Orações Subordinadas Língua Portuguesa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Orações reduzidas Bom Estudo!.
Orações Subordinadas Substantivas.
Termos Integrantes da Oração
Orações Subordinadas Substantivas e Reduzidas
Orações Subordinadas Substantivas
GRAMÁTICA AULA DE REFORÇO
Orações Subordinadas Substantivas
Período Composto por subordinação
Frase - Oração - Período
Profa. Eugenia Fernandes
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
PERÍODO COMPOSTO Por Veridiana Brustolin Corrêa.
Orações subordinadas substantivas
Período composto Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem uma.
Orações Subordinadas Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem.
Orações Subordinadas Substantivas
SUBSTANTIVAS Subjetivas, Objetivas Diretas, Objetivas Indiretas, Predicativas, Completivas Nominais e Apositivas.
Orações subordinadas.
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
Revisão – termos da oração
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Prof. Eduardo Pereira Machado
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS.
Gramática da Sapatilha
Período composto por SUBORDINAÇÃO
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
Prof. Francisco Platão Savioli
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
Orações Subordinadas Substantivas
REVISÃO DE CONTEÚDO PERÍODO COMPOSTO Prof.: Jeswesley Mendes.
PROFESSOR JESWESLEY MENDES
Frase - Oração - Período
Sintaxe.
PERÍODO COMPOSTO.
Orações Subordinadas Aulas 3 e 4.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
(Port. Ling.- p. 100 à 107) DISCIPLINA: Português
VAMOS ENTENDER CADA PASSO PARA O DOMÍNIO DESTE TÃO IMPORTANTE ASSUNTO?
Escola Superior Madre Celeste
Período composto por subordinação
C B A Orações Subordinadas Substantivas.
PORTUGUÊS.
Transitividade Verbal
Período composto por subordinação: orações substantivas
Orações Subordinadas Reduzidas
Termos essenciais da oração e predicação verbal
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Termos essenciais da oração
Orações Subordinadas Substantivas
REVISÃO DE CONTEÚDO PERÍODO COMPOSTO.
Orações subordinadas substantivas
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
ANÁLISE SINTÁTICA EXTERNA
PERÍODO COMPOSTO SUBORDINAÇÃO.
PAUTA – 16 / 9 / 14 Oração subordinada substantiva – pág. 25
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Adverbiais e Substantivas
Aula multimídia Português Orações coordenadas As Orações Coordenadas sindéticas são subclassificadas em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas.
Orações subordinadas substantivas reduzidas
Oração subordinada: substantiva relativa e adjetiva relativa
Período Composto por Subordinação
Estudo do Predicado Prof. Jair Nascimento.
Ele admitiu que foi derrotado .
Resumo Assuntos estudados
Orações subordinadas Funcionam como termo de outra oração, por isso são chamadas de orações dependentes. Ex: Acho/que você precisa estudar. V.T.D.
PAUTA – Oração subordinada substantiva – pág. 25 Exercícios.
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
ORAÇÕES SUBORDINADAS Turma: ADM3AM Prof: Chico Arruda.
Transcrição da apresentação:

Orações Subordinadas Língua Portuguesa

Nesse período, a 1ª oração apresenta o sujeito todos e o verbo transitivo direto esperam, mas não apresenta o objeto direto de esperam. Por isso, a 2ª oração é que tem de funcionar como objeto direto do verbo da 1ª oração. Verificamos, então, que: I. a 1ª oração não exerce, no período acima, nenhuma função sintática. Por esse motivo ela é chamada de oração principal. II. a 2ª oração depende da 1ª, serve de termo (objeto direto) da 1ª e completa-lhe o sentido. Por esse motivo, a 2ª oração é chamada de oração subordinada. Período composto por subordinação No período composto por subordinação sempre aparecem dois tipos de oração: oração principal e oração subordinada. O período: Todos esperam sua volta É um período simples, pois apresenta uma única oração. Nele podemos identificar: Todos (suj.) esperam (v.t.dir.) sua volta. (obj. direto) Se transformarmos o período simples acima em um período composto, teremos: Todos esperam que você volte. 1ª oração: Todos esperam 2ª oração: que você volte

Orações subordinadas substantivas Inicialmente, diga-se que são aquelas orações subordinadas que exercem as seguintes funções: sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto. As orações subordinadas substantivas podem ser de seis espécies: Subjetivas: são aquelas que exercem a função de sujeito em relação a outra oração. Exemplos: É bom que você veja o documentário. Convém que não saias da classe. Facilita encontrar o sujeito de uma oração interrogar o verbo da oração: O que é bom?; o que convém Objetivas diretas: são aquelas que exercem a função de objeto direto de outra oração. Informamos que os alunos sairão pela porta dos fundos. Amaral não sabia como realizar o sorteio. Penso que eles viajarão amanhã cedo. Temo que Marcos saia ferido. Pedi que saíssem da sala.

Completivas nominais: são aquelas que completam o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio. Exemplos: Alencar estava esperançoso de que tudo se resolveria. Estou convencido de que o filme é bom. Assim como alguns verbos exigem objeto que lhes complete o sentido, há algumas palavras que necessitam de outras que lhes completem o sentido. Assim, pode-se à semelhança dos verbos, perguntar: esperançoso de quê?; convencido de quê? A reposta a estas perguntas constitui o complemento nominal. Objetivas indiretas: são aquelas que exercem a função de objeto indireto de outra oração, isto é, ligam-se à oração principal mediante preposição. Exemplos: Convenceu-me de que o filme é bom. O jovem obedeceu a todos que lhe são superiores. A identificação do objeto indireto é realizada mediante o seguinte procedimento: quem convence, convence de alguma coisa; quem obedece, obedece a alguma coisa; e assim por diante.

Apositivas: são aquelas que funcionam como aposto. Exemplos: Sua instrução foi única: estudar sempre Pedi-lhe um favor: que me chamasse às sete horas. O aposto é uma forma de adjunto adnominal, que é constituído de uma palavra ou expressão em aposição, exemplificando um ou vários termos expressos na oração. Note-se nos exemplos que estudar sempre explica a frase inicial, determina qual foi sua instrução; qual foi o favor pedido. Predicativas: são aquelas que funcionam como predicativo do sujeito. Exemplos: O bom é que você não desconfia nunca. O mal é você ficar de braços cruzados. O certo é que Sérgio não se casará. Não se deve confundir oração predicativa com oração subjetiva. Exemplos: É certo que o Vasco não ganhará do Flamengo = subjetiva. A oração grifada funciona como sujeito O certo é que o Vasco não ganhará do Flamengo = predicativa A oração grifada funciona como predicativo do sujeito.

Estrutura das orações Subordinadas A uma oração principal podem relacionar-se sintaticamente três tipos de orações subordinadas: substantivas, adjetivas e adverbiais. Orações subordinadas substantivas: São seis as orações subordinadas substantivas, que são iniciadas por uma conjunção subordinativa integrante (que, se) A) Subjetiva: funciona como sujeito da oração principal. Existem três estruturas de oração principal que se usam com subordinada substantiva subjetiva: verbo de ligação + predicativo + oração subordinada substantiva subjetiva. Ex. É necessário que façamos nossos deveres. verbo unipessoal + oração subordinada substantiva subjetiva. Verbo unipessoal só é usado na 3ª pessoa do singular; os mais comuns são convir, constar, parecer, importar, interessar, suceder, acontecer. Ex. Convém que façamos nossos deveres.

verbo na voz passiva + oração subordinada substantiva subjetiva. Ex. Foi afirmado que você subornou o guarda. B) Objetiva Direta: funciona como objeto direto da oração principal. (sujeito) + VTD + oração subordinada substantiva objetiva direta.  Ex. Todos desejamos que seu futuro seja brilhante. C) Objetiva Indireta: funciona como objeto indireto da oração principal. (sujeito) + VTI + prep. + oração subordinada substantiva objetiva indireta. Ex. Lembro-me de que tu me amavas. D) Completiva Nominal: funciona como complemento nominal de um termo da oração principal. (sujeito) + verbo + termo intransitivo + prep. + oração subordinada substantiva completiva nominal. Ex. Tenho necessidade de que me elogiem.

E) Apositiva: funciona como aposto da oração principal; em geral, a oração subordinada substantiva apositiva vem após dois pontos, ou mais raramente, entre vírgulas. oração principal + : + oração subordinada substantiva apositiva. Ex. Todos querem o mesmo destino: que atinjamos a felicidade. F) Predicativa: funciona como predicativo do sujeito do verbo de ligação da oração principal. (sujeito) + VL + oração subordinada substantiva predicativa. Ex. A verdade é que nunca nos satisfazemos com nossas posses. Nota: As subordinadas substantivas podem vir introduzidas por outras palavras: Pronomes interrogativos (quem, que, qual...) Advérbios interrogativos (onde, como, quando...) Perguntou-se quando ele chegaria. Não sei onde coloquei minha carteira.