CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Concordância Nominal.
Prof. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Nominal.
ESQUEMA CONCORDÂNCIA NOMINAL
ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL.
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
CONCORDÂNCIA NOMINAL PORTUGUÊS PROFª ANDRÉA
PROFª ANDRÉA FÁVARO REIS BARONI
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
Mais concordância....
Concordância verbal.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
Apostila 3 página 207 – módulo 19 CONCORDÂNCIA VERBAL
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
Profª Giovana Baggio Schubert
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
“COMPARECERAM à reunião todos os diretores.”
CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. Karen Olivan.
Profª Monize Diniz Silva
Concordância Nominal.
PROF. GEORDANO VALENTE RAAD
Concordância verbal coletivo Verbo no singular
Concordância Verbal.
Pronomes anotações.
Concordância verbal ·Regra geral: O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Bancários iniciam campanha eleitoral.
Concordância Verbal I Prof. Júnior Oliveira.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Profª Adriana Guimarães
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Concordância verbal Concordância nominal Quezia Lopes
CONCORDÂNCIA VERBAL Língua Portuguesa Profª Synara Vilar.
Concordância Nominal.
Concordância Verbal I.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância nominal.
Surgiram Aconteceram CONCORDÂNCIA VERBAL
CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre entre o verbo e o sujeito.
Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância Nominal Professora Patrícia.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância Verbal Professora France Lima.
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS
O verbo concorda com o sujeito (SIMPLES) em número e pessoa.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Crase Professora France Lima.
CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância Nominal Concordância Verbal
Prof. Msc. Richard da Silva
ENSINO MÉDIO PROFa. GLAUCIA LOPES
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Concordância Nominal Adjetivos ( nomes ou pronomes), artigos e numerais concordam em gênero e número com os substantivos de que dependem. Ex: Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
CONCORDANCIA VERBAL. A regra básica da concordância verbal manda que o verbo concorde com o sujeito gramaticalmente. O verbo, porém, pode concordar, por.
Transcrição da apresentação:

CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.

EXEMPLO: As nossas duas irmãs pequenas estão aqui. Irmãs: substantivo (fem./pl.) As: artigo (fem./pl.) Nossas: pronome(fem./pl.) Duas: numeral(fem./pl.) Pequenas: adjetivo(fem./pl.)

CONCORDÂNCIA DO ADJETIVO COM MAIS DE UM SUBSTANTIVO A concordância de um só adjetivo com mais de um substantivo é influenciada por três fatores: A posição do adjetivo: antes ou depois dos substantivos; O gênero (masc./fem.) e o número (sing./plural) dos substantivos com os quais o adjetivo concorda; A função sintática do adjetivo: adjunto adnominal ou predicativo.

ADJETIVO APÓS VÁRIOS SUBSTANTIVOS Se os substantivos são do mesmo gênero → o adjetivo pode concordar com o último substantivo ou ir para o plural. Casa e igreja antiga / antigas Se os substantivos são de gêneros diferentes → o adjetivo pode concordar com o último substantivo ou ir para o masculino plural. Prédio e casa antiga / antigos

ADJETIVO ANTES DE VÁRIOS SUBSTANTIVOS O adjetivo só pode concordar com o primeiro substantivo. Velha casa e prédio Velho prédio e casa Ele tem bom plano e ideias Ele tem boas ideias e plano.

OBSERVAÇÕES: Se o adjetivo exercer função sintática de predicativo: O irmão e o primo dela são pequenos. (sempre plural) O seu argumento e a sua razão eram justos. (sempre masculino plural) Ficou irritada a plateia e o cantor. Ficaram irritados a plateia e o cantor.

CASOS PARTICULARES MESMO a) Na função de pronome, concorda com a palavra a que se refere. Elas mesmas irão lá. b) Na função do advérbio (=realmente) é invariável. Elas irão mesmo lá.

ANEXO E INCLUSO Concorda com a palavra a que se refere. As cartas irão anexas ao contrato. A locução em anexo é invariável. As cartas irão em anexo ao contrato.

BASTANTE Na função de advérbio é invariável. Na função de pronome indefinido, concorda com a palavra a que se refere (podendo, portanto, ter plural). Eles fizeram bastantes críticas ao projeto. (= muitas) Na função de advérbio é invariável. Todos estão bastante irritados. (= muito)

MEIO Na função de numeral (= metade), concorda com a palavra a que se refere. O trem trouxe duas meias toneladas de pedra. Na função de advérbio (= um pouco), é invariável. A criança ficou meio cansada.

É BOM, É PROIBIDO, É NECESSÁRIO + SUBSTANTIVO Se o substantivo está acompanhado de artigo ou pronome → bom, necessário, proibido etc. concordam com o substantivo. É proibida a entrada de crianças. Se o substantivo não está acompanhado de artigo ou pronome → bom, necessário, proibido etc. ficam no masculino e no singular. É proibido entrada de crianças.

ALERTA e MENOS ALERTA é invariável, não tem plural. Os vigilantes estavam alerta. MENOS é invariável, não tem feminino. No jogo de ontem havia menos pessoas.

SÓ – A SÓS Como advérbio equivale a somente, ficando invariável. Todos concordam, só eles não. Como adjetivo equivale a sozinho, sendo variável. As crianças permaneciam sós. A expressão a sós é invariável. Ficaram a sós por um longo tempo. Fiquei a sós por um longo tempo.

POSSÍVEL Invariável, quando usada em expressões superlativas com o artigo no singular. Ela deixou as portas o mais bem fechadas possível. Variável, quando o artigo dessas expressões aparece no plural. As costuras eram as mais perfeitas possíveis.

CONCORDÂNCIA VERBAL Princípio gramatical que determina como o verbo deve flexionar-se (variar de forma) para se ajustar ao sujeito da oração.

REGRA GERAL O verbo concorda com o núcleo do sujeito simples em número e pessoa. Nós jamais criticamos tuas atitudes. Molhava a rua uma chuvinha fina e fria. Correram ao local do acidente muitos curiosos. O ritmo lento das obras irritou-nos.

A maior parte de, uma porção de + nome no plural verbo no singular ou no plural. A maior parte dos animais escapou / escaparam. A maioria dos pássaros fugiu / fugiram do viveiro.

MAIS DE, MENOS DE, PERTO DE + NUMERAL O verbo concorda com o numeral. Mais de um animal escapou. Mais de dez animais escaparam. Observação: Se a expressão mais de um for sujeito de um verbo que indica reciprocidade, o verbo vai para o plural. Mais de um vereador se acusaram mutuamente.

PRONOMES DE TRATAMENTO Quando o sujeito é representado por pronome de tratamento (Vossa Senhoria, Vossa Excelência etc.), o verbo fica na 3ª pessoa. Vossa excelência enganou seus eleitores. E não: Vossa Excelência enganastes...

NOME PRÓPRIO NO PLURAL Se o nome próprio apresenta artigo → o verbo assume o número (singular ou plural) do artigo. Os Estados Unidos não aceitaram o acordo comercial. O Amazonas impressiona pelo seu grande volume de águas. Se o nome não apresenta artigo → verbo no singular. Canoas localiza-se no Rio Grande do Sul.

PRONOMES RELATIVOS QUE E QUEM QUE → o verbo concorda com o antecedente desse pronome. Foram os professores que pediram as explicações. QUEM → o verbo pode ficar na 3ª pessoa do singular (concordância recomendável) ou concordar com o antecedente. Foram os funcionários quem reivindicou / reivindicaram o aumento.

VERBO + SE Quando o se é pronome apassivador, o verbo concorda com o sujeito (que está na frase). Alugaram-se alguns caminhões. Alguns caminhões foram alugados. Quando o se é índice de indeterminação do sujeito, o verbo fica na 3ª pessoa do singular. Precisou-se de bons reforços.

COM SUJEITO COMPOSTO Antes do verbo → verbo no plural. O navio e a lancha voltaram. Depois do verbo → verbo no plural ou concordando com o núcleo mais próximo. Voltaram/voltou o navio e a lancha.

Ela e tu partirão/partireis. Pessoas gramaticais diferentes Com 1ª pessoa (eu/nós) → verbo na 1ª pessoa do plural. Ela, tu e eu partiremos. Sem 1ª pessoa → verbo na 2ª ou 3ª do plural. Ela e tu partirão/partireis. Núcleos do sujeito ligados por OU Exclusão: verbo no singular. Marcos ou Cláudio se casará com Simone. Não indica exclusão: verbo no plural. A beleza ou a verdade sempre o emocionam.

VERBO SER Quando o sujeito e o predicativo são de números diferentes (um singular e outro plural), o verbo ser pode ficar tanto no singular como no plural, embora o plural seja mais usual. A vida são/é projetos sem fim. Quando o sujeito ou o predicativo referem-se a pessoa, o verbo ser só pode concordar com essa pessoa. O velhinho doente era as angústias da família. Nossa maior alegria são os amigos.

VERBO SER INDICANDO HORAS, DISTÂNCIAS E DATAS Na indicação de horas e distâncias, o verbo ser concorda com a expressão numérica. Agora são seis horas da tarde. Quando ele chegou, já era uma e vinte. Na indicação de datas, o verbo ser concorda com a palavra dia(s), que pode estar expressa ou subentendida na frase. Hoje é dia 14 de maio. Hoje são 14 (dias) de março.

VERBOS IMPESSOAIS HAVER, no sentido de existir ou acontecer → é impessoal; fica no singular (tanto sozinho quanto em locução verbal) Não haverá outros interessados? Não poderá haver outros interessados? FAZER, indicando tempo transcorrido ou a transcorrer → é impessoal; fica no singular (tanto sozinho quanto em locução verbal) Ontem fez dois meses que ele morreu. Amanhã vai fazer um ano que eu a conheci.

Expressões É muito, é pouco, é demais Nessas expressões, que indicam quantidade (preço, peso, medida etc.), o verbo ser fica sempre no singular. Dois mil reais foi muito pouco para pagar a dívida. Vinte toneladas é muito peso para esse caminhão.