desafios e descobertas no ensino de matemática”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Advertisements

Ana Cláudia Giroto Carlos Roberto das Virgens
CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS SIRLENE DE SOUZA BENEDITO DAS VIGENS
ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES IPEZAL - ANGÉLICA-MS
IMPRESS: AUXILIANDO NOS PLANOS DE AULA DOS PROFESSORES
LISTENING AND WORKING: um trabalho diferente
Oficina – Matemática é MIL
ESTRUTURAS MOLECULARES EM 3 D
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
Projeto Aprendendo e Praticando com as Mídias
Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem Aline De Bona e Marcus Basso
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET João e o Pé de Feijão Ariana Fernanda Nery Gonçalves.
Figuras e Sólidos Geométricos
Produção de historias em quadrinho e textos.
Produção de historias em quadrinho e textos.
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PRODUTO HIPERMÍDIA PLANO DE AÇÃO.
TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA
Matemática Plano de curso Djalma Henrique.
Tópico Avançados em Sistemas de Computação (Pesquisa Operacional)
PROJETO: APRENDENDO COM O XADREZ
ILDO ANDRADE AQUINO SIRLENE S. B. DAS VIRGENS TICYARA HALIK S. VICENTE
SEDUC – Polo de Nova Andradina
Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Projeto Festa Junina Michele Fernanda Picolo Sônia Aparecida de Araújo Pereira.
Avaliação EE Padre Anchieta
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Projeto realizado pela professora multiplicadora da sala de tecnologias educacionais, Taiza Caccia Chiodi juntamente com os professores (as) Mércia (1º
IDENTIDADE VIRTUAL.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Escola estadual profª fátima gaitto sampaio JOGOS OLÍMPICOS
Graduação em ADMINISTRAÇÃO
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Desenvolvimento de simulações para o ensino de Física através do software Easy Java Simulation – Ciências naturais - Física Gabriel Siqueira Sombrio –
PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação PROJETO “ RUMO À EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL”
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
Álgebra Algumas considerações sobre “O ensino de Álgebra na aula de Matemática”
Ismael Silvério Júnior Naiguiel Alventino da Silva
Tópicos Avançados de Redes de Computadores
PROFESSORA: MARIA APARECIDA MAIA FABRO
ARTE DE ESTUDAR Segundo Pedro Demo
TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA
Números 1 1 DISCIPLINA TELETRANSMITIDA GABARITANDO - MATEMÁTICA AULA 4
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
Universidade Estadual do Centro – Oeste Campus de Guarapuava – PR Especialização em Mídias na Educação Universidade Estadual do Centro – Oeste Campus de.
ESCOLA ESTADUAL ANTONIO VALADARES
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
RESPONSÁVEIS  Euzebio - Sala de tecnologias  Célia - Professora regente  Alunos do 5º Ano Vespertino.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON PROFESSORA: LEILA CRIVELLI.
TECNOLOGIAS NA MINHA ESCOLA E.E.AUSTRÍLIO CAPILÉ CASTRO Prof.ª Selma.
PROGETC:RONAN IVO DE SOUZA TEMA 25 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
 ESCOLA ESTADUAL ANTONIO VALADARES  PROGETEC: MARCOS VALTER SEIBOTH  Multiplicadora: Mercedes Sampaio  GED – NTE REGIONAL.
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: E. E. ANTONIO JOAQUIM DE MOURA ANDRADE e E. E. DR. MARTINHO MARQUES MSN COMO FERRAMENTA.
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO Professora : Adriana Batista Santana.
Atividade 3.5 PROPOSTA DA ATIVIDADE.
Minha escola As tecnologias disponíveis em minha escola são: data-show , retroprojetor, câmera digital, computares, aparelho de som, televisão, DVD,
Atividade 3.5 Proposta de Atividade
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Transcrição da apresentação:

desafios e descobertas no ensino de matemática” “NLMV e KBruch: desafios e descobertas no ensino de matemática” Sirlene de Souza B. das Virgens

JUSTIFICATIVA

A disciplina de matemática é vista na escola como uma matéria “difícil” onde poucos têm o privilégio de aprender e, com base nos resultados da “Prova Brasil 2009” e demais provas realizadas dentro da nossa instituição de ensino (Escola Estadual Joaquim Gonçalves Ledo), sente-se a necessidade de associar a disciplina de matemática “teoria e prática” e, com este projeto pretende-se envolver tanto teoria como a prática, onde o discente possa aprender fazendo e, não apenas observando.

OBJETIVO

Apresentar o jogo como possibilidade metodológica na formação de conceitos matemáticos, por ser um processo dinâmico, que exige diálogo, criatividade, imaginação, atenção e concentração.

CONTEÚDOS

Números positivos e números negativos; Adição e subtração com números inteiros; Números racionais relativos (Frações); Adição Algébrica de números racionais. Equações de primeiro grau.

RECURSOS Sala de aula; Sala de tecnologias educacionais (STE) Software NLMV (http://nlvm.usu.edu/ ) Software KBruch Máquina digital; Blog; Movie Maker; Data-Show;

AVALIAÇÃO E RESULTADOS A avaliação será a longo e médio prazo e, consistirá na habilidade de execução das atividades propostas bem como, uma melhoria nas notas das avaliações posteriores. Espera-se ainda que a disciplina de matemática não mais seja vista como algo inalcançável por muitos, que os discentes passem a gostar mais da mesma demonstrando um maior empenho em sala de aula e, que futuramente os resultados apareçam nas próximas avaliações, tanto bimestrais quanto as avaliações da SED.