O uso pedagógico das tecnologias na Escola José Manuel Moran www.eca.usp.br/prof/moran moran10.blogspot.com.br
Educação como o grande projeto de nossa vida O desafio de construir-nos como pessoas que gostam de aprender mais e melhor, que evoluem no meio de contradições, que fazem melhores escolhas e se realizam mais em todas as dimensões Que ensinam o que vivem
Educação e tecnologia, uma relação cada vez mais complexa e interligada Educação: um processo humano de ajudar a desenvolver todo o nosso potencial em todas as dimensões Com apoio de tecnologias simples e sofisticadas, que cada vez nos ajudam e complicam mais Tecnologia é tudo o que nos ajuda a realizar o que precisamos e desejamos
Mudanças profundas
Atitudes diante das tecnologias Trincheira: Resistência e proibição (predomina a proibição) Apoio: Administrativo e pedagógico, ao modelo vigente (uso controlado em alguns espaços e tempos: biblioteca, laboratório) Ampliação : Novas possibilidades de uso, de motivação, de produção, mantendo o modelo (Portal virtual, blogs, projetos com tecnologias, jogos, robótica, ibooks, tablets) Inovação: pontual (pessoas e grupos) ou organizacional
Alguns perfis profissionais predominantes Pessoas previsíveis Acomodadas Proativas Inovadoras
Das tecnologias simples às complexas Começar pelo que nos é mais fácil e familiar Uso do vídeo como ilustração, motivação, apoio. Desenvolver atividades com apoio de tecnologias simples: como blog, twitter, pequenas histórias audiovisuais Pedir apoio a quem sabe. Não precisamos ser especialistas em tecnologia, mas saber utilizá-las em alguns momentos
Algumas saídas viáveis Conhecer as tecnologias mais usuais: aplicativos para pesquisa, comunicação, entretenimento, publicação Ir ao encontro dos alunos: Conhecê-los, acolhê-los Planos de aula que façam mais sentido Ligados à vida, expectativas, problemas dos alunos Metodologias muito menos informativas em sala de aula e mais ativas (narrativas, jogos, desafios, descobertas)
Mudanças tecnológicas com impactos profundos Na escola muitos confinam as tecnologias em alguns espaços e disciplinas (laboratório, biblioteca, Robótica). Outros acrescentam os ambientes formais de aprendizagem (materiais, atividades, interação controlados) As tecnologias móveis trazem aplicativos variados, abertos, em que qualquer um pode ser pesquisador, interlocutor, produtor de conteúdo (google docs, blog, YouTube, Twitter, Facebook)
Alguns desafios ao nosso trabalho profissional Nem o preconceito nem o deslumbramento nos ajudam Como conseguir motivar alunos que se distraem com jogos, mensagens, vídeos Como integrar as atividades nos espaços e tempos formais com os informais, os presenciais com os virtuais
Flipped learning (aulas invertidas) Ambiente virtual: Ver, ler, pesquisar antes Sala de aula: Discussão, aprofundamento, contextualização, síntese Interligação constante entre ambientes físicos e digitais: sala de aula ampliada
Algumas tendências Modelos pedagógicos mais estruturados (sistemas de ensino) e mais autônomos (roteiros de aprendizagem construídos) Tecnologias digitais substituindo algumas das funções tradicionais do professor e gestor Desafios e jogos como estratégias crescentes de aprendizagem Equilíbrio entre percursos pessoais e grupais para ajudar a aprender
Integração de aplicativos e plataformas abertos com plataformas mais fechadas
Web 2.0 21 21
Alguns recursos digitais interessantes como apoio
Ensinar a pesquisar na Web http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especial/200908-pesquisanainternet.php Como Pesquisar na Internet Métodos, Técnicas e Procedimentos Gerais http://www.forum-global.de/curso/textos/pesquisar_na_internet.htm
Projetos focados na Web - Webquest Projetos de pesquisa utilizando referências da Internet, com alguns passos e publicação final http://webquest.sp.senac.br/ http://www.vivenciapedagogica.com.br/wq
Mapas conceituais para organizar a informação
Cinco Instrumentos Para Desenhar Online Mapas Conceituais http://ikaro.net.br/2009/02/mapas-conceituais.html
http://www.youtube.com/watch?v=tVz3P-lrUws&feature=related
http://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=9W_lo8-TszI
Recursos para publicação Blog, podcast, wiki, twitter, Facebook, YouTube
http://www.youtube.com/watch?v=bJGlhrJHjW4
http://www. slideshare. net/zellacoracao/blogs-educacionais-oficina http://www.slideshare.net/zellacoracao/blogs-educacionais-oficina?src=related_normal&rel=75828
Endereços sobre blogs - educação Como criar seu blog? http://blog.uol.com.br/stc/passeio_virtual_1_1.html https://www.blogger.com/start?hl=pt-BR Glossário do Weblog http://www.asseptic.org/pages/blogossario/ Blogs na educação http://www.educarede.org.br/educa/revista_educarede/especiais.cfm?id_especial=221 http://www.vivenciapedagogica.com.br/oficinablogswikis http://www.scribd.com/doc/2214260/Blog-na-educacao Blog Tecnologias na educação http://tdeduc.zip.net/ Blog educação inovadora http://moran10.blogspot.com
Recursos digitais para comunicação Chat, videochat, comunicação instantânea (skype, msn) Forum, listas, twitter, facebook Tele, web e videoconferência
48
Para onde vamos Mobilidade e flexibilização progressiva e irreversível. Aprender de forma mais personalizada, diferenciada. Aprender a qualquer hora, em qualquer lugar, de múltiplas formas. Muitas oportunidades profissionais pessoais e institucionais Maior exigência de competências de mediação, de criação e evolução em todas as dimensões da vida
José Manuel Moran www.eca.usp.br/prof/moran moran10.blogspot.com.br jmmoran@uol.com.br