Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
UNISAL TEMA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
Bacharelado em Sistemas de Informação
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
Secretaria de Educação Básica
2009.
Programa Especial de Formação Pedagógica de
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Legislação para EAD Discutindo os Requisitos Legais dos Instrumentos de Avaliação de Cursos CRISTIANE ALPERSTEDT.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Aproveitamento de Estudos
ESTÁGIO PROFISSIONAL Legislação pertinente:
Flexibilização Curricular
Educação Profissional Técnica de Nível Médio para a Saúde
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Curso de Especialização em Educação a Distância
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
2007 ANO DE MUDANÇAS.
Como transformar os funcionários da Escolas públicas em Educadores?
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Qualidade da Formação de Profissionais de Enfermagem
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
OBJETIVOS Objetivo Geral
CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
▣ O problema institucional. ▣ Sem conteúdos não há pedagogia e didática que resolvam. ▣ A prática não começa onde a teoria termina. ▣ Não tem referência.
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
Perspectivas da Educação Corporativa no âmbito da Educação Superior
Atividades Complementares Coordenação de Administração
Prof. Dr. David Lopes Neto
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Universidade Federal de Uberlândia
Revisão do PPP da FDRP Articulação Teoria e Prática Prof. Paulo Eduardo Alves da Silva João Pedro Costa Toribio Jesus Pacheco Simões.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
Prática como Componente Curricular
Prática como Componente Curricular
Universidade Federal de Itajubá
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
Currículos da Educação Profissional Elvira Godiva Junqueira FATEC Aula 03 24/09/2011.
Estágio e Prática Profissional: Aspectos Curriculares DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL Profª Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
Documentos e Propostas legais
Transcrição da apresentação:

Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza Angelo Luiz Cortelazzo 3a Reunião sobre Legislação Educação Superior

Princípios Liberdade para compor carga horária e unidades de estudos a serem ministradas; Indicar tópicos ou campos de estudo e demais experiências de ensino-aprendizagem; evitar fixação de conteúdos e cargas horárias; Evitar prolongamento desnecessário da duração dos cursos; Incentivar sólida formação geral, permitindo variados tipos de formação e habilitações diferenciadas em um mesmo programa;

Princípios Estimular práticas de estudo independente, visando autonomia profissional e intelectual do aluno; Encorajar aproveitamento do conhecimento, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar, inclusive experiência profissional; Fortalecer articulação teoria - prática, valorizando a pesquisa , estágios e participação em extensão, as quais poderão ser incluídas como parte da carga horária; Incluir orientações para condução de avaliações periódicas, com instrumentos variados e para informar docentes e discentes acerca do desenvolvimento das atividades didáticas.

Objetivos e Metas Conferir maior autonomia às IES na definição dos currículos de seus cursos; graduação como etapa inicial do processo de educação permanente Propor carga horária mínima em horas que permita a flexibilização do tempo de duração do curso Aluno faz sua formação de acordo com disponibilidade e esforço Otimizar a estruturação modular dos cursos Maior diversidade de organização (seqüenciais) Contemplar orientações para a integração do saber acadêmico à prática profissional; Estágios e reconhecimento de atividades profissionais Contribuir para inovação e qualidade do projeto pedagógico; Base para o processo avaliativo.

Duração dos Cursos Cursos Superiores de Tecnologia: Parecer CNE/CES no 436/2001; Cargas horárias variam de 1600 a 2400 horas. Cursos de Licenciatura: Parecer CNE/CP no 28/2001 e Resolução CNE/CP no 03/2002: 2800 horas contendo 400 horas de estágio; 400 horas de práticas pedagógicas; 200 horas de atividades culturais. Exceção: Pedagogia – 3200 h, 300 + 100; Cursos de Bacharelado: Parecer CNE/CES no 329/2004, de 11 de novembro de 2004 e no 02/07, de junho de 2007.

Cursos Superiores de Tecnologia Diretrizes curriculares: Parecer CNE/CES no 436/2001, DOU de 06/04/2001. Parecer CNE/CP 29/2002, do Cons. Francisco Aparecido Cordão, DOU de 13/12/2002. Resolução CNE/CP no 3, DOU de 23/12/2002. Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, de julho de 2006.

Quadro das áreas profissionais e carga horária (Parecer CNE/CES 436/01)

Normas internas Cursos com 2400 horas mínimas; Número de semanas; Tempo de duração – 3 anos (eventualmente 4 anos à noite) Currículo Lattes Bibliografia na biblioteca Relação de livros (on line)

Proposta de Cronograma Imediatamente: Formação dos grupos por curso, com participação da AESU Tarefa, como exemplo: português (?) comunicação e expressão (?) comunicação empresarial (?) Próximos 6 meses: Análise dos grupos de disciplinas básicas e comuns(?) – matemática/cálculo, física, química, trabalho de conclusão de curso, etc. Análise das disciplinas profissionalizantes Convite para grupos de 5 a 6 docentes da área para análise das propostas; Revisão; Disponibilização do material na página do Centro Paula Souza.