Sociedade, Conhecimento, Tecnologia e Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Informática na Educação
Parábolas de Jesus.
Lógica de Programação APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof.° Paulo Tong Prof.° Paulo Universidade Estácio.
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
ESCALA DE ATITUDES DO AMOR
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Sistemas de Informação Tomada de Decisão: quais são os elementos que interferem Prof. Eduardo.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Desista Nunca! ! ! A Emergência da Educação Continuada no Mundo Contemporâneo Prof. Renato Ribeiro.
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
FUNÇÃO MODULAR.
Aula 4 Nomes, Vinculações, Tipos e Escopos
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Provas de Concursos Anteriores
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Instituto de Geociências Universidade Federal de Minas Gerais
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Liane Tarouco CINTED/UFRGS
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Dimensões da Globalização
A atitude e a experiência filosófica
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
BENCHMARKING.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
RELAXE ..., ESCUTE ..., E ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
Múltiplos de um número Sonia Regina de Souza Guedes.
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
O Programa 5s surgiu no Japão na década de 50 e foi aplicado após a 2ª Grande Guerra com a finalidade de reorganizar o país quando vivia a chamada.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
Projeto Medindo minha escola.
Trodat Sondagem com Secretárias Realizado por Trama Comunicação São Paulo
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
1 A COMPUTAÇÃO MODERNA Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
Competências e Habilidades
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Gestão Farmacêutica – Conceito de Gestão e Valor
REENGENHARIA.
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
SITUAÇÕES.
Os pilares da educação, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
 Formado em economia política pela Universidade de Lausame, suíça. Doutor em ciências econômicas pela escola central de planejamento e estatística.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
As tecnologias da Inteligência. HIPERTEXTO "A idéia do hipertexto foi enunciada pela primeira vez por Vanevar Bush em 1945, em um célebre artigo intitulado.
AULA 04 PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. Um desafio empresarial crítico com o qual nossos clientes se defrontam é a necessidade de melhorar significativamente.
Transcrição da apresentação:

Sociedade, Conhecimento, Tecnologia e Educação Eduardo O C Chaves Professor Titular/UNICAMP Diretor Presidente/Mindware

Um Novo Meio de Produção Talvez o desenvolvimento mais importante de nossa era tenha sido o surgimento de um novo meio de produção de riquezas, baseado não na posse da terra, nem na posse de bens de capital, nem no trabalho muscular, mas no trabalho mental O trabalho, nas economias avançadas, não mais consiste em transformar matéria prima em coisas, mas em transformar informação em conhecimento

Os Meios de Produção Tradicionais A terra e os bens tangíveis (como os bens de capital) existem em quantidade limitada Duas pessoas não podem possuir a mesma terra e os mesmos bens tangíveis ao mesmo tempo

O Conhecimento O conhecimento é inexaurível, sempre sendo possível gerar mais Duas pessoas podem possuir o mesmo conhecimento ao mesmo tempo Quanto mais pessoas têm conhecimento, mais é gerado O conhecimento transcende fronteiras, é verdadeiramente global, não sendo propriedade de nenhuma nação A alfândega não inspeciona quanto conhecimento entra e sai do país

Conhecimento e Riqueza Por isso, o conhecimento se tornou extremamente valioso em nossos dias O fato de eu poder compartilhar o conhecimento sem ficar sem ele não quer dizer que eu deva compartilhá-lo gratuitamente Se fui eu que descobri ou inventei um certo conhecimento, posso cobrar para transmiti-lo, e, eventualmente, ganhar mais com isso do que se tentasse, sozinho, aplicá-lo

A Força de Trabalho nos Estados Unidos 1880 1980 2015 Agricultura 40% 02% 02% Indústria 38% 21% 03% Serviços 16% 27% 35% Informação 06% 50% 60%

O Papel da Tecnologia Até recentemente, a tecnologia ajudava a ampliar nossa força física, nossa capacidade de locomoção e o poder de nossos órgãos dos sentidos: o arado, as máquinas industriais, os meios de transporte, o telescópio, o microscópio, sensores vários, os meios de comunicação (telégrafo, telefone, rádio, televisão)

A Tecnologia e o Conhecimento O papel central do computador hoje se deve ao fato de que ele é uma tecnologia que amplia nossa capacidade de conhecer: obter, representar, armazenar, processar, e disseminar o conhecimento Por isso, na sociedade do conhecimento, o computador é a principal tecnologia (Vannevar Bush, Douglas Engelbart)

A Convergência das Tecnologias O papel do computador também é fundamental em nossa sociedade porque ele tornou possível a convergência das mídias ou tecnologias de comunicação: o texto, o som, a imagem (multimídia) Na verdade, o computador, hoje, mais do que um equipamento que faz cálculos e processa textos, é, ele próprio, um meio de comunicação, e será o principal deles, porque englobará os demais

O Macro Comunicador O computador já engloba hoje os correios, o telégrafo e o telex, o telefone e o fax, e boa parte da imprensa Em futuro próximo englobará também o rádio, a televisão, o vídeo

A Ubiqüidade do Computador O computador hoje afeta a forma em que nos comunicamos uns com os outros, em que nos locomovemos, em que enviamos e recebemos bens e serviços, nossa maneira de trabalhar, de fazer negócios, de nos divertir O computador hoje já afeta a forma em que aprendemos -- mas afeta muito pouco nossas escolas

O Impacto do Computador Se os computadores do mundo parassem, o que aconteceria com estas instituições: Indústria Serviços em Geral Bancos e Instituições Financeiras Serviços de Telecomunicações Meios de Comunicação de Massa Meios de Transportes Empresas de Transmissão e Distribuição de Energia Escola

A Escola e a Tecnologia A escola é uma das poucas instituições da nossa sociedade que está totalmente à margem do intenso desenvolvimento tecnológico que caracterizou a segunda metade do século XX A maior parte de nossas escolas vive, em termos de tecnologia, não no século passado, mas, na verdade, virtualmente na pré-história

Peter Drucker "O primeiro professor da história se sentiria perfeitamente em casa na maioria das salas de aula do mundo de hoje. Além do quadro-negro e do livro impresso houve pouca mudança nos meios de ensino e nenhuma nos métodos. A única tecnologia introduzida nestes oito mil anos foi o livro impresso, que poucos professores sabem usar -- se o soubessem, não continuariam expondo o que já está nos livros"

O Fim da Escola Para a educação, é ótimo que a escola, em geral, esteja tão alienada da tecnologia Esse fato ajudará a apressar o seu fim, liberando, assim, a educação da tutela da escola

Karl Popper “Tem se dito, e com muita verdade, que Platão foi o inventor de nossas escolas e universidades. Não conheço melhor argumento para uma visão otimista da humanidade, nem melhor prova de seu amor indestrutível pela verdade e pela decência, de sua originalidade e de sua saúde mental, do que o fato de que essa devastadora instituição não tenha sido capaz de arruiná-la totalmente”

Samuel Butler “Às vezes fico a imaginar porque é que que a escola não causa mais danos aos jovens, e como é que eles, em geral, acabam crescendo sensatos e bons, apesar das tentativas deliberadas da escola de distorcer e mesmo de impedir seu crescimento. Alguns, naturalmente, não conseguem escapar dos efeitos danosos da escola e sofrem até o fim de suas vidas por isso. Outros, porém, poucos danos parecem sofrer, e alguns até se safam sem dano algum”

Samuel Butler “A resposta parece ser que o instinto natural dos jovens, na maior parte dos casos, se rebela de forma tão absoluta contra o que a escola tenta fazer com eles que, não importa o que tentem os professores, não conseguem que seus alunos os tomem realmente a sério”

Rubem Alves Em artigo recente, publicado em jornal de alunos da PUCCAMP, Rubem Alves observou que o fato de os alunos se esquecerem rápida e totalmente do que estudaram, tão logo terminam as provas e os exames escolares, é evidência de sua saúde mental, não de problemas que precisem ser corrigidos

O Desafio Encontrar novas formas de educar, que não envolvam a escola nem privilegiem o ensino

Educação e Aprendizagem Embora haja muitos outros elementos que que se unem para constituir o complexo processo que é a educação -- como, por exemplo, conhecimento, compreensão, valores -- uma coisa é certa: educação implica aprendizagem. Sem aprendizagem não há educação.

Aprendizagem e Ensino Para muitos, aprender está para ensinar da mesma forma que ouvir está para falar e ler para escrever Mas essa é uma visão totalmente errônea da realidade A aprendizagem não é simplesmente a contrapartida do ensino

Aprendizagem O processo de aprendizagem também é extremamente complexo e pode acontecer em função de inúmeros fatores, dos quais o ensino formal e deliberado é apenas um deles -- e nem de longe o mais importante

Aprendizagem Trabalho Lazer Conversa Ensino Leitura Aprendizagem Etc. Observação Investigação

Escola A escola foi criada para promover a educação Contudo, ela se preocupa mais hoje com o ensino do que com a aprendizagem

Ensino O processo de ensino, embora não tão complexo quanto os processos de educação e aprendizagem, também envolve vários elementos

Ensino Tecnologia Professor Conteúdos Currículo Ensino Etc. Etc. Disciplinas Sala de Aula

Educação e Escola A escola é hoje uma instituição onde se ensina, mas não se aprende O vínculo entre a escola e a educação hoje é tênue

Educação: Novo Paradigma Se quisermos reconstituir o vínculo da educação com a aprendizagem, precisamos de um novo paradigma, que corte o vínculo da educação com a escola e desprivilegie o ensino como principal forma de promover a aprendizagem Isso significa que precisaremos promover uma reengenharia da educação

Reengenharia “A reengenharia é o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais, que visam a alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custo, qualidade, atendimento e velocidade” (Michael Hammer e James Champy)

Automação Automação é a execução, através de recursos tecnológicos, de processos que antes eram executados manualmente A automação pode levar a ganhos de fracionários de eficiência e qualidade Mas a automação não busca modificar os processos, em função de sua eficácia, com vistas à melhoria radical do desempenho

Eficiência e Eficácia Eficiência Executar certo um processo (=executar o processo do modo certo) Eficácia Executar o processo certo (=o processo que leva ao resultado desejado)

A Automação do Ensino O que se vê hoje na área de tecnologia da educação é quase que exclusivamente a tentativa de automatizar o ensino Pensar a tecnologia educacional apenas nesses termos é admitir que o ensino escolar é a forma mais eficaz de promover a educação e que só resta torná-lo mais eficiente

A Reengenharia da Educação Promover a reengenharia da educação não é automatizar o ensino: é, isto sim, repensar fundamentalmente os objetivos básicos da educação e reestruturar radicalmente os processos através dos quais esses objetivos devem ser alcançados, com vistas a obter drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho

Os Objetivos Básicos da Educação Quais são os objetivos realmente básicos da educação (não da escola)?

Os Objetivos Básicos da Educação Primeiro: Capacitar o indivíduo para viver sua vida pessoal de maneira plena, propondo-se objetivos dignos e lutando por alcançá-los, assim obtendo plena realização enquanto ser humano

Os Objetivos Básicos da Educação Segundo: Capacitar o indivíduo para escolher e exercer com competência uma profissão que, além de contribuir para a sua realização pessoal, represente uma contribuição para a sociedade

Os Objetivos Básicos da Educação Terceiro: Capacitar o indivíduo para atuar como cidadão de maneira responsável, na forma que julgar mais eficaz e mais coerente com seus objetivos pessoais e profissionais

Questão Dados esses objetivos básicos da educação, quais são os principais processos através dos quais se deve procurar alcançá-los?

Desafio Definir esses processos é o grande desafio da reengenharia educacional

O Desafio para as Escolas Mas o grande desafio da reengenharia educacional para as escolas está no fato de que estas, por se concentrarem no ensino, estão especialmente mal equipadas para fazer face aos múltiplos outros fatores que afetam a aprendizagem numa sociedade centrada no conhecimento e altamente dominada pela tecnologia

O Desafio para a Educação Reengenheirar a educação implica reinventar a educação Reiventar a educação envolve, antes de mais nada, esquecer como ela é feita hoje

A Desaprendizagem Criativa A tarefa mais urgente para os que estão genuinamente preocupados com a educação é, portanto, desaprender como a educação tem sido e continua a ser feita Só assim estarão em condições de criar, a partir do zero, “uma nova educação para uma nova era” (Carlos Seabra)

Adeus ao Velho Paradigma Não faz mais sentido, toda vez que se fala em educação, pensar em escolas, ensino, disciplinas, currículos, professores, etc.

Redefinir o Negócio Aqueles que são proprietários de escolas devem urgentemente repensar o seu negócio: O seu negócio é escola e ensino ou O seu negócio é educação?

Miopia Empresarial Aqueles que concluirem que seu negócio é escola e ensino poderão vir a fazer companhia àqueles que pensaram que o negócio do Serviço Postal Americano estava inseparavelmente ligado a pôneis, ou que o negócio dos relojoeiros suiços tinha que ver, essencialmente, com engrenagens e ponteiros

Visão Empresarial Por outro lado, aqueles que concluirem que seu negócio é a educação poderão se ver, subitamente, na companhia de parceiros e concorrentes que nunca imaginavam pudessem estar no ramo de negócio “educação” -- e quanto mais cedo enxergarem isso, maior vantagem competitiva terão

Educação sem Escolas A nova educação será uma educação sem escolas, mas não necessariamente no sentido romântico, de retorno ao passado, imaginado originalmente por Ivan Illitch A nova educação será realizada através de instituições e de canais que, talvez, nem consigamos prever inteiramente hoje

Novos Parceiros da Educação

Educação Não-Escolar No lar Na comunidade (mesmo que virtual) No trabalho Nas atividades de lazer Nas organizações voluntárias Através de meios de comunicação Através do computador

A Informática e a Educação A importância da informática computador para a educação está no fato de que todos os meios de comunicação estão hoje centrados no computador, que, além de integrá-los, tornou-se, ele mesmo, um super-meio de comunicação

Multimídia Falar em informática hoje é falar em multimídia, ou seja, a integração no computador das tecnologias de: Texto (Livros, Revistas, Jornais) Artes Visuais (Gráficos, Desenhos) Animações (Desenhos em Movimento) Fotografias (Imagens Reais Estáticas) Áudio (Voz, Música, Efeitos Especiais) Vídeo (Imagens Dinâmicas com Som) Telecomunicações

Multimídia e Educação É inconcebível que multimídia possa deixar de afetar profundamente a educação: ela é a tecnologia essencial na reengenharia da educação, porque não é apenas mais uma tecnologia, ao lado de outras, mas, sim, um conjunto integrado de tecnologias que, mesmo individual e isoladamente, já têm enorme relevância para a educação, e que, reunidas, poderão revolucioná-la

A Domesticação da Multimídia Aqueles que continuam a ver o seu negócio como sendo a escola e o ensino vão tentar domesticar as tecnologias de multimídia, colocando-as a serviço da escola e do ensino, procurando, assim, evitar que os processos pelos quais se tenta promover a educação sejam radicalmente reestruturados

Os Dias da Escola Estão Contados Mas os dias da escola, enquanto instituição promotora da educação estão contados A educação vai acontecer através de processos informais, difusos, que permeiam toda a sociedade, e são as tecnologias de multimídia que viabilizarão esses processos

A Crechização da Escola A escola terá uma sobrevida, mas apenas como um repositório de crianças e adolescentes Ela se tornará uma espécie de creche, i.e., uma instituição que cuidará da segurança e do bem estar de crianças e adolescentes enquanto os pais estão ocupados Se bem sucedida, poderá até entretê-los

O Corte do Vínculo Quando a completa crechização da escola acontecer, terá sido cortado definitivamente o vínculo que hoje ainda se presume existir entre a escola e a educação Naquele momento, possivelmente se dirá: A escola está morta, enquanto instituição educacional. Tenha uma vida longa a educação!

A Educação “A educação é aquilo que resta depois de esquecermos tudo aquilo que nos foi ensinado” (Michael Hammer)

Decálogo Educacional na Era da Informação

Habilidades Relativas à Absorção da Informação Leitura dinâmica (aprender a ler com rapidez e compreensão) Desenvolvimento e aprimoramento dos sentidos (aprender a perceber)

Habilidades Relativas à Análise da Informação Pensamento crítico (aprender a analisar e avaliar a informação, textual, numérica, estatística, gráfica, sonora, visual) Raciocínio lógico (aprender a inferir e deduzir)

Habilidades Relativas ao Gerenciamento da Informação Organização pessoal (aprender a organizar e arquivar a informação) Memorização (aprender a reter o essencial na memória) Acesso a informação (aprender a encontrar o que não é memorizado)

Habilidade Relativa à Transmissão da Informação Comunicação (aprender a apresentar a informação)

Habilidades Relativas ao Gerenciamento da Vida Planejamento (aprender a definir objetivos e metas e as estratégias para alcançá-los) Administração do tempo (aprender a distinguir o importante do urgente e a priorizar as atividades)