Resíduos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As diferentes tecnologias e as alterações na natureza
Advertisements

10º C “Lixos Residuais e a sua Interacção com os ecossistemas”
POLUIÇÃO do solo.
Índice Introdução Como começou? O que é?
O LixO Professora e enfermeira : Carla gomes e Patrícia Lins
O espaço geográfico e as atividades humanas
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Reciclagem de lixo orgânico
Reciclagem e reutilização
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Resíduos A questão dos resíduos e o seu gerenciamento ocupam hoje posição central na preocupação de todos os países , na medida em que enormes quantidades.
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE
Resíduos.
O DESTINO DO LIXO.
Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais
Gestão dos Resíduos Sólidos
O que é o papel? O papel é um material de suporte da informação escrita que produz fortes impactos negativos sobretudo ao nível da produção.
Reciclagem do Vidro.
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB2,3 do Pinhão
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Agrupamento de Escolas de Alijó
Biomassa.
Jogo sobre a Poluição.
Tratamento do Esgoto Doméstico Deivid Ívini Moraes de Negreiros.
Gestão de resíduos perigosos
Resíduos Hospitalares
A Terra, um planeta a proteger!!!.
Aquecimento Global Trabalho elaborado por: António Amaro nº 3 8ºA
RESÍDUOS.
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Política dos três Rs (4).
Segurança geral e pessoal
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Profª. Andréia 9º Ano Química.
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS- UBERLÂNDIA-MG
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
CIPA 2013/2014.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
QUESTÕES AMBIENTAIS E URBANÍSTICAS
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 4º BIMESTRE
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
Temas para os trabalhos de grupo de CN 8º ano 2010/2011.
Alexandra Stumpf Lorenzo Barbosa
Será o Homem suficientemente inteligente para conseguir evitar a sua própria destruição? POLUIÇÃO Trabalho realizado por: Gonçalo Santos – nº7; João Fernandes.
Tecnologia e Impacto Ambiental Educação Tecnológica 7.º/8.º/9.º.
CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS – IJUÍ - AGENDA 21 Dirlei Marchesan – julho de 2008 GERAÇÃO: DESTINAÇÃO:
Área de projecto Resíduos
Bruna Pacheco Keldmy Obrownick
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Trabalho realizado por: Ana Paula Nº4 8ºB
O MEIO AMBIENTE É TUDO QUE NOS CERCA
Água – fundamental para vida.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
Mercado dos Resíduos U.C: Mercados e Negociação Comercial
PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE. A qualidade do ambiente próximo O nosso papel na preservação do ambiente A qualidade do ar ÍNDICE.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Recursos hídricos Professora Vera Sanches
Capítulo 7 – Resíduos Sólidos
Professora Manuela Cardoso
S EPARAÇÃO E RECICLAGEM Projecto Comenius – Sentsuder Área Projecto 8ºA.
Separação e Reciclagem
Poluição dos Recursos Hídricos
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Prof: Ana Margarida S. Belo
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Resíduos

O que são Resíduos? Resíduos são quaisquer substância ou objecto de que o detentor se desfaz ou tem intenção ou obrigação de se desfazer. Existem resíduos perigosos e não perigosos São todos aqueles que apresentam na sua constituição substâncias prejudiciais, representado um perigo imediato ou temporário para a saúde ou para o ambiente.

Há vários tipos de resíduos, tais como: Resíduos industriais (RI); Resíduos hospitalares (RH); Resíduos agrícolas (RA); Resíduos sólidos urbanos (RSU);

Resíduos industriais (RI) Os resíduos industriais incluem o lixo proveniente da actividade industrial e das actividades de produção e distribuição de electricidade, gás e água.

Resíduos hospitalares (RH) Os resíduos hospitalares constituem o lixo produzido em unidades de prestação de cuidados de saúde, incluindo as actividades médicas de diagnóstico, prevenção e tratamento da doença em seres humanos ou em animais.

Resíduos agrícolas (RA) Os resíduos agrícolas são os objectos e materiais que foram utilizados na exploração ou resultantes de actividades agrícolas, florestais, agro-industriais e pecuárias.

Resíduos sólidos urbanos (RSU) Os resíduos sólidos urbanos representam o lixo doméstico (de casas, restaurantes, escritórios e outros estabelecimentos) que é produzido pela sociedade de consumo.

No passado, a maioria dos objectos utilizados pelo Homem era de origem animal ou vegetal e decompunha-se naturalmente, mas hoje já não é assim o potencial tecnológico e científico desenvolvido permitiu o fabrico de uma enorme variedade de novos materiais. A matéria orgânica, o papel, o cartão, o plástico, o metal e o vidro são os materiais mais significativos que estão presentes na composição dos resíduos sólidos urbanos.

Em Portugal, verifica-se uma elevada produção de resíduos sólidos urbanos. Diariamente cada cidadão produz cerca de 1,3 kg de resíduos. A produção de grandes quantidades de resíduos e a sua deposição e eliminação em condições inadequadas podem provocar graves problemas ambientais e de saúde pública.

Onde se deve colocar os resíduos? Em Portugal, até relativamente pouco tempo, milhares de toneladas de resíduos eram encaminhados e depositados em terrenos amplos e abandonados - as lixeiras.

O que são Lixeiras? As lixeiras são depósitos não controlados de lixo, que provocam a contaminação do solo, dos rios e das águas subterrâneas, a libertação de gases e de odores desagradáveis e a proliferação de organismos prejudiciais à saúde pública. Estes aspectos estão relacionados com: a inexistência de impermeabilizações do terreno; a ausência de tratamento das águas lixiviantes (água da chuva que em contacto com os resíduos fica poluída), produzidas durante a biodegradação dos resíduos orgânicos;

A libertação de gases para a atmosfera, os quais contribuem para o efeito de estufa ou, no caso de ficarem retidos, podem ocasionar incêndios. As lixeiras constituem um risco para a saúde pública e para a degradação da paisagem e da Natureza. As lixeiras municipais foram progressivamente encerradas em todo o país e a sua erradicação concretizou-se em 2002. Actualmente as lixeiras são substituídas por sistemas integrados intermunicipais ou multimunicipais de tratamento, valorização e eliminação final de resíduos constituídos por: - aterros sanitários; - unidades de incineração; - centrais de compostagem; - estações de tratamento de águas residuais (ETAR) e centros de recolha selectiva.

Aterro Sanitário Aterro sanitário são instalações de eliminação, utilizadas para a deposição controlada de resíduos acima ou abaixo do solo.

Quando o aterro sanitário está esgotado (cheio) o aterro é selado, recobrindo-se com camadas de terra de 1 metro a 1,5 metros de espessura. A área que era ocupada pelo aterro fica interdita à construção, normalmente é ocupada por zonas verdes, (campos de jogos e jardins públicos).

Unidades de incineração A incineração consiste na queimada de resíduos, com ou sem recuperação de energia, em fornos específicos, em condições controladas de temperatura e oxigénio, salvaguardando a combustão completa. A emissão de gases é controlada para diminuir a poluição atmosférica.

Centrais de compostagem A compostagem é o processo biológico de decomposição, na presença de oxigénio, da matéria orgânica dos resíduos empilhados, por acção de bactérias e fungos, produzindo uma substância humica designada composto.

ETAR A ETAR é uma estação de tratamento de águas residuais (esgotos) provenientes de actividades produzidas nos aterros.

O tratamento das águas residuais inclui processos: - físicos, em que são afectadas apenas operações físicas, com filtração de partículas sólidas; - químicos, onde são utilizados produtos químicos; - biológicos, que são caracterizados pela utilização de microrganismos. Após este tratamento, a água deve apresentar uma qualidade, esta água pode ser utilizada na agricultura mas geralmente, a água é lançada nos rios e mares. A comissão Europeia propõe a aplicação da regra dos 3R- Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Reduzir: Reutilizar: Reciclar: Reduzir conste em diminuir o consumo e, consequentemente, a quantidade de resíduos produzidos. Reutilizar: Reutilizar consiste em dar novo uso a materiais já utilizados, tantas vezes quanto seja possível, antes de se produzir qualquer operação de transformação. Reciclar: Reciclar consiste na valorização dos resíduos em que recuperam os diferentes materiais constituintes, dando origem a novos produtos.

Símbolo internacional da reciclagem: O símbolo da reciclagem surge com várias formas e pode significar que a embalagem é “reciclada” ou “reciclável”.

Centros de recolha selectiva: Para reciclar, é necessário evitar a mistura dos materiais recicláveis com os outros resíduos. E, como cada tipo de resíduo requer um procedimento próprio, é necessário a recolha selectiva dos resíduos. Centros de recolha selectiva: Existem várias formas de remoção e recuperação de materiais, a partir dos resíduos sólidos urbanos: - Decomposição selectiva: colocação de resíduos em locais especificamente preparando para o efeito: - Ecoponto conjunto de estruturas onde se encontram vários contentores.

Ecocentros São parques amplos com contentores destinados a receber, separadamente, os diversos materiais de grandes dimensões, tais como monstros metálicos e não metálicos, madeiras, óleos, plásticos, resíduos verdes e entulho, que podem ser reciclados.

Centrais de triagem Recolha selectiva Recolha e transporte de recipientes para a triagem. Instalações onde ocorre a separação e limpeza dos materiais. Depois de enfardados e acondicionados, são encaminhados para diversas indústriais recicladoras.

Estações de transferência Instalações de armazenamento temporário onde os resíduos são descarregados, com o objectivo de os preparar para serem transportados para o local de valorização ou eliminação. A reciclagem permite a preservação dos recursos naturais e a diminuição da quantidade de resíduos. O abandono dos resíduos em locais não controlados representa perigos graves.

Protocolo de Quioto É um tratado internacional, que requer a redução das emissões de GEE (Gases de enfeito de estufa). Exemplo de GEE: Dióxido de Carbono

Trabalho elaborado por: Andreia Miliciano 8ºA Filipe Correia 8ºA