AGENDA Rede Temática 8 – Inovação organizacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Workshop EQUAL Concepção de Produtos
Advertisements

PLANO DE ACTIVIDADES.
Auto-avaliação avaliação de desempenho docente (2009/2011)
Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
Common Assessment Framework CAF Estrutura Comum de Avaliação
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Actividades do Formador
PROF 2000 Programa de formação de professores a distância.
“Gestão da Qualidade no Terceiro Sector” Serviço de Apoio Domiciliário
Acção 2 / Prioridade 03-Adaptabilidade Medida – Fomentar a capacidade de adaptação das empresas e trabalhadores às transformações económicas estruturais.
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
Intervenção Social nos
EMPREGABILIDADE na agricultura – novas actividades na agricultura e formas de produção com vista à qualidade.
1. Identificação do Produto Global Nós
Projecto Itineris Comunicação escola/família/comunidade - Perfil do professor tutor Sesimbra, Janeiro de 2007.
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Em conformidade com as Orientações Oficiais
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Avaliação de desempenho dos docentes
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
RT8 – 7ª reunião – Porto Jan07 Agenda Aprofundamento de conceitos: produtos e processo de validação Sessão experimental de validação de produto (produto.
Workshop Concepção de Produtos EQUAL Lisboa, 23 de Março de 2006 Horácio Covita.
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
TRABALHO de PROJECTO Maio de 2006.
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
AUTOAVALIAÇÃO.
“BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO NAS ESCOLAS” FORMAÇÃO ESCOLAS
Evento CAF Lisboa, 29 de Março
« O sistema de Gestão da Qualidade do INE « Maria João Zilhão
Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Direcção Regional de Organização e Administração Pública
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Fórum regional/núcleo de caminheiros e companheiros.
QUALISS Programa de Monitoramento da Qualidade dos Prestadores de
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
QI_PME Norte Balanço de Competências Organizacional.
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
P.E.E Projecto Educativo de Escola Bento, Janeiro de 2010.
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
Nome do argonauta 2014 Feedback Após 1 Mês
Plataforma Cidades Sustentáveis. Produto Final: Relatório (papel e digital) Público Alvo Final: Gestor Público, com foco nos candidatos à Presidência.
Atuação dos agentes de Controle Social
Audiência Pública para Sistemática de Monitoramento Projeto Piloto de Investimentos Processo de Contratação do Monitoramento Brasília, Maio de 2007 COAPI.
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS Apresentação ao Conselho Nacional de Educação 19 de Janeiro de 2010 Avaliação Externa.
CAF: Melhorar as organizações públicas através da auto-avaliação
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
Referencial de Formação Pedagógica Contínua de Formadores “O/A Formador/a face às pessoas com deficiências e incapacidades – gerir a diversidade” Seminário.
Modelo de Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
METODOLOGIA PARA REALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO NIT-DICLA-029
Perfil Empresa ↗ Apostamos no desenvolvimento de soluções à medida ↗ Somos uma Equipa com grande experiência na actividade e provas dadas na condução de.
1 Formação Pedagógica Inicial de Formadores/as Módulo Acompanhamento e Avaliação da Formação Módulo Julho 2011.
Saúde, Pobreza e Exclusão Social Aproximar os serviços de saúde aos clientes.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Joaquim Bernardo A avaliação dos fundos no próximo período de programação Principais linhas de orientação e organização 12. ª R EUNIÃO DA R EDE DE A VALIAÇÃO.
Innovative Technologies for an Engaging Classroom itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia.
Transcrição da apresentação:

AGENDA Rede Temática 8 – Inovação organizacional 6ª reunião da RT – 22 Novembro – Lisboa AGENDA TEMA OBJECTIVOS INSTRUMENTOS PRESSUPOSTOS RESULTADOS Validação de produtos Analise da metodologia e grelha de validação de produtos Planificação do trabalho de validações da RT8 fichas de produto ficha de avaliação notas auxiliares Brochura EQUAL (Produtos Equal – validar para disseminar) Exemplo das fichas de produto D3 Envio pelos projectos de: lista de produtos a validar em rede; mês previsto para validação Homogeneização de conceitos Dimensões facultativas da grelha de validação Plano de sessões de validação, para futura afectação de quem participa Estratégias de recomendações aos projectos Living document Definir plano de trabalho Diário de bordo: debate da RT8 Modelo tipo de case-study Exemplos de Living Document anteriores Envio das propostas base dos subgrupos: Falta publicação do sub-grupo “Gestão do conhecimento” Formato base Etapas Funcionamento geral das RT Informação geral sobre as RT Relatório do Gab. EQUAL, de avaliação intermédia das RT Guião de acompanhamento e auto-avaliação Contributos para o plano de acção Domínios de intervenção da RT8, para partilha inter-redes Alimentação de grelha do Gab. Equal Fichas de projecto Lista para envio ao Gab Gestão Equal

RT8 – 22 Nov06 VALIDAÇÃO DE PRODUTOS a) Orientações EQUAL

Qualidade dos Produtos - Factores Críticos I. Validação de produtos – orientações EQUAL Qualidade dos Produtos - Factores Críticos Factores associados às Competências de Liderança da PD – “Capacidade de Gestão dos 3 P ” - Gestão da Parceria, Gestão do Projecto, Gestão do Produto; Factores associados ao Trabalho em Rede convocar a participação de peritos, pares, utilizadores (disseminadores horizontais e verticais) e beneficiários finais (clientes, cidadãos, organizações);

Caracterização do Produto I. Validação de produtos – orientações EQUAL Consideram-se “produtos” os outputs visíveis dos projectos EQUAL que acrescentam valor e funcionam como meios de apoio ou soluções para os utilizadores e beneficiários finais das PD e materializam/sistematizam estratégias, processos, estudos, metodologias, práticas ou recursos técnico-pedagógicos. Evidências dos Produtos package, família de produtos, maleta pedagógica, produto farol, produto âncora ou de referência

Ciclo da Concepção de um Produto I. Validação de produtos – orientações EQUAL ANÁLISE DISSEMINAÇÃO DESENHO AVALIAÇÃO EDIÇÃO VALIDAÇÃO

MATRIZ DE APOIO À CONCEPÇÃO DE UM GUIA I. Validação de produtos – orientações EQUAL

I. Validação de produtos – orientações EQUAL Instrumento de auto-avaliação e de monitorização do processo de construção dos Produtos » Checklist de critérios de análise da qualidade das dimensões dos produtos EQUAL » Metodologia de Validação de Produtos EQUAL

NAS DIMENSÕES ALVO DA VALIDAÇÃO DOS PRODUTOS EQUAL I. Validação de produtos – orientações EQUAL CHECKLIST DE CRITÉRIOS DE ANÁLISE DA QUALIDADE NAS DIMENSÕES ALVO DA VALIDAÇÃO DOS PRODUTOS EQUAL Dimensões obrigatórias Inovação Peso >= 2/3 Empowerment Adequabilidade Utilidade Acessibilidade Igualdade Transferibilidade Dimensões facultativas I. Peso <= 1/3 II. III.

I. Validação de produtos – orientações EQUAL Inovação

I. Validação de produtos – orientações EQUAL Empowerment

I. Validação de produtos – orientações EQUAL Adequabilidade

I. Validação de produtos – orientações EQUAL Utilidade

I. Validação de produtos – orientações EQUAL Acessibilidade

I. Validação de produtos – orientações EQUAL Igualdade

I. Validação de produtos – orientações EQUAL Transferibilidade

VALIDAÇÃO DE PRODUTOS b) Determinações RT8 I. Validação de produtos – na RT8 VALIDAÇÃO DE PRODUTOS b) Determinações RT8

Exemplo: Fichas de produto D3 I. Validação de produtos – na RT8 Exemplo: Fichas de produto D3

Conceitos que importa clarificar

Dimensões facultativas para os produtos RT8 I. Validação de produtos – na RT8 I Disseminação Identifica e distingue claramente os beneficiários, os utilizadores e os destinatários finais? Especifica o tipo de divulgação: generalizada ou focalizada? II Inovação organizacional prevê indicadores de impacto? III Aplicabilidade (Só para validação Intermédia) Exige utilizadores intermédios? Estes existem ou estão a ser preparados?

Síntese I. Validação de produtos – na RT8 Dimensões facultativas da grelha de validação de produtos: definidas 3 dimensões, sendo que uma só se aplica em validação intermédia Plano de validações: falta informação de 5 dos 9 projectos Estratégias de recomendações aos projectos: a implementar a partir do trabalho dos sub-grupos

OBJECTIVOS, ETAPAS E TAREFAS RT8 – 22 Nov06 II. LIVING DOCUMENT: OBJECTIVOS, ETAPAS E TAREFAS

Recapitulando …

Recapitulando …

Recapitulando …

Recapitulando …

Recapitulando …

Recapitulando … Living Document – proposta inicial

Recapitulando … Living Document – proposta e focalização na disseminação

Plano de trabalho de hoje

POR SUB-DOMÍNIO TEMÁTICO Resultado a atingir, por sub-grupo, como contributo para o Living Document POR SUB-DOMÍNIO TEMÁTICO Contextualização teórica Visão geral do tema Tópicos explorados Soluções inovadoras encontradas Parcerias, projectos ou produtos Estratégias de disseminação Enfoque nos princípios EQUAL Recomendações políticas

benchmarking fora da RT debates com exterior (workshops, …) Estratégias formação: interpares e com peritos externos benchmarking fora da RT debates com exterior (workshops, …) Contacto com projectos da fase 1 que estão na acção 3

Síntese Etapas para trabalho, para o Living Document: Jan07 – Concretizar o objectivo do LD Abr 07 – Confirmar a exequibilidade do caminho traçado Jul07 – Versão intermédia Nov07 – 1º draft da versão final

III. Avaliação intermédia das RT: relatório do Gab. EQUAL RT8 – 22 Nov06 III. Avaliação intermédia das RT: relatório do Gab. EQUAL

Resposta ao questionário por RT Avaliação intermédia - EQUAL Resposta ao questionário por RT

Expectativa dos inquiridos sobre a mais valia do trabalho em RT relativa aos diferentes domínios de acção das Redes em que se espera obter resultados (escala de 1 a 4)

Principais factores de sucesso das RT segundo os inquiridos (por ordem de importância de 1 a 5)

3 Próxima avaliação – Dez06 Indicadores actividade: pontos1, 2, 4 Avaliação conjunta: pontos 3,5,6 3

5

6

RT8 – 22 Nov06 IV. PLANO DE ACÇÃO 2007

Síntese geral/1 Actividades 2007: Marcadas datas reuniões presenciais RT8 Realização de um evento aberto ao exterior, trimestralmente Discussão temática e trabalho para living document, pelos subgrupos – definido plano e 1ª etapa Validação de produtos – ensaio de validação intermédia na próxima reunião presencial; plano global definido até 24 Jan Trabalho a distância: Abrir contas de skype Sub-grupos: sequencia pelos representantes presentes KM Jorge Pinto e Teresa Mourão Formação Pedro Neto GRH Anabela Vogado e Ana Guerreiro

Síntese geral/2 Próximos encontros gerais: ponto de situação intermédio: 10 Jan – 14:00 – conferencia skype reunião presencial: 24 e 25 de Janeiro – Porto Agenda de reuniões presenciais para 2007