O uso pedagógico das tecnologias na Escola

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Comunidades de Aprendizagem
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO.
Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE-BENEVIDES.
Portal do Professor SEED/MEC
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
“Nossa vida não é aquela que vivemos, mas, sim, aquela que lembramos, e como a lembramos, para poder contar sua história” Gabriel Garcia Márquez.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
CONTEXTO ATUAL. CONTEXTO ATUAL DESAFIOS Qual é o nosso papel, como professor (a) em uma sociedade em constantes transformações? 3.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
NÚCLEO DE TECNOLOGIA GD DAS TICS 2011
REPENSANDO A PESQUISA NA ESCOLA: POSTURA E AÇÃO DO EDUCADOR
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO
Janeiro/2009Professora Janilse Vasconcelos Blog. Janeiro/2009Professora Janilse Vasconcelos O Blog, é um diário na Web, que pode complementar o ensino.
Blog e Educação.
Informática na Educação
Desafios de uma educação humanista inovadora
EMEF VILA MONTE CRISTO SERVIÇO DE APOIO À AÇÃO EDUCATIVA - LETRAMENTO DIGITAL COM PROFESSORES DA ESCOLA.
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
Aplicando novas ferramentas
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
A construção de Recursos didáticos Montando um quebra-cabeça
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
20 anos produzindo software educacional: uma visão retrospectiva
O Uso Pedagógico do Blog
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
José Manuel Moran moran10.blogspot.com
TABLETS PARA TODOS CONSEGUIRÃO MUDAR A ESCOLA? José Manuel Moran
NOVA ANDRADINA. CONTEXTO ATUAL NOVA ANDRADINA DESAFIOSDESAFIOS •Qual é o nosso papel, como professor (a) em uma sociedade em constantes transformações?
Treinamento para Professores
Profa. Reane Franco Goulart
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
Inovação universitária e seu impacto na sociedade Profa. Maria do Rocio F. Teixeira UFRGS/SBGC-RS Dezembro 2009.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais Pedagogia: Habilitação em Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Ketiuce Ferreira Silva Professoras:
Curso de Licenciatura em Pedagogia Projeto Interdisciplinar –
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
Núcleo de Pesquisas em Inovação Curricural – Fac. Educação da USP
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem O que é? ”Ambientes Virtuais de Aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet.”
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
O uso das redes sociais e ferramentas web em processos de ensino aprendizagem – o desafio prático de uma aprendizagem significativa Maysa Brum.
A integração teoria-prática em física: uma proposta metodológica para o ensino Prof. Dr. Henrique Duarte da Fonseca Filho Departamento de Exatas Universidade.
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
TABLET EDUCACIONAL - MEC. MÓDULO II  Apresentação do Tablet  Utilização do Tablet na educação - Discussão  Recursos Pedagógicos.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Transcrição da apresentação:

O uso pedagógico das tecnologias na Escola José Manuel Moran www.eca.usp.br/prof/moran moran10.blogspot.com.br

Educação como o grande projeto de nossa vida O desafio de construir-nos como pessoas que gostam de aprender mais e melhor, que evoluem no meio de contradições, que fazem melhores escolhas e se realizam mais em todas as dimensões Que ensinam o que vivem

Educação e tecnologia, uma relação cada vez mais complexa e interligada Educação: um processo humano de ajudar a desenvolver todo o nosso potencial em todas as dimensões Com apoio de tecnologias simples e sofisticadas, que cada vez nos ajudam e complicam mais Tecnologia é tudo o que nos ajuda a realizar o que precisamos e desejamos

Mudanças profundas

Atitudes diante das tecnologias Trincheira: Resistência e proibição (predomina a proibição) Apoio: Administrativo e pedagógico, ao modelo vigente (uso controlado em alguns espaços e tempos: biblioteca, laboratório) Ampliação : Novas possibilidades de uso, de motivação, de produção, mantendo o modelo (Portal virtual, blogs, projetos com tecnologias, jogos, robótica, ibooks, tablets) Inovação: pontual (pessoas e grupos) ou organizacional

Alguns perfis profissionais predominantes Pessoas previsíveis Acomodadas Proativas Inovadoras

Das tecnologias simples às complexas Começar pelo que nos é mais fácil e familiar Uso do vídeo como ilustração, motivação, apoio. Desenvolver atividades com apoio de tecnologias simples: como blog, twitter, pequenas histórias audiovisuais Pedir apoio a quem sabe. Não precisamos ser especialistas em tecnologia, mas saber utilizá-las em alguns momentos

Algumas saídas viáveis Conhecer as tecnologias mais usuais: aplicativos para pesquisa, comunicação, entretenimento, publicação Ir ao encontro dos alunos: Conhecê-los, acolhê-los Planos de aula que façam mais sentido Ligados à vida, expectativas, problemas dos alunos Metodologias muito menos informativas em sala de aula e mais ativas (narrativas, jogos, desafios, descobertas)

Mudanças tecnológicas com impactos profundos Na escola muitos confinam as tecnologias em alguns espaços e disciplinas (laboratório, biblioteca, Robótica). Outros acrescentam os ambientes formais de aprendizagem (materiais, atividades, interação controlados) As tecnologias móveis trazem aplicativos variados, abertos, em que qualquer um pode ser pesquisador, interlocutor, produtor de conteúdo (google docs, blog, YouTube, Twitter, Facebook)

Alguns desafios ao nosso trabalho profissional Nem o preconceito nem o deslumbramento nos ajudam Como conseguir motivar alunos que se distraem com jogos, mensagens, vídeos Como integrar as atividades nos espaços e tempos formais com os informais, os presenciais com os virtuais

Flipped learning (aulas invertidas) Ambiente virtual: Ver, ler, pesquisar antes Sala de aula: Discussão, aprofundamento, contextualização, síntese Interligação constante entre ambientes físicos e digitais: sala de aula ampliada

Algumas tendências Modelos pedagógicos mais estruturados (sistemas de ensino) e mais autônomos (roteiros de aprendizagem construídos) Tecnologias digitais substituindo algumas das funções tradicionais do professor e gestor Desafios e jogos como estratégias crescentes de aprendizagem Equilíbrio entre percursos pessoais e grupais para ajudar a aprender

Integração de aplicativos e plataformas abertos com plataformas mais fechadas

Web 2.0 21 21

Alguns recursos digitais interessantes como apoio

Ensinar a pesquisar na Web http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especial/200908-pesquisanainternet.php Como Pesquisar na Internet Métodos, Técnicas e Procedimentos Gerais http://www.forum-global.de/curso/textos/pesquisar_na_internet.htm

Projetos focados na Web - Webquest Projetos de pesquisa utilizando referências da Internet, com alguns passos e publicação final http://webquest.sp.senac.br/ http://www.vivenciapedagogica.com.br/wq

Mapas conceituais para organizar a informação

Cinco Instrumentos Para Desenhar Online Mapas Conceituais http://ikaro.net.br/2009/02/mapas-conceituais.html

http://www.youtube.com/watch?v=tVz3P-lrUws&feature=related

http://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=9W_lo8-TszI

Recursos para publicação Blog, podcast, wiki, twitter, Facebook, YouTube

http://www.youtube.com/watch?v=bJGlhrJHjW4

http://www. slideshare. net/zellacoracao/blogs-educacionais-oficina http://www.slideshare.net/zellacoracao/blogs-educacionais-oficina?src=related_normal&rel=75828

Endereços sobre blogs - educação Como criar seu blog? http://blog.uol.com.br/stc/passeio_virtual_1_1.html https://www.blogger.com/start?hl=pt-BR Glossário do Weblog http://www.asseptic.org/pages/blogossario/ Blogs na educação http://www.educarede.org.br/educa/revista_educarede/especiais.cfm?id_especial=221 http://www.vivenciapedagogica.com.br/oficinablogswikis http://www.scribd.com/doc/2214260/Blog-na-educacao Blog Tecnologias na educação http://tdeduc.zip.net/ Blog educação inovadora http://moran10.blogspot.com

Recursos digitais para comunicação Chat, videochat, comunicação instantânea (skype, msn) Forum, listas, twitter, facebook Tele, web e videoconferência

48

Para onde vamos Mobilidade e flexibilização progressiva e irreversível. Aprender de forma mais personalizada, diferenciada. Aprender a qualquer hora, em qualquer lugar, de múltiplas formas. Muitas oportunidades profissionais pessoais e institucionais Maior exigência de competências de mediação, de criação e evolução em todas as dimensões da vida

José Manuel Moran www.eca.usp.br/prof/moran moran10.blogspot.com.br jmmoran@uol.com.br