devolve Revista Descrição: Funcionário aciona sistema, informando a devolução da revista que estava em posse. Evento Iniciador: Seleção das revistas a serem devolvidas. Atores: Funcionário Pré-Condição: A tela principal, onde estão as revistas a serem devolvidas, é exibida.

Modelo de Casos de Uso 3 Devolve Revista Seqüência de Eventos: 1. Funcionário seleciona as revistas a serem devolvidas. 2. Aplicativo exibe tela de confirmação, com dados da(s) revista(s) a ser(em) devolvida(s); 3. Funcionário confirma a(s) devolução(ões); 4. Alerta é exibido, informando que a(s) devolução(ões) foi(ram) efetuada(s). Pós-Condição: Funcionário tem sua data de entrega atualizada, seu nome removido da fila e o aplicativo retorna à tela principal. Extensões: Não se aplica. Exceção: 1. [Passo 1.1] Funcionário em atraso: notificação de multa por atraso é exibida para o usuário, penalizando-no; Inclusões: 1. Caso de uso "Notifica Funcionário". 2. Atualiza/Gera histórico.

Modelo de Casos de Uso 4 Avisa Atraso Descrição: Este caso de uso descreve o aviso no atraso da entrega de uma revista. Evento iniciador: Mudança de data. Atores: Bibliotecária, Funcionário. Pré-condição: Não se aplica. Seqüência de eventos: 1. Bibliotecária clica no botão "verificar atrasos" 2. Sistema verifica quais revistas estão com entrega em atraso. 3. Na mesma hora, sistema envia ao funcionário (inclusão 1) em questão um aviso dizendo que ele está em débito com sua revista. Pós-condição: Funcionário avisado que está em débito e poderá ser suspenso. Extensões: Não se aplica. Inclusões: 1. [Passo 3.1] Caso de Uso "Notifica Funcionário".

Modelo de Casos de Uso 5 Notifica Funcionário Descrição: Este caso de uso descreve o envio de mensagens para o funcionário. Evento iniciador: Não se aplica. Atores: Funcionário. Pré-condição: Não se aplica. Seqüência de eventos: 1. Sistema envia mensagem para o funcionário. 2. Funcionário confirma recebimento da mensagem. Pós-condição: Funcionário recebe mensagem. Extensões: Não se aplica. Inclusões: Não se aplica.

Modelo de Casos de Uso 6 Consulta Histórico Descrição: Consulta o histórico em um intervalo de tempo, usuários ou revistas. Evento Iniciador: Solicitação de consulta. Atores: Bibliotecária, Funcionário Pré-condição: Não se aplica Seqüência de eventos: 1. Usuário entra na tela de consulta de histórico. 2. Usuário solicita a consulta. 3. Sistema realiza busca no BD. 4. Sistema gera um relatório com o histórico. Pós-condição: Relatório gerado na tela Extensão: 1. [Passo 2.1] Caso de Uso: "Gera Log". Inclusão: Não se aplica.

Modelo de Casos de Uso 7 Gera/Atualiza Histórico Descrição: Gera/Atualiza histórico referente a uma operação específica, que necessita de geração de histórico. Atores: Não se aplica; Pré-condição: Não se aplica. Seqüência de Eventos: 1. Sistema insere no histórico os dados referentes à operação efetuada. Pós-Condição: Histórico atualizado.

Modelo de Casos de Uso 8 Formata para Impressão Descrição: Quando o administrador do sistema, ou seja, a bibliotecária, quiser imprimir o histórico de revistas e/ou funcionários, o sistema responsabiliza-se por buscar os dados no log, formatar os dados trazidos para enviar para impressão. Evento Iniciador: Solicitação de impressão. Atores: Bibliotecária. Pré-condição: Estar na tela de histórico, com os dados de histórico requeridos carregados na tela.

Modelo de Casos de Uso 8 Formata para Impressão Seqüência de Eventos: 1. Bibliotecária clica no botão de impressão. 2. Sistema exibe uma tela de configuração. 3. Sistema recupera o log referente ao relatório exibido em tela. 4. Sistema formata os dados para a impressão e imprime. Pós-Condição: Relatório impresso Extensão: 1. [Passo 2.1] Caso de Uso: "Atualiza/Gera Histórico" Inclusão: não se aplica.

Diagrama de Classes Usuario Modela os funcionários Bibliotecaria Modela bibliotecária Funcao Modela cargos na empresa Revista Modela as revistas Emprestimo Empréstimo corrente Historico Histórico dos empréstimos Mensagem Classe de Controle Fila Guarda informação sobre a fila atual

Diagrama de Classes Usuario nome: nome do funcionário prioridade: hash table {revista, prioridade} isSuspenso: boolean que define se usuário está suspenso (ou não)‏ dataFimSuspensão: indica a data de fim de suspensão

Diagrama de Classes Bibliotecaria classe-filha de Usuario tem funções específicas para: gerenciamento de revistas gerenciamento de funcionários

Diagrama de Classes Revista nome: nome da revista categoria: categoria da revista edicao: edição da revista em questão ano: ano de publicação da revista

Diagrama de Classes Emprestimo É uma classe derivada do relacionamento USUARIO-REVISTA dataRetirada: mantém a data de retirada da revista (que chega à mão)‏ dataEntregaPrevista: data que o funcionário deveria entregar a revista dataEntregaReal: data de entrega real utilizando-se destas datas, é possível fazer cálculo de atraso e, portanto, suspensão

Diagrama de Classes Fila É uma classe derivada do relacionamento USUARIO-REVISTA idRevista: mantém a informação da revista Fila(vector): mantém informação sobre os usuários que estão na fila entraNaFila(): método que coloca um usuário na fila (posição do vetor) saiDaFila(): método que tira um usuário da fila (posição do vetor)

Diagrama de Classes Historico mantém as informações históricas dos empréstimos efetuados para que possa ser acessado tanto pelo funcionário quanto pela bibliotecária

Diagrama de Classes Mensagem & Função São classes de controle, ou seja, manipulam informações das outras classes

Interfaces Gráficas de Usuário (GUI) Seguem o “padrão” do sistema operacional vigente Bibliotecária e Usuário têm GUIs diferentes Devido às diferentes funções

Interfaces Gráficas de Usuário (GUI) Caracterização do Usuário N Papel do Usuário Funções permitidas Freqüência de uso Conhecimento da tarefa 1 Administrador Todas Ocasional Alto 2 Bibliotecária Diária em horário comercial Operacional 3 Funcionário Consulta Revistas Locadas Consulta Dados Pessoais Loca Revistas Devolve Revistas Consulta Histórico Baixo

Interfaces Gráficas de Usuário (GUI) Funcionário

Interfaces Gráficas de Usuário (GUI) Bibliotecária

Interfaces Gráficas de Usuário (GUI) Erros e Notificações Mensagem Situação Usuário ou senha inválida Tela de login Formato de dado Inválido Gerencia revistas, Gerencia Funcionários, Usuário já está na lista de prioridades. Loca revista Sistema indisponível no momento Qualquer tela. Mensagem Situação Devolução Atrasada Notifica funcionário. Funcionário Suspenso até dia XXXX Notifica Funcionário Notificação de Revista a caminho

Diagrama de Seqüência Origem: Diagrama de Casos de Uso + Diagrama de Classes Representa a DINÂMICA do sistema

Diagrama de Seqüência

Diagrama de Seqüência

Diagrama de Seqüência

Diagrama de Seqüência

Diagrama de Seqüência

Diagrama de Seqüência

Diagrama de Seqüência

Diagrama de Seqüência

Diagrama de Estados

Visão Geral do Processo de Desenvolvimento Perguntas O processo de desenvolvimento adotado, composto pelo trabalho em aula e em casa e documentado através dos padrões de documentos fornecidos, ajuda de fato a produzir software com mais qualidade e mais eficiência? O que poderia ser modificado neste processo para melhorar a eficiência do desenvolvimento e a qualidade dos projetos?

Visão Geral do Processo de Desenvolvimento Elogios Padrão de documento muito bom, ajudaram no desenvolvimento Deram base completa de como devem ser o conteúdo do documento Eficiência e Qualidade?* Maioria eram "Limpos e Objetivos", dizendo com clareza o assunto

Visão Geral do Processo de Desenvolvimento Críticas e Sugestões Tivemos que aprender a organizar os arquivos que nos eram propostos (SVN) Despertar/Mostrar aos alunos mais tecnologias que ajudam no desenvolvimento SVN (http://subversion.tigirs.com/) Google Code Hosting (http://code.google.com/hosting/)‏ Dia Diagram(http://www.gnome.org/projects/dia/), JUDE(http://jude.change-vision.com/), Rational Rose. Disponibilizar logo no começo da disciplina um documento impresso de referência** Incentivar mais os alunos com papers sobre o assunto da aula (Material Extra)‏

Obrigado