Socialismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Unijuí – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Sistemas econômicos e sociais
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO SUL
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
Sob o domínio do Capital.
MARXISMO UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS C.C.: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF°: DEJALMA.
SOCIALISMOS Sociedade ideal Não diz como alcançar Reformar a sociedade
Capitalismo / Socialismo
Aula 4 Democracia e Socialismo: história política dos últimos 150 anos
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
(Socialismo Científico)
KARL MARX MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO
Liberalismo, Nacionalismo, Socialismo e Neoliberalismo
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A QUESTÃO SOCIAL OBJETIVOS RECONHECER.
KARL MARX Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Sociologia
Prof. Everton da Silva Correa
Sociologia
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Materialismo histórico e dialético
CAPITALISMO É um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; O Capitalismo se caracteriza.
Pensamentos, revoluções e unificações
SOCIALISMO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Karl Marx e a História da Exploração
Karl Marx Unidade 1, capítulo 5: p. 63
O que é o Estado? Capítulo 16.
O materialismo histórico
Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia
FILOSOFIA POLÍTICA Para o filósofo Jean Pierre Vernant a Filosofia é filha da Pólis, pois nasceu nas discussões e debates nas praças onde os cidadãos.
Para uma visão marxista das relações internacionais
SOCIALISMO.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo III O.
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Socialismo utópico e Socialismo Científico
Avaliação de Geografia
SOCIALISMO O socialismo visa a igualdade social
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
Sociologia – 1º EM e N3 Conteúdo: Marxismo e Manifesto Comunista
ESTADO SOCIAL.
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
PROFESSORES: IZABELA E LUIS FELIPE AULÃO: IDEOLOGIAS POLÍTICAS.
Doutrinas sociais.
Revolução Russa.
Trabalho de geografia E.E.Bráz Sinigáglia
IDEOLOGIA.
Teorias Sociais no século XIX
Modos de Produção Em Karl Marx.
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Socialismo.
ORDEM DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
O pensamento liberal Capítulo 18.
Após a Guerra dos Sete Anos, a Inglaterra abandona a prática da negligência salutar e passa a impor taxas e impostos aos colonos ingleses das Treze Colônias.
Sociologia.
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
As bases do pensamento de Marx
Socialismo X Comunismo
Transcrição da apresentação:

Socialismo

SOCIALISMO X MARXISMO X COMUNISMO

Comunismo, socialismo e marxismo são frequentemente usados como sinônimos. No entanto, eles são muito distintos entre si. Marxismo é um conjunto de teorias políticas desenvolvidas por Karl Marx e Friedrich Engels no século XIX, e reproduzidas de diferentes formas por teóricos seguidores durante o século XX. Por sua vez, o comunismo e o socialismo são sistemas políticos e econômicos abordados pelas teorias marxistas.

O ponto de partida do marxismo é que a luta de classes é a força motriz da história. Marx e Engels acreditavam que inevitavelmente a classe trabalhadora iria se levantar, lutar por sua liberdade e criar um novo sistema político. A teoria do socialismo dentro do marxismo diz que o socialismo é um sistema político temporário entre a revolução operária e o comunismo.

O socialismo seria caracterizado pelo fim da propriedade privada, pela transferência dos meios de produção para a população e pela instalação de um Estado forte ("ditadura do proletariado"), capaz de consolidar o regime e promover a diminuição da desigualdade social. A sociedade controlaria a produção e a distribuição dos bens em sistema de igualdade e cooperação. Esse processo culminaria no comunismo, no qual todos os trabalhadores seriam os proprietários de seu trabalho e dos bens de produção.

Já o comunismo seria um sistema em que deixam de existir as classes sociais, a propriedade privada e, principalmente, a figura do Estado. O socialismo se apresenta como uma etapa de transição para o comunismo, até o desaparecimento do capitalismo. No comunismo, não há a necessidade de um Estado em virtude do fato de que todas as decisões políticas são tomadas pela democracia operária.

Hoje, o termo “comunismo” passou a se referir a movimentos políticos revolucionários de origem marxista e aos Estados que surgiram desses movimentos, como Cuba, União Soviética e China, caracterizados pela abolição da propriedade privada dos meios de produção e pelo autoritarismo político. O termo “socialismo” passou a se referir a grupos reformistas que ambicionam mudanças sociais por meio do voto e de reformas sociais, preservando a democracia liberal. Assim, existem partidos e governos socialistas na Europa, como França, Inglaterra, Alemanha, países escandinavos e outros. Nos dias atuais, nem socialismo nem comunismo abrangem todos os princípios enunciados nas teorias marxistas originais. Na verdade, da forma como enunciava Marx, nunca foram plenamente constituídos.

Visão do Socialismo segundo alguns sociólogos

Marx e Engels

Weber

Weber

Durkheim

“Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, o opressor e o oprimido permaneceram em constante oposição um ao outro, levada a efeito numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou, cada vez, ou pela reconstituição revolucionária de toda a sociedade ou pela destruição das classes em conflito. Desde as épocas mais remotas da história, encontramos, em praticamente toda parte, uma complexa divisão da sociedade em classes diferentes, uma gradação múltipla das condições sociais. Na Roma Antiga, temos os patrícios, os guerreiros, os plebeus, os escravos; na Idade Média, os senhores, os vassalos, os mestres, os companheiros, os aprendizes, os servos; e, em quase todas essas classes, outras camadas subordinadas.” (Manifesto Comunista) De acordo com o que foi defendido no Manifesto Comunista de 1848, Marx e Engels propunham que o motor da História da humanidade era: a) a predestinação divina. b) a evolução material da sociedade. c) as ideias desenvolvidas pelos homens. d) a luta de classes. e) o desenvolvimento das forças produtivas.

Segundo a perspectiva marxista, podemos afirmar que o socialismo: a) É uma fase intermediária entre o comunismo e o anarquismo. b) É o objetivo final do modo de produção capitalista. c) É uma fase intermediária entre o capitalismo e o comunismo. d) É a fase final do pensamento socialista utópico. e) É a fase inicial do modo de produção capitalista.

Leia atentamente o texto a seguir e assinale a alternativa correta: “Marx e Engels acreditavam que o comunismo seria a decorrência histórica do socialismo. Segundo esses pensadores, com a derrubada do capitalismo, o Estado passaria a atuar em prol dos trabalhadores e, aos poucos, a organização social seria regulada diretamente pelas pessoas diretamente implicadas em cada uma das atividades, de acordo com os interesses compartilhados por comunidades específicas. Uma vez alcançada a autorregulação dos níveis locais por meio da cooperação, o Estado perderia sua razão de ser. Chegar-se-ia então ao comunismo.” BOMENY, Helena; FREYRE-MEDEIROS, Bianca (coord.). Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010, p.64. a) O comunismo seria a expressão máxima de um Estado voltado aos interesses nacionais. b) Após a consolidação do comunismo, o Estado deixaria de existir. c) No socialismo, o Estado deixa de existir e passar a ser constituído no comunismo. d) No socialismo, o Estado passa a defender o direito dos empresários em detrimento dos trabalhadores. e) No comunismo já consolidado, o Estado seria o regulador dos níveis locais.

www.youtube.com/watch?v=nm6n-WoZxA0 Vídeo