DISCIPLINAS: Língua Portuguesa e História Área: Linguagens, códigos e tecnologias Início: Março Término: Dezembro Título: MEMÓRIAS DE NOVA ANDRADINA Temática:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ENSINANDO ATRAVÉS DE JOGOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ensinando através de jogos
ensinando através de jogos
CONSTRUINDO O SABER: JORNAL NA ESCOLA
UEMS – S EGUNDA L ICENCIATURA DE I NFORMÁTICA English and Technology.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Escola Estadual Senador Filinto Muller
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET João e o Pé de Feijão Ariana Fernanda Nery Gonçalves.
Produção de historias em quadrinho e textos.
Produção de historias em quadrinho e textos.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
Oficina de Blogs nas Escolas
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO RETRATOS.
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
CONSTRUINDO O SABER: JORNAL NA ESCOLA
SEDUC – Polo de Nova Andradina
DIVULGANDO A PESQUISA.
COMPUTADOR Através deste recurso tecnológico temos grandes recursos pedagógicos e podemos efetuar as seguintes atividades: Apoio do desenvolvimento intelectual.
Projeto EJA & Inclusão Digital
Projeto Festa Junina Michele Fernanda Picolo Sônia Aparecida de Araújo Pereira.
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
Emef Santo andré Disciplina: Dança Professora: Carla Kreutz de Oliveira da Silva Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental – anos finais.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
POLO UAB/UNICENTRO – SÃO MATEUS DO SUL – PR
PROFESSORA: SUZANA AMORIM
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
AS TECNOLOGIAS DISPONIVEIS NA ESCOLA Austrílio Capilé Castro
Sugestão de Atividade:
Aluna: Fabiana Resende de Oliveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Agosto 2006 Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia.
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
Macabíadas - o esporte unindo e aproximando
A dispor de uma comunidade educacional. Centro Estadual de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial (Av. ACM, 755 – Malhado.
Sugestão de planejamento Pedagógico
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas
Ismael Silvério Júnior Naiguiel Alventino da Silva
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
U NIVERSIDADE F EDERAL DA B AHIA Escola de Dança PIBID – Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Bolsistas: Caroline Soares Marins Isis.
Descrevendo a atividade
Escola Municipal Rural Benedita Figueiró de Oliveira
Relatório do projeto Disciplina: Módulo de gestão integradas de mídias na educação Projeto - grupo 4 Tutor: Amauri Henrique Rosina Discente: Angela Cristina.
O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA ESCOLA NOVA
PAUTA VÍDEO – OLP : ETAPA REGIONAL APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES DA OLP ANÁLISE DE TEXTOS (TRÊS GRUPOS) REGULAMENTO -COMISSÃO JULGADORA ESCOLAR ( TUTORIAL)
RELATÓRIO DO PROJETO Módulo de gestão integradas de mídias na educação
MUDANÇAS NAS PAISAGENS
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL ABADIA FAUSTINO INÁCIO.
Proposta de Atividade Esboço inicial. Recursos Digitais Nesta aula será utilizado um vídeo encontrado no portal do professor.Nesta aula será utilizado.
RESPONSÁVEIS  Euzebio - Sala de tecnologias  Célia - Professora regente  Alunos do 5º Ano Vespertino.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON PROFESSORA: LEILA CRIVELLI.
 Será utilizado uma aula retirada do site portal do professor sobre o Muaeu da Eletricidade.  Os recursos que serão utilizados serão o data show e um.
Proposta de atividade, esboço inicial
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
PLANO DE AÇÃO
TECNOLOGIAS EXISTENTES NA ESCOLA O uso de recursos tecnológicos na escola, vem se expandindo já a algum tempo. A princípio o uso dos Slides, e o retro.
Atividade 3.5 PROPOSTA DA ATIVIDADE.
Minha escola As tecnologias disponíveis em minha escola são: data-show , retroprojetor, câmera digital, computares, aparelho de som, televisão, DVD,
Atividade 3.5 Proposta de Atividade
Estado de Santa Catarina Secretaria de Educação Secretaria de Desenvolvimento Regional de Caçador Gerência de Educação Núcleo de Tecnologia Educacional.
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PNLD 2012 Em 2010, foi publicado o Decreto 7.084, de , que regulamentou a avaliação e distribuição de materiais.
Transcrição da apresentação:

DISCIPLINAS: Língua Portuguesa e História Área: Linguagens, códigos e tecnologias Início: Março Término: Dezembro Título: MEMÓRIAS DE NOVA ANDRADINA Temática: Buscar o passado para compreender e valorizar o presente Orientadora: Claudia Santos Neres Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental (8° e 9° anos) e do Ensino Médio (1° ano) /Período Matutino Beneficiários do Projeto: Comunidade Escolar Ano: 2009 Escola: Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva

Sensibilizar os alunos sobre o valor das experiências das pessoas mais velhas, relembrando o passado do lugar onde se vive comparando-o com o presente; Apresentar a cidade onde se vive: os costumes, as pessoas, as lembranças por meio de fotografias e relatos, a fim de trazer a história de um tempo passado; Abordar as reminiscências das pessoas por meio de textos escritos sob a concepção dos alunos, a fim de apresentar os dados coletados por meio das pesquisas informais realizadas pelos mesmos;

A pesquisa irá situar-se no eixo pertinente às memórias da cidade de Nova Andradina por meio de relatos de memórias de pessoas que vivem há muito tempo na comunidade novandradinense, elencando suas lembranças, seus sonhos conquistados, a relação existente entre suas vidas e do lugar onde escolheu para morar, pondo em evidência como elas viviam na época em que a cidade foi criada, os costumes, os objetos usados, a forma de vida, etc. Comparando assim o tempo passado com o atual, resgatando a identidade do lugar onde elas vivem e valorizando o conhecimento das pessoas mais velhas que muito contribuiu e ainda tem a contribuir para o crescimento de nossa cidade.

O presente projeto será estruturado da seguinte forma: primeiro os professores juntamente com os alunos pesquisarão sobre a história de Nova Andradina, fazendo um breve relato sobre o passado x presente da referida cidade, através de fotos antigas, relatos e entrevistas informais, que será registrada em forma de slides. Depois realizar-se-á entrevistas formais, nas quais serão registradas por meio de gravações / filmagens fatos esquecidos sobre a história e fundação da cidade de Nova Andradina.

MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS AVALIAÇÃO Computador; Internet (sites informativos ); Scanner; Slides; Data show; Jornais fotos antigas; Máquina digital (Fotografias); CDs; Pendrive; Gravador; Fitas; Outros; A avaliação será de forma contínua e efetiva com a participação de todos os evolvidos no projeto, que será apresentado em forma de slides no data show, divulgado no jornal e encaminhado para a Secretaria Municipal/ Estadual de Educação