Agile Game Process Metodologia Ágil para Projetos de Advergames Allan Araujo

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Gustavo Comeli, Giullyan Kuntze, Maria Inés Castiñeira Ciência da Computação, Pedra Branca (PMUC) Introdução Um dos indicadores de Qualidade de software.
Transcrição da apresentação:

Agile Game Process Metodologia Ágil para Projetos de Advergames Allan Araujo

Agenda Jogos Advergames Processos para Jogos Agile Game Process (AGP) Conclusões

Jogos Atividade  Estruturada  Semi-Estruturada Objetivos Regras Estímulos  Físicos  Mentais

Jogos Eletrônicos - Histórico Tennis for Two (1958) SpaceWar (1962) Super Mario (1985) Sonic (1991) Final Fantasy (1997) Age of Empires (1999) Halo 2 (2004) WoW (2004) Call of Duty 2 (2005)

Jogos Eletrônicos - Estilos Tipologia do Enredo  Esportes  Ação  Estratégia  Aventura  RPG ... Finalidade  Entretenimento  Educação e Treinamento  Publicidade ...

Advergames Jogos + Publicidade  Imersão  Interatividade Características  Marca  Cronograma  Objetivos Público Experiência

Advergames Stakeholders  Clientes  Agências  Desenvolvedora Projetos  Orçamento: US$ 10 a 500 mil (em média)  Ambiente Dinâmico e Complexo  Duração: 3 a 15 semanas  Equipe Multidisciplinar Fonte: IGDA

Entretanto... “O jogo foi entregue com atraso. Ele contém muitos bugs. As funcionalidades originalmente pretendidas não foram entregues. Lançar o jogo levou muitas horas de desenvolvimento com o time sob pressão. Uma vez lançado o jogo, a gerência parecia não estar satisfeita (...)”

Processos de Jogos Waterfall Processos Iterativos (UP) Metodologias Ágeis  eXtreme Programming (XP)  Scrum

Processos de Jogos

Agile Game Process (AGP) Valores Ágeis Características/Objetivos  Adaptativa  Desenvolvimento Iterativo e Incremental  Orientação a Testes  Gerenciamento Descentralizado  Suporte ao Gerenciamento e Desenvolvimento Integração de Processos  Negócios e Produção

Agile Game Process (AGP) Estrutura da Metodologia

Agile Game Process (AGP) Papéis

Agile Game Process (AGP) Fases e Disciplinas

Agile Game Process (AGP) Práticas Recomendadas  Estórias (User Stories) Story Points  TDD e Continuous Design  Comunicação Transparente Daily Meeting  Ambiente de Trabalho Otimizado  Feedback Constante e Ciclos Curtos  Pair-Programming

Conclusões - AGP

Desvantagens  Ferramentas  Múltiplos Projetos  Atividades Abstratas Trabalhos Futuros  Medir (Projetos e Processo)  Melhoria e Refinamento  Ferramentas (Integração e Suporte)  Gerenciamento de Portfólio

Referências ARAUJO, Allan. Agile Game Process – Metodologia Ágil para Projetos de Advergames. Trabalho de Graduação, Bacharelado em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco

Agile Game Process Metodologia Ágil para Projetos de Advergames Allan Araujo